04/03/2006
Mas são surdos ou fazem-se?
03/03/2006
Ah, eu é que sou má língua?
Não vi mas contaram-me...
E, não só!
02/03/2006
Condenável, pois então!
E os navios no Pavia, não?
Organizem-se!
01/03/2006
A rir xe dixem coixas xérias
Ora, bolas!
31 anos depois!
28/02/2006
Piada de Carnaval
Viseu na net
27/02/2006
O triunfo dos porcos

Este livro foi escrito entre Novembro de 1943 e Fevereiro de 1944 por George Orwell, pseudónimo de Eric Arthur Blair, cidadão do Império Britânico, nascido em Motihari – Índia em 25 de Novembro de 1903 e que nos deixou, em Londres, no dia 21 de Janeiro de 1950.
Para além deste clássico George Orwell, um dos mais influentes e brilhantes escritores do Século XX, e com uma vasta obra, publicou em 1949 - “1984 (Mil novecentos e oitenta e quatro)” onde descreveu um futuro controlado, vigiado por alta tecnologia, e onde a História era continuamente alterada.
O “Big Brother” saiu das páginas deste livro onde um sistema de “Teletela”, um televisor bidireccional, permitia ver e ser visto e era quase omnipresente.
George Orwel que foi um combatente das Brigadas Internacionais da Guerra Civil de Espanha, compreendeu bem os perigos do Estalinismo e escreveu “directa ou indirectamente contra o totalitarismo e em defesa do socialismo democrático (...)”.
Esta fábula de bichos foi publicada em 1945 e tornou-se um clássico moderno. Os animais da quinta, algures na Inglaterra, vão ser incentivados por um velho porco branco e premiado, Major, a libertar-se do jugo do homem e a fazer a Revolução. A sua nova cartilha - o “Animalismo”, reunida em “Sete Mandamentos” , foi escrita pelos porcos que lideraram a revolta contra o Sr. Jones, o proprietário da quinta que sempre os tratara bem, e eram os seguintes:
1º - Tudo o que anda com dois pés é inimigo.
2º - Tudo o que anda com 4 patas ou tem asas é amigo.
3º - Nenhum animal usará roupa.
4º - Nenhum animal dormirá na cama.
5º - Nenhum animal beberá álcool.
6º - Nenhum animal matará outro animal.
7º - Todos os animais são iguais.
Título: ”O Triunfo dos Porcos”, Título Original: “Animal Farm”, Tradução:
Por AJ
A propósito de desporto
- Elaborar em discussão com os Agentes Desportivos e Culturais do Concelho o Regulamento Municipal de Equipamentos Desportivos, Culturais e de Lazer (incluindo as Piscinas Municipais e áreas desportivas do Fontelo);
- Programa de Apoio à Manutenção de Actividades dos clubes e associações do concelho, consistindo numa comparticipação financeira anual (com regras claras e de equidade);
- Programas de Promoção de Modalidades Desportivas e do Espírito Desportivo, visando, por um lado, incentivar e generalizar a sua prática numa perspectiva sustentada e continuada, e, por outro, divulgar e afirmar os valores do desportivismo;
- Apoio e incentivo à prática generalizada do exercício e da actividade física enquanto factores de promoção de uma vida mais saudável e de uma cidadania mais completa, melhorando os programas existentes (Viseu Jovem - Viseu Futuro, Jogos Desportivos, Jogos da Amizade, Olimpíadas Universitárias) e criando os Jogos do Idoso.
- Programa de Férias Desportivas e Ocupação de Tempos Livres;
- Organização, apoio e patrocínio de eventos desportivos que, pela sua projecção e dimensão, representem um incentivo à prática desportiva e contribuam para a afirmação e desenvolvimento desportivo do Concelho.
- Criação e instalação do Gabinete de Apoio ao Associativismo Desportivo (sede social e apoio administrativo, jurídico e contabilístico para os Clubes e Associações do Concelho que o pretendam);
- Criação da Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos Sócio – Culturais e Desportivos, que será responsável pela gestão do espaço e das actividades culturais e desportivas (Multiusos, Piscinas, etc).
26/02/2006
Vencer a inércia
Dança dos Cus
