21/12/2006

Bom Natal


Sejamos nós Católicos, Cristãos ou apenas como somos e fieis às nossas convicções, o Natal fala em nós...
A familia, as recordações, os sonhos de Crianças de hoje, a profunda alegria de viver e ajudar os outros, falam de Natal...

Garantir a Paz e vivê-la com saúde, é objectivo que julgo pertença de todos. Desiderato a conseguir, prenda de Natal a oferecer...

Ao colectivo citadino a que pertenço, desejo Paz e Saúde, Esperança inabalável no quotidiano futuro e força interior para o fruir, renovando cada dia o "nascimento" que agora, pelo Natal, reverenciamos...

A VISEU e aos seus Viseenses, desejo plena Felicidade, Elevação, Solidariedade e Alegria nesta quadra da Família!

Bom Natal 2006
Feliz Ano 2007

Seria Natal se...

(...) Se não fosse o facto de os habitantes de Bragança ou de Viseu, no caso de lhes apetecer, ou no caso de terem mesmo que ir a Lisboa, serem obrigados a ir de outra maneira qualquer porque comboio NÃO HÁ… (...)
in República das Bananas

E, tudo isto é triste... tudo isto é bola!

Idalino de Almeida, técnico do AVFC, em entrevista ao Diário Regional de Viseu de 21Dez (link não disponível) afirma a dada altura que:
- "Há jogadores que não querem jogar no campeonato distrital, nem num "nome" como o Académico de Viseu". (...) Contudo, se olharmos para um passado recente, muitas asneiras foram feitas pelos directores porque se deixaram levar por essa ideia de que Viseu tinha que ter um clube á força. É como no momento actual, as pessoas querem o Académico de Viseu no primeiro lugar a qualquer custo".
Depois, atente-se na linguagem codificada que vai por aqui, onde se pensa que "os acontecimentos desportivos e não só dos últimos dias, ou melhor meses levam a algumas dissertações...", o que me faz lembrar situações passadas e artigos como este abaixo:
Em resumo, no tal fantástico projecto farminhónico já estão reunidos todos os ingredientes para "novo caldinho"... E tudo isto é Bola, muita bola!

Mais coisas da bola

E, o Bruno está aqui muito indignado!

E, como já é norma e...

Como seria de esperar, o concerto de natal por aqui foi um sucesso!

20/12/2006

Festa de amigos?

Não me perguntem o que é isto... fica aqui como me chegou!

Novo motor de busca

Veja como aqui...

Show de bola

E, tudo isto é Bola, muita bola... e eu cá, de tão preocupado até chuto é para canto!

Pintando o Natal... Grão Vasco

Quadro "a Adoração dos Magos"

Vasco Fernandes (Viseu? 1475 -1572), mais conhecido por Grão Vasco, é considerado o principal nome da pintura portuguesa quinhentista. Nasceu provavelmente em Viseu e exerceu a sua actividade artística no Norte de Portugal na primeira metade do séc.XVI. (...)
A maior parte das pinturas de Vasco Fernandes está no Museu Grão Vasco em Viseu, com obras da sua primeira e última fases artísticas.
in Wikipedia

Valores d´antigamente... que deviam ser d´hoje!

“Para serem dignos os cidadãos devem ser sobrios, honestos, educados no amor da verdade e (...) o individuo que presa a sua dignidade nunca incomoda outro para conseguir o que é sob o dominio da sua intelligencia ou do seu braço, nem se roja ao estado para o auxiliar nos emprehendimentos que pretende executar...”
Fonte: “A Liberdade”, jornal que em 1876 se publicava em Viseu
in Noticias d´antigamente

Há mais Viseu na blogosfera

...e prometem fotos da cidade e uma mente desperta! Mas, olhem que aqui já existe um bom retrato da cidade neste natal... e até da passadeira laranja avermelhada ou vermelha alaranjada!

Viseu é noticia

Segundo disse aos jornalistas Fernando Ruas, a reunião "serviu sobretudo para apresentar esta figura", tendo Cavaco Silva achado "interessante que fosse mais generalizada ao resto do país"!
in Público
Há que continuar este esforço de integração dos deficientes na sociedade em geral e como dizia o meu avô, se não se chega lá com o banco, avança a "escada"!

Ponham lá o meu nome nisso!

Mais de uma centena de pessoas subscreveram um manifesto distrital apresentado em Viseu a favor do "Sim" no referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG). Promovido pelo movimento "Viseu pelo Sim", o manifesto critica a actual lei portuguesa, e foi assinado por várias pessoas conhecidas, nomeadamente no meio cultural, como o actor Pedro Giestas, a directora do Museu Nacional de Arte Antiga, Dalila Rodrigues, o músico Carlos Peninha, o actor e encenador José Rui M artins, da ACERT, e o coreógrafo e director do Teatro Viriato Paulo Ribeiro além de vereadores das Câmaras de Vouzela, S. Pedro do Sul e Carregal do Sal, uma deputada municipal de Viseu e dirigentes associativos estão também entre os subscritores.
in RTP

19/12/2006

Pois não há, não! Nem lá nem cá!

Mas, qual oposixão? Ixo é xó ruído...

Ele anda aí...

Viseu, Porta dos Cavaleiros... o dono estaciona por ali nesta quadra!

Marketing de natal

Hoje na minha caixa do correio as boas festas do "candidato" pensando já em... 2009! Mas, regista-se o gesto!

Olhar com o coração não é coisa para todos!

"Senhor, umas casas existem, no vosso reino onde homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais. De manhã, a um toque de corneta, se levantam para obedecer. De noite, a outro toque de corneta, se deitam obedecendo. Da vontade fizeram renúncia como da vida. Seu nome é sacrifício. Por ofício desprezam a morte e o sofrimento físico. Seus pecados mesmo são generosos, facilmente esplêndidos. A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de a celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os corações mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente conhece-os por militares... Corações mesquinhos lançam-lhes em rosto o pão que comem; como se os cobres do pré pudessem pagar a liberdade e a vida. Publicistas de vista curta acham-nos caros demais, como se alguma coisa houvesse mais cara que a servidão. Eles, porém, calados, continuam guardando a Nação do estrangeiro e de si mesma. Pelo preço de sua sujeição, eles compram a liberdade para todos e os defendem da invasão estranha e do jugo das paixões. Se a força das coisas os impede agora de fazer em rigor tudo isto, algum dia o fizeram, algum dia o farão. E, desde hoje, é como se o fizessem. Porque, por definição, o homem da guerra é nobre. E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai coragem, e à sua direita a disciplina".
MONIZ BARRETO.
Carta a El-Rei de Portugal, 1893
Por tudo isto, melhor resposta que esta não poderias ter! Bom Natal para todos!

Despacha-te... 2007 está aí não tarda!

E, por aqui, quinzena a quinzena, vai-se contando a história do burgo... curiosamente em muitas coisas 130 anos depois a história repete-se! Mudou-se apenas de protagonistas...

De norte ou de sul...

Ou aos olhos da Dulce (do AJ)... do poente...

Ou aos meus olhos... donde quer que se olhe, o mamarracho lá está! Sempre a ferir a alma!

No Politécnico



No Politécnico esta semana há boas e más noticias... As boas são que a Associação para o Desenvolvimento de Viseu (ADIV), vai organizar uma Pós-Graduação em Gestão do Desporto. Esta formação está aberta a todos os licenciados, bacharéis, mestres ou doutores que, independentemente da sua formação, pretendam adquirir competências no âmbito da organização de actividades desportivas em diversos ambientes e culturas organizacionais.



As más são que os bilhetes para o espectáculo de Natal esgotaram... O ISPV tem-se afirmado há uns anos a esta parte, nesta época natalicia, como uma referência cultural na cidade! E, curiosamente "ninguém" lhe faz concorrência! Será por falta de ideias ou de verbas?

10 por cento

Um estudo do Ministério da Saúde dá conta de que o Instituto Português de Oncologia do Porto foi a unidade onde os gastos em medicamentos mais cresceram até Agosto deste ano, em comparação com 2005, tendo registado uma subida de 22,7 por cento.
O estudo analisa o consumo de medicamentos em meio hospitalar, entre Janeiro e Agosto deste ano, e segundo dados divulgados em Setembro pelo MS, a despesa em medicamentos estava a crescer a dois dígitos em quatro unidades: Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa (15 por cento), IPO do Porto (13 por cento), Hospital Joaquim Urbano, no Porto (10,4 por cento) e Hospital São Teotónio, em Viseu (10 por cento).

Com direito a foto

Por aqui há sinais de atentado ao ambiente... Infelizmente ainda aparecem destes sinais por cá!

Brrr... está um frio do ... !

O Instituto de Meteorologia colocou oito distritos em alerta amarelo devido às baixas temperaturas, com a mínima a descer aos dois graus negativos em Bragança e a máxima a não ir além dos 14 graus em Faro.
Em alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro, estão os distritos de Braga, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. O Instituto de Meteorologia prevê para hoje tempo frio com céu pouco nublado ou limpo e descida de temperatura, em especial nas regiões do Norte e Centro. Para quarta-feira, aguarda-se também tempo frio e nova descida de temperatura, segundo a mesma fonte.
Agência LUSA

Atenção ao Cartão Multibanco

Atenção pessoal... Há novos casos e novas vítimas de cartões Multibanco clonados e desta vez em Viseu. A GNR já registou dois casos, mas as autoridades não excluem a hipótese de haver mais vítimas na região. Portanto, ponham-se à tabela...

18/12/2006

Não é mas podia ser!

Depois do êxito que foi a inauguração do espaço a Junta já criou um parque de estacionamento para apoio dos utentes!

Filma aí, man!

Uma semana depois liguei a TV e novidades... poucas! Porque será que só há imagens de gente de copo na mão?

O outro lado da questão

O DRegional fala hoje sobre os blogs e os entrevistados "afirmaram que, dentro de uma década, os blogs poderão ser considerados órgãos de comunicação equiparados aos tradicionais" e tudo "leva a crer que esta tendência se vai impor definitivamente junto dos usuários da Internet, podendo mesmo adquirir o estatuto de veículo de informação preferencial." Ora, isso é já uma realidade local. Acompanha-se com mais rigor e pormenor o que por cá se passa que pela informação local. Basta reparar que, só a titulo de exemplo, aqui ainda não se passou da edição de 22Ago e por aqui certa está só a data. E, muitos outros é aqui que apanham "umas dicas", não é? Não são os blogs locais que são veículos de informação dinâmicos... o resto é que, provávelmente, é muito inerte!

Ora, então, seja bem vindo!

Amanhã a foto repete-se! O PR vai estar cá pelo burgo!

Natal mas pouco...

Não seria preciso sair nas notícias para se sentir a crise também cá pelo burgo... Infelizmente, nem o Natal escapa!

17/12/2006

Viseu na revista

Sai um café e um tricot, se faz favor! O post resulta da gentileza do Vitor (que também deve ser dos que ali dão ao dedo no tricot!)...

Quem nunca viu Viseu, não sabe o que perdeu!

Viseu na perspectiva do AJ

Rico 31 este...

Sim... é caso para isso! Mas, quem diria!

Riscos na pintura

A ideia é louvável, sem dúvida, mas temo que com todo este dinamismo cultural ainda se arrisque a ser candidato a vereador da cultura!

Viseu no seu melhor

Esta que aqui se conta até custa a acreditar! A imagem é clara e nem ao Diabo lembrava tal "desenrascanço"! O Polis a isso obriga, certamente!