22/07/2006

Letras sem graça

F de funicular? A que preço? Pois, perdeu já a piada...

O melhor que nos "Dão"

O prémio "O Grande Vinho do Dão", colheita de 2005, foi atribuído à empresa "Quintas Aliança Dão - Sociedade Agrícola S.A.", na categoria de monovarietais, brancos ou tintos. A revelação foi feita, ontem, pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD), após a realização do XLIV Concurso dos Melhores Vinhos do Dão no Produtor.

Pontos negros

Afinal, o camelo sempre ganhou!

Coleccionando!


Se é dos que aprecia a numismática então não se esqueça, em Viseu é ao 3º sábado de cada mês no Mercado 2 de Maio e Rua Formosa.

21/07/2006

Vultos de Viseu


O erudito João de Barros, modelo dos historiadores, insigne geographo e auctor das “Decadas da Asia”, que lhe grangearam o título de Tito Livio Portuguez, nasceu na muito nobre e antiga cidade de Vizeu, no anno de 1496 e falleceu na quinta de S. Lourenço, na ribeira de Litem, a 10 kilometros da villa de Pombal, em 20 de Outubro de 1570. Nenhum outro escriptor do seu seculo enriqueceu tanto como elle a prosodia lusitana, enobrecendo, simultaneamente, a patria com a notícia dos seus feitos arrojados e heroicos, na India. Mandado doutorar por D. Manuel, exerceu lugares distinctissimos e lucrativos, durante não só o reinado d’este monarcha mas ainda nos de D. João III e D. Sebastião, havendo-se sempre com reconhecida intelligencia, criterio, honradez e probidade. Além das “Decadas”, que lhe perpetuaram a gloria e a fama, escreveu a história fabulosa do Imperador Clarimundo, onde aos amadores da antiga novella de cavallaria presta amabilissima distracção; a Rhopica Pneuma (mercadoria espiritual) e o Dialogo da viciosa vergonha, que são de bastante interesse para os moralistas; Grammatica da Lingua Portugueza e Cartinha para aprender a lêr, onde os philologos encontram o variado engenho de tão eminente escriptor. Os ossos de João de Barros acham-se na capella-môr da egreja parochial d’Alcobaça, para onde foram trasladados em 1610, por ordem de D. João de Athayde. O seu retrato encontra-se no Vaticano, junto ao de Ptolomeu, onde o mandara collocar o Papa Leão IV e a mesma honra lhe dispensaram os venezianos, dando-lhe lugar no meio dos varões mais conspicuos em litteratura. João de Barros é conhecido e respeitado por um dos primeiros mestres da linguagem portugueza e um dos mais insignes historiadores do universo. Porto.

JULIA D´AMEIDA BAHIA In, “Album de Vizeu” - Ilustrado com os retratos de - Viriato, João de Barros, D. Duarte, João Mendes, Bispo de Vizeu e estampas da cidade – cava de Viriato, Abravezes, S. Francisco d’Orgens, Praça dois de Maio, Sé, etc. Almanaque com textos de diversas colaboradoras e colaboradores, à volta de Viseu, de viseenses ilustres e ainda pequenos contos, prosas e versos de motivos vários (recolha e organização de Camillo Castelo Branco ?). Typographia Universal, Rua do Almada, 347, Porto - 1884

ET: As fotos e texto são resultado da cortesia do AJ

Sai mais uma rodada...

Não viemos cedo demais? O Bispo só é ordenado domingo!

Farto-me de perscrutar o horizonte e... nada!

Enquanto na Cava continua tudo como dantes (nem mesmo a chegada da Feira de S. Mateus parece melhorar o estado de abandono do sítio ou os insistentes apelos do AJ aqui e não só) por aqui a coisa promete. Os estudos começaram no dia 6 Jul e já com 15 dias em cima vem aí coisa de pasmar, por certo!

Proposta económica...

Como o estacionamento na cidade vai ficar mais caro, a solução será viajar de ciclovia até à zona da Feira de S. Mateus e de seguida "funicular-se" até à Sé!

Principio do utilizador - pagador!


A Câmara Municipal de Viseu vai estipular na próxima semana os novos preços dos parques de estacionamento da cidade, noticia o Diário Regional (21Jul). Qual será a justificação? Os serviços melhoraram assim tanto? Há mais qualidade na oferta aos automobilistas ou também tem a ver com a subida do preço do barril?

E, quando chove?

Estranha paragem de autocarro esta no nosso concelho!

Próximo destino, Alcafache!

Já és dos nossos!

Mais uma referência ao VSB. Devolve-se o mimo... Este é de leitura obrigatória!

20/07/2006

Perspectivas de Viseu

O AJ mandou estas fotos e está indeciso na escolha da perspectiva... Ajudem nos comentários, ok?

Perspectiva 1 - Viseu, as Torres, as papoilas e a lixeira bem perto!

Perspectiva 2 - Viseu, as Torres, o Girassol e sem lixo!

Porque será?

A iniciativa é louvável, chama-se Viseu em Cadeira de Rodas e tem lugar em Vouzela?

Sai pelo mesmo sitio do ovo, sabiam?

Primeiro espalham a porcaria (o termo certo não é este) e depois dizem-se difamados!

Estás a ser substituido não tarda nada!

"As melhores vias de comunicação que actualmente atravessam a região servem sobretudo para a ligar, no plano nacional, às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, pois são ligações na vertical e inseridas em eixos nacionais", afirmou Alfredo Marques, no decorrer da apresentação do "Estudo de valorização estratégica do sistema logístico, de transportes e mobilidade - Perspectiva económica regional". Segundo o presidente da CCDRC, "como, deste modo, se agiliza a mobilidade para estas duas áreas metropolitanas, em detrimento das ligações internas à região Centro (que estão por construir) - em particular as ligações horizontais entre os seus centros urbanos -, este sistema de vias de comunicação desarticula e fragmenta a região, comprometendo, assim, o seu desenvolvimento".
JN

Gostam de aprender ou não?

As 14 câmaras do Distrito de Viseu da área de influência do Centro de Formação Profissional não assinaram, ontem, o protocolo de parceria com o projecto "Centro Novas Oportunidades", por o documento que as vinculava a uma colaboração não ter sido submetido à apreciação prévia da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), noticia o JN.
Cá para mim, esta tem "politiquice saloia e intrigas palacianas" por trás até porque a Câmara Municipal do Sátão (do PSD) assinou o documento... Será que o Dr Alexandre Vaz é dissidente ou são "Novas Oportunidades" que se perdem na região?

Coisas da bola

O rumor transformou-se em notícia!

Trancas na porta!

Eu bem vos digo que anda por aí muita gatunagem... tanta que até roubam os polícias no Sátão! E outros em S. Pedro do Sul, etc...

E, 32 anos depois, como será o mapa?

Este cartaz faz parte de um trabalho para a Fundação da Juventude e para a OASRN intitulado "Cidade e Democracia" recentemente editado pela Argumentum e foi gamado aqui

Já somos dois

Podes ir sonhando... a julgar pela forma como o burgo se envolve nessa causa, podes esperar a dormir!

19/07/2006

Á roda da rotunda

Muitas vezes é o passado que explica o presente... Daqui até à moda das rotundas foi apenas uma questão de tempo (e dinheiro dos contribuintes, claro)!

Mas afinal quem manda?

Estava a ver que me davam cabo do tacho?

Siga a festa...

Estão aí as Festas do Castelo no concelho vizinho de Vouzela e do outro lado, em Tondela, o Tom também é de festa. Por cá as festas andam nos 10€...

Oh, Sr Engenhero, tá bem achim?



Lembra-me o AJ que "É por estas e por outras que é muito difícil sair-mos da cepa torta. Na verdade estes "puzzles" denunciam o desleixo de muitos dos operários portugueses e dos senhores patrões/chefes e engenheiros. Certamente que alguém controlará a qualidade do trabalho executado? Estes dois exemplos ficam no Rossio, junto ao Jardim Tomás Ribeiro e na Rua Alexandre Herculano, junto ao ex-Cinema São Mateus."

Abram a pestana, sff

"Nuestros hermanos" andam mais atentos ao que por cá se passa do que quem de direito no burgo devia andar... aqui se dá nota que "El Gobierno luso anunciará en noviembre si construye el AVE entre Aveiro y Salamanca"!

18/07/2006

Oh, Abreu!

Quem não veio a Viseu, sinceramente, não sabe quanto... bebeu! No meio de tanto "copo" até há quem tenha sido promovido!

Próxima paragem... Viseu?

Afinal, já temos comboio... em Torredeita! Este é que não há meio de chegar, há outras prioridades!

Vultos de Viseu


Emídio Júlio Navarro (Viseu, 19 de Abril de 1844 — 16 de Agosto de 1905) foi um político português. Emídio Navarro nasceu na Rua do Arco, em Viseu, mudando-se com a família ainda muito jovem para Lamego e daí para Bragança. Foi ministro das Obras Públicas durante três anos. Foi responsável por várias reformas na área da Agricultura, como o primeiro Recenseamento Agrícola e Pecuário do país. Na área do ensino, a sua intervenção deu lugar à criação de cinco Escolas Agrícolas, incluindo a de Viseu, cinco Escolas Industriais e nove Escolas Elementares de Desenho Industrial. Enquanto jornalista fundou diversos jornais, como A Academia, Transmontano, Correio da Noite e Novidades. Faleceu a 16 de Agosto de 1905.

Coroados do burgo


D. Leonor de Portugal (ou Leonor de Viseu; 2 de Maio de 1458 - 17 de Novembro de 1525) foi uma princesa portuguesa da casa de Avis e rainha de Portugal desde 1481 até 1495, pelo seu casamento com João II de Portugal. Leonor era filha do príncipe D. Fernando, Duque de Viseu e Condestável do Reino (filho do rei Duarte I de Portugal) e de Beatriz, também ela uma princesa de Avis.

Por cá, ainda há alguns que são desta linhagem... malta de sangue azul e nomes pomposos!

Bravo, viva a Tuna

O Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu (RTA) ganhou o prémio de Melhor Tuna no festival ''X Certâmen International de Tunos Barrio del Carmen'', que ocorreu em Múrcia-Espanha, nos dias 6, 7 e 8, organizado pela Tuna Universitária del Distrito de Múrcia-1912.

Brinquedos da moda?


O AJ deu conta destes objectos à venda na Rua Direita.
Pelo menos duas casas vendem-nas e estão expostas à mistura com cordas de saltar ou piões. Enfim artesanato variado (uma recordação de Portugal - tem o mapa e o galo de Barcelos!) e o preço não é nada barato, cerca de 6 € a que estava marcada.

17/07/2006

Mais um folhetim da novela local

Querem lá ver...

O burgo lançou um concurso público para fornecimento contínuo pelo prazo de 3 anos para cubos e paralelos em granito! Será por causa daquilo?

Assim só? Sem feridos? Ora bolas...

Viseu: Autocarro incendeia-se na A24 sem fazer feridos
Título nos jornais de hoje

Coisas da cultura local

Esta ainda pode ser vista no Hospital e no Viriato de 16 a 31 de Agosto a bailarina e coreógrafa portuguesa Teresa Prima volta a Viseu, depois da colaboração com Fernanda Fragateiro, em Caixa para guardar o Vazio.

Começou a silly season...

A ligação ferroviária de Viseu à linha da Beira Alta é "importante", mas "não prioritária". A afirmação foi do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicação, Mário Lino, à margem da inauguração, no sábado, do troço da A25 entre Mangualde e Pinhel.
O governante disse, na altura, que a "ligação não deixa de ter a sua importância para a região, agora, temos é que perceber que não é prioritária"!
Também acho, até porque a malta agora tem é que gozar férias...

Sintonia ou sinfonia?

Antes prevenir que remediar

Enquanto estes já bateram com a porta, por Tondela era para ser às zero horas de hoje mas já não é... fica para daqui a 15 dias! Na dúvida, a Câmara Municipal pôs as barbas de molho e bem... Por cá, que me conste, a Câmara Municipal de Viseu ainda nem uma reunião da Comissão de Defesa da Floresta fez!

Incrivel mas ao que parece é verdade

Tá tudo explicado

Já sei o porquê dos cortes nos canteiros da Avenida da Europa!! Já não bastava o aumento do nº de carros a circular (chegada dos nossos amigos emigras!!), eles acham que o transito na avenida da Europa era enfadonho...por isso vamos arranjar maneira de o pessoal ter que andar a fazer jincanas no regresso a casa, ao fim de um dia de trabalho...e com um calor insuportável!!!!!

Andas a fumar do que faz rir?

O melhor é explicarem a esta jovem que o Zé (conhecido pelo Zé Bicha) ainda não saiu do Liceu Alves Martins, que sendo uma boa escola ainda não é Universidade!

16/07/2006

Precisa-se pintor que dê cor à alma da cidade!

Quando começa a cor do teu talento a pintar a cidade?

Cidade em flor

Em Maio o muro mais bonito que o AJ retratou em Viseu estava assim. Onde fica?

Já não está assim, passou o mês das flores, mas espera-se que outros Maios cheguem! A cidade bem precisa!

Voa e traz novidades

Viseu, nº 97 algures no centro histórico...

Em formato digital


Para não variar por aqui aguarda-se... e se olharmos para as noticias a diferença entre Aveiro e Viseu é abismal! Mas Aveiro é litoral e Viseu um "paraíso no coração de Portugal"!

Sinais de crise

Ao mesmo tempo que os incêndios acontecem pela região, depois da confusão em S. Pedro Sul, chega o caos aos Bombeiros de Tondela!