08/08/2009

Uma por dia - continuação

Agradeço a vossa compreensão!

Estimado (a) leitor (a),
Se por acaso notar que o Viseu, Senhora da Beira anda desactualizado não se admire! Ando absorvido na montagem de um Lego que me ofereceram!

Extraterrestes no burgo!

Um ainda conseguiu regressar a casa... o outro, ainda anda por aí pela cidade! Medo, muito medo!

Para todos os gostos...

Começa a não haver local na cidade que não tenha uma rotunda... mais cuidada, arredondada ou abolachada, mas esta plastificada justifica-se neste local?

Vai somando...

Ai... 4? 40 ou até 400 porque dentro em breve não haverá rotunda que se preze que não tenha um! Até à "xanta terrinha" já chegou...

07/08/2009

Uma por dia - continuação

Viseu apoia-te!

O motard viseense, como bom Viriato que é, não desiste!

As propostas do candidato PS

Apoiar quem mais precisa!

A Câmara está a fazer um esforço enorme para o aumento de acções no âmbito do PROHABITA - revelou o presidente da autarquia viseense. "Deferimos 123 comparticipações, já este ano, num total de 630.150 euros", frisou (...) que entre 2003 e este ano houve "um aumento do número de candidaturas, na ordem dos 248 por cento". (...) "Caso as 18 candidaturas sejam aprovadas, prevemos que os apoios da Câmara subam de 1.600 milhões de euros para os dois milhões de euros", acentuou.

Perdendo, ficamos a ganhar!

Curiosamente o facto do executivo camarário ter deixado cair o projecto do parque de estacionamento na Rua Poeta António José Pereira, em pleno Centro Histórico (20 lugares!), por ter recebido parecer negativo do IPPAR, não me incomoda nada... antes pelo contrário!

Só não vê... quem não quer ver!

A poluição do Rio Pavia já cheira mal... e não é de agora!

Voar, voam... mas muito baixinho!

Se o aérodromo de Viseu funcionasse em função das promessas e das intenções já manifestadas sobre a rentabilização daquele equipamento social... Viseu tinha todos os dias um Airbus 330 aterrrar ali! Há 2 anos atrás em Outubro de 2006 já a "intenção da Câmara Municipal de Viseu (CMV), de criar condições materiais para a reabertura do Aeródromo Gonçalves Lobato à aviação civil - voos regionais, low-cost (de baixo custo) e charters -, era vista com bons olhos por várias entidades"... em ano eleitoral, volta a conversa a pairar no ar!

Só não erra quem não trabalha!

A Drª Lúcia Silva, candidata do PS à Freguesia do Coração de Jesus já acertou a web cam... acertará agora com a Freguesia?

06/08/2009

Viseu e sempre Viseu!

Maria de Lourdes no CD Privilégio com imagens de Viseu, onde nasceu

Uma por dia - Unidades Operativas de Reabilitação

Quem te vê e quem te Pavia!

O "espelho de água" frente ao Rio Pavia no Campo de Viriato uma das componentes do ambicioso parque radial parece estar pronto! Rio Pavia, que como seria de esperar já entrou na campanha e, palpita-me que a poluição que já inquinou as águas ainda vai fazer outros estragos!
ET: AJ, arranja a máquina rápido ou perdes o melhor da festa!

Lista laranja do Distito

Escolha o candidato!

Certamente que se recordará ainda desta música! Yesterday assim intitulada pelos Beatles é a música preferida de um dos candidatos à Câmara Municipal de Viseu, junto com o filme Ben-Hur e o livro E tudo o vento levou! Terá sido apenas uma escolha politicamente correcta para constar do site ou um estado de espírito actual?
Preocupante, não acha? Ora atente na letra da música traduzida para a nossa língua matter:

Ontem
Todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles vieram para ficar

Oh, eu acredito no "ontem"...

De repente
Não sou metade do homem que costumava ser
Há uma sombra sobre mim

Oh, ontem
Veio de repente

(...) etc etc

Ontem
O amor era um jogo fácil de se jogar
Agora preciso de um lugar para me esconder
Oh, eu acredito no "ontem"...

Já descobriu quem é o candidato?

PDM Viseu

Hoje o desafio é simples! Entre no site oficial da Edilidade e de acordo com o Decreto-Lei n.º 380/99 de 22 de Setembro, que estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial e dado que a consulta do PDM é pública experimente fazê-lo! OOps... surpresa! É obrigatório o registo no site, unica Câmara que encontrei que o exige para esta matéria e nem sequer o citado DL o aconselha! Adiante, registe-se sem medo e a seguir obterá na consulta uma imagem em tudo semelhante à da imagem acima... uma janelinha envergonhada onde pouco ou nada se consegue ver! E, com o apoio do Viseu Digital e Lusitânia foi isto o melhor que se conseguiu fazer?! A finalizar e como exemplo oposto, proponho-lhe agora uma viagem até ao Seixal (sim, a escolha é provocatória, mas feliz!) e veja a diferença na consulta! Percebeu agora a queixa? Ah, pois é!

Tira aí uma fotocópia que eles não dão conta!

Em 2006, os chavões foram: (....) A Feira de São Mateus realiza-se desde 1392. A Feira era encontro de gente que comprava e vendia. (...) também Feira de encontro das culturas. Há música, folclore, arte, diversão, gastronomia. A Feira é sempre antiga e sempre mais nova.
Um ano depois: (...) Para Jorge Carvalho, gerente executivo da Expovis, organizadora da Feira de São Mateus, a Feira de São Mateus (...) “É também Feira de encontro das culturas. Há música, folclore, arte, diversão, gastronomia. A Feira é sempre antiga e sempre mais nova”, afirma. (...) “A Feira de São Mateus tem hoje um rosto novo. Mas é, como antes foi, espelho da cidade, da extensa região que fica ao seu redor, e até é, de certo modo, um lugar onde se tem um retrato da nação”, explica.
Chega 2008 e com ele "A feira é sempre antiga e sempre mais nova”. Esta podia ser a definição para a “mais longa e cativante feira do território português”. Aqui, o passado e a actualidade convivem em plena harmonia.
E a dias da inauguração em 2009 cá teremos nós a "Feira sempre antiga e sempre nova", local de encontro de gentes e de culturas... e de um programa gasto com tanta fotocopia! Uma feira onde a modernidade convive com a tradição, dizem, mas onde a ruralidade se perdeu. Uma feira com novo rosto mas sem alma, sem um brilhozinho nos olhos! Uma feira encontro de gentes mas onde apenas alguns se acham e muitos não se revêem! Uma feira encontro de culturas mas onde o pimba e o popularucho é rei! Uma feira que já foi "franca" mas que hoje é paga! Uma Feira que devia ser a imagem da nossa linda e magnifica cidade de Viseu onde dá gosto viver, mas que afinal, "até é, de certo modo, um lugar onde se tem um retrato da nação"!

Pensar Viseu

video

TV´s online e cronistas não faltam cá pelo burgo... mas crónicas assim só na VISEU TV!

Momentos únicos

Se tiver paciência e os seus níveis de boa disposição estiverem em alta, imprima este resumo do Programa da Feira de S. Mateus... de seguida, mande encaixilhar porque pérolas destas, apenas se repetem na cidade uma vez, ano após ano!

05/08/2009

Uma por dia - continuação

Quarta feira ambiental na aldeia

Desta vez o candidato do PS à CM Viseu, Dr Miguel Ginestal foi até São Salvador ao “Café Cruzeiro" apresentar as propostas sobre Ambiente e dar a conhecer a sua visão sobre as necessidades de intervenção no Rio Pavia.

Começou a dança das cadeiras...

Alcídio Martins Faustino é o novo Governador Civil de Viseu. O anterior exonerado, a seu pedido, espera mudar-se para S. Bento!

A Volta vem a Viseu!

Um ciclista da Volta a Portugal para outro:
- Olha lá, o Contra Relógio Individual em Viseu que extensão tem?
- Oh pá, tem 12 rotundas!

O blog feito pelos leitores... a vez do Filipe!

Antes, uma declaração de interesses: Não conheço o Filipe Campos mas merece este espaço no blog porque move-o, além de uma cidadania participativa e consciente que expressa, um grande gosto pela nossa "mui nobre e antiga cidade de Viseu".

E, só essa vontade de participar com a sua opinião numa ainda melhor urbe viseense o levou a que desse (...) "autorização para publicar e divulgar em parte ou na íntegra!" O objectivo, diz, "é informar as pessoas e despertar consciências. Se mais pessoas partilharem da opinião e ideias que expresso, tanto melhor, e se contribuirem com mais, mais satisfeito fico. É tempo de agir se queremos salvaguardar a nossa cidade e garantir o nosso futuro e o dos nossos filhos. (...) Urgente em Viseu seria criar-se uma associação ou movimento de cidadãos para a defesa do património e interesses gerais da região, organizar um think-thank, enfim, algo que que ponha as pessoas a pensar e mais importante, a agir e não deixar meia dúzia de "cabeças iluminadas" comandar o nosso destino com carta branca. (...) não se trata de ser contra este ou a favor daquele mas contribuir, como direito e dever cívico de todos os cidadãos, para o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa região."
Obrigado, Filipe!

(Ver resposta CMV, resposta ao email e outros assuntos aqui)

Confirma-se!

Dois em um


Gato escondido com o rabo de fora!

Estes elogios vindos de um docente da Universidade de Aveiro é bom ou mau?

Estarei a sonhar acordado?

À hora que escrevo isto fico na dúvida sobre quem nos goza mais... se Guimarães com o Afonso ou José Cesário ao aceitar o açoreano Costa Neves na lista do PSD por Viseu!
ET: Afinal a TSF enganou-se! Costa Neves é cabeça de lista por Castelo Branco! Mas, Viseu tem assegurado um "paraquedista", além de mais do mesmo...

04/08/2009

Uma por dia - continuação

Cidade amiga das crianças

Numa parceria da Câmara Municipal com a Cáritas Diocesana cem crianças da região de Viseu vão ter um «Verão ComVida».

Viseu no Centro de Portugal

O site da Região de Turismo Dão Lafões está renovado, dinâmico, atraente, esclarecedor... mostra o que de bom a nossa região tem para oferecer a quem nos visita e isso é de realçar! Fica apenas a sugestão para acrescentarem a tradução do site em francês e espanhol!

Dos cidadãos... aqui perto!

Estranha história duma estrada... vai como veio, por email!

03/08/2009

Candidato do BE por Viseu a S. Bento

Francisco Louçã apresentou ontem no Fontelo a candidatura de António Minhoto à Assembleia da República pelo círculo de Viseu, mandatada pelo Padre Costa Pinto.

A opinião dos leitores

Há que dar visibilidade a este tipo de discurso, que independentemente estar ligado a uma candidatura de um partido politico, curiosamente de direita neste caso, mostra uma linguagem moderna, de ideias abertas ao progresso, baseado num diagnóstico dos problemas da cidade por demais evidentes e em contraponto com o discurso provinciano reinante, que procura investir mais no foguetório e colchas à janela, para o pagode admirar e permanecer embasbacado, do que estar atento, estudar e reflectir sobre as capacidades, carências e fraquezas da realidade existente, para corrigindo o rumo, perspectivar um melhor futuro para Viseu.
Beirão

Uma por dia - principios e valores

Ele há cada cabeçudo!

- Pois é... além do AJ também por aqui já se deu conta do "modelo" original do monstrengo! E se procurarem bem, encontram mais!

A resposta do Miguel

Veja aqui a continuação do discurso!

Miles, miles, miles...

Com esta antevisão fica-se a saber que já há no burgo quem se substitua ao Presidente da Câmara! Parece que será o Presidente da República a fazer a primeira viagem inaugural do funicular a 14 de Agosto?! Parcerias com a Câmara? O resto é Feira, Fado, Folclore, Funicular e... Pimba!

Apresentação candidatura Fernando Ruas 2009

Pérolas da imprensa local

Cápsulo do tempo... da nossa cidade!

Finalmente! Rico passo este!

A autarquia viseense deu o primeiro passo para intervencionar a única das principais entradas da cidade que ainda não recebeu obras. (...) o município aprovou agora o lançamento do concurso público para a requalificação da EN231, via que liga Viseu a Nelas. (...) o projecto prevê não só a duplicação do troço entre a Rotunda do Palácio do Gelo e a Rotunda de Teivas/A25, mas também a substituição das infra-estruturas de saneamento básico existentes, além da colocação de iluminação pública mais moderna e passeios (...) A requalificação permitirá também melhorar as acessibilidades para quem vem do Parque Industrial de Coimbrões ou do centro de Ranhados e actualmente espera longos minutos até poder entrar na EN231.

02/08/2009

Uma por dia - Introdução

Ideias com muito futuro, mesmo!

video

O uso das novas tecnologias por parte dos "politicos" dá para tudo! Vejam e ouçam esta! Ponham a cabeça de lado... faz toda a diferença, no caso!

Canção de Viseu

Versão original