01/08/2009

Passe a publicidade

Ai... se o Egas Moniz dá conta!

- Mãe, não quero ir para ali... tenho medo daquele bicho!
- Oh. filho não é um bicho! É o
nosso primeiro Rei e nasceu cá em Viseu!

Uma por dia - continuação

Cartaz da campanha

Só pode ser gozo!

- Ora, então adivinhem lá qual é o artista convidado para dia 13 de Setembro, Dia da Criança na Feira de S. Mateus?

31/07/2009

Uma por dia - continuação

Com muito rigor...

- Oh, Sr. Presidente, olhe que o site está off!

Há mais Viseu na net

... num novo Portal onde se pode descobrir porque vale a pena amar Viseu!

“A_gosto da cidade”

A_gosto da Cidade é um projecto comum à “Amarelo Silvestre” e à “Projecto Património – EMPÓRIO”, e pretende viabilizar novas formas de sentir a cidade de Viseu, dando azo a pequenas acções e, dentro de um espírito de convivência vicinal, possibilitar que a todos seja permitido dar o seu contributo, opinião ou mero estar, nos espaços urbanos e no marcar de uma consciência colectiva de construção de memória. Dentro deste projecto, pluri-ocorrencial, haverá duas actividades principais. A primeira, porque mais ampla no tempo (8 a 29 de Agosto), denominada “Cápsula do Tempo”, pretende ser uma recolha de elementos da existência da cidade, no momento da sua efectivação. A segunda, ponto fulcral do A_gosto, nomenclada de “29 do 8”, será o tornar comum de um sair à rua e partilhar os simples gestos de uma refeição, de uma conversa e de um passeio. Viver a cidade que nos acolhe; partilhar a cidade que nos define e para a qual procuramos dar um contributo.
Participe! Informe-se...

30/07/2009

Uma por dia... Nota de Abertura

Mais uma voz contra...

A Feira de S. Mateus está pior que no Séc XIX, afirmou Helder Amaral na apresentação do candidato do CDS à Câmara Municipal de Viseu e aproveitou para perguntar se alguém conhece as contas da Expovis! Não há jovens que se revejam no programa daquela que é a Feira mais antiga de Viseu, afirmou a finalizar!

Visita pelo Palácio de Gelo

O candidato Francisco

Numa apresentação em que esteve presente Paulo Portas, presidente do CDS-PP, Francisco Mendes Silva, candidato centrista à Câmara Municipal de Viseu, começou por revelar que o cabeça de lista da Assembleia Municipal é Rui Santos, vice-presidente da Comissão Política Distrital de Viseu do partido. O candidato traçou o quadro da cidade e do concelho, que apontou "viverem há muito uma anemia económica, que não tem incomodado os responsáveis políticos do concelho". E pergunta: "Nos últimos 10 ou 20 anos, que empresas com relevância decisiva para o emprego, para a qualificação e rejuvenescimento do sector empresarial e industrial identificamos foram atraídas para o concelho?" (...) Daí que defenda "um novo paradigma de desenvolvimento", que seja "assente num novo contrato social e municipal para as próximas décadas". Paulo Portas afirmou que esta candidatura "vai transformar o Dr Ruas numa coisa do passado".
in DRegional

A crise por Viseu

A SOIMA entrou em processo de insolvência! São cerca de 70 trabalhadores que por enquanto têm assegurados os seus postos de trabalho.

Site do BE Viseu

O B.E. Viseu também já mexe e louva o facto de "a proposta publica anunciada no comício de apresentação da candidatura autárquica e no site distrital do Bloco de Esquerda Viseu estar a ser pensada pelo executivo camarário."

Do Movimento dos Jovens

Afirmam ser um Movimento independente, formado por jovens independentes que até poderão ter ou não diferentes convicções políticas, mas para quem a Juventude Socialista tem sido uma ajuda preciosa. O Movimento defende certas medidas, tais como:
- Incentivos ao primeiro emprego, reunindo condições para a fixação de empresas e abrir concursos públicos para os projectos da Câmara;
- A redução de impostos municipais para os jovens que pretendem construir as suas casas na periferia da cidade; (e porque não no centro histórico?) (...)

- Acabar com o desperdício de água nos sistemas de rega da cidade (deliciosa, esta! vale pela preocupação e inovação) que encharcam as estradas e provocam acidentes, o que poderá passar pelo aproveitamento da pluviosidade; (...)
- Apoiar a recuperação dos edifícios do Centro Histórico, e incentivar a sua ocupação, através da redução de impostos municipais;
- Criar um Posto de Turismo no Centro Histórico;
- Apoiar iniciativas que visem o convívio entre os jovens de diferentes origens/culturas residentes em Viseu, como por exemplo, Festivais Culturais.
- Apoiamos também com muita energia o reanimar do debate em relação à Universidade Pública (valerá a pena?) e à Linha Ferroviária (absolutamente de acordo!), nesta capital de distrito.
Para assegurar o nosso (vosso? ou de todos?) futuro e o futuro da cidade, acham por bem que a primeira acção deste Movimento seja o apoio do Dr. Miguel Ginestal à CMV.

29/07/2009

Uma por dia...

Lembram-se do "Plano de Acção que integra e não divide, que inclui e não desagrega, que acolhe e não repele"? Pois, é sempre bom lembrar e como "uma por dia" até nem fica mal, aos poucos e poucos, o Estudo da Parque Expo sobre Viseu vai aqui ser publicado. Hoje ficamos pela capa... e a capa sempre escapa!

O fotógrafo esteve lá

- Não é necessário ir ao local para ver os "remendos da Cava". Basta clicar aqui!

Agosto em Viseu... a_gosto da cidade!

E se em Agosto "alguém" se lembrasse de o desafiar para "viver a cidade que nos acolhe; partilhar a cidade que nos define e para a qual procuramos dar um contributo"! O que acha da ideia?

Spam ou fim anunciado?

Hoje tinha este email na caixa do correio. A ser verdade, acabam-se os vossos problemas e o meu vício!
...

Hello,
Your blog has been identified as a potential spam blog. (...) Your blog will be deleted in 20 days if it isn't reviewed, and your readers will see a warning page during this time. (...)
Thank you for your understanding and for your help with our spam-fighting efforts.
Sincerely,
The Blogger Team

Na medida certa

Os alunos da Escola Superior de Educação de Viseu vão ter lugares de estacionamento no Campo de Viriato. A medida foi revelada ontem ao nosso Jornal pelo vice-presidente do município viseense, Américo Nunes, e foi uma das propostas apresentadas pelos dirigentes da Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu (AAIPV) que reuniram de manhã com o autarca." (...) outra das medidas que poderá ser aplicada é o pedido de criação de repúblicas de estudantes no Centro Histórico.
in DRegional

Pedalar a bom ritmo

A prática do desporto tem vindo a ganhar importância na cidade de Viseu, nomeadamente o uso da bicicleta, o que tem motivado dezenas de pessoas a comprarem bicicletas e a utilizarem, diariamente, a Ecopista. (...) Agora, com o projecto de prolongamento até Santa Comba Dão, "ainda vai ser mais atractiva, porque tem muito espaço verde e, para quem gosta de andar de bicicleta mais quilómetros é bom". (...) Para estimular a prática de desporto individual e colectivo, a autarquia viseense realiza, há seis anos, o projecto Conhecer Viseu em Bicicleta. Todos os domingos de Maio a Setembro, os viseenses têm um trajecto diferente para percorrer.
in DRegional

A crise toca a todos (ou quase todos!)

Feirantes estão desconsolados com apertar do cinto dos emigrantes. (...) "a situação está má", mesmo com a vinda dos emigrantes, porque "os pressupostos mudaram". "A vida também está difícil para eles", frisam. (...) Olhando para uns emigrantes que passavam pela sua tenda, apontou: "vêm pior do que nós!" (...) "Vêm tesos que nem um carapau", atira o feirante.
in DRegional

O Fado na Pousada

“Contar e Cantar a História do Fado”, espectáculo com as vozes de Vicente da Câmara e José da Câmara vai estar na Pousada de Viseu, a 12 de Agosto. O pacote sem alojamento custa 60 euros e inclui jantar de degustação e a noite de fados.

28/07/2009

A vez aos jovens

Depois dos laranjinhas da JSD com "Uma ideia para Viseu", surge o Movimento "O Futuro é Jovem" que amanhã pelas 11:00h na esplanada do Fórum Viseu faz a apresentação pública do porquê do apoio à candidatura do Dr Miguel Ginestal.

Calma, que o homem é Manso!

Ao que parece a moda pegou! Depois das "pedradas do Dr Ruas" chegou a vez do Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, António Carlos Figueiredo, dizer numa reunião de Câmara que o docente da UBI, responsável por este estudo dizer que "devia levar umas bofetadas por atentar contra a inteligência das pessoas!"

Emprego, precisa-se na região!

Na próxima 6ª feira, às 21h, no Hotel Grão Vasco, o candidato do PS à Câmara Municipal de Viseu, Dr Miguel Ginestal, vai apresentar as ideias sobre “Emprego e Qualificação Municipal” tendo como convidado especial o Dr. Fernando Medina (Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional). Será porventura, uma boa ocasião para discutir como combater o desemprego que tem vindo a aumentar na região, como se constata no quadro abaixo:

Bem funiculada a foto, sem dúvida!

Já funicula o funicular... a prova está aqui! Que nome virá a ser dado a este objecto tão "kitsch"? (ou deveria chamar-lhe mono?)

Estatística da pedrada

No AmbienteOnline na semana passada, 52,1 por cento dos votantes disse que a pena de Fernando Ruas “deveria ter sido mais severa”, 30,1 por cento dos inquiridos respondeu que achava a sentença “acho justa” e 17,8 por cento dos participantes discorda completamente da penalização, dizendo que “foi exagerada”.

Daqui a dias na Feira

27/07/2009

Porque há sempre um Lado Criativo...

Com um grafismo cuidado, criativo, dinâmico, atraente e já donos de um portfolio notável a Lado Criativo merece hoje destaque aqui! 3 jovens cheios de ideias e vontade de vingar no mercado e que espero, um dia se ofereçam para tratar o design deste blog!

Muita laranja... com pouco sumo!

Desta feita com uma ideia por Viseu. O laranja local preenche em número a blogosfera local. Do site da Distrital sénior (pouco ou nada actualizado), à distrital dos jovens (nada ou muito desactualizado) junta-se agora esta ideia replicada do blog dos Jotas viseenses!

Cheira a per7ume

Per7ume a 7 de Agosto pelas 22h30 no Largo Dr Couto em Mangualde!

Juntos com certeza! E com o BPN, não?

(...) o empresário diz aguardar «serenamente» para que a Justiça se pronuncie e não considera que o processo possa afectar a campanha eleitoral autárquica, estando de novo ao lado de Carlos Marta, candidato do PSD à câmara de Tondela.

Adrenalina em 2 rodas

A sexta prova do Troféu DHX será em Viseu, a 30 de Agosto! Mais info aqui!

Atenção, eles andam aí!

Um grupo de criminosos, alegadamente oriundo do leste da Europa, está a assaltar casas em Viseu. As autoridades registaram nos últimos dias quatro furtos em habitações. Em todos os casos, o "modus operandi" é semelhante e consiste em simplesmente tocar às campainhas nas portas que estejam fechadas apenas com o trinco. Se ninguém atender, os ladrões usam cartões ou radiografias para abrir as portas ou então arrombam o canhão da fechadura, sem deixar grandes vestígios.
in DRegional

O habitué das segundas!

Miguel Ginestal, candidato do PS à Câmara Municipal de Viseu vai estar hoje, pelas 15h, no Café "Água Benta" para apresentar algumas propostas da sua candidatura sobre Emprego e Qualificação.

Viseu não fica no mapa?