15/08/2009

Uma por dia - continuação

Ao "Fresquinhas de Viseu"

Um leitor atento tem insistentemente enviado links e mensagens sobre noticias da nossa cidade. Acontece que, na maior parte das vezes, não tenho percebido nem o conteúdo nem a finalidade da mesma e na resposta ao email o endereço devolve-me um erro! Hoje, por exemplo recebi esta: "F.Viseu-Estamos nos Internacionais-Grato divulg/. BHaja vient de vous envoyer une actualit&eacute". De que se trata? Companheiro, mande lá o seu email a ver se a gente se entende, se faz favor!

Viseu em video

Cool! Good work! We are waiting for the next part, my friend!

Por isso o Mundo não tomba!

Não me incomoda o cheiro dos fritos, os fumos, o aroma das farturas... não me incomoda o emaranhado das gentes do povo felizes por num momento esquecerem a dureza do trabalho e labuta diária, não me incomoda o choro das crianças ou as birras dos pequenos à volta dos carrosséis, não me incomoda o estridente som da música pimba que sai do palco, não, nada disso me incomoda! Mas custa-me respirar o bafio das ideias miserabilistas e provincianas, custa-me perceber que o que podia ser não é, custa-me aceitar que a novidade se faça de fotocópias e a isso se chame encontro de culturas! Por isso, não vou à Feira... e felizmente Viseu tem um espaço para todos, basta escolher! Escolhi o Irish Bar que, ontem fez dez anos, que abriu ao público e que continua a ser um espaço onde dá gosto estar e ficar!


É a Feira, minha gente! É a Feira...

Confesso que não fui à inauguração da feira, mas na Sé pude ouvir os bombos... provávelmente os mesmos de há muitos anos e aí terei perdido pouco! É certo que não vi o Presidente, nem assisti ao banho que "35 mil pessoas" lhe emprestaram. Um amigo atento fez-me chegar a noticia que "o organizador mor", apareceu no écrã gigante enquanto tocavam tunas no palco além da tradicional publicidade, também muda felizmente mas que ainda assim, mostra também o respeito por quem pisa o palco e pelo público.
Curiosamente o programa oficial indicava folclore com vários ranchos do município.

A lista do Miguel

Conheça aqui a lista completa dos candidatos do PS à Câmara Municipal de Viseu!

Da campanha PSD em Viseu

Na próxima segunda feira, num jantar que se realiza no salão Expocentro, antigo Day After, o Dr Almeida Henriques (que esta semana escreve isto na sua crónica semanal) apresenta a candidatura a Presidente da Assembleia Municipal bem como da restante lista, os candidatos a Presidentes de Junta e a equipa do Dr. Fernando Ruas, com o lema Viseu somos todos nós.

Funicula, funicula que até chegares à Feira...

Afinal a coisa não está para funicular e havia mesmo quem já contasse com o ovo no cú da galinha mas... vão ter que esperar!


Ao mesmo tempo outros viseenses (este será o gentílico correcto) questionam do interesse da obra!

O Presidente veio a Viseu...

... inaugurou a Feira, mas terá passeado no funicular?

14/08/2009

Uma por dia - continuação

Há mais Viseu na net...

... no blogue com o mesmo nome do slogan do candidato do PSD à CM Viseu!

Resumo da sessão... para quem não viu!

Agenda cultural

Sou mesmo ingénuo!

Hoje, à hora de almoço, a conversa na mesa do lado, andava à volta de mulheres que se prestam a tudo! Não liguei ao assunto por julgar que se tratava das "miúdas do Bar das Couves" mas fiz mal! Mais tarde explicaram-me que era sobre respeitáveis senhoras candidatas nas listas à Câmara! Só pode ser má lingua, não acham?

Depressa, vem aí o Presidente!

Já nos anos 60, esta era a prática habitual... veio à feira o "Venerando Chefe de Estado", Almirante Américo Tomaz e a Câmara envergonhada mandou fazer um muro em frente da actual Casa da Ribeira para esconder o lixo que havia por lá. 40 anos depois a pressa de mostrar trabalho ao PR leva a que, à ultima da hora, se ande a colocar relva e um sistema de rega automático frente ao espelho de água junto ao Rio Pavia.
ET: A foto é gentileza do AJ, testemunha desde ontem da reunião no local para decisão da obra!

O Rei polémico

(...) “Será que a “tese Viseu” modernamente suscitada por Almeida Fernandes e José Mattoso se baseou num mero palpite? Será que eles encontram algum paralelismo em termos de bravura entre o nosso primeiro rei e o autarca da capital da Beira Alta? Assim sendo, poderão esses mesmos historiadores ter até alguma dose de razão. Se D. Afonso I tinha o cognome de conquistador pelo facto de ter “corrido à espadeirada” todos os árabes para além dos limites do nosso Algarve, também Fernando Ruas já está na história pela suprema coragem de ter mandado os viseenses “correr à pedrada” os técnicos do ministério do Ambiente, quando estes se preparavam para lhe embargar umas obras de saneamento básico, alegadamente mal executadas! Um belo palpite para se reconstruir a História de Portugal!!!
Alfredo Martins Guedes

Feira das vaidades

Por cá hoje é dia grande! Vem o Presidente da República inaugurar a Feira e além dos "bombos" do costume tem uma aldeia ansiosa à espera dele! E, no dia que toma posse o novo Governador Civil fazem-se ouvir as criticas sobre a previsível anulação da duplicação do IP3.

Ginestal no Tribunal

A esta hora o Dr Miguel Ginestal, candidato do Partido Socialista à Presidência da Câmara Municipal de Viseu, está à porta do Tribunal Judicial de Viseu, mas apenas porque terá acabado de entregar as listas de candidatos às eleições autárquicas do PS, no concelho.

Já encheu o Pavia?

Ontem foi dia de trovoada... chuva intensa e há novos lagos no burgo!

O Blog feito pelos leitores

Salvaguardadas as respectivas distancias e naturais diferenças, era bom que muita boa gente lesse isto!
"Gestão autárquica"
A realidade da nossa gestão autárquica é marcada pelo populismo, os autarcas vivem dos votos dos eleitores mais ignorantes e gastam os recursos para conquistar o voto fácil. Isso significa que uma parte não negligenciável dos recursos públicos é mal gasta.Um bom exemplo disso é Vila Real de Santo António onde nos últimos anos um autarca descobriu a fórmula de sucesso, conquista o coração dos idosos aproveitando-se das fragilidades do SNS para levar meia dúzia de velhotes a operar as cataratas a Cuba. É evidente que muitos outros que têm problemas ficaram de fora desta generosidade, dava menos nas vistas. Mais beneficiado do que os velhotes foi Santana Lopes que recebeu um suplemento de rendimento a título de assessoria jurídica à autarquia.Graças a esta manobra o autarca ficou famoso, mas isso foi pouco para convencer os munícipes de que o seu município podia ficar famoso, vai daí investe 700.000 euros na discoteca da astróloga Maia, para não referir o que terá pago ao José Castelo Branco para ser rei do Carnaval, bem como outras iniciativas para alegrar o povo. Não está em causa se o autarca é do partido A ou do partido B, o que está em causa é que com obras de fachada, iniciativas populistas e falsas notoriedades Vila Real de Santo António não passa da cepa torta, não estimula a fixação de empresas, não estimula iniciativas empresariais, não fixa os jovens mais qualificados que são obrigados a partir. Esta não é uma realidade exclusiva de Vila Real de Santo António ou de autarquias geridas pelo PSD, é o resultado de décadas de populismo que deram lugar a uma nova estirpe de autarcas que governam para conquistar votos e sabem que os votos fáceis, dos velhotes, dos cidadãos com menos culturas e dos estratos mais frágeis da sociedade são os mais fáceis de conquistar, basta umas obras de fachada, alguma caridade e muitas festas. A curto prazo até ficamos com a impressão de dinamismo, a longo prazo compromete-se o desenvolvimento económico, marginaliza-se o concelho do investimento tecnológico, compromete-se a criação de riqueza e promove-se a pobreza.
Beirão
(in "jumento", Quinta-feira, Agosto 13, 2009)

Há mais Viseu na net

Desta feita através de um blog de apoio à candidatura de Fernando Ruas... este, julgo eu, é daqueles que aparece e em breve se acaba, tal como os mandatos!

Pedala e é se queres!

Ontem durante a sessão "internética" do Dr Ruas o tempo não permitiu a pergunta necessária de "sabermos quanto custa a "Volta de Portugal" à Cidade de Viseu. Afinal, já lá vai o tempo da bicicleta a pedal é certo... mas parte da resposta está dada! Custa além de, certamente, muitos milhares de euros, um transtorno aos utentes dos STUV! Ou têm carro ou vão de bicicleta ver o Contra Relógio Individual que se realiza na Cidade, numa distância de 12 Rotundas!

13/08/2009

4 - Recordando o CAF

Uma por dia - continuação

O pato do Viriato? Li bem?

O "Viseu dos Pequeninos" vai ensinar a história de Viseu a crianças entre os 4 e os 8 anos. Com a ajuda do "Viripato" as crianças vão ter acesso a um CD multimédia que vai permitir ter futuros cidadãos conhecedores do património e da história de Viseu.

Ver para crer!

(...) "Porque existe um Governo do PS e porque este decidiu construir a ligação, em auto-estrada, entre Viseu e Coimbra, e entre Mangualde e Canas de Senhorim (IC12), as obras vão fazer-se".
José Junqueiro in DRegional (13Ago09)

Grandes cérebros... grandes façanhas!

São umas atrás das outras... funicular que nasce torto cedo ou tarde se endireita!
(a martelada é gentileza do AJ, sempre atento a estas e outras...)

Néctar do Dão

"Tudo nestas paragens são grandezas", escreveu José Saramago a propósito da região onde se produz o milenar vinho do Dão!

Bem hajam... estou a gostar!

A propósito dos tempos que correm, apetece-me perguntar:
- É impressão minha ou o Viseu, Senhora da Beira já é mais vosso que meu?

12/08/2009

Lá têm que o gramar!

À vossa atenção! E vai em lugar não elegível... imaginem se ia a cabeça da lista!

A imagem do candidato

Esta imagem está, na minha opinião, bem conseguida!

Ruas e os jovens

Finalmente o site está activo e a iniciativa para os jovens vingou! Ficámos a saber entre muitas coisas que o Dr Ruas queria ser camionista enquanto jovem mas, no geral a sessão permitiu a quem está longe melhor perceber as ideias do candidato!

3 - Recordando o CAF

Uma por dia - continuação

Jovens com boas ideias!

O sistema desenvolvido por quatro alunos da Secundária Alves Martins de Viseu ganhou o concurso "Isto é uma ideia". Chama-se "Roll-Light" e transforma energia cinética em energia eléctrica com uma turbina, um gerador e uma bateria.

Serviço público... na hora do almoço!

- Está sim? É do SMAS?
- Sim
- Era para informar que rebentou uma conduta aqui na Rua Cap Silva Pereira
- Ah, mas o pessoal agora foi todo almoçar!!!
(...) Finalmente, depois de muito tempo e muita água desperdiçada lá chegou a carrinha dos Serviços Técnicos com... 1 funcionário!!

video

Alternativa radical

Saiba mais aqui!

Pérolas da politica local

Esta passou-me ao lado, mas está bem apanhada!

Em ano eleitoral

Mais de uma centena de pessoas reuniu-se anteontem junto à Rotunda João Paulo II, em Viseu, para assistir à inauguração da Avenida do Povo. A estrada, que liga o bairro do Viso Sul à Circular Sul e, desse modo, à cidade, foi requalificada ao longo de vários meses.
in DRegional
A febre das obras até levou
aqui à lavagem do rio!

Quem terá dito esta?

"os moradores da freguesia de Coração de Jesus são ricos e por isso não precisam dos transportes públicos"

Indignados devemos ficar todos!

(...) Fernando Ruas salienta que "não entende como se pode anular uma auto-estrada que foi apresentada por José Sócrates em Viseu". (...) Já José Junqueiro, deputado e presidente da Federação Distrital de Viseu do PS, revelou "ter falado há 15 dias com o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, sobre a Auto-Estrada do Centro", tendo o governante "mostrado preocupação com a possibilidade de ter de anular o concurso" e (...) que "espera por mais explicações.
in DRegional
Talvez se perguntarem ao Jorge Coelho ele saiba!

A moda da politica de Café parece ter pegado!

Fernando Ruas assinala o Dia Internacional da Juventude, às 21h30m, no 4 You – Café Bar, com o lançamento do site oficial da campanha às autárquicas 2009, www.fernandoruas.pt, seguido de um debate sobre o tema “ Realidades actuais e perspectivas futuras para Viseu”. Durante o debate, Fernando Ruas responderá e comentará questões e ideias lançadas pelos jovens e coordenará também toda a sessão on-line, através de uma webcam e do twitter!

11/08/2009

2 - Recordando o CAF


Perguntar não ofende!

Para quem já tem uma Praça com o nome, uma estátua alusiva, a medalha de prata e o nosso reconhecimento público... isto não será algo despropositado?

Há mais Viseu na net

E desta feita na política através do Movimento Mérito e Sociedade de Viseu! Ficamos à espera de novidades!

Mais umas propostas do Miguel

Miguel Ginestal (candidato do PS à CMV) apresentou hoje algumas das suas preocupações em matéria de Segurança para Viseu. Saiba mais aqui!

Uma por dia - continuação

Com tanto alerta, só se funicula quem quer!

Sobre a obra do regime, o funicular saiba mais aqui... e não deixe de ler este post!

Terá a audiência percebido a mensagem?

“A família está muito mal tratada. Espera-se que a família possa sentir-se como uma instituição de unidade dos seus elementos e que possa educar para os valores que dão esperança às pessoas. A educação também está muito mal tratada e todos nós desejamos que seja investido mais neste campo”, refere o Bispo de Viseu.

24 Horas no pedal

Numa palavra: Vergonhoso!

10 anos depois de lançado o projecto da barragem, de muitos euros gastos em estudos vem a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro dizer que é inviável! Razão tem o Telmo Antunes em estar indignado... ele e as gentes de Vouzela!

Oh, valha-me Deus!

Está um calor de rachar... risco máximo de incêndios e há pessoal que não tem cuidado nenhum com as beatas!

Devia haver eleições todos os anos!

A ADDLAP vai proceder, no dia 11 de Agosto de 2009, pelas 18h00, no Salão Nobre do Município de Viseu, ao pagamento de comparticipações FEOGA relativas a nove projectos aprovados no âmbito da Iniciativa Comunitária LEADER+, que correspondem a um valor global de 126.898,87 euros (...) que dizem respeito a investimentos em infraestruturas, acções materiais e imateriais, tendo sido contempladas 9 entidades.

Programa de festas

A Feira ainda não abriu mas já tem prendas por aí! Entretanto, aconselho esta visita ao Bordallo Pinheiro cá no burgo!

10/08/2009

1 - Recordando o CAF

Graças ao Bruno Oliveira que arrumando o seu baú digital encontrou a antiga "caderneta do CAF" vai este blog poder apresentar essas imagens durante a semana. Será que o AVFC também publicará algum dia a sua "caderneta de cromos"?

Ponham o som alto para se ouvir na Feira!

(...) Durante três dias, os mortaguenses vão cantar com Rui Veloso, Mafalda Veiga e João Pedro Pais. "Entendemos que devemos trazer nomes com peso para dar conforto cultural às pessoas", e "não é difícil trazê-los", diz o vereador da Cultura da autarquia, João Fonseca.
in DRegional

Conversas na esplanada

- Pá, este ano temos que ir aqui à Feira!
- Tás-te a passar não? Daaa-se... nem penses!
- Man, ouve! Este ano até tem um bar lounge!
- Caguei... nem que tivessem um bar perto me caças lá!

E, o café é à borla?

Miguel Ginestal, candidato do PS à Presidência da CM Viseu vai estar amanhã, terça-feira, 11 de Agosto pelas 10.30h, no “Café San Remo" (situado na Av. Dr. António José de Almeida), para uma conferência de imprensa onde apresentará propostas sobre Segurança e Mobilidade.

Uma por dia - continuação

Todos a Nelas, em Setembro

Um sermão diferente!

O BE Viseu também já aderiu ao video!

09/08/2009

Uma por dia - continuação

Ah, sim? E que adianta tudo isso aos viseenses?

Sabiam que o Aeroporto regional de Viseu está situado apenas a 7 Km do centro da cidade de Viseu? Designado como Aeroporto Gonçalves Lobato, é o maior aeródromo/aeroporto da região Centro de Portugal e tem uma pista asfaltada com 1200 metros de comprimento e 30 metros de largura que pode ser expandida facilmente até aos 2800 metros de comprimento! Sabiam ainda que é a estrutura aeroportuária em Portugal a seguir ao aeroporto de Faro com mais horas de sol?

E, não desarmam, hem?

(...) A JSD de Viseu, na sua maioria não se revê nesta candidatura, pelo que não irá acompanhar este pseudo-candidato da juventude - João Montenegro, garantindo que não promoverá qualquer iniciativa para a promoção deste militante que representa uma candidatura de relacionamentos políticos e não de um elemento de valor perante os jovens do distrito.
(in comunicado da JSD Viseu)