02/06/2006

Viseu, Séc XXI

- E, do Figo? Não tem nenhuma?

Foi você que disse?

- Oh meu caro amigo, hoje não lhe posso resolver o problema no bairro... Estou na Madeira!

Esperteza saloia

Em todo o lado e também por aqui para não variar tinham que surgir os "chico-espertos"!

Desculpa lá...

Eu chamo a isto olhar para o umbigo... e assim não se vê nada antes do tempo!

Unir esforços... seria bom!


Nas páginas centrais do DRegional lá vem a noticia que o Presidente da CMV exigiu ontem uma vez mais ao Governo a ligação de Viseu à Linha da Beira Alta. Ao que leio, a Secretária de Estado dos Transportes "não conhecia a fundo o estudo sobre o projecto" e no final da reunião o Presidente da CMV estava desiludido, diz a noticia. Fernando Ruas lamentou mesmo que os deputados socialistas eleitos por Viseu não pressionem o Governo em relação a esta matéria... Pois é, é pena que imagens como esta só aconteçam em Viseu nos dias de festa! A cidade e a região mereciam um esforço comum à volta dos projectos fundamentais para os viseenses! Até lá, e como isto dificilmente acontecerá, vão deixando o vosso apoio aqui. Nós, continuamos a acreditar e a lutar pelo comboio.
ET: A noticia não tem link disponivel, o DR achou mais importante por exemplo isto (publicidade gratuita?). Ao Vitor agradeço a dica da foto.

24 Horas a rodar no Fontelo

Por aqui parece que a ideia de andar 24 horas a correr não é castigo suficiente... ainda tem que levar com "um programa de variedades, a cargo de artistas viseenses, tais como: Henrique Matos(23 horas), Isidoro Rodrigues (22h30m), Rancho Folclórico "As Cabacinhas" (21h30m) e Celso Coelho (22 horas). O ano passado os "figurões" do burgo corriam pelos votos e este ano? Consta que alguns andam bem preparados, até foram "estagiar" para a Madeira!

Trocadilhos?

Será que não se enganaram neste titulo? Não quereriam dizer Junqueiro?

Não compres um corrector ortográfico, não!

Hoje dou-vos aqui a conhecer mais um blog da zona mas criado a partir da "Suissa". O autor "cunhecido pelo nome de China ou de Scorpian na sua terra natal, nassido o 31 de Desenbro em 1982 viveu em Beijós durante 20 anos e agora imigrado em suissa depois 4 anos e com muita saudedes da sua terra...Vai tentar de dar a conhecer a sua terra atraves deste blog."

Historia de Viseu

Por aqui há mais Viseu na net... os prof aplicaram-se!

01/06/2006

Ainda sobre os Moinhos

O baú do AJ é melhor que a caixa mágica do Luis Matos! Há ali de tudo... até manifestos do azeite dos antigos moinhos da freguesia do Ocidental (na altura)...

O vandalismo dum lado... o lixo do Pavia do outro! O que é pior?

Energia alternativa?

No lugar da roda... o ferro! Faça-se luz, nessas cabeças, por favor!

Mais uma pista do AJ


Em mais um dos seus oportunos passeios o AJ descobriu no sábado passado esta magnífica pista de Automodelismo, na velha pedreira, junto ao ex-Bairro das Conferências de São Vicente
de Paulo entre Santiago e a Esculca. Graças ao Programa Polis o Bairro está quase destruído e só três famílias resistem à mudança para umas gaiolas no Bairro da Pomba... Esta Pista, ainda não inaugurada, ao que se julga por não ter sido localizada nenhuma das já conhecidas placas.. mas acredita-se que em breve será anunciada com pompa e circunstância como sendo o sítio ideal para os aceleras das circulares e da circunvalação! Passem palavra... eles ainda não sabem desta pista!

Dão-nos um poema

Outra vez?

Começa a ser vergonhoso e verdadeiramente preocupante os actos de vandalismos que se repetem pela cidade... Afinal que se passa? É alguém que anda de mal com a vida? É a falta de policiamento? Ou é tudo misturado? Seja o que for, há que tomar medidas...

Conselho musical

E, se não puder ir aqui ligue a Antena 2 a partir das 21h30.

Nada como uma boa cerveja

Em tempo de calor há quem se queixe da qualidade da água em Viseu!

Estação de Viseu em Mangualde

Comboio leva crianças de Viseu a Lisboa? Calma lá... vão de autocarro até Mangualde! E, por cá, o comboio continua a ser reclamado por aqui e por ... mas para já só fretado para a ocasião!

E gajas? Há ou não?

Troca de experiências para conhecer novas realidades... Oh, meus amigos!

Boas Práticas

Por aqui anuncia-se um novo site da CCRDC. Aconselho a visita e aproveite para saber mais sobre o PROT

31/05/2006

Café à borla no ISPV

A letra do Vitor

(...) O desporto, assim como a vida, não é só de uma cor. É muito mais do que isso. A sua policromia consiste na alegria, na festa, na diversão, no convívio... no fazer dos jogos um tempo e um lugar de encontro para as famílias.
Vitor Santos in Mo(vi)mentos no tributo que dedica às "Mulheres pelo colorido com que cada uma pinta os estádios: o verde esperança, o amarelo sensível e o vermelho paixão!" Gostei desta parte!

Viseu na net

Mais Viseu na blogosfera e desta feita num ambientador de artes e pinturas...

Ainda sobre a beata

A beatificação da freira deve ter constituído uma euforia para a superstição autóctone, um lenitivo para uma região a que falta desenvolvimento mas sobra piedade.
In Diário Ateísta

Ainda há disto?

Há 50 anos atrás cenas deste género eram comuns... arre, teimamos sempre em estar na linha da frente da chacota nacional!

30/05/2006

Indicadores ou sintomas?

De quando em quando, passo os olhos neste espaço do DRegional... e faço-o não pelas centenas de anúncios daqueles que pagam o jornal mas sim pela leitura que me proporcionam sobre o que na região se passa à volta do emprego. Acho que é um bom indicador da inércia de Viseu ou visto noutra perspectiva, da dinâmica que outras zonas vão mantendo. As ofertas de emprego mais significativas vêm de zonas como Aveiro e Coimbra sendo muito reduzidas e sempre do mesmo tipo as ofertas para Viseu, já repararam? Só ombreamos com essas regiões nos anúncios de convivio... isso! Porque será?

Encomenda por medida

Resumindo, o amigo idoso Pereira da Silva, diz que era tudo muito bom, tratavam-o muito bem, eram todos muito profissionais... mas veio-se embora porque lhe apeteceu! A crónica no JBeiras não me convence e um destes dias conto-vos porquê!

S. Teotónio milagreiro?

E, sobre a saúde na região há por aqui novidades e se o diagnóstico da ausência de prejuizos financeiros do primeiro trimestre do ano se confirmar passo a acreditar nos milgares de S. Teotónio, acreditem!

Pensar global - Agir local

"Temos de aliar ao romantismo da nossa cultura vitivinícola, o realismo do mercado global!"
Miguel Ginestal in DRegional
Confesso que gostei desta ideia de aliar a paixão ao realismo, de olhar o presente com a visão do futuro. Mas, caro Dr Miguel e demais senhores deputados do burgo seja qual for a linha partidária, não é só a respeito do "Dão"... temos que olhar toda a região e em particular Viseu nessa mesma dinâmica, isto é, pensar global e agir local! Pensar com visão estratégica a região e agir sobre ela... e rápido que o tempo urge!

De louvar

Ainda há quem se lembre aqui do nosso Cantinho...

Contrastes de cidadania

Esta situação aqui é de lamentar, de facto...! Por cá, pelo bairro isto não acontece porque não há sequer caixotes nem "molokes" para pormos o lixo ao lado!

Aceitam-se respostas

Agora a propósito de Viseu (com s), pergunta-se aqui se a cidade é só para alguns?

29/05/2006

Vizeu


A cidade de Vizeu é uma das mais antigas de Portugal, podendo a este respeito competir com as que mais se abonam em primazia de vetustez. Como sucede a todas as povoações cuja fundação se occulta na penumbra dos séculos, Vizeu, possue lendas e fabulas, que a poesia tem revestido de roupagens mirabolantes, mas que a historia põe de parte porque, mais prosaica e positiva, não se prende com as lendárias ficções que as gerações vão transmitindo umas às outras. Poderíamos aqui fallar de Viriato, o celebre capitão dos luzitanos e terror dos romanos, da Cava, do ultimo rei dos godo, Ramiro; mas deixando isto aos archeologos e antitquarios, diremos unicamente que Vizeu foi sempre uma das povoações mis importantes da monarchia portugueza, não só pela situação, commercio e industria, mas também pelo numero de varões eminentes com que tem dado lustre a Portugal e ao mundo. (…) A Cava de Viriato, que esta próxima da cidade e dizem que era assento da antiga Vizeu, então chamada de Vacca, Vico Aquário ou Viso. A tradição rodeou este monumento das eras antigas de uma lenda patriótica, que o pequeno espaço de que dispomos não nos deixa referir, mas que o leitor menos lido nas lendas portuguezas encontrará no excellente livro do snr. Vilhena Barbosa, As cidades e villas da monarchia portugueza. As torres romanas também tem a sua tradição. Estes monumentos estão hoje como que desconhecidos. Um d’elles está no fundo da rua do Relógio, o outro serve de prisão, e é a Cadêa. (…) Vizeu conta uns nove mil habitantes. E’muito sadia, farta d’aguas excellentes e de todos os productos agrícolas do nosso paiz. Tem arrabaldes lindíssimos, amenos e pittorescos. De alguns sítios disfructam-se panoramas surprehendentes. (…) Nas nossas luctas da liberdade, Vizeu apresentou-se como a cidade que mais filhos deu ao martyriologio politico. Emfim Vizeu tem glorias que outras terras invejariam e que são como que o padrão do patriotismo e dedicação de seus valentes filhos.

C. SEIXAS In, “Album de Vizeu” – Ilustrado com os retratos de - Viriato, João de Barros, D. Duarte, João Mendes, Bispo de Vizeu e estampas da cidade – cava de Viriato, Abravezes, S. Francisco d’Orgens, Praça dois de Maio, Sé, etc. Almanaque com textos de diversas colaboradoras e colaboradores, à volta de Viseu, de viseenses ilustres e ainda pequenos contos, prosas e versos de motivos vários (recolha e organização de Camillo Castelo Branco ?). Typographia Universal, Rua do Almada, 347, Porto - 1884
Enviado pelo AJ

Tás aqui tás a levar um pão!

A Eva alertou-me para a "livre concorrência" na nossa região...

Ah, valente!

“Um pouco por todo o País, multiplicam-se os exemplos de empresas municipais que servem sobretudo para contratar mais gente para as autarquias ou, pior, para criar cargos de administração, obviamente bem remunerados”.
João Canavilhas in O Interior

E Viseu? Está à espera de quê?

O Aeródromo Municipal de Seia, actualmente utilizado apenas pelos meios aéreos envolvidos no combate a incêndios florestais, vai ser aberto à aviação civil, segundo um Plano de Desenvolvimento elaborado pela Câmara local. Na adaptação do espaço, a autarquia vai investir três milhões e meio de euros, disse à Agência Lusa o presidente da Câmara, Eduardo Brito (PS).
O Aeródromo Municipal, que este fim-de-semana foi o palco da segunda edição do Festival Aéreo "Pilots Air Show", será transformado no âmbito de um Plano de Desenvolvimento já elaborado pela Câmara e aprovado pelo Instituto Nacional de Aviação, permitindo a sua abertura ao tráfego geral de aeronaves ligeiras.

Casa onde não há pão...

Depois da fase do "imaterial" e passadas que foram as autárquicas, os desvios das contas públicas levaram à conclusão que «se os sectores do Estado copiassem aquilo que nós [autarquias] fizemos em nome do rigor, o défice não existia». Agora a polémica repete-se aqui!

Estiveste bem, José! Continua assim...

Por aqui, há quem esteja farto de afirmar isto, mas subscrevo completamente a ideia...

Feira Equestre

Vai decorrer de 2 a 4 de Junho no Centro Hípico Montebelo a 1ª Feira equestre de Viseu uma organização conjunta do Centro Hípico Montebelo e da Escola Superior Agrária do Instituto Superior Politécnico de Viseu com programa vasto de actividades das quais destacamos:
Dia 2 - Baptismo de equitação pata crianças, noite de fados e garraiada
Dia 3 - Demonstração de cavalos de ensino, toureio a cavalo de o espectáculo “Cavalo e fantasia”
Dia 4 - Horse papper, gincana de cavalos, danças e cantares regionais
As entradas para estes espectáculos são gratuitas.

Alô... É da Xelexão?


Depois desta aqui eis que no quintal do Senhor "Zé Sapateiro" no Bairro de Santiago surge o simbolo da pátria com ligação directa à Selecção... Ao que me consta, o AJ já ligou ao Scolari!
 

Na desportiva...

Esta iniciativa está a ter sucesso, ao que consta aqui. Antes isso, que com o calor que está andar a lançar beatas por dá cá aquela palha...

E, agora?

A época futebolística distrital 2005/06 chegou ao fim. As equipas do Distrito de Viseu nos campeonatos nacionais tiveram uma participação bastante positiva. (...) Nas divisões distritais Santacombadense, Viseu e Benfica e Carvalhais foram as equipas mais fortes. Sérgio Nunes em Santa Comba andou sempre no primeiro lugar, marcando posição desde o início da época. A subida do Viseu e Benfica é um facto que se saúda. A presença dos viseenses na principal liga do futebol distrital vem alargar as perspectivas de futuro a muitos jovens atletas e volta a trazer ao Fontelo a rivalidade, saudável, entre este clube e os demais do Concelho. (...) in Mo(vi)mentos
Ao que me dizem ainda há quem acredite na subida do AVFC mesmo tendo terminado em segundo na tabela e é curioso verificar que na imprensa local e regional (sobretudo na escrita) o Santacombadense queandou sempre nos lugares cimeiros pouco destaque teve, nem mesmo nos confrontos com o "Académico de Viseu Farminhão Clube". E, chama-se a isto jornalismo desportivo isento!
E, igualmente curioso vai ser verificar qual irá ser a politica de apoio da CMV, agora que mais que um Clube se encontram no mesmo escalão e nas mesmas condições desportivas. Multiplica-se por 3, o que é francamente mau ou continua-se a dividir por 1?

28/05/2006

Manhãs Desportivas... naturalmente


Aqui fica o calendário das manhãs desportivas...

E, não há quem tome medidas?

A Avilafões, a empresa de Vouzela suspeita das descargas em Mangualde, tem sido alvo de inúmeras queixas de alegados atentados ambientais. As mais recentes ocorreram em locais não muitos afastados da sede da unidade de transformação de subprodutos avícolas. O último foi há menos de duas semanas, quando residentes de Real das Donas se queixaram dos maus cheiros provenientes de descargas de restos de animais e do perigo de inquinação dos lençóis freáticos. Em Outubro de 2005, outra queixa. Desta vez por lançamento de resíduos líquidos não tratados para as águas do rio Trouce, um afluente do Vouga.
in ViseuMais

Sim, mas quando?

Viseu vai passar a ter salas de estudo para os alunos do secundário e ensino superior.
DRegional 23Fev06

Ainda sobre milagres

Por aqui há quem não ache muita graça a certas beatas... e não deixa de ser curioso também atentar que a cerimónia esteve marcada dia 24 de Abril! No entanto, diz o CM que "o entusiasmo em torno da beatificação da madre Rita promete juntar hoje mais de 60 mil fiéis em frente à Sé de Viseu, onde decorrem as celebrações religiosas(...)"!
Já agora, espero que depois do milagre da brasileira a beata realize o "milagre" da conclusão, ou implosão, da igreja onde, segundo me dizem, irão ser depositados os restos da Madre Rita, na Quinta do Galo - Junto ao Palácio do Gelo! Aquilo sim, é um verdadeiro "milagre arquitéctónico"!
ET: Dos 60 mil previstos cerca de 56 mil faltaram à chamada...