03/08/2006

Falta pouco...

Estou a horas de trocar de indumentária... depois voltarei! Espero que me dêm boas novas na volta!

Viseu com "s" e Vizeu com "z"

A "tabuleta" ainda continua na Rua das Pedras Alçadas, na casa amarela, junto à rotunda da estrada para Nelas e ao antigo acesso a Jugueiros.
Esta data de 1929 e vem direitinha do baú do AJ

A cidade e a aldeia

"Ele só gosta de gastar dinheiro em grandes rotundas, em grandes obras na cidade, nas aldeias nada. É uma vergonha".
JN

Vultos de Viseu

D. Duarte

Nasceu este infante na cidade de Vizeu a 30 de outubro de 1391 e falleceu da peste em Thomar a 9 de setembro de 1438 com cinco annos de infeliz e trabalhoso reinado. Docil e bom, economico e esclarecido, o promulgador da lei mental e o sonhador infeliz da conquista de Tanger não desmereceu e excellente educação que recebera de sua mãe D. Filipa de Lencastre, nem das glórias de seu pae, o popular mestre de Aviz. D. Duarte figura no seculo XIV como um dos imperantes mais eruditos, e é um dignissimo irmão do famoso D. Henrique, o cosmographo de Sagres e o audacissimo nevegador que iniciou a epoca dos nossos emprehendimentos nauticos, do virtuoso e dedicado D. Fernando que deu a vida pela conservação de Ceuta, e do sabio D. Pedro que governou o reino durante a menoridade do sobrinho D. Affonso V, moralista, poeta e politico, que adquiriu solida instrucção, já nos livros, já nas longas viagens que realizou pela Europa. Foi D. Duarte o primeiro infante portuguez que reuniu copiosa biblioteca no paço, abundando n’ella os livros de cavalleria, então muito em voga especialmente, na França e na Inglaterra, taes são o Livro de Tristão, de Merlin e o Livro de Galaad. Possuia tambem, com as viagens de Marco Polo, duas Biblias, a Diolectica de Aristoteles e de Avicena, o livro das trovas de el-rei D. Diniz, o Livro da virtuosa bemfeitoria que lhe dedicou o infante D. Pedro, as Obras de Cicero traduzidas pelo mesmo D. Pedro, o Conde Lucanor, de D. João Manoel sogro de D. Pedro I, o Livro das trovas d’el-rei D. Affonso (IV?) o Livro das suas proprias trovas, porque tambem elle foi poeta, e outras obras de historia sagrada e profana. (...) Além de algumas obras miudas escreveu D. Duarte o “Leal conselheiro” vasta encyclopedia da sciencia do seu tempo, a pedido de sua mulher D. Leonor à qual o dedicou, e a “Arte de bem cavalgar toda a sella” que é um trabalho de equitação moldado pelo Livro de montaria por seu pae. D’estas duas obras publicou J. I. Roquette uma edição com notas de 1842 em Paris, e outra sahiu a lume em Lisboa em 1844 na typographia Rolland, sendo esta mais completa por comprehender o cap. 4º que falta na primeira. Bem mereceu pois D. Duarte o título que lhe deram, de eloquente.
Vizeu. J. Simões Dias
In, “Album de Vizeu” - Ilustrado com os retratos de - Viriato, João de Barros, D. Duarte, João Mendes, Bispo de Vizeu e estampas da cidade – cava de Viriato, Abravezes, S. Francisco d’Orgens, Praça dois de Maio, Sé, etc. Almanaque com textos de diversas colaboradoras e colaboradores, à volta de Viseu, de viseenses ilustres e ainda pequenos contos, prosas e versos de motivos vários (recolha e organização de Camillo Castelo Branco ?). Typographia Universal, Rua do Almada, 347, Porto – 1884
ET: Este post foi cortesia do AJ, mais uma vez.

Programa da Feira

O nosso espião já teve acesso ao primeiro "draft" do programa da Feira de S. Mateus. Aqui fica para vossa apreciação. Aposto que o programa final que aparecerá por aqui um destes dias não andará muito longe deste exemplo!

Visite o Museu

Ao que se diz aqui a afluência ao Museu Grão Vasco aumentou. São bons sinais para um espaço que se quer vivo e visitado. Há outros espaços por ali que entretanto deixaram de ter vida e visitas como aqui se lembra.

Já é norma (actualizado)

Por vezes o problema não está só em ser-se burro! Mau é quando se é burro e se relincha... A actuação das técnicas da Comissão de Protecção de Menores e Jovens e da Segurança Social que inclusivé foram alvo das críticas da juíza que decidiu entregar à avó a tutela da bebé de Viseu alegadamente vítima de maus-tratos, é de bradar aos céus, embora haja quem não acredite nisto e negue até as evidências! Enfim, mais uma vez somos medida da incompetência que grassa por aí e referência nacional pelos maus exemplos e piores motivos... para não variar!
ET: Por aqui também há quem pergunte o que anda a fazer a Segurança Social de Viseu

Defender a floresta é dever de todos

Ainda a propósito de números e desta noticia consta-me que pelo distrito a área ardida já soma aproximadamente 743 ha, registaram-se 816 ocorrências de incêndios dos quais 26 no concelho de Viseu. O maior número de falsos alarmes que obrigam à intervenção dos GIPS situa-se em Viseu com 22 registos. Tanto quanto sei a CMV não promoveu nenhuma reunião da Comissão de Defesa da Floresta este ano e do programa dos Jovens na Floresta não vi sinal. Mas, números valem o que valem... oxalá as condições atmosféricas continuem a ajudar no combate a este flagelo nacional dos incêndios! Viseu e a sua floresta bem merecem a colaboração de todos na sua prevenção!

Sinais alarmantes

Não tenho números para documentar a afirmação mas quase que aposto que a criminalidade em Viseu tem disparado fortemente e encontra-se organizada. Não há dia em que não surjam noticias destas... e estas são só de quem se queixa!

Viseu além fronteiras

Já aqui saudei o aparecimento de mais um blog sobre Viseu. Este tem a particularidade de ser produzido a partir do estrangeiro mas ainda assim esses viseenses doutras paragens preocupam-se com a cidade e querem saber a nossa opinião.

02/08/2006

Mais "pedras" mal encaixadas

Rua dos Combatentes da Grande Guerra, perto dos CTT

Rua Gaspar Barreiros a caminho da entrada lateral da CGD.

Rica vista


Mais uma vista da na nossa Princesa da Beira, "apanhada" da antiga Quinta do Seminário, desta vez não se vê a lixeira... mas sim papoilas, silvas, sabugueiros e tílias...todas plantas de possível uso medicinal. Saberes antigos... enviados pelo AJ.

No horizonte do Pavia

Será que é desta que ao fim de tantos anos de promessas eleitorais a coisa avança?

Ao sabor do vento

Com o apoio do MOTOCLUBE DE VISEU vão andar por aqui em 26 e 27 de Agosto!

No muro da vergonha!

Há mais Viseu na lista...

Quem canta seus males espanta

Ao que consta por aqui, realizar-se-á no burgo a quarta edição do ENT - Encontro Nacional de Tunos nos dias 13, 14 15 de Outubro de 2006.

Uma gota de sangue, uma chama de Vida

"O Hospital de São Teotónio, em Viseu, necessita de uma grande quantidade de dadores sendo por isso vital que todos conjuguemos esforços para que nada falte aos nossos doentes.
A sua colaboração é indispensável e por isso, apelamos, mais uma vez, à sua generosidade solicitando-lhe que se dirija ao nosso serviço para doar sangue."
O Serviço situa-se no Piso 2 do São Teotónio, está aberto de 2.ª a Sábado das 8:30 às 12h.
Recebido por email

01/08/2006

Herrar é humano

OAJ manda-me a "tabuleta" da Av. 10 de Junho e pergunta se errar é humano não corrigir será o quê? Pois, acho que é isso mesmo... O erro foi notado e mostrado na Imprensa local em 2000, continua e continuará por corrigir!

Só se balda quem pode!

Cada empregado municipal falta, em média, um mês de trabalho por ano. O nível médio de absentismo para os 136,5 mil funcionários é de 22 dias úteis. O número é de um estudo da empresa de consultoria Deloitte, relativo à importância dos municípios no sector público e economia nacional, que toma o ano de 2002 como referência. Os resultados estão publicados no site da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), noticia o Diário de Notícias.
A Deloitte considera que «urge fomentar políticas de formação», já que 55 por cento dos colaboradores municipais possui seis anos de escolaridade ou menos.
in ViseuMais

A meter água por todos os lados

Por estes lados, a guerra está armada... não tarda nada sai pedrada!

Vá lá, houve bom senso!

O Tribunal de Família e Menores de Coimbra decidiu hoje que a menina de Viseu que foi internada no ano passado com apenas 50 dias de vida, vítima de maus tratos, vai ficar com os avós maternos pelo menos durante um ano.
in RTP

Welcome my friend!

Há mais Viseu na net... e este vem direitinho do United Kingdom!

Obra a concurso

A Câmara Municipal de Viseu anunciou ainda a abertura das propostas para o concurso público de construção do Parque da Feira Semanal. A recuperação de uma faixa de terreno localizada entre a Rotunda do Coval, a Praça Grão Vasco, a Avenida Cidade de Salamanca e o Rio Pavia têm propostas que vão desde os 1,9 aos 2,5 milhões de euros e um prazo de execução de 150 dias. As obras deverão começar ainda este ano, prevendo-se que estejam prontas em 2007.
in DRegional

Isto no meu quintal era um luxo!

Mais uma "mini-cibernética", orçada em 120 mil euros!

31/07/2006

Última hora

Uma das empresas de Viseu já está na lista negra...

Porque raio me lembrei disto?

A falta de criatividade que se reflete em todas as acções da pessoa medíocre, torna mais prejudicial um político medíocre do que um político corrupto. Contra a corrupção há remédio, contra a mediocridade não há. O grande pecado do homem público é sempre a insensatez e a mediocridade!

Nem no Entroncamento!


Numa tentativa de potenciar o mercado agricola local cá pelo burgo estão a ser ensaiadas novas técnicas de cultivo do milho hibrido. A experiência está a ser desenvolvida na Circunvalação, logo depois da Rotunda Paulo VI, quando se desce para Marzovelos. A prova fica aqui pela lente do AJ e convêm que depois da colheita não esqueçam a limpeza das sarjetas que a chuva pode regressar em força....

Voyeurismo local


Ao fundo da Calçada de Viriato uma montra local apresenta publicidade cada vez mais imaginativa, como o AJ nos retrata! Depois do Mundial o jovem casal, já visto aqui, dedica-se a outras actividades... A camisola do jovem tem escrito a conhecida mensagem "Até os comemos" - que não parece ser a mais adequada!

Poetas de Viseu

António Franco Alexandre (AFA), nascido em 1944 em Viseu e homem da geração de 70 e do não-colectivo que “publicou” um Cartucho (de poemas – literalmente o era) em 1976, é por muitos considerado o poeta português vivo mais importante, entre os que ainda publicam... saiba mais aqui!

E disto? E destes? Que é feito?

Em terra de cegos...

Nem sei se valerá a pena comentar isto!

Apostas do futuro com memórias do passado

É sempre bom verificar que por aqui ainda se recuperam culturas e tradições... E, outros até já estão mais adiantados!

Gatunagem à solta

A rede é grande e bem organizada, segundo parece! Evitem rotinas e sejam cuidadosos pois o gang continua certamente por aí a fazer estragos mesmo sabendo que a PJ anda em cima do assunto!

Desenvolvimento Regional

O próximo congresso da APDR vai ser na EST Viseu de 15 a 17 de Setembro. Mais info aqui.

30/07/2006

Bem-vindos a Viseu!

Já que por aqui ainda não há sinais da Feira de S. Mateus e como já só faltam 15 dias vamos passar à publicidade para ver se lá por fora nos descobrem. Bem-vindos a Viseu!

Viseu is the lively and charming capital of Beira Alta, the centre of the Dão wine-growing region and also surrounded by fine wooded sceneries. The old town has interesting monuments, like the cathedral and the Grão Vasco Museum, dedicated to a famous 16th-century artist. In August and September, Viseu holds an animated fair, but all year round visitors can eat very well in its regional restaurants. Viseu est la pétillante et charmante capitale de Beira Alta, le centre de la région vinicole de Dão, entourée par d'extraordinaires paysages boisés. La vieille ville a des monuments intéressants, comme la cathédrale et le Musée Grão Vasco, célébrant un renommé artiste du XVIème siècle. En août et septembre, Viseu célèbre une foire animée, mais on pourrait aussi manger très bien dans ses restaurants régionaux pendant toute l'année. Viseu es la animada y encantadora capital de Beira Alta, rodeada por delicados paisajes arbolados y, además, centro de la región vinícola de Dão. La ciudad vieja tiene monumentos interesantes, como la catedral y el Museo Grão Vasco, dedicado a un famoso artista del siglo XVI. En agosto y septiembre, Viseu tiene una feria concurrida, pero durante todo el año se puede comer muy bien en sus restaurantes regionales.

Na linha do comboio

No Fórum do Portal Viseu o debate também já foi lançado. O desiderato continua aqui...

De brasileiro em brasileiro

O Viseu Futsal parece que já tem novo treinador! Ao mesmo tempo a AFV promove cursos de arbitragem para jovens!

O Senhor 10%

Diz o Público que "o deputado parlamentar do CDS/PP Hélder Amaral foi hoje reconduzido no cargo de presidente da distrital de Viseu do partido, com menos de dez por cento dos votos do universo de militantes." A explicação do desinteresse dos eleitores (será só por isso?) é deliciosa. São as férias!...
ET: Curiosamente sobre as eleições da concelhia do PSD local nem uma palavra nos jornais! Efeito das férias, também?

Turismo na região

Pedro Machado, vice-presidente (PSD) da Câmara de Montemor-o-Velho (Coimbra) foi ontem eleito para a presidência da Região de Turismo do Centro (RTC). Por cá temos a ARPT Centro de Portugal e a RTDL! Os turistas, esses, é que não aparecem!

Preocupante, sem dúvida!

Anda por aqui uma gatunagem que é obra!

50 anos depois!

O AJ foi à Ribeira e no lugar da Princesa que me parece ter sido que foi construída pelo "Tio António das Barcas" que habitava onde hoje é Casa da Ribeira, viu esta outra cena.

A Princesa era elegante, muito maneirinha, muito fácil de conduzir- especialmente ao remo. O "Tio António" é tio do Rodrigo (Moura) um dos melhores futebolistas que já vestiram as cores do CAF/O Académico de Viseu. Cinquenta anos separam estas duas fotos. Façamos votos para que os 3.500.000 €, do Programa Polis, façam reviver o Pavia e porque não para acordar a Princesa?