28/03/2009

O Ratz vai-te excomungar!

E a mim ninguém me escreve porquê?

A Laurinda Alves escreveu uma carta aberta ao Presidente da Câmara de Viseu no sentido de lhe expor uma situação que se resolve em dois tempos, sem grandes gastos.

Claro e escuro

É já esta noite. Cerca de 3.000 cidades em todo o mundo apagarão as luzes às 20h30, durante uma hora, em defesa do meio ambiente. Em Viseu, não se espera grande diferença uma vez que já pouca coisa por aqui se passa às claras! Já a Selecção Nacional, à mesma hora, se prepara para realizar uma exibição apagada! Espera-se, contudo que nenhum dos figurinos se confirme... certo é que esta noite à 1h deve adiantar os ponteiros mais 60 minutos!

Congresso Internacional dos Vinhos do Dão

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão realiza de 3 a 6 de Junho na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o 1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão – Inovação e Desenvolvimento, uma iniciativa que reunirá dezenas de especialistas em vitivinicultura, enologia, economia, marketing, enoturismo, território e património. Este encontro pretende estimular e fomentar a discussão de diversos temas de interesse para o sector vitivinícola, em painéis de discussão temáticos sobre Viticultura, Enologia, Economia e Marketing Vitícola, Enoturismo, Vinho – Saúde e Bem-Estar, e Vinho – Território e Património, sendo destinado a profissionais do sector, investigadores, docentes e estudantes

27/03/2009

Merecido


Cenas museológicas

Vai ser criado, até ao final do mandato do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, o Museu Municipal que terá como objectivo principal agregar e coordenar os núcleos museológicos já existentes, através de uma rede museológica concelhia.(...) Apesar de ainda não estar definido o espaço para a sua localização, Fernando Ruas informou que a Quinta da Cruz, o Museu Almeida Moreira e a Casa do Adro poderão ser uma opção. Já existe onde, afinal?
Ao que parece o Museu já tem uma revista e terá sido já publicado o nº 1 da Revista do Museu Municipal de Viseu, que recebeu o sugestivo título de VISEU.M. O M significa o quê? Museu?

A entrevista do candidato

Há muitas vozes de bancada... diz-nos aqui a voz do Miguel Ginestal!

Bem vistas as coisas...

26/03/2009

V de Obrigado, Isabel

Graças à Isabel tive acesso a uma publicação do Arqº Francisco Keil do Amaral e Arqª Denisa Carvalho, onde se assinalam e caracterizam as obras de Arquitectura e Conjuntos Urbanos de reconhecido valor arquitectónico e urbanístico da nossa cidade de Viseu. O Mapa de Arquitectura de Viseu com base na cartografia, fotografia, fotografia aérea e textos originais apresenta-se num formato desdobrável de 10x15 cm, contendo uma planta geral da Cidade e um enfoque do centro histórico, ordenando as obras cronologicamente em 5 períodos históricos de maior significado.
Não sei onde se compra mas podem perguntar para aqui. O custo é de 5 € mas o meu ficou à borla e bem pode esperar a Isabel pelo V de volta!

Afonso Henriques e a crise

(...) Mas se é este o documento básico da reviravolta histórica que Viseu aceita como válido para garantir que D. Teresa teve residência permanente em Viseu, em 1109 e 1110, será melhor devolver o foguetório dos festejos que programou até fins de Agosto. Será dinheiro que poupa em tempo de crise.
Barroso da Fonte, Dr

Em ano de eleições...

A distância não me deixa comprovar, mas pelo que aqui e aqui constam a vida não está fácil para os viseenses!

Mais imagens de Viseu

A não perder no Museu

O Salão de Exposições temporárias do Museu de Grão Vasco, em Viseu, recebe de 4 de Abril a 3 de Maio a exposição colectiva de pintura contemporânea com curadoria de AGENZIA di ARTE.

Um espectáculo obrigatório!

Uma luta real e feroz, com bastões de madeira. Um exercício de cortar a respiração, numa tensa combinação de artes marciais e movimento. Em cena dia 28 de Março, no Teatro Viriato, em Viseu.
Sudden Showers of Silence, coreografia da jovem companhia de dança grega RootlessRoot foi descrita pelos seus criadores como uma batalha no palco, vagamente inspirada na história do último encontro entre Heitor e a sua esposa Andrómaca, relatado na Ilíada, de Homero.

Símbolo nacional

Já foi encontrada uma solução para a empresa Bordalo Pinheiro. A Renascença sabe que a Visabeira vai comprar parte da fábrica de faianças das Caldas da Rainha.

25/03/2009

Que será dos outros, então?

Safa, nem com a "magistratura do Jorge Coelho" a coisa anda?

Voto de pobreza

O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros.

Concertos em Viseu

Soulbizness, Lulla Bye e Diego Miranda em Viseu, 6ª Feira, 27 de Março, pelas 22h, no Pavilhão Multiusos de Viseu

Investimento em Viseu? Será verdade?

Em Viseu vai nascer uma central de Biomassa para a produção de electricidade através de resíduos florestais a empresa responsavel e que ganhou o concurso foi a nutroton que é liderada por Marques Mendes que já fez a adjudicação junto do Governo desta central de biomassa de Viseu.

Estou convencido

Isto é um verdadeiro tributo á cidade... João, estamos mesmo a gostar!

24/03/2009

Pela positiva

Mais duas notas de registo na passada... esta da Ruth Pereira que com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, do Viseu Polis e da empresa Vibeiras edita o livro, "Património histórico e botânico do Fontelo e esta do Francisco Neves (SPA), abrir uma Delegação Sociedade Portuguesa de Autores na região.

Pequenos gestos, grandes atitudes

Para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação do seu livro «A Origem das Espécies» que têm lugar em 2009, o jornal Ciência Hoje lançou, com o apoio do Ciência Viva um concurso dirigido aos estudantes das escolas de todo o País. Como sabem a equipa vencedora foram os Testudines da Escola Viriato da nossa cidade. Fica aqui o video do concurso e da entrevista final aos jovens. Ganharam os jovens, a Escola, a Cidade e o Presidente da Câmara que, creio, esteve no Casino da Figueira a apoiar esta iniciativa!

E perde-se tempo neste País a discutir futebol!

As primeiras imagens

Foto Viseu Patrimonium - Imagenário

E o sossego necessário quando volta?

A saga continua, para mal do Instituto e dos seus alunos. O Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu considerou ilegal a homologação dos resultados eleitorais do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) refere o Público. O actual Presidente já reagiu à noticia e difundiu para conhecimento de toda a comunidade académica, cópia da sentença do Processo de Contencioso Eleitoral (como não é confidencial aqui fica postado). Apesar de poder recorrer da decisão o Presidente entende não o fazer considerando que o arrastar desta situação prejudica a imagem do Instituto e desencadear novo processo eleitoral, com a maior brevidade possível.

23/03/2009

E porque não online?

À atenção dos que ainda acreditam!

Coisas do Gago

Twittam-me a dizer que amanhá á tarde o Sindicato Nacional do Ensino Superior vai estar no ISPV para falar aos docentes sobre os perigos da proposta do Mariano Gago!

O Lugar do Capitão

Imaginem lá quem esteve aqui no sábado? Eu cá não fui porque esqueci-me que ao domingo fecha, mas aconselha-se... até mesmo no caso do Workshop de Alimentação Biológica Natural, no próximo dia 29 de Abril.

Partir a louça ou juntar os cacos?

A Visabeira, através da Cerutil, lançou, recentemente, uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o capital da Vista Alegre. A empresa de Viseu vai pagar um total de 12 milhões de euros pelas acções admitidas em bolsa. A fábrica de cerâmica da Vista Alegre começou a chamar funcionários no sentido de averiguar da sua receptividade para rescindir os contratos por mútuo acordo.

Língua mãe

O salão nobre da Câmara Municipal de Viseu encheu-se para acolher o lançamento da segunda edição do livro "Cuidado com a Língua". (...) Numa altura em que a "língua portuguesa tem sido muito maltratada, nomeadamente nos órgãos de comunicação social, com maior incidência na televisão, é fundamental que as pessoas aprendam a falar e a ler português", considera José Mário Costa.

Cuidando dos bichos

O Núcleo de Viseu do Banco Alimentar Animal compreende todo o distrito de Viseu. Actualmente, conta com dois voluntários autorizados, um em Viseu e outro no concelho de Tarouca. Com uma área de 5007 km² para cobrir, somos notoriamente insuficientes. Se desejar juntar-se a nós, por favor, envie um e-mail com o seu nome e cidade.

Primavera sombria

A Primavera chegou! Mas na Cava de Viriato ainda há muitas nuvens negras, ao que consta aqui!

22/03/2009

Conversas soltas

- Ainda não twittas? Tens que te inscrever... eu já lá estou!
- E tu, tens que andar mais atento à imprensa local!
- Sim? Porquê? Ah, já percebi, referias-te a
isto?

Há mais Viseu na net

Desta feita com uma loja de informática online!

Cidade florida

Não é preciso estar muito atento, basta percorrer visualmente a cidade de Viriato e admirar a multiplicidade de jardins e espaços verdes que nela se encontram. Nas entradas da cidade, as principais rotundas estão semeadas de flores durante todo o ano, contudo, nesta altura em que a Primavera começa a dar um ar da sua graça, com os primeiros dias de "verdadeiro" calor, as plantas começam, igualmente, a libertar as suas flores, proporcionando um misto atractivo de cor e forma naturais. (...)