29/07/2006

De noite todos os gatos são pardos

"Ainda não é meia-noite, mas o ambiente já fervilha em algumas casas de alterne localizadas em pleno centro da cidade. O negócio da noite tem prosperado nos últimos anos em Viseu. As estatísticas (não) oficiais registam 12 casas de diversão nocturna no concelho, sete das quais no miolo mais urbano da cidade. Falta contabilizar as de "massagens", que ninguém sabe quantas são.
JN, 11 de Outubro de 2004
Consta-me que há por aí uns "figurões engravatados e de marrafinha" que são clientes habituais... elas até os tratam por tu!

Ai, não vai, não! Podes ter a certeza

Esta foi mais uma promessa dos "influentes ministros do burgo" doutros tempos! A unica coisa correcta é a esperança já afirmada na altura pelo distinto figurão que a estrutura nunca venha a ser utilizada!

Descubra as diferenças (no Pavia!)

Vista actual

Esta tem mais de 70 anos

ET: AJ, a diferença não é o mau cheiro?

Ontem e hoje... a mesma cópia!

Por aqui há símbolos de Viriato a merecer atenção... ou não!

Sejam bem-vindos

Por cá, damos as boas vindas a quem nos visita em férias!
ET: O AJ acha que o Viriato está meio escondido. Porque será?

Armindo, toma lá números!

Para o "londrino" português com o coração em Viseu aqui vão alguns elementos estatisticos (INE, 2004) sobre o nosso burgo:
Viseu tem uma área total de 507,1 Km2, tem 34 freguesias, uma densidade populacional de 190,9 hab/Km2, uma população presente de 92.552 habitantes. Em 1991 tinha 83.601 habitantes e em 2001 uma população residente de 93.501, ou seja ganhou cerca de 10.000 habitantes em 10 anos, uma média de 1000 pessoas por ano. Agora faz as contas... dá um aumento de 300% como afirmas? Já agora, aproveita e faz lá estas continhas:
Em 1991 a população analfabeta no concelho era de 12,1%, dez anos depois apenas 3% dessa população aprendeu a ler e escrever, passando para 9,1%... em Inglaterra também é de quase 10%?
Em 1991 a taxa de desemprego no burgo era de 6,0%, em 2001 passou a ser de 6,8% e agora nem te dou números para não te assustar e obrigar a que fiques eternamente na Inglaterra!

Não mexam nisso! A ponte é minha!

Por aqui "a Câmara de Viseu inspeccionou a ponte por se tratar de um equipamento que atravessa o seu concelho. Mas só aceita a titularidade se lhe provarem a posse..."

28/07/2006

Maiúsculas e minúsculas

Com o Polis às avessas e atrasado... avança a "nova" avenida da europa. Continuará por cá a faltar a AVENIDA DA EUROPA, aquela que nos empurre para o desenvolvimento sustentado, a modernidade, o bem estar social, a industria tecnológica, o emprego e a esperança no futuro! Essa, nem sequer está ainda em projecto no burgo!

Programa da cultura local

Entretanto se estiver de férias, dê uma volta pelo Castelo, vá à Feira Medieval e não se esqueça do Andanças! Constou-me que por cá houve o FF na Sé mas nem me perguntem do que isso se trata... é coisa da cultura muito para além do meu entendimento!

A muito custo e contra a vontade, mas... lá teve que ser!

A Assembleia Municipal de Viseu, reunida no Solar dos Peixotos, aprovou, por unanimidade, uma moção em que solicita ‘ao Governo tomada de decisão urgente sobre a ligação ferroviária de Viseu à Linha da Beira Alta!
in Noticias de Viseu

Carta Desportiva da Aldeia

Como está na moda a elaboração das Cartas Concelhias aqui segue uma ajuda para a Carta Desportiva. Na minha "xanta terrinha" o campo de futebol já dispôe de mecos para o treino dos atletas, contentores para banhos, segurança máxima nas balizas e lixo espalhado para treino dos pontapés de livre directo!
Ah! A rede é do último modelo, ideal para controlo de multidões que ali esperam assistir à apresentação megalómana do novo AVFC para a 3ª Nacional!

Com ou sem luz

De noite ou de dia... o monstro faz-se revelar!
(foto gamada na net... não me recordo onde!)

Não se zanguem! A malta paga, deixa lá!

O aumento do vencimento do administrador executivo da Habisolvis foi aprovado na última reunião da Câmara mas ao que diz o DRegional a coisa não foi pacífica. Então mas porque será? Não somos nós contribuintes que pagamos? Então, qual é o drama?

Boas e saudáveis iniciativas

Ixto é um susecho!

Toma lá, dá cá!

Por aqui continua a troca de mimos...

Estão a mexer-nos nos bolsos

A Câmara Municipal de Viseu apresentou uma contra-proposta à SPEL, concessionária dos parques de estacionamento da cidade, depois de ter recusado de forma peremptória uma primeira proposta da empresa que previa, no caso do Parque de Santa Cristina, um aumento de 95 cêntimos para 1,35 euros no preço por hora, tarifado em períodos de 15 minutos.
DRegional


Como por exemplo?

(...) Durante o tempo em que estivemos à frente do organismo foi possível articular um conjunto de acções com os órgãos distritais, deputados, responsáveis políticos nacionais e membros do Governo, o que permitiu não só desbloquear um conjunto de projectos importantes para a região, mas também desenvolver uma estratégia promocional de Viseu no contexto nacional.
Guilherme Almeida em DRegional

26/07/2006

Bombas em Viseu

Não se assustem que é uma bomba de tirar água de um poço... as velhas tecnologias! A fotos do AJ representam a mesma bomba na Primavera e no Verão.

Bomba em Vendas de Bodiosa à beira da EN16

Tamanho não conta...

Por aqui neste concelho vizinho bem mais pequeno que Viseu vai havendo boas iniciativas, como esta aqui, ou esta ou mesmo esta outra que por cá também se anunciou mas não vi mais nenhum sinal.

Vê-te bem ao espelho

Espelho meu... quem é mais verdadeiro que eu? "Ganda pedrada"!

Oxalá o motor não gripe

"O estudo em que vamos investir será motor do desenvolvimento local e competitividade territorial, nomeadamente ao nível de alguns sectores e sub-sectores de actividades estruturantes".
Álvaro Amaro in JN

Are you sure?

World’s first Quartz Museum opens in Viseu. Cá para mim, deves ter andado a passear por aqui!

25/07/2006

Um estudo para a GAMVIS

Diz o Público (link não disponível) que a Grande Área Metropolitana de Viseu avança com estudo estratégico da região. Ao que leio Álvaro Amaro, anunciou que a SPI do Porto vai realizar o estudo das "Linhas de força do programa director de inovação, competitividade e empreendedorismo deverão ser conhecidas até final de Setembro"! Vamos aguardar pelas novidades!

Postal da cidade

A sé na vista do AJ

Já o boato é notícia

Quando os rumores passam a ser noticia fica feito o retrato do jornalismo local!

24/07/2006

Fica dado o mote

“Dirijo-me, igualmente, com muita amizade e deferência, a todas as autoridades desta mui digna porção do Reino de Deus e da Sociedade dos homens: as que nos campos autárquico, militar, cultural, administrativo e religioso dão o melhor de si pelo bem comum, segundo a especificidade de cada área, tendo sempre em primeiro lugar as pessoas, a começar pelas mais pequenas, pelas mais simples, pelas mais carenciadas, pelas menos poderosas e com menos voz, sempre servindo e promovendo as suas causas, na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais”.
D. Ilidio Leandro, Bispo de Viseu
ET: A nota pastoral está aqui!

Aos abrigos

Entretanto estes não puderam vir à cerimónia... barricaram-se!

Habemus Bispo

Bispo já temos! Vocação logo se verá com o tempo!

E vê-se de pé ou só de cú pró ar?

360 mil euros e uns testes de domótica e aí está ela, pronta a ser apreciada.

De férias?

O Nelas já desafiou o Boavista na apresentação da sua equipa para a temporada. O Viseu e Benfica também já apresentou a nova Direcção e os projectos para a próxima época. Por cá do AVFC que anunciou um "projecto do outro mundo" nem um sinal!

Ás turras com a bola

E, como "quem não se sente não é filho de boa gente", aqui vai a resposta!

23/07/2006

Curiosidade

Finalmente parece que existe a intenção de pôr ordem no galinheiro! As reacções já estão a surgir, como se esperava! E, por cá, como vai ser?

Prefiro trabalho!

- Eu não me sinto muito à-vontade em protocolos oficiais. Gosto muito da simplicidade. Quando soube dessa proposta do PS respirei de alívio. Senti que, de facto, não é necessário que o bispo esteja nas cerimónias de Estado. Aproveitaremos esse tempo para fazer outras coisas!
D. Ilídio Leandro, novo Bispo de Viseu

Por vezes...

Está-se bem é na sombra...