19/11/2005

A preto e branco

Presumo que os lugares que se compram aqui sejam dum qualquer estádio que não o Fontelo. Que me recorde, o CAF tinha protocolos de utilização com a CMV mas o AVFC tem? A sério, não percebo "certos silêncios" nem "certas soluções"!

Ora, pois...

"Os hábitos das pessoas, em Viseu, são terríveis; os bares são a única coisa que funciona"
"Tem a ver com uma falta de conhecimento, existe uma construção social de interior, é uma cidade que não respira para fora"
Raquel Castro in
JCentro

No frio chega-te ao lume

"No início de Fevereiro deste ano, há nove meses, em pleno desmanchar de feira do arraial santanista à frente do PSD e da governação do país, Jardim não poupava Cavaco: «O comportamento do senhor Silva é causa de expulsão do partido», vociferava. Esta semana, Jardim veio anunciar que, ele e o seu PSD/Madeira, «resolveram dar todo o apoio que for solicitado à candidatura nacional e suprapartidária do professor Cavaco Silva»..."
JAL in
Expresso

Bonito serviço este...

Oh sr policia... venha ali comigo, se faz favor! Preciso de comprar uma aspirina!

Continuam os maus sinais

Estudo conclui que, em 2001, a percentagem de abandono escolar na Região Centro era de 23,7, em contraste com os 20,5 da média nacional.

Vermelho é cor da Vida

A cidade está este fim de semana cheia de "vermelhos", dos vermelhos da coragem, do combate aos fogos, do socorro, da abnegação... discutem em congresso o seu futuro, na esperança de melhores condições e melhores meios que lhe permitam continuar a socorrer pessoas e bens! Tal como o guarda chuva, a maior parte das vezes só são lembrados quando "chove"!

17/11/2005

Por ali vai sempre bem


Conhecem alguma rua que não conduza a todas as direcções?

Gostar da vida... como ela é!


Será que a publicidade resulta no aumento do número de visitas?

“Home Cinema” – Cinema em Casa! (do AJ)

Nos dias de hoje as expressões em título, mais usualmente a primeira, designam sistemas, mais ou menos sofisticados, com televisores, cada vez maiores, estreitos, planos e com melhor qualidade de imagem e equipamentos de reprodução digital e por vezes gravação, com som envolvente.
Aos compradores é portanto prometido, ter um cinema em casa, com som e imagem capazes de rivalizar com as salas de cinema, cujos bilhetes não estão nada baratos.
O preço destes sistemas tem vindo a baixar e é fácil encontrar modelos com preços acessíveis e de boa qualidade.
Dizem que, principalmente, por culpa destes sistemas, dos DVDs, da pirataria e o dos “downloads”, na Internet existe uma grande crise de frequência das salas de cinema. Os números confirmam, embora só digam respeito ao Ocidente. Na Índia e na China a Sétima Arte respira saúde !
Nos finais dos anos sessenta tive um sistema de Cinema em Casa. A imagem reproduz um dos meus filmes, no formato 8 mm, que projectei na parede e com a sala às escuras. Muitas vezes os vizinhos e amigos eram convidados a participar e era sempre com grande alegria que víamos a luz jorrar do pequeno projector, “Pathé Baby” que o meu pai comprou em Lisboa, e os fotogramas a ganharem vida.
Não sei se sabem que o filme é colocado de cabeça para baixo e quase tenho a certeza que nunca viram um filme, em película, do fim para o início.... é divertidíssimo, especialmente se for uma comédia com muita acção e trambolhão, como as do Bucha e Estica (Laurel and Hardy) ou do Charlot.
Apesar de “silenciosos” estes filmes diziam e ainda dizem, muito a quem ama o Cinema e estremece ao assistir ao casamento feliz da luz com a película. Continua a ser um momento mágico e único.

AJ



Na imagem a caixa do filme “ Charlie the Tramp”, filme de 1915, fita escrita e realizada por Charlie Chaplin com: Charlie Chaplin, Edna Purviance, Ernest Van Pelt e outros.
Versão unicamente para exibição privada no formato de 8 mm.

Assim, não há cu que aguente!

Os noticiários da noite dão conta que a UE prevê para Portugal, no quadro dos 25 da Europa, um crescimento da economia miserável. Dos 25 países apenas Malta apresenta no cenário previsto pela CE um ritmo de crescimento inferior ao nosso. E, depois querem-nos optimistas?

16/11/2005

O mundo ainda tem beleza

É o que nos vale ainda!...

Objectivos de vida actual

Cada vez mais, os objectivos de vida dos portugueses estão a mudar:
Aos seis anos o objectivo é ter um telemóvel
Aos 8 é ter uma playstation
Aos 14 é jogar futebol num clube grande
Aos 18 é entrar numa universidade no curso de Consultoria sobre visões intermédias em edifícios inteligentes, mas não muito
Aos 22 é arranjar um emprego na função pública
Aos 27 é casar com uma gaja boa
Aos 30 é divorciar-se
Durante os 30 é andar a curtir a vida
Aos 40 é casar com uma moça que não chateie muito a cabeça
Aos 55 é pedir a reforma antecipada
Aos 60 é cuidar dos netos
Aos 80 é candidatar-se a Presidente da Republica

Apertar o cinto? Quem eu?

Os autarcas vão mesmo partir para os protestos contra os cortes previstos no Orçamento de Estado para 2006 (OE2006). O presidente da Associação de Municípios anuncia que os autarcas vão começar a cobrar por serviços até agora gratuitos e colocar as bandeiras a meia haste.
"Vamos criar tarifas mais graves para os cidadãos e deixar de cooperar no pagamento de serviços que fazíamos com a melhor das intenções no âmbito da cooperação que tínhamos com a administração central», disse o presidente da associação hoje na TSF.
Bem, esta da Bandeira, até me arrepia, sobretudo se estamos a falar da Bandeira Nacional. Seria bom os nossos autarcas antes de tomarem tal medida que lessem o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 de Março que estabelece as regras sobre o uso do nosso símbolo máximo da Nação e que só por isso, nos devia merecer o máximo respeito. Quanto às tarifas... bem, há muito tempo que todos nós, municipes e cidadãos já percebemos que a culpa disto tudo é nossa e por isso, podem mandar a factura! O pessoal está cá é para pagar. O que não queremos é que vos falte nada, autarcas e politicos!

Péssimos indicadores

430 mil sem emprego! 7,7% de taxa de desemprego. O maior valor desde 1998! São estes os dados que o INE hoje nos revela. Estamos alegremente a caminho do abismo...

Olha tantos...

A este aconteceu-lhe vir até Viseu para falar pró boneco! Também, para o que certamente ficava a fazer lá pela capital... ao menos fica a conhecer o Portugal profundo e ostracizado!

Foi em tempos...

Prioridades

15/11/2005

Próxima paragem, Marte

Quase 130% de derrapagem nas gestão do Metro do Porto! É caso para dizer que é obra! Provávelmente os responsáveis e outros "artistas do apito" agora serão indeminizados ou até, quem sabe condecorados. Também verdade seja dita, 130% nem chega a ser um desvio, é um pequeno ramal, se quiserem. E, também já se sabe quem paga! Cuidava eu que quem defende investimentos públicos sem análise de custos de oportunidade como por exemplo a ota era um otário, mas afinal estava equivocado. O otário é o contribuinte que têm que pagar todos estes erros de gestão e estes "desvios" cujo valor daria, não fiz as contas é certo, para efectuar a ligação de Viseu ao caminho de ferro. E, pelo "andar da carruagem" ainda não é desta!

Anos 60 - Figueiró - Linha do Vouga

Não são? Alguns não...

"Não ponho lá os pés, porque considero um insulto o Governo estar a convidar-nos com apenas 24 horas de antecedência. Os autarcas têm agenda, têm compromissos marcados. Não somos reformados", afirmou ao JN um dos autarcas da nossa região, a propósito desta "barracada governamental". E, digo eu, não serão alguns... mas que os há por aí, lá isso há!

Sempre atento

E, ao meu "vizinho" também não lhe escapa uma!

Bem vindos

A propósito da net o João e o Pedro querem dar alma ao CAF! Temos novo blog na região. Chama-se Académico de Viseu e tem morada aqui.

A net dá imenso jeito!

Neste diário do burgo, quando escasseiam os assuntos lá vai saindo um artigo destes. Vá lá, do mal o menos! Antes a evocação de vultos de referência da região que os milhentos anúncios dos bruxos e "bruxas" da zona!

14/11/2005

Prendas de Natal

Esta julgo que esta seria uma boa prenda para o "cronista desportivo" de fim de semana do DRegional. Onde a verdade desportiva certamente contaria cerca de 200 pessoas, o nosso "jornalista" consegue contar 500 adeptos num jogo no Fontelo! Ou isto ou uns binóculos! A decisão fica do vosso lado.

Ora, 250 x 2 dá... deixa cá ver!

O tacho deve ser bom!

São como cogumelos. Nascem a cada clique!

Moinhos da Balsa

Estas são boas noticias para Viseu e para o ambiente. Nos antigos moinhos da Balsa vai funcionar o CMIA que além da avaliação contínua à qualidade do ar que se respira no concelho e da água que corre no Pavia, funcionará como centro de pedagogia da população escolar para a causa ambiental. O projecto é financiado em 75% por fundos comunitários do Eixo III e pelo Programa Operacional do Ambiente.

Chegou a neve

A neve começou a cair desde o princípio da noite de sábado e intensificou-se já durante o dia de ontem, começando a acumular-se. As noticias por aqui são estas. Gosto mesmo é do Verão!

No Inverno não há disto...

Vinho que nos "Dão"

Nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro Viseu recebe a segunda edição do "Dão - Vinhos & Sabores", organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão e Essência do Vinho. Uma iniciativa que será dedicado exclusivamente à promoção e difusão dos vinhos elaborados pelos produtores de maior prestigio da Região Demarcada do Dão. O Solar do Vinho do Dão, antigo paço episcopal da cidade de Viseu, datado de 1880, é o cenário para este importante evento. Saiba mais aqui, se aprecia este néctar dos deuses...

Linda cor esta..