06/09/2008

Em Viseu e arredores


Nisso também estou de acordo

Importante e louvável este primeiro passo!

Concordo contigo

mas ... meteste-te cá num buraco! Até os ossos te comem!

4 Latas em Viseu

Mais de uma centena de 4L deverão concentra-se no domingo na avenida da Europa em Viseu

Museu do Vinho do Dão

O futuro Museu do Vinho do Dão, em Santar, será publicamente apresentado este sábado (6 de Setembro), às 18h30, em Santar (antiga Bogaria do Rei).
Trata-se de um dos projectos que servirá de âncora ao Dão, de modo a potenciar as capacidades enoturísticas de uma região que, este ano, assinala o centenário da demarcação enquanto zona vitivinícola de primeiro plano.
As apresentações formais destes novos projectos integram-se no programa da XVII Feira do Vinho do Dão - Nelas, um evento que arrancou esta sexta-feira e que se prolonga até ao próximo domingo.

05/09/2008

Quer ele e queremos nós!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, quer saber onde estão os achados arqueológicos resultantes de todas as escavações feitas na cidade.
Ler mais aqui sobre esta excelente pergunta do Presidente da CMV.

Os espanhóis descobriram-nos de vez!

Viseu, una pequeña ciudad llena de encanto.

04/09/2008

A razão é simples!

"O provincianismo é um problema social comum no qual os indivíduos se identificam tão fortemente com uma cultura em particular que são incapazes de comunicar eficazmente com indivíduos de outras culturas, chegando mesmo a ter, muitas vezes, grandes dificuldades em compreender o seu comportamento."
Lou Ascione, in Filosofia segundo Woody Allen

No burgo, salvo melhor opinião, existem ainda uns poucos que são medíocres, não procuram distinguir-se em nada, são cinzentos… não aceitam a diferença de opinião, usam a critica reles, mesquinha, agressiva, provocatória e estão determinados em que os outros sejam e procedam assim mas inveja, mesquinhez e miserabilismo não cabem neste blogue. Percebem agora porque os comentários passaram a ser moderados?

Pérolas doutros tempos

Ao que me fazem constar estes produtos ainda se encontram à venda na Cidade e curiosamente têm clientes certos! A Zabel que descobriu esta preciosidade oferece um frasquinho a quem adivinhar o local e um almoço a quem arranjar trabalho a uma jovem licenciada desempregada!

Já agora quem será que ainda compra disto?

Isso, funiculem-nos... que a malta gosta!

O funicular, uma das últimas obras do Programa Polis que ainda falta concluir - a outra é a requalificação da Cava de Viriato - deverá começar a circular entre o recinto da Feira de S. Mateus e o Centro Histórico de Viseu a partir de Março do próximo ano.
in
DRegional

Em alternativa ao BTT


BTT em Viseu

Boa iniciativa esta... Infelizmente já encerraram as inscrições!

03/09/2008

Isto não se faz às crianças!

Buáaa... não me deixam ir ver o Quim Barreiros à Feira no Dia dedicado à Criança!

Questão a acautelar... e bem!

Um dos aspectos que aqui ainda deixa dúvidas à ANMP é a transferência do pessoal não docente para as autarquias que, por exemplo, no caso da de Viseu, presidida por Fernando Ruas, "aumentará em 45 por cento o número de trabalhadores".
"Temos cerca de 800 trabalhadores e passaremos a ter mais 400 (com o pessoal não docente). Esta tem de ser uma questão muito bem acautelada", frisou.
Outra das preocupações da ANMP é "como é que as autarquias vão conservar e pagar o parque escolar".

Só uma perguntinha

Alguém me explica daqui o que resulta ou já resultou de benefício para Viseu?

Afinal sempre é em Viseu

Viriato Garcez é o novo Director Regional das Florestas. Licenciado em Engenharia Florestal, este técnico superior da DRAPC assume as novas responsabilidades na estrutura da recém criada Autoridade Florestal Nacional. A sede da Direcção Regional será em Viseu correspondendo à proposta de reorganização imposta pelo Programa de Reforma da Administração Pública.
Ler mais aqui

Há mais Viseu na net

Viseu aqui vem em poemas do Daniel e em fotos da Sandra. Aconselha-se a visita regular ao blog!

E Viseu? Não copia a ideia porquê?

A Câmara Municipal de Mangualde coloca à disposição de todos/as os/as interessados/as, a partir do dia 22 de Agosto, as bicicletas “Azuraras”.
Um dos objectivos desta iniciativa é promover passeios de bicicleta pela natureza e pela cidade fomentando a utilização da bicicleta como veículo de lazer.
Esta é uma aposta no património paisagístico e natural, num concelho que tem vindo, ao longo dos últimos tempos, a valorizar os recursos naturais de que dispõe, promovendo percursos pedestres e passeios pela natureza.
O projecto destina-se a todos/as os/as interessados/as e o acesso às bicicletas é gratuito, devendo dirigir-se ao Posto de Turismo de Mangualde, de Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 20h00 e Sábado e Domingo entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h30 e as 17h30.

Vote e apoie Vouzela

O projecto "A Nossa Terra Quer", da SIC, deu a oportunidade à Associação Cultural e Recreativa de Cambra (Vouzela) de construir um espaço para o artesão. Trata-se de um sonho antigo que a concretizar-se irá ajudar a revitalizar todos os ofícios, desde a cestaria, à tecelagem de linho, à marcenaria, entre muitos outros, que ainda existem nesta região!
Depois de a candidatura ter sido aprovada, segue-se a votação, na qual Cambra disputará o seu projecto com mais dois apurados do distrito de Viseu.
A votação termina já no dia 5 de Setembro às 13 horas e é feita via telefone para o número 760 206 003
Ajude a concretizar o sonho de construir um espaço para o artesão.
Ligue 760 206 003
Passe a palavra...

02/09/2008

E vão 7

No passado sábado foi inaugurada a Rota do Quartzo, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas e do presidente da Junta de Freguesia de Campo, António Marques. Este 7.º percurso pedestre do concelho dá a conhecer a freguesia de Campo.

Em contraponto com a bimbalhice!

O universo do poeta Fernando Pessoa é revisitado por cinco mulheres na última criação do coreógrafo Paulo Ribeiro, com estreia marcada dias 5 e 6 no Teatro Nacional de S. João, no Porto. O espectáculo "Feminine" segue do Porto para o "Festival Le Temps d´Aimer", em Biarritz, e, em Outubro, chega a Viseu, sendo apresentado no Teatro Viriato nos dias 10 e 11.
in
RR

Pá, nem acredito! Que emoção!!!

Ronalda, a irmã do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, sobe hoje, ao palco da Feira de S. Mateus.

O cão e o gato

É sagrado. Às segundas-feiras, o PS "provoca" a maioria PSD que governa a Câmara de Viseu. Dois dias depois, os "laranjas" respondem pela voz de Ruas.
in
JN

01/09/2008

Imagens que marcam

Tenho dividido os dias entre a beleza granitica de Viseu e as rochas da costa vicentina... São imagens que nos ficam na retina, não concordam?


O Santo Padroeiro de Viseu

São Teotónio formou-se em teologia e filosofia em Coimbra e Viseu, tornou-se prior da Sé desta última cidade em 1112. Tornou-se um dos aliados do jovem infante Afonso Henriques na sua luta contra a mãe, dizendo a lenda que teria chegado a excomungá-la. Mais tarde, seria conselheiro do então já rei Afonso I.
Foi um dos co-fundadores, juntamente com outros onze religiosos, do Mosteiro de Santa Cruz adoptando a regra dos Cónegos de Santo Agostinho, do qual se tornou prior. Morreu em18 de Fevereiro de 1162, que é ainda hoje o dia em que é celebrado pela Igreja. Foi sepultado numa capela da igreja monástica que ajudou a fundar, mesmo ao lado do local onde o nosso primeiro rei se fez sepultar.
Em 1163, um ano depois da sua morte, o Papa canonizou-o; São Teotónio tornava-se assim o primeiro santo português a subir ao altar, sendo recordado sobretudo por ter sido um reformador da vida religiosa nessa Nação nascente que então era Portugal; o seu culto foi espalhado pelos agostinianos um pouco por todo o Mundo. É o santo padroeiro da Cidade de
Viseu e da respectiva diocese.

Já é norma, deixa!

Afinal as obras correm a bom ritmo (e ainda bem!) mas ao que consta aqui um pouco remendadas...

Buena suerte en la vida

Ainda bem que gostaste de Viseu! Volta quando quiseres!