12/04/2008

Sou a contemplar-te daqui...

Chego (Cidade insigne) a contemplar-te
Viseu de cinco séculos memorados
que em tanto já florente, já prostada
teatro foste de Minerva, e Marte
não poderá a fortuna aniquilar-te
pois sendo tantas vezes assolada
(qual Fénix entre as chamas abrasada.)
tornas das mesmas a levantar-te.
Eternize a estampa teu retrato,
do Letes apesar teu sevo inimigo
mas também se oponha o tempo ingrato.
És glória, de Lusos, de Árabes castigo,
Seta de Afonso, triunfo de Veriato,
berço a Eduardo, mármore a Rodrigo.
(...)
Da Lusitana em o meio está assentada
Uma Cidade, antiga populosa,
Não menos nos engenhos sublimada,
Que nas sanguineas armas belicosa.
De serras, e altos montes rodeada,
E de rios, que a fazem mais fermosa,
Torres, muralhas, alta fortaleza,
Publicam sua antiga e grã nobreza.

João de Paiva,
Descrição da Cidade de Viseu, 1638

Apoiado!

O deputado do PSD, António Almeida Henriques, eleito pelo círculo de Viseu, quer que seja criada, por parte do Governo, uma ligação área entre Lisboa e Viseu, a exemplo do que já acontece com Bragança e Vila Real.
E, para quem tem dúvidas do interesse disto para a região recordo aqui este estudo! Mas não pode ser só o deputado sózinho a acreditar... porque esperas Viseu?

11/04/2008

Sinto-te assim... Ah, Viseu!

A tão longa saudade destes dias,
E destas noites a tão longa dôr,
São uma bela penitência, Amôr,
Por essas horas que eu tornei sombrias!

As horas que entre nós teem sido frias,
Por minha culpa, deixa-me supôr
Que já lhes deu ternura este calôr
Que sempre, como agora, merecias!

A minha culpa sinto-a resgatada!
- Bemdita seja a cela condenada
A aprisionar tão longa saudade...

Bemdita seja, sim, pois a ternura
Que sinto agora, vem desta amargura,
E, por ela, comungo a Eternidade!


António Alves Martins
Sobrinho do célebre bispo Alves Martins, este poeta nasceu em Viseu, no ano de 1894.

Obrigado pela dica

Se queres reclamar de um mau serviço, de uma empresa, de um produto, etc. já tens onde.

Acabar com a depressão!

Pessoal, 280 Kgs de pénis é muito pénis! Parece quase uma brincadeira do...

Breves

Nos dias 21 e 22 de Abril, Viseu vai ser a anfitriã do “Saúde em Movimento” que integra o circuito nacional da Unidade Móvel de Apoio e Aconselhamento sobre Disfunção Eréctil, Diabetes e Hipertensão.
O novo Palácio do Gelo de Viseu, infra-estrutura desportiva, comercial e empresarial construída pelo Grupo Visabeira, é inaugurado terça-feira e representa um investimento superior a 120 milhões de euros
O Plano Director Municipal (PDM) de Nelas foi parcialmente suspenso, por um período de dois anos, para que duas unidades industriais possam vir a instalar-se no concelho, em terrenos que até agora eram considerados agrícolas e florestais.
Várias lojas de Centros Comercias em Viseu foram apanhadas em falta pela Autoridade para as Condições de Trabalho.
O Grupo Parlamentar do CDS/PP vai realizar as suas Jornadas Parlamentares nos próximos dias 14 e 15 de Abril, no Hotel Montebelo em Viseu, subordinadas aos temas da «Saúde», (dia 14 de Abril) e da «Disciplina na Escola» (dia 15 de Abril).

10/04/2008

Que dia é hoje?

O 10 de Abril é a data de lançamento da TV regional da CMV mas de que ano? 2007, 2008? Oh rica tv, onde estás que ninguém tv!

Mesmo com mau tempo... lembro-me de ti!

Só se possuem eternamente os amigos de quem nos separamos.
Marguerite Yourcenar, in "Sistina"

Lobby precisa-se!

A reestruturação da Estradas de Portugal (EP), propõe-se acabar com as direcções distritais, no âmbito do PRACE. O deputado do PSD Viseu, Almeida Henriques, está preocupado com esta mudança e propõe que a Direcção Regional do Centro da EP seja localizada em Viseu.
Aos poucos e poucos Viseu fica sem nada... nestas coisas os politicos deviam ser mais pela região que pela diferenciação!

Jovens, aproveitem se puderem!

A Agência Nacional Portuguesa do Programa Juventude em Acção (PJA) informa que vai decorrer, de 23 a 31 de Maio na Áustria, um curso de formação designado “Multi Pulti Creativity”, que visa desenvolver o trabalho de rede e as competências interculturais e reflectir sobre o potencial da arte interactiva e multimédia na implementação de projectos juvenis e na participação/inclusão dos jovens.
Mais info no IPJ ou por email para liliana.cruz@ipj.pt

Exactamente assim mas ao contrário...

O DRegional de hoje diz que "A criação de massa crítica no distrito tem sido uma matéria muito debatida pela classe política, mas não só", o que me me faz lembrar a opinião de Pedro Afonso no Público afirmando que "Muitos dos nossos políticos debatem, indignam-se, criticam, contestam, propõem, mas perante tão grande ruído acabam por se desacreditar a si próprios. Por outras palavras, fica-se com a sensação de que ninguém tem uma ideia convincente, uma verdadeira solução política (...). De resto, esta alternância entre o exibicionismo narcísico dos dotes oratórios e a obsessão histérica pelo palco mediático, leva-nos a suspeitar que, por motivos insondáveis, o «político fazedor» foi obscurecido pelo «político palrador». Disto há de sobra em Viseu, agora massa crítica? Duvido, desculpem lá...

O Telmo não brinca em serviço...

A Câmara Municipal de Vouzela assina na sexta-feira um protocolo de colaboração com a Associação de Parapente AsaLivre, com o objectivo de implementar no concelho, nomeadamente na freguesia de Alcofra, uma pista para a prática desta modalidade.
Depois dos percursos pedestres, de interpretação ambiental e de BTT, a autarquia pretende agora "criar condições para a prática deste desporto radical, que pode ser descrito como um híbrido entre a Asadelta e o Paraquedas".
in Lusa

09/04/2008

Viseu do alto da torre

A estrutura metálica que se ergue no Viso, arredores de Viseu, a 80 metros do solo, e que suporta aquele que é já considerado o bar giratório mais alto do país (implantado a 60 metros de altura), já está a funcionar e a atrair a atenção de centenas de visitantes.
in
JN

Está isto bonito está...

As Previsões Económicas Mundiais hoje divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que Portugal deve desacelerar em 2008, crescendo 0,6 pontos percentuais abaixo do valor de 2007, para um ritmo de 1,3 por cento.
in
JN

Poetas de Viseu

AJ, onde posso arranjar este livro?

08/04/2008

Voar...

Há Sempre uma razão para Viver.
Podemos elevar-nos acima da nossa ignorância,
podemos olhar o nosso reflexo como o de
Criaturas feitas de perfeição,
inteligência e talento.
Podemos ser livres!
Podemos aprender a voar!
(Fernão Capelo Gaivota)

Uma lufada de ar fresco...

A FNAC, precedendo a inauguração da sua loja em Viseu, no Palácio do Gelo, no próximo dia 15 de Abril, vai levar a cabo uma série de iniciativas, em vários locais da cidade, entre os dias 8 e 13 de Abril.
Jogos para as crianças, música ao vivo, cinema ao ar livre, poesia e teatro são algumas das actividades que a FNAC vai realizar no Parque Aquilino Ribeiro, no Mercado 2 de Maio entre outros locais.

Emprego em Viseu

O tão esperado boom de empregos na região de Viseu com a expansão das grandes superficies não me parece que tenha assim tanto reflexo no tecido social e no desemprego da região. Para já, a ideia que fica duma pesquisa na net, como por exemplo esta, é a de que são tudo empregos de caracter temporário, part-times ou actividade sazonal que dá resposta apenas a meia duzia de jovens com 2 palmos de cara e que serão despedidas assim que se verificar a falta de rentabilidade do investimento. Os empregos apresentam a seguinte tipologia.
Procuramos promotoras para o .... de Viseu
Produto: Área Alimentar
Horario: Das 9h às 16h30 ou das 16h30 às 24h
Datas: 18, 19 e 20 de Abril
Perfil requerido:
Boa aparencia
Pro-actividade
Experiencia em promoções (factor preferencial)
Capacidade para cumprir horarios
Recibos verdes (obrigatorio)
Estar inscrito na segurança social (obrigatório)
Este pormenor do recibo verde obrigatório e a obrigatoriedade de inscrição na segurança social é de bradar aos céus. 150 € creio é o valor minimo mensal o que significa que se os dias em causa forem pagos a cerca de 50 euros dias a jovem promotora andou a trabalhar para aquecer.... E este é a tão propalada promessa de criação de milhares de empregos em Viseu. Perguntem aos desempregados e em especial aos jovens licenciados as ofertas que encontram!

07/04/2008

Atrasado mas aqui fica o convite...


Sede em Viseu! Será?

O recado está dado!

Daqui a 9 anos se verá o resultado!

O resto do filme do "debate" fica aqui! A intervenção prevista tem aqui estes núcleos previstos.

Sinais positivos

A iniciativa Novas Oportunidades está a ter sucesso em Viseu, mais especificamente na Região Dão Lafões, pelo que o seu alargamento vai fazer-se à Escola Secundária Alves Martins, à Escola Secundária de S. Pedro do Sul e à de Castro Daire"A Região de Dão Lafões foi, a nível nacional, a que maior número de formandos teve no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades, com 200 pessoas inscritas o ano passado", revelou, na passada sexta-feira, Gonçalo Ginestal, da Equipa de Apoio às Escolas de Viseu (EAEV), citando dados do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).
fonte Diário Regional Viseu

Já é sina...

Arre... andamos sempre nas primeiras páginas pelos piores motivos!

06/04/2008

Cenas do quotidiano

O verão está a chegar a Viseu... o amor no parque já se nota!

Ele há coisas que contadas...

Vale a pena ir acompanhando esta leitura sobre a "discussão pública" do projecto do Centro Histórico de Viseu... não fosse verdade e seria uma boa fonte de inspiração para nova crónica de ficção do José Rodrigues dos Santos!

Quem me explica?

Não sou contra as portagens, mas a favor dos princípios!...
Fernando Ruas in Portugal Diário
Mas, que principios serão estes se a AE para Aveiro não se paga e tem que se pagar a AE para Coimbra?