22/11/2008

Programa de fim de semana

Para a semana, 28 e 29 Nov "O Café" de Rainer Werner Fassbinder no Teatro Viriato
Em alternativa ou em simultâneo este evento! Apanham-me lá, quase de certeza!

A propósito doutras sopas...

O INATEL e a confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco organizam, pelo sexto ano consecutivo, em parceria, o Festival do Caldo.
A Festa da Sopa que se costuma realizar em Outubro volta, este ano, em Dezembro, no próximo dia 6. Para o dia, estão confirmados cerca de 40 restaurantes, com quase 60 variedades de sopas e uma palestra sobre alimentação.
in
DRegional

Sopa dos pobres

Já são 2!

Em Viseu optou-se pelas ecopistas

O "Vouguinha", como é conhecido o comboio da Linha do Vouga, vai fazer 100 anos no próximo dia 23 e em ambiente festivo anunciam-se investimentos na sua modernização, que ascendem a 10 milhões de euros.
in
Lusa

21/11/2008

Importa-se de repetir?

O Governo é Socialista, enquanto cidadão, dir-lhe-ia que muito bem. Revejo-me perfeitamente neste Governo. Sou do Partido Socialista, cotas em dia e militante, quem quiser acompanha-me nisto, quem não quiser está à vontade.
in
Jornal do Centro

É preciso uma calculadora?

No meio de tanta conta, afinal quem tem razão?

Programa de fim de semana

Daqui a uma semana... o melhor vinho que nos Dão!

20/11/2008

Agora com nova gerência

A coisa vai ganhando forma...

O incêndio na casa do vizinho...

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, teme que a fábrica da Peugeot Citröen de Mangualde seja atingida pela redução de postos de trabalho, anunciada, hoje, pelo grupo francês.
A casa-mãe anunciou, esta manhã, a redução de 2700 postos de trabalho. O autarca, (...) espera que este cenário não tenha reflexos na unidade de Mangualde, tendo em conta que as condições sociais no distrito de Viseu já são suficientemente difíceis.
in RCP

Centro de Ciência Viva em Viseu

Actualmente a rede nacional Ciência Viva tem 17 centros espalhados pelo país, incluindo o do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa e planeia ainda abrir centros em Guimarães, Viseu e Braga para o biénio 2008-2009 .
O CV de Viseu será, "mais uma vez, ligado à geociência, porque há na zona umas antigas explorações de quartzo".
A rede nacional de Centros de Ciência Viva integra espaços interactivos de divulgação científica para a população, mas o programa pretende também estimular o associativismo científico, além de promover a ciência na escola.

19/11/2008

Viseu, Princesa


A crise vai-se instalando...

Os funcionários da PSA Citroen de Mangualde vão parar a laboração durante cerca de três semanas. A medida, anunciada recentemente pelos responsáveis do grupo francês, deve-se à quebra da procura no mercado automóvel e à consequente necessidade de diminuir a produção. A suspensão deverá abranger todos os colaboradores da empresa.

Viseu e o comboio... ou a falta dele!

(...) Quando pensei em ir a isto achei que seria uma óptima oportunidade de fazer uma escapadela de bicicleta, usando-a como meio de transporte desde minha casa em Oeiras até ao local do evento, tirando partido da co-modalidade com o comboio. Primeiro obstáculo (contornável): Viseu não é servida por comboio (!?!)… OK, pensei eu, lá me desenrascarei para encontrar um caminho para chegar de Mangualde ou Nelas até Viseu. Mas depois verifiquei que só poderia levar a bicicleta nos comboios Regionais da CP, o que implicaria 2 transbordos, ou seja 3 pontos em que o revisor me poderia impedir de embarcar com a bicicleta (isto fica ao critério deles). Além disso demorava o dia inteiro para chegar até ao meu destino, e chegava já de noite, o que não era muito agradável considerando que ainda teria que fazer 20 km de estrada por caminhos desconhecidos, até Viseu… Ai que atraso de vida… Que raio de estratégia comercial e de CRM tem a CP?…

À conquista da Europa

O grupo Visabeira adquiriu a empresa francesa Gatel, cuja actividade assenta na área das redes eléctricas industriais e em túneis rodoviários e ferroviários.
A Gatel, que tem um volume anual de facturação de cinco milhões de euros, presta serviços a grandes empresas de obras públicas francesas, que segundo a Visabeira "marcam especial presença nos mercados europeu, africano, americanos, asiático e Médio-Oriente".
«Esta aquisição visa reforçar e diversificar a presença da Visabeira em território francês, país onde o grupo português detém uma importante operação de negócio na área das telecomunicações», justifica fonte do grupo de Viseu.

Sai betão... e impostos!

As câmaras municipais de Cascais, Braga e Viseu foram as que mais licenças concederam, respectivamente 936, 806 e 787 o que em conjunto representa 5,6 por cento do total.
in AF

Na FNAC

A banda portuguesa Luiz e a Lata prepara-se para realizar uma série de showcases nas lojas Fnac espalhadas pelo país. Com arranque a 27 de Novembro em Viseu, o Luiz Caracol (voz e guitarras), Ivo Costa (bateria e percussão), Carlos Lopes (acordeão), André Moreira (baixo) e Tânia Lopes (percussão) propõem um «pop lusófono» que cruza estruturas e sonoridades pop com instrumentos tradicionais portugueses como o cavaquinho, o acordeão ou a guitarra portuguesa.

18/11/2008

Postais de Natal


Louvável o trabalho das alunas... tristes as conclusões do estudo!

Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu estão a levar a cabo, no âmbito de um estágio na Junta de Santa Maria, um levantamento sócio-económico da freguesia viseense. As jovens começaram no passado mês de Outubro, o contacto com a população, mas já chegaram à conclusão de que há muitos casos de pobreza envergonhada, no Centro Histórico da cidade.
in
DRegional

Estarei errado?

Os alunos das escolas de Viseu estão muito preocupados com o "cansaço" dos professores segundo as noticias na TV. O mais curioso até foi o facto de um dos alunos se manifestar muito preocupado pelo facto dos "professores não passarem mais tempo com a família". Um lapso de inocência que tem que ser melhor preparado, não vos parece? Se juntar a isso as camisolas com inscrições "Ministra para a rua..." diria que o viseense Mário Nogueira está cada vez mais surpreendente!

Politica social na região

A Câmara de Tondela está a cortar a direito nas taxas e impostos cobrados aos seus municípes. As reduções chegam a atingir, em alguns casos, os 50 por cento. Tudo para ajudar as famílias e as empresas a superarem a crise.
in
JN
Ao mesmo tempo em Viseu, além do "prometido restaurante social" aqui fica um retrato da crise!
(...) O refeitório das obras sociais da Câmara, é aberto ao público e, serve em média, 120 refeições diárias. "Como é mais barato - porque não visamos o lucro, só não queremos prejuízo. uma vez que temos uma função eminentemente social -, sabemos que há muita gente que aproveita esse facto e isso nota-se no aumento de refeições que tem havido", esclarece Jorge Couto. O responsável tem consciência que "é uma forte concorrência aos restaurantes mas com a falta de dinheiro que há", Jorge Couto acredita que, "em muitos casos, estão a beneficiar pessoas que estão a passar por imensas dificuldades". Os clientes que mais têm crescido na cantina, são os próprios funcionários da autarquia e os estudantes. "Apesar de não termos um estudo feito, é o que temos percebido acontecer".

Dá-me música que eu gosto!

A partir da próxima segunda-feira, 17 deste mês, a VFM vai dar-lhe a conhecer as musicas preferidas das personalidades da Região de Viseu. Na semana de 17 a 21 de Novembro, a sua rádio de todos os dias vai dar destaque às escolhas do Governador Civil de Viseu, Acácio Pinto. Serão emitidos dois temas por dia (depois das 10h30m e das 18h30m), e no sábado, entre as 14h e as 15h, vai poder ouvir o compacto da semana. Oiça na rádio que está mais perto de si os dez temas eleitos pelo Governador Civil de Viseu.

17/11/2008

Olho vivo...

Há mais Viseu na net aqui...

Tudo para nos convencer

Os quatro Porsches a concurso encontram-se divididos da seguinte forma: Porsche 911 Turbo - a sortear pelos centros Almada Fórum, Fórum Barreiro e Fórum Montijo; Porsche Cayman - a sortear pelos centros Fórum Aveiro, Fórum Coimbra e Fórum Viseu; (...)
Neste Natal, o Palácio do Gelo Shopping tem magnificos prémios para oferecer!
Para participar basta efectuar 25€ em compras para obter um cupão e concorrer a um destes prémios de sonho:
- 1º Prémio: Reanult Mégane Dynamique S
- 2º Prémio: Viagem a Cuba para 2 pessoas durante 8 dias em hotel de 4 estrelas
- 3º Prémio: Scooter B12 55 cc

O pior que nos acontece...

Neste deserto de ideias...

No CCV...


16/11/2008

Pelas Ruas da amargura...

Fernando Ruas disse à Agência Lusa sentir, enquanto líder da ANMP e também na condição de presidente da Câmara de Viseu, o aumento de pedidos de emprego e até de empréstimos pessoais. O autarca social-democrata contou que, "com alguma frequência", munícipes de outros pontos do país lhe pedem dinheiro. (...) "Por uma questão de dignidade, pedem-me emprego para dar resposta a uma situação de carência. Dizem estar numa situação complicada, com um filho licenciado desempregado, e que vivem em desespero", descreveu. (...) O líder da ANMP estima que este período que as autarquias estão a passar "vai dilatar-se ainda por algum tempo", durante o qual "vão ouvir mais sugestões e solicitações para respostas de carácter social do que para qualquer outra coisa".(...) O autarca explicou que as câmaras queriam ter "meios para poderem dar resposta a situações de carência", porque ainda que eles sejam usados pelo Governo, acabam por "dar respostas nacionais a problemas locais". (...) Fernando Ruas avançou à Lusa que a autarquia que preside está a trabalhar para criar um restaurante social na cidade de Viseu, que, numa primeira fase, poderá servir 50 refeições.(...) "É um tipo de resposta em que não pensávamos há uns tempos, mas vamos ter que envolver-nos cada vez mais nestas questões da política social", sublinhou.
in Lusa

Gestão em blog

Há mais Viseu na net aqui.

Faça-se luz.... nalguns espíritos, pelo menos!

Duas dezenas de candeeiros, feitos em ferro fundido, vão começar a ser instalados, durante esta semana, na zona do Rossio e na Rua da Paz, em pleno centro histórico da cidade de Viseu, substituindo os velhos, que já têm quase 30 anos e não debitam luz com a intensidade adequada.
Os novos candeeiros enquadram-se no espaço urbano e garantem níveis de luminosidade elevados. Mas não só. Estão preparados para difundir música, internet sem fios (wireless) e adaptados para sistemas de video-vigilância.
A autarquia só os quer a dar luz. Mas se os quisesse com o equipamento completo, ou só a difundir música, a EDP não deixava.
in DN

Simplesmente Viseu

Ó Viseu, livro de história
Que o teu povo escreveu
Demonstrando com glória
Como a cidade cresceu.

Nesses tempos de Viriato
Eras ainda uma criança
Que marchava, sem aparato
Na estrada da esperança.

Foi com força de vontade
Que duma aldeia romana
Conseguiste ser cidade
Nesta paisagem serrana.

Foi por essa via discreta
Como ilustre caminheiro
Que passou o grande poeta
Chamado Tomás Ribeiro.

E recordas com fervor
Que o Grão Vasco aí nasceu
Homem de génio e valor
Que um dia pintou Viseu.

Vais marchando altaneiraP
elo tempo toda airosa
Relembrando que na Beira
Sempre foste corajosa.

Um abraço te ofereço
Com a minha simpatia
Por hoje seres nosso berço
Do cantinho da Poesia

Rama Lyon

Assim se vê... o IPV

video