04/11/2006

Silêncio no Teatro

No Teatro Viriato a 10Nov

Mudam as moscas...!

Dizes bem... mas já repararam parte do erro! Do resto, mantêm-se o mesmo nível de informação, a desactualização de agenda e ao fim ao cabo, como diria o meu falecido avô, mudaram apenas as moscas...

Arquive-se

Realmente, esta verba do PIDAC é para rir... ou chorar!

Museu "Sus domesticus"

É sempre preciso cuidado com certas ideias... a língua portuguesa é muito traiçoeira e aqui poderá haver lugar a outros pensamentos!

Desertos politicos

O JN dá conta hoje do estado de abandono do Parque Empresarial do Mundão que já antes tinha sido mencionado aqui...Dois anos depois Mais de dois anos depois, dos 21 lotes da primeira fase (93 623 m2) apenas três estão ocupados e a área restante (265 159 m2), é um deserto de arruamentos a circundar terrenos vazios...

03/11/2006

Postais da Cidade - 26

A melhor vista da cidade...

Lembrando a Feira de S. Mateus

Afinal a Feira teve um aspecto positivo...

Viseu... recordando

Não faço ideia em concreto do que se trata mas aqui vai tal e qual como a recebi:
Os Estudios Produsom de Viseu vão fazer a apresentação de um espectáculo musical intitulado "Viseu... recordando" e que pretende fazer uma reflexão de alguns aspectos mais relevantes da cidade desde há 30 anos a esta parte. Será obviamente uma visão muito particular de uma geração, a geração de 60. Como era Viseu há 30 anos atrás? O que existiu... será que ainda existe? Que aspectos marcantes envolveram a cidade nessa altura? Como está a cidade hoje em dia... está na mesma? Modificou-se?
Um espectáculo com som, musica, poesia e dança que irá decorrer no dia 02-12-2006, pelas 21.30, no Auditório do Instituto Português da Juventude em Viseu.

Bibliotecas online do burgo

Hoje as Bibliotecas devem ser mais que um espaço onde se catalogam e arrumam uns quantos livros. Têm que ser espaços interactivos e de ligação ao leitor. Pois bem, no nosso distrito a situação é a que se vê abaixo. E Viseu, que devia ser referência... deve estar à espera da Biblioteca Virtual do Viseu Digital!

Distrito de Viseu

Oportunidade de negócio

Se estiver interessado em adquirir uma ponte lembra-se aqui que esta continua sem dono...

Do Viseu antigo... e novo!

Mais uma recordação do Pedro que vai estar a representar Viseu (Pedro Ventura) no Fórum Fantástico 2006, um evento internacional de literatura que terá lugar em Lisboa! Sobre isto o DN já se pronunciou... A imprensa regional é que se parece estar nas tintas...Ironias!

02/11/2006

Péssimos sinais

Repetem-se com demasidada frequência pelo burgo estes sinais de vandalismo e de total desrespeito pelos outros, além dos constantes assaltos dos "amigos do alheio" a escolas, casas, etc. É deveras preocupante e a crise não deverá ser a única explicação para estas misérias e para além das causas haverá que tomar medidas e todos colaborarem na defesa duma sociedade com mais cidadania, creio eu!

Definição de FRACASSO

Siga as dicas

1- Vá até o Google
2- Escreva "FAILURE", sem as aspas (Fracasso em inglês)
3- Em vez de clicar em "Pesquisa Google" clique em "Sinto-me com sorte".
4- Tire suas conclusões
5- Espalhe rápido antes que o Google dê conta

Centro de acolhimento para jovens

O Centro Educativo de Viseu, que acolhia jovens delinquentes e que encerrou em Setembro, vai ser transformado num centro de acolhimento para menores em risco, ao abrigo de um protocolo entre os ministérios da Justiça e da Solidariedade.
In RTP

Pelos olhos dos outros...

Há por aqui quem fale em coisas do reinado... não será só mais uma rotunda?

Cantando Viseu na blogosfera

Por aqui também se lembra Viseu, Srª da Beira!

Puro oportunismo político... entendes, agora?

Só em 2014/15 estarão prontas as linhas Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid, demorando nove anos a concretizar. A linha Aveiro-Vilar Formoso não é prioritária e só será desenvolvida a partir de 2015, se demonstrada a sua viabilidade, conforme o discurso oficial: (...) "Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca e Évora-Faro-Huelva com horizontes de concretização condicionados aos resultados dos estudos de viabilidade a empreender" (...)
E se fôr em frente demorarará outros nove anos a executar, como as outras, lá para 2024!
Ou seja o optimismo de quem parece só agora ter sabido e estar agradecido com estas "boas notícias" para a Região, eu não consigo entender!

31/10/2006

Retratos da história da cidade


Em 1385, Viseu foi atacada, saqueada e incendiada pelas tropas de Castela, que foram vencidas depois em Aljubarrota. Depois deste ataque, D. João I mandou construir uma muralha para defesa da cidade, que só foi concluída no reinado de D. Afonso V; daí chamar-se muralha afonsina, cujos vestígios são hoje, para além de algumas partes da muralha, as portas do Soar e a Porta dos Cavaleiros. A partir do séc. XIV, a cidade desenvolveu-se para fora das muralhas da Sé. Viseu foi doada ao Infante D. Henrique, o 1º Duque de Viseu.Em 1513, D. Manuel concedeu a Viseu foral novo. É neste século que a cidade inicia uma fase de expansão, que se estende para a actual zona central, o Rossio.

A minha terra

Se quiser saber coisas sobre a minha terra, clique aqui!

2015? Quando é isso?

Por aqui há quem fique satisfeito por meros e hipotéticos projectos de intenção...

Visitas diárias

Ultimamente por aqui anda-se atento... e o AJ continua a mostrar-nos Viseu em fotos!

Como é possível? Sei lá!

Que raio de salgueirada é esta aqui?

Ah, pois claro!

Afinal parece que a conferência "Aborto - falar claro!" vai ter lugar no Auditório Eng.º Engrácia Carrilho, na Universidade Católica, em Viseu, no dia 24 de Novembro.

30/10/2006

Fértil imaginação

Por aqui continua a imaginar-se Viseu!

Viuva rica, solteira não fica!

O realizador José Fonseca e Costa, acaba de rodar o seu último filme, intitulado “Viúva Rica Solteira Não Fica”, em que grande parte dos “takes” desta tragédia, que é quase uma comédia, foi rodada na Casa da Ínsua em Penalva do Castelo, distrito de Viseu, uma das unidades turísticas do Grupo Visabeira.

Vanguardas Estéticas no CCV

Inicia-se, na próxima quinta-feira, dia 2 de Novembro, o Curso de Vanguardas Estéticas do Cinema, com sessões temáticas que abordarão os pontos de encontro entre a história do cinema e as vanguardas artísticas. A inscrição deverá ser efectuada no CCV. Para mais informações contactar o CCV através do tel. 232432760 ou email.

Sopa faz bem

E, vocês comeram a sopa toda?

Na união está a força

Aqui ao lado os nossos vizinhos unem esforços num projecto que vai servir de base para a aplicação do futuro quadro comunitário no âmbito da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local. São bons exemplos a seguir.

Olho fino, malta... a coisa está a ficar feia!

Ultimamente, não há semana em que não se registe intensa actividade dos amigos do alheio... até do Porto nos visitam!

Contrastes do momento

Enquanto uns fazem a festa, outras por outras razões choram de tristeza...

29/10/2006

O comboio de Viseu pelos leitores

Anuncia-se em grande titulo a ligação entre as nossas principais cidades, até daqui a nove anos, a menos de três horas. Só uma fica de fora!
Mais um plano ferroviário para o todo nacional que ignorou sobranceiramente Viseu. É que ao menos podia ter sido feita uma referencia a essa situação, ressalvando-a com sua projectada ligação em TGV, através da linha Aveiro-Salamanca, embora só para muito depois de 2015. Ora não só se afirma que esta linha deixou de ser prioritária, sem calendário, como se manteve silêncio sobre os estudos de uma possível ligação de Viseu à linha da Beira Alta, esta sim estruturante para a cidade. Esse projecto morreu de vez. Dói um pouco constatar que por força das vicissitudes da política local e da postura sistemática dos seus representantes, não há meio de fazer valer a defesa dos interesses da cidade e da região com voz firme, sustentada por uma actuação atenta, acompanhando em cima os estudos em curso, interagindo com a governação em exercício, dialogando sobre esta verdadeira defesa dos interesses da região e não lhe sobrepondo ou misturando os interesses partidários.
Este é mais um dos muitos casos e oportunidades de desenvolvimento, sucessivamente perdidas, que Viseu vai vendo passar-lhe à frente.

Postais da Cidade - 25

Rossio

Estratégia adiada

O Beirão lembra-me que ainda não é desta que Viseu vai passar a ser uma cidade com comboio. Ver mais aqui.

Nota negativa nos trabalhos de casa

Safa, isto assim não é fazer politica, creio eu... É querem fazer passar-nos por parvos!