28/02/2009

A não perder

El Fad é uma aventura criativa que se afirma como uma música enérgica e subtil, em que se criam e circulam dialectos vários. Este é um projecto do guitarrista e compositor José Peixoto em quarteto com o violinista Carlos “Zíngaro”, o baterista José Salgueiro e o contrabaixista Miguel Leiria.
04 Mar às 22h00 no teatro Viriato

Simplesmente... Viseu

Ó Viseu, livro de história,
Que o teu povo escreveu,
Demonstrando com glória
Como a cidade cresceu.

Nesses tempos de Viriato
Eras ainda uma criança,
Que marchava sem aparato
Na estrada da esperança.

Foi com força de vontade,
Que duma aldeia romana
Conseguiste ser cidade
Nesta paisagem serrana.

Foi por essa via discreta,
Como ilustre caminheiro,
Que passou o grande poeta
Chamado Tomás Ribeiro.

E recordas com fervor
Que Grão Vasco aí nasceu,
Homem de génio e valor,
Que um dia pintou Viseu.

Vais marchando altaneira
Pelo tempo toda airosa,
Relembrando que na Beira
Sempre foste corajosa.

Um abraço te ofereço
Com a minha simpatia,
Por hoje seres nosso berço
Do "Cantinho da Poesia".

Rama Lyon

Gata escaldada...

As corporações de Bombeiros Voluntários de Mangualde, Moimenta da Beira e de Santa Comba Dão receberam uma nova Viatura de Emergência Médica fornecida pelo INEM e equipadas com material de Suporte Básico de Vida. Mas, nem assim a ministra da Educação arriscou vir ao distrito e desmarcou a sua presença na cerimónia de inauguração do Conservatório de Música e Artes do Dão. Foi pena porque os professores já tinham a música ensaiada para a senhora... além de ovos fresquinhos!

Quase no topo da tabela

Pelo burgo o número de casos de dependência de álcool tem vindo a aumentar! E, isso certamente que tem relação com o aumento do desemprego. Um total de 17 120 desempregados (9926 mulheres), apurados em finais de Janeiro deste ano pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), colocam o distrito de Viseu no sétimo lugar do desemprego a nível nacional (3,9% de um total de 433 149).

27/02/2009

Uma outra opinião

(...) Não gosto de Viseu. É pouco arejada não obstante os ares gélidos das planuras. É falsa moralista urbe - morei em Braga e posso dizer que o beatismo de sacristia de Viseu é de um mofo menos esclarecido do que o da capital do Minho. Aqui nota-se o avesso ao diferente, ao outro. Há simpatia nas fauces rosadas, mas a insinceridade oculta-se melhor debaixo de um sorriso. (...)

O mérito a quem o tem!

(...) Aos 52 anos, lidera aquilo a que se pode chamar um império, à escala nacional... Não sabe quem é? Pois, fique a saber!

26/02/2009

No CCV

Ainda a discussão do Rei

Não havendo auto-estradas, nem TGV, nem helicóptero, como se percebe que tenha sido baptizado em Guimarães, em 1106, tão longe de Viseu e antes de nascer?
Responda quem souber!

Viseu por dentro

Até a marrafa se me escangalha...

Fundada há um século, a região é um projecto sucessivamente adiado (...) o Dão caracteriza-se pela estagnação bem testemunhada pelo estado actual das suas adegas cooperativas (...)
José António Salvador in Visão 19Fev

Em casa de ferreiro

O mesmo grupo que fora do concelho procura salvar um ícone, no burgo não parece concordar com a instalação da loja do cidadão no centro histórico!

25/02/2009

Há quem pedale mais...

Aqui no distrito vizinho, a Câmara apresentou hoje o projecto "Lifecycle" para sensibilizar a população a usar a bicicleta no dia-a-dia, no âmbito do Programa Europeu da Saúde (PHEA). Por cá ecopista é moda mas daí até promoverem ideias destas têm muito que pedalar...

A realeza no burgo

A Princesa Michael of Kent, a convite da Real Associação de Viseu, com a colaboração da "Editora Civilização", vem a Viseu, no próximo dia 4 de Março, às 19h30, no Hotel Montebelo, apresentar o seu livro "A Serpente e a Lua".
Aproveitem para ir ver os efeitos maravilhosos do "Botox and toyboys" e para ajudar esta causa!

24/02/2009

Todos na mesma luta!

(...) Apelamos a todos os moradores, comerciantes e Cidadãos para que, num Acto Simbólico de apoio à instalação da Loja do Cidadão no Centro Histórico, participem de uma forma activa na Concentração que este Movimento irá realizar, em conjunto com a Associação de Comerciantes, no Mercado 2 de Maio (Antiga Praça Velha) na próxima segunda-feira dia 2 de Março pelas 18.30h.

Pela obra se conhece o artesão

Pois é, quando se tem assim um intelecto as mão fazem milagres... ainda que sejam trapalhices curiosas! Por contraponto, o meu intelecto teima em me arrastar as mãos para trapalhices menos talentosas!

A história das Cavalhadas

Para desanuviar

video

A caminho da fama!

Ainda há dias agraciado com o Grande Colar da Ordem da Cruz de Provador de Stº Urbano e S. Vicente e em breve com a medalha de ouro da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, o que é que isto pode ter de estranho?

23/02/2009

Curtas

- Ah, o que seria do governo se o povo pudesse falar pela boca do estômago!

Prenúncios

Na votação ao lado os leitores parecem apontar para a mudança na Autarquia! Veremos o que acontece quando os candidatos tiverem nome.

Os números e as pessoas

E, por trás destes números estão as pessoas! Mas o Chico Esperto, ainda há dias se mostrava animado com os números.

Viseu - Algarve pelos ares

O Aeródromo de Viseu serve de pouco ou nada a região, mas mesmo assim há quem insista em inaugurar linhas aéreas, mesmo com muita aventura à mistura!

22/02/2009

Viseu em Alfama

Última hora

Está lançada a confusão... A estátua do D. Afonso Henriques desaparecida há dias de Guimarães apareceu hoje em Viseu! A autarquia afirma não ter nada a ver com este caso e entregou o assunto à PJ!