02/02/2008

Aos interessados

Nos dias 6 e 7 de Março de 2008 realizar-se-á, em Viseu, o I Congresso Internacional de Desenvolvimento e Educação Especial, que contará com vários oradores de renome nacional e internacional.
Mais informações aqui

Toma lá que é para aprenderes!

aqui citei o excelente trabalho destes jovens da ESAM... E, olhem que eles sabem bem o que querem! Já encontrei trabalhos de análise da região capazes de envergonhar os produzidos pelos habituais "gurus da gestão e opinion makers" locais pela profundidade, sagacidade e visão que apresentam, além de que custam bem menos ao erário público e são bem mais isentos!
Atentem nas notáveis conclusões a que chegaram este grupo de alunos
aqui que já acabou a 1ª fase do trabalho:

(...) aspectos positivos da capital da Beira Alta:

  • A evolução positiva da cidade, quer no nível demográfico e económico, como ao nível das infra-estruturas e acessibilidades;
  • Incremento do número e da qualidade das grandes superfícies comerciais;
  • Enorme contributo do Programa Polis para o desenvolvimento (sustentável) da cidade;
  • Dimensão média da cidade, que por um lado leva a uma relativa existência de serviços e bens e por outro à ausência do stress e poluição, assim como outros problemas relacionados com os grandes centros urbanos;
  • O início da revitalização da zona ribeirinha do rio Pavia;
  • O forte Património histórico, cultural e arquitectónico;
  • Existência de espaços verdes e de recreação de qualidade. Sé de Viseu (exemplo do património histórico e cultural)Rio Pavia Parque da Cidade

E agora os aspectos negativos:

  • Degradação do centro histórico (salva algumas reconstruções, habitadas actualmente por estudantes);
  • Falta de actividade industrial;
  • Perda de competitividade do comércio tradicional (associada à falta de inovação);
  • Dependência excessiva de várias entidades, empresas e comerciantes da Câmara Municipal;
    Pouca adesão a eventos culturais (baixa formação da população);
  • Baixa capacidade de atracção e permanência dos jovens na cidade, quer aquando do ingresso no ensino superior que após a sua conclusão;
  • Pequena dimensão empresarial (falta de competitividade);
  • Periferia ainda com fortes influências rurais;
  • Perda gradual da segurança;
  • Ruptura de alguns equipamentos sociais, como é o caso da nossa própria escola.

Pois é... agora não se admirem se um destes dias virem estes tópicos vertidos em mais um dos muitos estudos estratégicos da região para mais um estruturante projecto que ninguém percebe para que serve e que, como a maioria deles na região, não chegam a ver a luz do dia! Os políticos locais (oposição incluida) deviam dar mais ouvidos a estes jovens!

01/02/2008

A magia do futebol local

Acreditem que esta não foi fácil... Ainda me dói o figado! Mas o pedido dos Jotas foi de tal maneira convincente que aqui fica o link para a história do Académico de Viseu! Vão lá e deixem o vosso contributo. Diáriamente também os podem encontrar aqui!

E o cheirinho que tem?


A maçã Bravo Esmolfe e outras autóctones das Beiras são as mais indicadas para prevenir alguns cancros e doenças cardiovasculares, segundo um estudo encomendado pela Cooperativa Agrícola de Mangualde (CAM), hoje revelado. (...) na sessão de apresentação do projecto na Faculdade de Ciências da Saúde da Covilhã e que sexta-feira se repete às 14:00, na Estação Agrária de Viseu.

Antes e depois

(...) Entre os grandes projectos sobressai a Quinta da Cruz, que pretende assumir-se como uma espécie de Fundação de Serralves. Já adquirida pelo município, a quinta tem garantida a construção do arquivo distrital e prevê a criação de um museu de arte moderna. As obras começam em 2005.
DN 04Dez04
O novo ministro da Cultura encontrou à sua espera, logo no primeiro dia no cargo, um pedido dos deputados do PSD de Viseu para que esclareça "quais as razões do atraso no início de construção do Arquivo Distrital de Viseu".
As Beiras 01Fev08

Vá, mexe-te que ainda vais a tempo!

Sexta e Sábado no Teatro Viriato

31/01/2008

Nós na net...



A forma se trata o jardim transmite aos vizinhos uma ideia sobre o dono da casa... ultima actualização - Março 2006!

Em Novembro do ano passado foi notícia que a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva e o Espaço Internet iam disponibilizar o acesso wireless gratuitamente. Já experimentaram? E, para quando mais espaços internet sem fios na cidade?

O relógio não para e...

mais uns dias e deixas de ser desenho...

Viseu árabe?

Isto até tem uma certa lógica á primeira vista...

O outro lado da coisa!

O Museu Grão Vasco, em Viseu, recebeu 57.473 visitantes, durante o ano de 2007.
Este valor representa um acréscimo de 26,2%, relativamente ao ano anterior de 2006, em que foram registadas 45.525 visitas.
in
Noticias de Viseu

30/01/2008

Comboio? Nem pintado...

A Câmara Municipal de Viseu (CMV) quer que o Rancho Folclórico de Torredeita (RFT) "disponibilize", com "a maior brevidade possível", a estação, armazém e espaços envolventes do antigo ramal ferroviário do Dão que detém a "título precário". Equipamentos que a autarquia comprou à Rede Ferroviária Nacional (REFER), há alguns meses, e que alega serem necessários para dar continuidade à construção da Ecopista do Dão que irá prolongar-se por Tondela e Santa Comba Dão. O pedido da autarquia "indignou" Arcides Simões, responsável pela colectividade, que teme pelo futuro do projecto sócio-cultural que está a ser desenvolvido em Torredeita.
in
JN

Dois anos depois... mas funiculam-nos ou não?

As obras para a implementação do funicular que ligará o Largo da Feira de S. Mateus ao centro histórico de Viseu deverão arrancar no início do próximo ano de 2006.
A garantia foi deixada pelo autarca viseense aquando da abertura de uma segunda faixa de rodagem na Avenida Emídio Navarro junto à Cava Viriato. (...)
Fonte:
Diário Regional de Viseu 9Dez05

Será oficial isto?

Não se admire se um destes dias vir aqui relatada a sua multa por mau estacionamento?

Amor com amor se paga!

A antiga directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), Dalila Rodrigues, afirmou hoje que a substituição da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, é «uma excelente notícia»
in
Sol

DV - O que quer dizer com isso?
DR - Não me identifico com o projecto da actual Direcção do Museu Grão Vasco (MGV), caso haja algum, porque ainda não percebi.

DV - O seu comentário tem a ver com o facto de a directora do MGV ter sido uma das signatárias do abaixo-assinado contra si?
DR - Embora essa atitude tenha sido lamentável, o desvio ao meu programa e ao projecto do arquitecto Souto Moura começou logo no momento da tomada da sua posse, acto em tive o cuidado de estar presente e onde fui particularmente maltratada. O perfil dos directores dos museus terá, no futuro, de ter a competência como exigência.

29/01/2008

Chega de discurso... agora é tempo de agir!

"Todos nós sabemos que o desemprego é um problema no nosso país, e é um problema especial neste momento para jovens que têm qualificações adquiridas no ensino superior".
PR in
DRegional
O PR sabe e todos nós sabemos que o desemprego na região começa a ser um drama real e muito pouco se faz a nivel local e nacional para inverter esta situação! Pois, todos nós sabemos disso e aqueles que sofrem esse flagelo social no corpo e na alma ainda o sabem melhor que nós, infelizmente!

Viseu, cidade, menina!


Viseu cidade

De tradicoes

No teu olhar azul

Descansam emoções

Viseu menina

Te cantarei

Na minha voz

Eu te lembrarei

Coisas do futebol local

Aqui os vizinhos ao lado queixam-se que "os de Coimbra não podem ver as equipas de Aveiro, agora também temos que levar com os de Viseu." O resto da novela futebolistica para quem tenha paciência para estas coisas pode ser lida aqui.

28/01/2008

Coitado de quem sofre!

Este cofre é como o meu... tudo o que lá ponho dentro desaparece! Mas eu ainda tenho explicação para o facto, mas na saúde a falta de explicação é tão grave como a doença que a justifica!

A favor ou contra?

Ai vai mais lenha prá fogueira!...

Se souberem digam!

Além dos 7000 euros que me dizem ser a remuneração do cargo (será? até custa a crer...) o que está mais em causa neste braço de ferro?

Get it?

Reconheço com satisfação que este site está sem margem para dúvidas bem melhor. Com uma apresentação mais agradável, mais funcional, mais informativo, com melhores conteúdos e mais actualizados... pena que a plataforma escolhida seja pesada e exigente a carregar os conteúdos! Contudo, e sem querer desfazer no trabalho realizado, os conteúdos em inglês (não consegui apreciar as demais traduções!) são um "must"! Is portanto, well... ora vejam este exemplo:
(...) The altitude in the Borough varies between 400 and 700 metres. (…) On the whole these are situated in three waterbasins. (…) As a result, the climate in Viseu is characterised by extremes of temperature, (…) However, this progress takes nothing away from the nobility of the spiritual granite of the cathedral or the flagstoned streets wich lead up to it. The city, wich stretches out into the green of the Beiras, (…) Over recent years, the city has become more accessible and has the potencial to become less a city of the “interior” (...)

Nem uns míseros 0,05%?

(...) 16 autarquias, num total de 308, divulgaram a intenção de baixar o IRS aos munícipes, segundo dados recolhidos pela Lusa com base em decisões anunciadas pelas câmaras, embora o Governo ainda não tenha divulgado os números oficiais. (...)
in DN
Calma não começem a bater palmas porque Viseu não faz parte da lista!

27/01/2008

Factos da semana

Esta semana dei conta que a Selecção Nacional de futebol escolheu Viseu para local de pré-estágio, o nosso PR veio a Tondela para inaugurar a Unidade 4 da Labesfal, Vouzela e Oliveira de Frades manifestaram-se contra criação da UBU em S. Pedro do Sul, o Presidente CMV defendeu a uniformização dos preços do gás natural e anunciou que o Centro histórico vai ter dois parques de estacionamento e foi lançado o concurso «Consumidor Jovem Responsável»! No desporto, anunciou-se o regresso do Vouzela em BTT em 2008, na natação os Cadetes do Académico estão em grande forma (curiosamente quem beneficia com este trabalho da natação do AVFC, além dos atletas claro, é a Associação de Natação de Aveiro!) e o Rali de Mortágua vai continuar a fazer parte do Nacional.

O caminho faz-se caminhando!

Dou conta que numa iniciativa louvável os alunos do secundário aderiram em massa aos blogs e criaram espaços de divulgação e reflexão sobre a cidade. Este é um exemplo disso... oxalá isto no futuro resulte numa sociedade mais participativa e solidária!

Daqui a uma semana...


Quem canta seus males espanta!

Aqui se canta a Viseu menina...

Gato escondido com o rabo de fora!


Afinal na outra versão da história o problema não é tanto do gato mas mais dum bicho como este...!