05/04/2008

Rita, dás cabo de mim...

video

Rita Redshoes, do álbum Golden Era

Viseu na net... e na lama!

Neste blogue do burgo a luta é pela posse de bola e marcar pontos, mesmo quando o campo está enlameado... e se descobrem este outro blogue do concelho vizinho ainda vão para lá treinar... anda por lá uma lamaçada geitosa!

Centro Histórico

O centro histórico de Viseu, onde vivem e trabalham 6100 pessoas (3700 residentes e 2400 empregados), vai ser alvo, nos próximos nove anos, de uma profunda intervenção de regeneração urbana, calculada em 114 milhões de euros (76 milhões de investimento privado e 38 milhões de público).
in JN
Mesmo antes da "discussão pública" já as contas estavam feitas...

Vem aí betão com fartura

O Governo vai ligar Coimbra a Viseu através de uma nova auto-estrada, num investimento que deve estar concluído em 2011, mas promete, ao mesmo tempo, requalificar e manter em funcionamento o traçado actual do IP3.
in JN
Preparem-se... durante uns anos para chegarmos a Coimbra vamos passar martírios!

04/04/2008

Imagens do quotidiano

Quem quer a sorte?

Para rir ou chorar?

E, é triste quando coisas destas continuam a ser noticia no burgo...

2-0

O Presidente da Câmara de Viseu lamentou ontem que a resposta da Comissão Nacional de Avaliação dos Prédios Urbanos (CNAPU) à proposta de baixar os coeficientes de localização do IMI tenha ficado "um bocado aquém" do que pretendia. Ler mais
Depois desta atenção que o Governo dá ao distrito, vem também ao mesmo tempo "O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, apresentar esta sexta-feira, em Viseu, a concessão das Auto-Estradas do Centro o que leva o presidente desta autarquia, Fernando Ruas, a dizer que «tinha razão» nas críticas que fez". E, o profeta da desgraça veio anunciar o que "jamais" se julgava ser possível face às promessas feitas! Vamos ter AE mas com portagens...

Discussão ou desilusão?

Pois, ontem na mesa ao lado, arquitectos e engenheiros, entre outros, comentavam este embuste e outras obras de discutível valor na cidade conduzidas por figurões de renome... E, todos eles optaram por não estar presentes por já saberem do filme, um dvd e um livro e tudo já dado como adquirido! O que vai ficar para a história é isto. E, há quem teime em chamar isto de cidadania... ou a fazer de nós parvos!

03/04/2008

Boa pergunta

O deputado viseense do PSD, Almeida Henriques, quer saber se existe algum estudo que equacione a possibilidade de haver uma ligação aérea entre Viseu e a capital. (...) Para o responsável trata-se de um aspecto "imprescindível para as regiões do Interior", até porque Viseu já teve anteriormente este tipo de carreiras regulares de transporte. No documento, Almeida Henriques sustenta que a ligação ferroviária está desajustada da realidade, o que coloca Viseu, as suas empresas e instituições, em desvantagem face a outros pontos do país. "As dinâmicas do nosso distrito justificam que a ligação aérea que serve Bragança e Vila Real, possa ser estendida a Viseu", sustenta, acrescentando que a cidade possui um aeródromo "com excelentes condições que poderiam potenciar a ligação e ajudar a rentabilizar o voo".
Ler mais aqui

5 anos depois...

A cidade de Viseu passaria a ter uma posição estratégica muito interessante, pois veria reduzidos drásticamente os tempos de viagem a Lisboa, Porto e Madrid, bem como teria um acesso ao porto de Aveiro e á Europa, em bitola europeia, para além de ser já o ponto de cruzamento da A25 e A23...
A construção da linha Aveiro Salamanca, é, sem dúvida, um investimento decisivo, à semelhança do que se verificou, em termos rodoviários, na prioridade dada à construção do IP5. Se o Governo Português não optar desde já pelo seu projecto de execução, as empresas exportadores perderão parte da sua competitividade, dada a posição periférica de Portugal.
Estas são as conclusões de um estudo de 2003.
O resto do estudo da linha Aveiro- Salamanca vem aqui.

Viseu na net

Numa volta pela net dou conta que o AJ continua a brindar-nos com belas fotos sobre Viseu e com assuntos que merecem a nossa atenção! Já neste blogue pede-se de tudo, até jornalistas por um dia! Já neste se recorda Alves Madeira e neste flui muita poesia em quadros sobre Viseu!

Vamos longe assim, vamos!

Agora parece ter virado moda esta coisa dos jovens colocarem no YouTube as poucas vergonhas que fazem na escola... Aqui num concelho do distrito vizinho, em Gouveia creio, o jovem que filmou a "ameassa" de bomba, não satisfeito com a proeza, resolveu fazer uma graçinha destas... provávelmente mesmo nas barbas do conselho executivo! Quando os homens são criados para serem cidadãos e nada mais, tornam-se, primeiro, em homens imperfeitos e depois em homens indesejáveis...

02/04/2008

Ah pois é...

Viseu é, como se sabe, a única cidade europeia de média dimensão que não tem comboio e nada parece acontecer que possa contrariar este facto. Viseu dispôe de um aeródromo de excelentes condições que a CMV já em tempos manifestou intenção de potenciar... até que isso aconteça, outros vão-nos passando a perna. Primeiro Aveiro com o comboio de alta velocidade e agora Bragança com um novo operador aéreo. Resta-nos a ideia que ao menos no recuperado Pavia ponham umas gaivotas a pedais!...

Há sempre algo que borra a pintura!


Sondagens



Dura... e dura!

Este exemplo podia ser publicidade à Duracel... Dura...

Ventos e tempestades fortes...

Consta aqui que a CMV irá apresentar o estudo que encomendou à Parque Expo sobre o Centro Histórico de Viseu será na próxima 5ª-feira, 3 de Abril, às 21h, na Paróquia de S. José, ao mesmo tempo que aqui o marketing montado à volta da Catarina Furtado promete fazer furor na abertura do Plácio do Gelo no próximo dia 15 de Abril. Também já me constou que o Amorim das Cortiças (e das notas de euro aos milhões) estará interessado na compra daquele espaço! Os comerciantes locais que se preparem... ao que parece, dum lado e doutro vem aí o ataque final!

01/04/2008

"We will never walk alone"

Estrela brilhante
De rosto fascinante
Razão do meu viver
Orgulho, carinho...bem querer.
Suave riso inocente

Infinita admiração
Pulsar do meu coração
Nestes teus 20 anos de hoje...

Há passageiros e condutores!
Parabéns! Vamos em frente os dois...

Quem sabe, sabe!

Uns com tanta fartura e Viseu sem comboio sequer!

31/03/2008

O blogue feito pelos leitores

Sou um Saloio da zona de Sintra, que após casamento e por afinidade me tornei um apaixonado pela cidade de Viseu bem como pela região e cujo único defeito geográfico que lhe atribuo para não me mudar de armas e bagagens é o facto de ter o mar muito mais perto da minha casa no concelho de Cascais.

Pondero a possibilidade de me mudar para essa bela cidade e é obvio que se quiser ir á praia terei que me deslocar ao litoral. Mas há uma coisa que Viseu tinha: ‘Comboio’.

E na minha opinião foi um forte revés, que nunca senti que tenha sido devidamente contestado ou que haja por parte das autoridades locais uma vontade para que esse importante equipamento volte a ser reposto na cidade.

Porquê ?

Fernando Constâncio

Fia-te na virgem...

Perante o pesadelo em que o comércio local se vê envolvido na cidade com o monstro das grandes superfícies, criaram sonhos que não conseguem concretizar e agora acreditam que a solução é esta?

Parece que és de Orgens!

E, cá pelo burgo há os que não sendo de Orgens, parecem mesmo que são de Orgens!

Politiquices à parte...

Este fim de semana a politica local andou agitada. A visita de dois dias do primeiro-ministro José Sócrates ao distrito, onde premiou empresários e entregou computadores a formandos do Centro de Novas Oportunidades, além da assinatura dos contratos de apoio a 25 das 27 micro, pequenas e médias empresas (PME) que estiveram presentes no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV) e da promessa de conclusão da auto-estrada Viseu-Coimbra em 2011 foram sinais de importância para a região mas que mesmo assim foram contestados pela oposição que acusou o governante de fazer campanha eleitoral no distrito de Viseu, facto pelo qual o Presidente da CMV não compareceu a estas cerimónias! A AIRV e a ACDV aproveitaram para pedir ao PM mais atenção para o distrito.... É de incentivos destes que a região precisa, o resto são politiquices!

30/03/2008

Há dias assim em Viseu...


Há dias em que olhamos para trás com a ternura num olho e o desencanto noutro.
Há dias em que não temos a certeza do que queremos.
Há dias em que temos a certeza do que não queremos.
Há dias em que o futuro passa por nós à velocidade da luz.
Há dias em que o passado se senta à nossa frente.
Há dias em que é simultaneamente cedo e tarde demais.
Há dias que, sendo iguais a tantos outros, são diferentes e únicos...
Há dias assim em Viseu!