15/07/2005

Gosto é do Verão

De férias, a banhos e ligado analógicamente a 64Kb isto tem muito mais piada! Não estranhem se durante uma semana andar mais mudo!

Lá vai uma, lá vão duas...

«O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura amanhã a modernização da Linha da Beira Baixa até Castelo Branco, uma obra terminada a 31 de Maio, que devia ter sido concluída em 2002 e que derrapou nos prazos durante três anos. O projecto, uma promessa do primeiro governo de Guterres, custou 75 milhões de euros, mas o seu impacte na redução dos tempos de percurso dos comboios é mínimo - apenas 20 minutos, 15 dos quais resultam da não necessidade de trocar de locomotiva no Entroncamento. Depois de se ter gasto quase um milhão de euros por quilómetro, o aumento de velocidade só permitiu um ganho de tempo real de cinco minutos... (no Público)»! No meio disto tudo, Viseu continua a ser a única cidade europeia sem comboio! Ah, e já agora é melhor começarmos a pensar em reflorestar a região. 20% da floresta já ardeu e Viseu lidera estes números. Temos que plantar senão qualquer dia não há nada para queimarem...

Outro ponto de vista

O Bem Aberto propoê-nos uma visita pelo Monte de Santa Luzia (o Museu do Quartzo está fechado para balanço...), pela Cava do Viriato e pelo Fontelo. Aqui fica uma dessas fotos...

Isto é bonito visto de qualquer lado...

Poupem voçês... e paguem

No mesmo dia em que Bruxelas alerta para a necessidade de uma maior gestão no controlo da despesa pública, leio que o Governador do BP comprou mais uns carrinhos novos. 1,2 milhões de euros gastos em BMW, Jaguar, Audi que em pouco tempo vão poder mudar de proprietário pela importância de 1/10 do seu valor inicial. Tudo isto e, mais umas quantas enormes benesses a favor daqueles que, nos vêm de tempos a tempos com discursos patrióticos pedir para apertar o cinto. Sabem uma coisa? Este Vitor já me mete nojo, mesmo...

Ainda sobre música

O regresso da Filarmonia das Beiras, extinta em Outubro do ano passado devido ao agravamente de problemas económicos e laborais, foi decidido, ontem, em Aveiro, pela esmagadora maioria - sem votos contra - dos sócios da Associação Musical das Beiras (AMB). As garantias de financiamento dadas pelo Governo, a assinatura de contratos de trabalho (a termo certo) com os músicos, a aceitação de um novo regulamento e a reafirmação do interesse dos associados da AMB, câmaras na maior parte, na continuação do projecto, terão sido factores determinantes para a reactivação da orquestra. Ainda bem... era uma pena perdemos este valor na região.

Doberwoman

Cunviersa virtual entre 2 espanholes fantasmas no Iberrock:
- Hombre, como foi lá fiesta?
- Bien, ontiem lá fuie dar uma violta pelo Iberrock e cunho, num piensava encontrare tantos hermanos... O escenário já é nosso! Os portugas esses são bien mienos, os bacanos num debem auguentar-se com os 18 eiros por dia. Inbadimos os deportes de riesgo, ha visto los coches e estiamos pasmados com las chicas do wisky. Son mucho boas, pena é que a puerta seja guardiada por um doberwoman, uma chica portuga, stilo trolha que num dexa ninguém xigar pierto do rei das beiras...
- Ah, yo conesco tal especime, mas bamos mas é ber os Xutos?

14/07/2005

Bora lá, man

Começou o iberRock! Vemo-nos por lá!
Vê mais aqui: http://www.iberrock.com

Vale mais ir à boleia...

O DRegional tem trazido nestas ultimas edições aquilo que se não fosse uma triste realidade poderia ser o inicio duma crónica ou até uma novela. Na edição de dia 11Jul uma leitora publicava um artigo de opinião sob o titulo "Falta de Civismo ou Excesso de Zelo" a propósito da forma como uma condutora dos STUV a tinha deixado pendurada. Conta a Srª que junto à UDACA (sim, aí onde a Bandeira Nacional está toda velha e mal colocada) onde supostamente deveria existir uma paragem de autocarro a Srª ficou em terra porque estava dez metros desviada do suposto local exacto. Hoje, é um leitor que escreve sobre o que todos conhecemos. A saber:
- Após as 20h30 encontrar um autocarro é um achado!
- Horários das linhas só mesmo no Rossio. O resto são caixotes (quando não é só um poste velho e mal identificado) sem qualquer indicação quer das linhas, quer dos percursos, etc.
- Vias Bus zero!
- Cumprimento de horários idem...
Estes são só alguns dos aspectos citados pelo leitor e que subscrevo mas não deixem de ler.

Mais uma machadada

O Público de hoje dá conta que a Liga inviabilizou a inscrição do CAF na II B em razão da situação de dívidas do Clube. A 22 deste mês há novas Assembleias para tomar decisões mas com notícias destas parece-me que cada vez menos haverá razões para grandes expectativas. O Vitor Santos no seu Movimentos (http://movimentos.blog.com/) mantêm a esperança no futuro mas lá vai avisando que "Entre o Clube a SAD as diferenças são poucas. Mas uma faz toda a diferença: os 91 anos de um para os cinco da outra." Fará?

Divulgação a pedido


Se tens moto não faltes... se não tens, vai a pé! É perto e bom caminho...

Correio dos leitores

A propósito do post de ontem sob o titulo de mal a pior escreve o leitor:
De mal a pior vai o transito nesta cidade...cortaram artérias vitais de entrada e saida da cidade...poêm as pessoas em curvas e contra curvas. Interrompem artérias sem avisos nem sinais de interrompida.O caos está no estacionamento... ruas sem transito onde não pode parar para tomar o café do almoço que não seja multado.. "epoca " da caça. O tunel meus Deus ..passam o dobro dos carros por cima que pelo tunel.Transformaram o Campo de Viriato num redil... Viriato era pastor...mas as pessoas e o transito por onde é que passa.....QUASE TODA ESSA CIDADE É UM CAOS!
António M. Bravo

13/07/2005

Coisas úteis

A Deco disponibiliza a partir de hoje, e até ao fim de Julho, um simulador que permite comparar, na Internet, diferentes tarifários de operadores de telemóveis, possibilitando a escolha mais económica para cada utilizador. O simulador, disponível em www.deco.proteste.pt, inclui já as redes mais recentes (Uzo, Rede4 e Vodafone Directo).

Copy/Paste

Isto tem andado com alguma falta de cor e por isso lá tive que gamar esta foto ao Bem Aberto. E, vale a pena ler a Rotunda 64, aqui: http://bemaberto.blogspot.com/2005/07/rotunda-64.html.

Viseu... tens tudo para seres bonita (quase!)

De mal a pior!

Muita gente, mas com pouca vontade de gastar dinheiro. É desta forma que se pode resumir o negócio na feira semanal de Viseu, segundo a grande maioria dos feirantes, que se queixam ainda do aumento do IVA de 19 para 21 por cento, classificando esta última medida do Governo como a «machadada final» num sector que já vinha a ficar fraco de ano para ano.

Dura e dura...

A guerra entre a Directora do Grão Vasco e a Voz das Beiras está tipo Duracel! Ora vejam aqui a lavagem da roupa suja http://www.vozdasbeiras.com/forum/index.asp

12/07/2005

Inquérito aos viseenses

Ouvi na Viriato FM que a PSP de Viseu realizou junto da população um inquérito e o balanço é positivo segundo afirma o Comandante da PSP Simões de Almeida. O inquérito tinha por fim de avaliar a imagem da PSP junto da população.
- Caro amigo, o Sr está com a sua viatura em trangressão mas antes de lhe passar a multa responda lá a este inquérito. Se acertar pode seguir em paz, se errar duplica o valor da infracção. Então diga lá, acha que a PSP tem imagem positiva na cidade? Sim ou sim?

Sinistra(rea)lidade

Diz o DRegional que o número de vítimas mortais no distrito de Viseu até ao mês de Maio foi de 20, mais um do que o registado em igual período do ano passado. Bem, e como já estamos em Julho mas o reformado da CDSR ainda não teve tempo de fazer o resto das contas muito mais haverá para lamentar. Ainda assim é de louvar a iniciativa do Dr Acácio Pinto, Governador Civil de Viseu que anunciou a distribuição de um desdobrável, intitulado “Tenha presente que o êxito da Viagem, Antes de mais depende de Si” e que pretende sensibilizar os condutores para este flagelo social da sinistralidade rodoviária. O governador Civil de Viseu avançou ainda que a distribuição do desdobrável será feita no dia 14, integrada «em duas operações de pedagógicas e de sensibilização», uma das quais ocorrerá a partir das 15 horas na Avenida da Europa e na entrada de Repeses junto ao Regimento de Infantaria nº 14 (RI 14), pela PSP, e a outra efectuada pela GNR na A25, entre as 10 e as 11 horas, no Parque de Lazer junto a Pascoal, no sentido Aveiro-Viseu, e no desvio próximo ao posto fixo da Brigada, no sentido Guarda-Viseu. O Governador Civil que para mim, já teve nesta acção o mérito de colocar esta marabunda de inválidos na rua a fazerem algo de útil e que justifique este acréscimo de vencimento que acrescentam às chorudas reformas e que somam no défice, sublinhou: «Todo o esforço é pouco quando se trata de combater a sinistralidade, ainda por cima numa época como é o Verão, onde o tráfego de carros aumenta substancialmente, quer seja por via do regresso dos emigrantes, quer seja pelo volume de pessoas que se desloca para férias.» E o DRegional continua dizendo que "Voltando ao coronel Magalhães Soeiro e aos sinistros, o coordenador da Comissão Distrital de Segurança Rodoviária adiantou que «há menos acidentes, mas com maior gravidade, «ao ponto de provocar a tal vítima mortal a mais»". Esta dos sinistros então encaixa mesmo bem... é o que se chama chamar os bois pelos nomes. E a alegria que dá ser só um morto a mais!

Assuntos de WC

Diz o Batista Bastos do nosso abstunta Rei dos Ilhéus e Arredores no Jornal de Negócios:
Alberto João Jardim não é inimputável, não é um jumento que zurra desabrido, não é um matóide inculpável, um oligofrénico, uma asneira em forma de humanóide, um erro hilariante da natureza.
Alberto João Jardim é um infame sem remissão, e o poder absoluto de que dispõe faz com que proceda como um canalha, a merecer adequado correctivo.
Em tempos, já assim alguém o fez. Recordemos. Nos finais da década de 70, invectivando contra o Conselho da Revolução, Jardim proclamou: «Os militares já não são o que eram. Os militares efeminaram-se». O comandante do Regimento de Infantaria da Madeira, coronel Lacerda, envergou a farda número um, e pediu audiência ao presidente da Região Autónoma da Madeira. Logo-assim, Lacerda aproximou-se dele e pespegou-lhe um par de estalos na cara. Lamuriou-se, o homenzinho, ao Conselho da Revolução. Vasco Lourenço mandou arrecadar a queixa com um seco: «Arquive-se na casa de banho».

11/07/2005

Apareçam, porra!

O Jornal do Centro dá conta da criação do CIVIS - Cidadania e participação Politica, grupo de personalidade que pretende "mudar" o Concelho. Mas afinal, quando é que dão a cara? Estou curioso...

Ainda a insegurança no Centro Histórico

Os desacatos e alterações da ordem pública na zona histórica de Viseu já chegaram à Assembleia da República. O grupo parlamentar do PSD está "indignado" com a situação que considera ser "inadmissível" num local onde existe um "extraordinário património monumental" e inúmeros restaurantes e bares". Tais desacatos, provocados por indivíduos bem conhecidos na cidade, são absolutamente inadmissíveis, tudo se devendo fazer para os evitar, criando-se todas as condições para a normal fruição dos estabelecimentos nocturnos da zona próxima da Sé", pode-se ler num requerimento do PSD. Para os sociais democratas, é "urgente" um policiamento "mais visível" que não tenha como "exclusivo objectivo a multa". Os Viseenses, esses, dizem que há poucos polícias nas ruas da cidade. E, eu, de certeza que não respondo por isso!

O meu chouriço é melhor que o teu

Com 1211,6 metros, o pão com chouriço de Vagos bateu, ontem, o recorde de Viseu e garantiu a sua entrada no livro do Guinness. "Vagos fica, definitivamente, promovido no mundo inteiro como capital do pão e da indústria de panificação", declarou o edil Rui Cruz, também presidente da comissão organizadora. E esta, hem?! Então, nem deixaram a malta gozar a festa e já nos lixaram com o chouriço? Lá se foi o Guiness... e gastámos a nota, carago! Ah, mas agora vamos fazer um chouriço sem pão que dê a volta à 2ª Circular... ao menos enchouriçamos os gajos!

Ah é?

“Respondo pelo que faço” é a frase que o presidente da Câmara Municipal de Viseu vai utilizar na campanha eleitoral da recandidatura às eleições autárquicas de Outubro! Não faço ideia qual é a estratégia desta ideia, mas, ui... imagino já muita pergunta para isto, e antes da resposta fica logo encontrado o culpado!

Desculpem lá

Andei a banhos ali prós lados de Aveiro e por isso... ausente da blogosfera! Nem tempo tive para vos avisar. Fica aqui o pedido de desculpas!