26/06/2009

A segurança agora paga-se?

A alegada violação de uma rapariga na mata de Fontelo está a preocupar a Câmara de Viseu. O seu presidente, Fernando Ruas, exige mais policiamento. E admite propor um Contrato Local de Segurança para aquela zona.
in
JN

A arder... com o dinheiro!

Empresa que operou helicópteros no Aeródromo de Viseu deixou dívida de 40 mil euros à câmara municipal, em 2008. Este ano, só abastece aparelhos quem pagar primeiro.
O
DN tentou saber junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil se esta decisão da câmara devido às dívidas pode trazer implicações no combate a fogos florestais ou se está em risco a permanência do helicóptero em Viseu, mas não obteve resposta.

A CRV Dão que diz disto?

A Região Demarcada do Vinho do Dão tem uma nova associação que pretende fazer o cadastro dos produtores da região. A Associação para a Promoção da Região do Dão, constituída no passado dia 9 em Nelas, tem no terreno o projecto "Património do Vinho e da Vinha da Região Demarcada do Dão", que pretende caracterizar os produtores e engarrafadores da região, a partir de uma perspectiva etnográfica e histórica para depois publicar os resultados num livro. De acordo com a associação, "é intenção fazer também uma identificação das castas".

Autarquia do Ano

A Câmara Municipal de Viseu aplicou sete milhões de euros no Banco Privado Português (BPP) em depósitos a prazo, dos quais já recuperou seis milhões de euros. Neste momento, a autarquia tenta ainda levantar cerca de um milhão de euros, logo que o banco tenha a liquidez necessária para o permitir.
in
DN

O individual e o colectivo

(...) O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, recebe o título de «Autarca do ano», por ter desenvolvido, naquela cidade, um «trabalho longo, continuado e sempre apontado a uma visão de futuro» na primeira edição dos prémios «Cidades de Excelência», de acordo com o que noticia a agência Lusa.
Curiosamente o concelho de Viseu não recebe prémio nenhum!

Viseu na RTP

25/06/2009

Prémios Anim'Arte

A Gala Anim'Arte, organizada pelo GICAV – espectáculo anual de atribuição dos Prémios Anim'Arte relativos ao ano de 2008 – teve lugar no Teatro Viriato – Viseu, no dia 23 de Junho. Saiba quais os premiados aqui!

Convite à leitura

(...) Como será possível a políticos medianamente cultos, aceitarem como certa, uma fraude histórica, convertendo-a numa mentira científica? Não será por razões meramente políticas? Será por ignorância? Será por ânsia desmedida de ficar na História das aberrações humanas do século XXI? A todas estas e outras dúvidas responde, com frontalidade e no tom linguístico que lhe é próprio, Barroso da Fonte.

Cenas da politica local

Cunha Baixa? Isto é uma "cunha" do tamanho de uma casa! Nem com SuperCola 3 sairia melhor a colagem a julgar pela notícia!

Viseu Caixa

Já não faltam todos!

A professora e deputada municipal Graça Pinto é a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Viseu, nas próximas autárquicas e aponta como prioridades a revitalização do centro histórico e a valorização das freguesias, noticia a Agência Lusa.

O selo, esse, já é nosso!

Por via das dúvidas levam já com o selo (gamado ao AJ)!

Recado para o Cavaquistão?

"Não nos deve perturbar o debate de certas circunstâncias, como o local e a data de nascimento do infante D. Afonso", defendeu Cavaco para de seguida sugerir uma resposta às dúvidas de certos historiadores. "Viu a primeira luz em terra que tornou Portugal e, afortunadamente, nasceu quando foi necessário". Lacónico. (...)

Casa roubada, trancas na porta!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, defendeu o reforço do policiamento na Mata do Fontelo, onde foi agredida e violada uma jovem de 16 anos.

24/06/2009

23/06/2009

Viseu, cidade segura

- É incrível como 'limpam' assim uma loja!

Viseu, taxa máxima

A DECO – Defesa do Consumidor, acusa, em comunicado difundido no seu site, que as diferenças existentes nos tarifários da água nos municípios portugueses são manifestamente exageradas, “sem justificação económico-financeira”. (...) Entre as disparidades encontradas, a DECO salienta as seguintes: (...) Existência de várias formas de cálculo do valor cobrado, verificando-se a cobrança da totalidade do volume consumido ao preço do escalão do último m3 consumido (Viseu).

Os novos serão idosos um dia!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, anunciou ontem que vão ser criados parques de lazer para a população sénior nas 34 freguesias do concelho. (...) Segundo o autarca social-democrata, os parques são instalados "com a colaboração das respectivas juntas" e "proporcionarão um espaço com equipamentos vocacionados para a manutenção da condição física".

Qual dos Fernandos?

"Quem manda na cidade, a autarquia ou a Visabeira", interroga Carlos Vieira e Castro, responsável local pela Olho Vivo

22/06/2009

Começou com as segundas... já vai na Sexta!

Miguel Ginestal apresentou em conferência de imprensa algumas propostas no domínio da Cultura e Património em Viseu (Criar um Conselho Municipal para a Criação Artística, Reforçar o apoio às Estruturas, Espaços e Eventos Culturais, Reestruturação da Feira de São Mateus, Eventos comemorativos das Personalidades de Viseu, Bolsa de Criação Artística, AVA – Atelier Viseense das Artes, Festival Artístico Bienal geminado com diferentes cidades europeias, entre outras). O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viseu reunirá com vários artistas da cidade numa tertúlia (com o tema "Há Cultura no Futuro") a realizar no bar "Lugar do Capitão" na próxima sexta-feira dia 26 de Junho pelas 22.30h, para ouvir quais as suas preocupações ao nivel de politica cultural no concelho.

E, não fará falta em Viseu?

Moradores de Marzovelos, em Viseu, estão contra a possibilidade de o Grupo Visabeira vir a construir um centro comercial num dos poucos espaços verdes daquele bairro, onde existe um grande aglomerado de prédios.

Feira do Livro de Viseu

A Câmara Municipal de Viseu promove novamente a partir do próximo dia 25 de Junho mais uma edição da Feira do Livro. O evento terá lugar mais uma vez na Praça da República, onde estarão presentes editoras e livrarias de Viseu, com o que se pretende ser uma oferta alargada e diversificada de livros. A sessão de inauguração terá lugar pelas 18h00, no próprio dia 25. A Feira irá permanecer até ao dia 12 de Julho com o seguinte horário:
Semana 14h ás 22h - Sábado 10h ás 23h - Domingo 10h ás 22h

Criando a corrente

Calma, companheiro... não és o único! Já somos dois a divulgar o estado lastimável do Pavia!

Bombeiros na pedalada


21/06/2009

Mérito da coisa

Esta discussão pode ter o mérito de muitos descobrirem quem foi o primeiro Rei de Portugal!

Rico serviço este!

E lá me convenceram a trazer a "fera" para fazer parte da familia! Ainda não dá pelo nome mas já desfaz tudo o que é verde!