26/04/2008

O canto das velhas torres

O canto das velhas torres
São as lágrimas de Viseu.
Elas recordam as dores
Que Cristo na cruz padeceu.
Guarda El-Rei D. Duarte
O canto das velhas torres.
É mais uma obra d’arte
Que verás, quando lá fores.
Jardim florido de amores
Viseu, romana cidade.
O canto das velhas torres
É altar de saúdade.
Antigo berço sagrado
De poetas e pintores.
É tema sempre tratado
O canto das velhas torres.
9/ABR/2006
ACC

O necessário e o supérfulo!

Enquanto aqui se gasta dinheiro escusado em cerimónias da treta e puro show off... por aqui reclamam-se meios ou então vão de taxis para os incêndios!

João, conheces o Palácio de Gelo?

"Os trabalhadores precários vivem em permanente sobressalto, por poderem ser despedidos no dia seguinte ou serem vítimas de outro tipo de represálias por parte dos patrões", diz João Serra, coordenador da União de Sindicatos do Distrito de Viseu. (...) Há muito tempo que os recibos verdes "deixaram de ser uma excepção para ser a norma", porque as pessoas "agarram com unhas e dentes no pouco trabalho que lhes aparece" e não estão em condições de "exigir nada", afirma João Serra.(...)
in
CManhã

Gil, tens os tipos á perna agora!

Jogo do Académico... Depois digam que sou só eu a mostrar as verdades!

Tudo somado dá zero ou quase!

Cantas bem... mas, onde está aquilo que é fundamental para Viseu? Onde está o comboio, para que serve o aérodromo, onde foi construida a sede do CNOS alternativo, onde está a indústria, onde está o emprego em Viseu, enfim... trocos? Fiquem com eles!

Também nós gostávamos de saber!

A lista de entidades parceiras da autarquia de Viseu no projecto de reabilitação do centro histórico não contempla o Cine Clube de Viseu. A edificação de uma nova sede pode estar condenada.
(...)
"Estamos vivos e a trabalhar. Toda a cidade reconhece a importância do Cine Clube. Só a autarquia continua a ignorar esta instituição, tem a ver com as suas prioridades, mas gostava de saber porquê", afirma o presidente.
in
Jornal do Centro

E fica bem entregue!

José Alberto Ferreira vai ser reeleito para mais quatro anos na presidência da Associação de Futebol de Viseu (AFV).
in
ViseuMais

25/04/2008

Um bar de xeo... em Viseu

Un bar de xeo, novo reclamo turístico na cidade portuguesa de Viseu... na TV dos nuestros hermanos!

Quem não tem cão, caça com o gato!

A Rede Ferroviária Nacional (REFER) está a estudar a criação de uma rede de ecopistas que, na região centro, possa ligar as cidades de Aveiro, Coimbra e Viseu. O plano preconiza o aproveitamento de linhas de caminhos de ferro desactivadas e a criação de corredores verdes onde não existam linhas.
A ideia agrada ao presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, para quem o Plano Nacional de Ecopistas (PNE) toma como exemplo o troço que nesta cidade está já em funcionamento.
in
JN

O dia de hoje!

34 anos depois... ainda falta construir Portugal!

24/04/2008

Outros tempos... a mesma atitude!

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Albert Einstein

Brrr... antes a FNAC!

Abriu ontem no Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, e tem um nome à altura: "Minus 5º Ice Lounge". O espaço não é grande. Permite apenas 30 clientes de cada vez. E o tempo de permanência também é reduzido. É contado ao minuto: 30 no máximo. O cliente apercebe-se que ele está quase a esgotar-se, quando um aparelhómetro que lhe põem ao pescoço começa a acender cinco minutos antes da meia hora. Os 30 minutos custam 13 euros, com direito a uma bebida.

Mas na dúvida... use o preservativo!

O tema «Olhares sobre a Prática Obstétrica em Tempos de Mudança» vão estar em debate nas jornadas promovidas pela Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), que decorrem entre os dias 8 e 9 de Maio.

Educação Rodoviária

"Crianças aprendem a andar de carro e na rua", titula, na primeira página, o Diário Regional de Viseu, que destaca a apresentação da Escola Móvel de Trânsito aos alunos da Escola Infante D. Henrique, em Repeses.
Numa pista, que mede 14 por 27 metros e é a primeira do género a surgir no distrito, os alunos eram convidados a andar de bicicleta, mas sempre com atenção às normas impostas pelos sinais.

No teatro Viriato

O "Projecto 3008", com estreia marcada para quinta-feira, apresenta em cena uma peculiar mistura de 24 alunos de uma turma do 6º ano da Escola Básica 2/3 Infante D. Henrique, mais 15 de outra do 12º ano da Escola Secundária Emídio Navarro, os bailarinos António Cabrita e Sophie Leso e os actores Francisco Campos e Joana Bárcia.
No dia 07, em Viseu, o Grupo Thíasos apresenta "Agamémnon de Ésquilo.

23/04/2008

Outras feiras por aí... Dia 26 começa!




Fotos de António Carrapato... www.ovibeja.com

Lições dos vizinhos

O concelho de Tondela vai passar a ter a funcionar em pleno um Centro de Recursos Culturais e Desenvolvimento Regional, com a inauguração da nova ala do edifício Novo Ciclo, na quinta-feira.
in Lusa

Pelas ruas da cidade

Aqui aconselha-se um passeio por Viseu! Aproveite!

22/04/2008

Dead Combo

29 Abril 2008 22:00 - FNAC - Viseu

Efeito ocalipto....

O comércio local está por aqui deveras preocupado! E, ainda a procissão vai no adro!

Depois do comboio... a GNR

O último resistente do comboio em Viseu...

A bem do ambiente... Apoiado!

A Câmara Municipal de Viseu vai exigir à Direcção Geral do Ambiente a limpeza dos troços rurais dos diversos cursos de água localizados no concelho.
in DRegional

Para arrefecer os ânimos?

A cidade de Viseu passa, a partir da noite de quarta-feira, a dispor de um bar onde tudo é feito de gelo e os clientes podem conviver à refrescante temperatura de cinco graus negativos.
No bar "Minus 5º Ice Lounge", um conceito que nasceu na Nova Zelândia, tudo é feito de gelo: dos bancos às paredes, passando pelos copos onde são servidas as bebidas, até às esculturas.
Foi utilizado "gelo dos glaciares canadianos para produzir uma decoração fantástica e conseguir um ambiente único e surpreendente", explica José Arimateia, responsável pelas Relações Públicas do Grupo Visabeira, proprietário do Palácio do Gelo Shopping, onde se situa o bar.
Para viver esta experiência e apreciar as bebidas com ou sem álcool, é disponibilizada roupa adequada para o frio, nomeadamente casacos e luvas.
in Lusa
Mais info aqui
Quanto custa a entrada? Alguém sabe?

21/04/2008

Há coisas que dão que pensar!

"Encosta-te a mim,
(...)
Tudo o que eu vi,
estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem,
encosta-te a mim."
(Jorge Palma, copiado daqui)

Dar cartas aos vizinhos

As 13 bibliotecas escolares do concelho de Tondela têm a partir de hoje na Internet um catálogo que disponibiliza o seu acervo documental... in Lusa
Viseu com mais meios e mais recursos deve estar a estudar o assunto ainda!

Breves

No ano em que se celebram «40 ANOS SOBRE MAIO DE 68», o Cine Clube de Viseu organiza um ciclo de cinema comemorativo do evento. O mote para a sua organização foi sugerido pela reflexão de Eduardo Lourenço em 1988, nos 20 anos do Maio de 68. Mais info aqui.
Por aqui alguém resolveu andar com brincadeiras de mau gosto usando o nome do HDV.
Pela segunda vez aqui esta temporada o Académico não conseguiu vencer no reduto do Milheiroense, depois de em ambos os jogos ter estado a vencer por margem confortável e desta forma estão mais dificeis os objectivos da época.
Do resto por aqui ... a novidade do momento é mesmo o Palácio do Gelo! Enfim...

20/04/2008

A ti, Viseu!

Nem te vejo por entre a gelosia;
Nunca no teu olhar o meu repousa;
Nunca te posso ver, e todavia,
Eu não vejo outra cousa!
João de Deus

Ainda vais preso!

Aqui vem expressa a continuação da prometida visão critica sobre o Estudo de Planeamento Estratégico para o Centro Histórico de Viseu, que se prolonga aqui e neste outro post! Ficamos á espera do restante da análise!