25/02/2006

Uma desgraça nunca vem só

A falta de imaginação e a irresponsabilidade na gestão dos dinheiros públicos dá nisto!

Tudo a 15 €

Já abriu a loja dos ciganos!

Preto no branco

Esta é de pasmar! Como é possível? Mas, que mundo é este onde temos que viver?

Aviso importante

Saiu na imprensa diária que caso se encontre alguma ave morta na via pública se deve avisar de imediato a Inspecção-Geral de Veterinária para recolha e posterior análise do animal e NUNCA TOCAR no mesmo. Falam de pardais, pombos, perdizes, garças e principalmente patos, cegonhas e gaivotas, os mais prováveis portadores do vírus da gripe das aves.
Para tal, aqui fica o nº azul da Inspecção-Geral Veterinária:21 323 96 96.
Por favor gravem este número no vosso telemovel e divulguem nos blogs e por mail.

Infeliz realidade

(...) Ora, a discriminação positiva em favor de minorias só acontecerá se e quando a maioria - que decide pelo voto quem governa - concluir ser moralmente inaceitável a crescente exclusão social. Até lá, um político que proponha favorecer a minoria pobre perderá eleições. Quando a maioria do povo era pobre e o sufrágio universal lhe deu voz, o Estado-Providência avançou. Depois, o Estado-Providência foi capturado pelas classes médias, agora maioritárias, e até por muitos ricos, que não dispensam os favores da colectividade. Em democracia, mandam as maiorias. A sorte das minorias excluídas está nas mãos das maiorias, às quais os políticos obedecem.
Francisco Sarsfield Cabral in
DN

Tomaram muitos chegar aos calcanhares do homem!

O Presidente "pedreiro" com a sua 4ª classe dá cartas a muitos autarcas licenciados! Um exemplo a seguir!

24/02/2006

Poupem-me...

A 18.ª jornada da I Divisão Distrital vai proporcionar alguns jogos de elevado risco e cito esta fonte. Ao que consta, a PSP já solicitou o reforço dos GOE e do Corpo de Intervenção face ao elevado número de adeptos que se espera venham a invadir o Fontelo para um dos "jogos grandes da jornada" o Académico de Viseu Farminhão Clube x Lusitano. Ao mesmo tempo, irão ser montadas bancadas suplementares no estádio tal a adesão que tem havido às bilheteiras! No local, encontram-se já dezenas de estações de TV e o número de jornalistas acreditados ascende já ás centenas. A própria Liga de Clubes, em comunicado emitido recentemente, assume o erro de ter marcado este jogo na mesma data do Benfica x Porto, pois teme-se que as atenções nacionais fiquem desviadas deste encontro.

Desliguem a TV...

Pessoal, tratem de se esforçar um pouco mais!

Boa aposta

Esta ideia até pode ter sido copiada e não perde valor por isso. O que é bom deve ser copiado e o mau ignorado! Ganha a cidade, ganha a educação e sobretudo, ganham os jovens... assim saibam merecer esta oportunidade!

Vá lá a malta confiar em alguém?


Os jornais do burgo deram conta da preocupação da Edilidade em limpar as aldeias e acessos principais da cidade do "lixo publicitário" e que os prevaricadores vão mesmo ser multados por espalharem por tudo que é local esta "poluição visual"! Por mim, acho muito bem esta preocupação e no lugar dos responsáveis pela iniciativa também estava preocupado e lançava mão à tarefa bem depressa!

Deixa cá ver se tens hemorróidas...

No tal Salão de Detroit que vos falei aparecem tipos mesmo curiosos...

Isto sim, é preocupante

De acordo com o estudo semestral que avalia vários temas junto da opinião pública na União Europeia (UE), existe em Portugal «um pessimismo em relação ao futuro próximo substancialmente superior ao resto dos países» do espaço comunitário. Seguindo as previsões da OCDE que apontam para a subida do desemprego, os portugueses são «os menos optimistas da UE em relação à evolução do desemprego» no país e, consequentemente, os menos optimistas quanto à melhoria da situação financeira das suas famílias, revela a sondagem, efectuada em 30 países. O desemprego é a preocupação principal de 63% dos inquiridos portugueses, entre vários temas, numa questão de resposta múltipla destinada a verificar o que mais aflige os europeus. A situação económica é eleita como prioridade por 42% das pessoas em Portugal, seguida da inflação, com 32%, áreas em que a preocupação expressa pelos portugueses excede a média dos outros cidadãos europeus.
VISÃO

23/02/2006

Quem não quer ser lobo

Olha se a moda pega... coitado do da minha "xanta terrinha"!

E eles perceberam a ideia?

"Ou é a escola que é assaltada ou é a igreja ou a Junta de Freguesia. São cada vez mais os testemunhos reveladores de uma crescente insegurança nas zonas rurais do concelho". O desabafo é do presidente da Câmara de Viseu, aqui. "Vou insistir, uma vez mais, junto da tutela", sublinhou Fernando Ruas na reunião descentralizada com os 34 presidentes de juntas de freguesia do concelho, realizada em Ribafeita, onde os autarcas foram incentivados a apostar na requalificação dos centros históricos das aldeias, como forma de os repovoar.
"Irei dar prioridade aos projectos de revitalização dessas zonas nobres, designadamente na criação de jardins e zonas verdes ou na instalação de mobiliário urbano", explicou Ruas.
A aposta nos centros históricos deita para segundo plano a malha viária. "Só autorizarei a abertura de novas estradas, de novas circulares, se elas forem indispensáveis. A prioridade vai ser tratar do que temos", explicou o autarca, que lançou outro desafio aos responsáveis das freguesias o investimento na criação de percursos pedestres.
"Estão muito em voga e são cada vez mais procurados. É um fenómeno que já está a ser bem explorado em muitos concelhos", explicou Fernando Ruas, que quer ver recuperados os caminhos e trilhos mais importantes do município.
São boas promessas que ficam aqui registadas! E, já agora e mais uma vez se do investimento sobrar uns trocados para os caixotes do lixo do meu bairro... a malta agradece!

Vê mas é se acordas...



As máquinas do Salão de Detroit já estão aí. Eu acho que escolho esta... Tenho é que aplicar a técnica do Prof Antas de Barros para a licença da TV Regional, ou seja, montar uma barraquinha no Rossio e estender a mão! Se sobrar algum ainda compro este aparelho lançado no 3GSM World Congress

Espectros

Há muitos anos que a oposição em Portugal é uma ficção democrática sem grande valor. A opinião pública despreza-a. O Parlamento ignora-a. E o país lembra-se dela, em momentos particulares, quando se quer vingar do Governo e dos “vigaristas” que o enganaram. Até lá, a oposição vegeta, entregue a meia dúzia de entusiastas que se arrastam pela paisagem, sem meios, sem apoios e sem vozes “autorizadas” que se dignem dar a cara por uma alternativa credível.
CCS

Xiuuu... não deitem lenha para a fogueira

A época dos fogos ainda não começou mas constou-me que as coisas nos soldados da paz locais andam bem acesas.

Ponham isso em marcha

Ao que consta nesta noticia, vamos ter duas duas centrais de produção de electricidade através de biomassa. Se me permitem a achega, uma pode ficar a jusante do Pavia e dessa forma fica auto-alimentada com o biolixo do rio... mas, fora de ironia, oferece uma boa oportunidade de negócio e de criação de emprego além de se constituir como um instrumento de luta contra os incêndios, através da limpeza das florestas e reduz a importação de petróleo e a emissão de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

Li e fiquei na dúvida, desculpem lá

Discussão sobre casas sociais ou tricas palacianas?

Assim vais longe...

Noutro espaço aqui ao lado, a temática é o empreendorismo e o desafio é lançado aos jovens com ambição e vontade de inovar... Ah, como o título é VISEU já estão a imaginar o cenário, não?

Num blog aqui ao lado


Bigau - Bidjau - Bijau - Bigeu - Veseo?
O resto da discussão a ler aqui.

Correio dos leitores

Uma coisa é o que Viseu precisa dentro do seu planeamento estratégico, se o tiver capazmente discutido e aprovado! (...) Outra coisa é o funcionamento inexorável do mercado. Isto é, a construção de mais uma grande superfície (penso que aprovada e portanto de acordo com o previsto no tal planeamento estratégico) criará maior concorrência e o seu sucesso dependerá da capacidade dos seus investidores, uma vez que o risco é deles. Não nos compete ajuizar sobre essa problemática, a vantagem tem de ser dos consumidores. E nesse aspecto Viseu é ainda das cidades mais caras do país.
Mas não se pode negligenciar o investimento feito na cidade, na construção, postos de trabalho,etc., e também aquilo que referi sobre o comércio local, cuja reformulação/modernização acabará por ser inevitável.

22/02/2006

Vê TV... no IPV

E, já viram a TV do burgo?

Coração de Portugal


“ E esse é mais um dos mistérios da história da cidade: onde nasceu Afonso Henriques?
A tradição, que até hoje nenhum documento contraditou aponta para o Castelo de Guimarães, mas a investigação minuciosa objecta que, no lugar onde hoje é o claustro da catedral, existiam outrora os paços condais e que não é impossível que aí residisse a condessa-rainha quando D. Afonso Henriques nasceu. Seria mais uma condecoração histórica para enaltecer a capital da Beira Alta. Mas Viseu já tem tantos títulos ilustres que bem pode dispensar essa polémica”.

“História de Viseu”
José Hermano Saraiva

Enquanto acaba e não acaba

Por aqui notam-se diferenças, sem dúvida... pelo menos, o site está muito mais atraente, dinâmico e de maior utilidade! E, consta que já se despejaram algum lixo que por ali grassava...

Viseu, por aí fora



Há mais Viseu por esse mundo fora. Ficam aqui ideias para uma geminação com Viseu na Roménia e Viseu no Brasil (Pará).

Sem comentários

A Junta de Freguesia de Sátão quer construir um lar de idosos na vila, mas não tem terreno. Bateu à porta da diocese de Viseu, que é dona de milhares de metros quadrados em locais nobres da freguesia, mas a resposta não foi positiva.
JN

Paroladas e chouriçadas


Vagos conseguiu, finalmente, a certificação do Guinness World of Records pela confecção do maior pão com chouriço do Mundo. O registo, agora confirmado, atesta que o recorde, com 1211,6 metros, foi conseguido pelo Município de Vagos que superaram uma iniciativa idêntica levada a cabo por Viseu. De acordo com Rui Cruz, presidente da Câmara Municipal, "quem ri por último ri melhor e foi mesmo Vagos que conseguiu inscrever o nome no livro de recordes", afirma, orgulhoso ao JN.
Vontade de rir tenho eu, com estas saloiadas! Olhem, proponho que se faça agora o concurso do maior pão sem chouriço... já que o dito, ao preço que está, podem guardá-lo onde lhes apetecer!

Noite europeia


Antes de me deitar, deixem que vos lembre, mesmo que não achem grande piada que o Benfica voltou a conquistar a vitória numa grande noite europeia e fez aquilo que apenas o Bétis tinha conseguido: marcar um golo ao Liverpool ultra-defensivo de Rafael Benítez. Agora, em Anfield Road, na segunda mão destes oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o sonho volta a comandar-nos.

21/02/2006

Queixinhas é o que são

A ex-autarca Fátima Felgueiras recebeu, ao longo de 2004, enquanto este fugida à justiça portuguesa no Brasil, uma pensão mensal de 3449 euros do Estado, escreve o "Correio da Manhã".
Não percebo, afinal a malta sempre a queixar-se que o Estado é mau pagador e afinal funciona às mil maravilhas!

Mau, mau é isto!

A taxa de desemprego real da economia já estará nos 10,9%, se forem contabilizados os chamados "inactivos disponíveis" e os que estão em situação de "subemprego". Em Setembro de 2005, aquele contingente atípico de desempregados contava-se em 130 mil, usando os dados do INE, mas até Dezembro cresceu para os 164 mil, o que eleva o número real de pessoas em idade activa que não estão a trabalhar para 611 mil. Estes valores denunciam uma realidade mais pessimista do que a traçada na taxa oficial de desemprego do INE para 2005, que se ficou nos 8%, abrangendo 447 mil desempregados.
In DN

Poupem-me

A sério que já nem sei como comentar e classificar estas novelas...

Inesperadamente

João Matias, ex presidente da CM Castro Daire e recentemente eleito para a presidência da RTDL acabou por falecer, vitima de doença prolongada, o que cria agora a necessidade de novas eleições naquele organismo local. Descansa em paz, João Matias!

Noite Brava


Para não variar e para manter o "nível", a noite viseense vem espelhada aqui nas noticias. Aproveito para vos deixar a foto de um dos envolvidos na matéria...

20/02/2006

Daqui a um ano

O novo Palácio do Gelo de Viseu é o mais recente investimento do Grupo Visabeira, que abre ao público em Março de 2007 e vai criar mais de 3.200 postos de trabalho. Com a falta de emprego que se regista na região, estas são boas perspectivas... quando ao facto de a cidade ter ou não "estofo" para aguentar com tanta superficie comercial, o tempo o dirá!

Finalmente... a ciência chega!

O Centro de Ciência de Viseu, mais conhecido, durante muito tempo, por Museu do Quartzo, no Monte de Santa Luzia, vai ser finalmente possível adjudicadas que estão as obras por parte da CMV. São boas noticias estas para a região!

E os autocarros, não?

O vigário geral da Diocese de Viseu afirmou ao nosso jornal que "só a força de Deus consegue ter capacidade para movimentar milhões de pessoas" numa referência à transladação do corpo da freira de Coimbra para Fátima... in DRegional. Pois, isso e mais 500 autocarros e centenas de carros particulares!

Coisas da cultura local

Nesta programação cultural para os autarcas da região centro, salva-se a referência positiva ao Teatro Viriato!

19/02/2006

Os números não mentem!

Segundo dados do IPM o Museu de Grão Vasco (não é o Alentejano!) tem estado a perder visitantes de ano para ano. Porque será?

E, quem te vê?

Dentro em breve, aqui a TV local...

Fim de semana chuvoso

Nestes dias, perdi-me um pouco das noticias locais e nacionais! Estou a fazer um esforço para me actualizar... mas, não está a ser fácil digerir tanta parvalheira! O comunicado do MNE sobre os cartoons é um dos textos mais lamentáveis da diplomacia portuguesa e até me custa a acreditar que isto tenha sido verdade. O desemprego não para de aumentar apesar da promessa dos 150 mil novos empregos, a redifinição do mapa autárquico com o fim das pequenas freguesias traz a morte ao interior e às zonas históricas urbanas, igual caminho segue a politica de fecho das escolas primárias com poucos alunos, a saúde é para ser paga diz o ministro de Torredeita, o Expresso fala de corrupção, o do apito ainda não foi preso e nem sei se será... enfim, valem-me entrevistas destas para me animarem o fim de semana!

Há quem ande a dormir...


A C.V.R. Dão tem como atribuições garantir a genuinidade e a qualidade dos vinhos e outros produtos vínicos da Região Demarcada do Dão...
E, agora temos no mercado o Grão Vasco Alentejano! O que vale é que não se explica, saboreia-se! Olha, se tinhas que explicar, Valdemar!

Finalmente, de volta


A vida tem destas coisas... apreciamos o bom porque existe o mau! Sem esperar tive que ir "à faca" e a razão fica aqui! Acreditem ou não tinha este calhau dentro de mim! Ainda por cima sem qualquer valor comercial no mercado! E, agora com a bílis a descarregar directamente, preparem-se para o veneno que aí vem... Os meus sinceros agradecimentos a todos quantos desejaram a minhas melhoras, bem hajam e muita saúde para todos!