30/09/2006

Coisas dissimuladas

Logotipo da GAMVIS... "trata-se de uma representação dissimulada de um vale, rio e montanha caracteristicas da região"! Safa, mas não é que é mesmo dissimulada... tão dissimulada que a mim até me parecia outra coisa! Ou os euros envolvidos não permitiam maior criatividade ou ando a ficar outra vez com miopia!

E, no comércio é diferente?

E, um pouco (ou muito!) à semelhança do que se passa no tecido industrial também o comércio local assiste ao futuro com preocupação. Quando o desenvolvimento não é sustentado os efeitos dum sector desiquilibram os restantes...

No Fórum, um ano apenas depois já há sinais de reciclagem... (com o Palácio do Gelo ainda longe do horizonte!) E, por trás disto, há certamente esperanças de emprego e êxito mas também histórias de desemprego e falências! O que pesará mais no futuro?

Bastará gritar por socorro?

"É preciso também perceber por que é que o distrito está a deixar de ser atractivo para os empresários"
Presidente da AIRV, in JN
Perceber porque o distrito está a deixar, (se é que alguma vez foi!), de ser atractivo para os empresários, julgo que, já todos percebemos. Bastará para tanto recordarmos o estado de abandono e desinteresse em que se encontram as diversas áreas e projectos industriais de Viseu, a constante aprovação em máximos pela Assembleia Municipal de impostos, derramas e taxas afins, a ausência de uma linha politica local de apoio ao empreendorismo, ao desenvolvimento da industria tecnológica, etc... O que me parece importante perceber com urgência é que sem desenvolvimento industrial não há progresso, sem progresso não há melhoria das condições sociais! O que me parece importante perceber é porque não são tomadas medidas de incentivo à fixação local das indústrias, da tecnologia, de melhoria da quantidade e qualidade do emprego! O que me parece ainda mais importante perceber é que, Estado, Autarquia e Parceiros Sociais têm que conjugar esforços para que os empresários apostem na região melhorando o nível de vida dos viseenses em vez de terem que gastar recursos a resolver os problemas sociais que a deslocalização destes mesmos empresários provoca. E, a partir de hoje até temos uma auto-estrada que nos liga à Europa e nos aproxima de Portugal. Que vamos fazer? Perceber só a doença ou aplicar a cura?

Rica velhice

Este "jovem" é um bom exemplo de como todos os idosos deveriam poder comemorar o Dia do Idoso (01 de Outubro), viajando interminávelmente pelo mundo e pela cultura doutros povos... certamente, a pensar naqueles que infortunadamente não o podem fazer prepara-se para lançar um livro com as suas memórias das viagens e mantêm actualizado o blog. Parecer ser dos rijos...

Há mais Viseu na blogosfera

Por aqui surge mais um blogger atento a Viseu. Vamos passar a acompanhá-lo! Linkado já está...

Futebol Distrital na net

Prestes a começar a época regional podemos ver aqui como vão os Clubes do burgo na net!

Em luta livre

O Alexandre deixa aqui as razões porque considera "uma vergonha aproveitar-se um assunto muito sério como a crise empresarial em Viseu para se defender o Lobby das Construtoras / Imobiliárias / Câmara Municipal de Viseu em deterimento do custo para Portugal e a falta de sustentabilidade que existe na criação de uma Universidade em Viseu."

29/09/2006

Olha que mentir é feio!

Amanhã fica pronto mais um troço da A25 ligando o nosso burgo a Mangualde. Para já fica a promessa! Veremos o que o futuro nos trará à região...

O bicho da árvore

E, este cão já foi canguru, lobo, girafa e outros bichos afins por aqui!

E, acham que eles sabem disso?

(...) Mas o processo da Johnson Controls levanta, no distrito de Viseu, um conjunto de questões que são igualmente preocupantes. São 650 pessoas que vão para o desemprego, 500 residentes no próprio concelho, em 20 casos, famílias inteiras. Temos logo aqui um problema social grave num concelho que até respirava segurança e estabilidade. (...) Não se ouviu ninguém, esta semana, levantar a questão de que a indústria de componentes para automóveis é dos sectores que mais riqueza produz no distrito e com mais postos de trabalho em funcionamento.(...)
Editorial Jornal do Centro

Venham daí os foguetes!

Contrariando o vazio, dia 5Out, há vida no mercado!

E, fica tudo dito... ou quase tudo!

Sobre isto, fica aqui a opinião dos votantes no ViseuMais e do "site oficial".

E uvas, não há?

E esta coisa de irmos apanhar maças é para levar a sério?

Como??? Será possível?

Estes sinais de violência e criminalidade aumentam de número e intensidade no burgo, mas parecem não incomodar quem de direito. Porque será?

Dia do Solteiro é hoje... para quem pode!


São cada vez mais em Portugal e vão celebrar sexta-feira, pela primeira vez, o estado civil num dia que lhes é inteiramente dedicado e promete reunir a maior concentração de solteiros por metro quadrado. «Se existe um dia em que os namorados podem celebrar, porque não um dia em que se celebre também o facto de ser solteiro?», disse Miguel Moreira, o organizador da iniciativa, que decorre nas Docas, em Lisboa. Diário Digital / Lusa

28/09/2006

Números preocupantes

O número de desempregados no distrito de Viseu deverá aumentar cerca de 9,5 por cento, devido ao encerramento da unidade de Nelas da Johnson Controls, que irá deixar 650 pessoas sem emprego. Fonte da Delegação Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional disse à agência Lusa que "o total de desempregados no distrito de Viseu em finais de Agosto era de 6.867 indivíduos, que representam 11 por cento no panorama da região centro e 2 por cento no panorama nacional". Só com o encerramento da unidade de Nelas da Johnson Controls, o número ultrapassará a barreira dos 7.500 desempregados, o que se traduz num aumento de cerca de 9,5 por cento.
in Agência Lusa

Esforço reconhecido

Pelo trabalho que desenvolvem junto dos jovens e crianças, estes merecem aqui uma referência pelo inicio de mais um ano de actividade!

Divulgando a leitura

Se quiser receber a programação da Livraria da Praça no seu email clique aqui!

Já não se pode confiar...

Eh lá, esta para mim também foi novidade... até aconselhei amigos a ir lá! Tinham-me dito que era água da boa!

Precisam-se lições de cidadania

A sério, isto é vandalismo a mais... urge irradicar da cidade estes comportamentos!

Vende-me a máquina fotográfica!

Não só apenas, mas também Viseu!

Estás no bom caminho... não desistas!

Então, ainda agora chegaste e logo dizes... até já!

27/09/2006

Recordações de Viseu

Publicidade da Escola Académica de Viseu - Revista "Beira-Alta", 4º trimeste de 1942 - Por aqui andaram outras "mocidades"!

Capicua Académico

Bilhete de jogo de futebol do CAF... Quem assistiu à capicua foi o AJ, julgo eu!

Arte e Pintura de Viseu... em Aveiro

A VerArte galeria de arte (Aveiro), tem patente uma exposição, com o título “Feira de Arte”, inaugurada a 23 Setembro, indo decorrer até 28 de Outubro 2006, no horário alargado, de Terça a Sábado das 15 horas ás 24 horas. Neste evento apresentam pinturas de pequeno e médio formato em diversas técnicas e diferentes suportes, de diversos artistas. Mariano, Paulo Medeiros, Queimadela e Sérgio Amaral são os artistas da região de Viseu!

Vá ao Teatro

Apito Dourado também no burgo?




AC. VISEU-REC. ÁGUEDA
Nas vésperas do jogo Ac. Viseu-Águeda, da 2.ª Divisão B (22 de Fevereiro de 2004), Francisco Costa (dirigente da arbitragem), em telefonema para Pedro Sanhudo, o árbitro, ao intervalo do jogo: “Você não vai ter aí ninguém [observador], portanto faça as coisas tranquilas! E o resto fica entre nós! Isto fica entre nós, hã?” Aquando do telefonema, o Ac. Viseu perdia, por 2-1, mas acabou por ganhar 3-2.
Apito Dourado

Isto preocupa-me e... irrita-me!

E, estes actos só têm uma classificação possível: escabroso! Pena, que não tenham medida de justiça correspondente... Tenho assistido um pouco por toda a parte no burgo a actos semelhantes, a um aumento generalizado em número e grau da actividade criminosa, da prostituição publicitada e de sinais de insatisfação social geral a que ninguém parece estar a dar muita importância.

Não é fácil ser figura pública!

Um branco de carapinha não é normal nem um preto de cabeleira loura mas um autarca restaurado com OLEX é normal aqui!

26/09/2006

Postais da Cidade - 20

Sé Viseu - vista traseira

Recebido por email

Um bom utilitário para rastrear a posição exata do seu celular usando o Google Maps.
ET: Só funciona com celulares GSM.

Primeiros passos

Ao menos parece haver por aqui novas vontades!

Assim não vamos a lado nenhum...

Há por aqui críticas ajustadas a uma política "alheia à competitividade do concelho", já que "desdenha da atracção de investimento" ao onerar as empresas com "taxas máximas". E, desta forma a atracção empresarial pelo concelho continuará a tender irremediávelmente para zero e o único top que atingimos é este

Estudo da GAMVIS... finalmente!

"Conhecer exaustivamente a região e o potencial que ela tem, ficar com um diagnóstico e fortalecê-la com o desenvolvimento de projectos que serão apontados" é o objectivo deste estudo!

Museus da Cidade

O Museu de Almeida Moreira foi a casa do fundador do Museu Grão Vasco, António Francisco de Almeida Moreira (1873-1939) que em testamento a legou à cidade, com a finalidade de funcionar como casa de cultura museológica. Foi modificada no seu interior para melhor distribuição e exposição de todo o seu recheio, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. Pelo Decreto-Lei 44335 de 10 de Maio de 1962, foi anexada ao Museu Grão Vasco, de quem depende a sua administração. Não perca a oportunidade de a visitar desde 25 de Setembro, data da sua reabertura e reviver a história de quem dedicou a sua vida à arte e cultura da sua terra.

Por vezes até de uvas se faz vinho!

As conversas na cidade hoje tinham todas um nome: Samarreiro!

25/09/2006

Imagens que dizem tudo... ou quase tudo!


Se um dos principais corredores de mercadorias passa pelo nosso burgo porque não temos nós comboio?

E, se a Feira de S. Mateus é um ex-libris da cidade porque não há aqui sequer uma referência?

Ideias fixas

Aqui fica o convite! Consta que o pessoal da blogosfera tem direito a dedicatória especial...

Arre, não podem ver nada...

Sabia que 21 de Setembro, dia de S. Mateus, é também o Dia do Múnicipio de Soure? E em Elvas, já há programa da Feira de S. Mateus!

Viseu em som na net

E, aqui fala-se de projectos musicais em Viseu. Um cheirinho da música está aqui.

Mau demais...

E, daqui chegam sinais preocupantes de possível aumento do desemprego na região!

Viseu a pedalar

Assim é que é, faça chuva ou sol, há que dar ao pedal...

No reino do diálogo

Depois de incendiar a casa chamam-se os bombeiros...

Devia ser mas não é!

Aqui o aumento das propinas que devia ser para melhorar a qualidade de ensino afinal, acontece em razão das "dificuldades em assegurar a manutenção dos estabelecimentos escolares"! É mau quando os sinais de crise acontecem na educação...

24/09/2006

Com os pés na terra

Depois das férias, respira-se aqui uma nova atmosfera!

Postais da Cidade - 19

Solar do Vinho do Dão

Valha-nos S. Mateus!

Uma a fechar, outra a abrir!

Em busca da excelência

Aqui já há uma nova tabuleta...

E o lamaçal também não falta! Mas a obra já deve estar paga...

Mesmo de fora a máquina do AJ regista o ensopado do terreno! De quem é a responsabilidade? Ah, pois, se não chovesse...

Cantares do Rouxinol

O poeta deixa-nos aqui um elogio à cidade... mas aqui a letra é bem diferente!