05/09/2009

De Viseu para Timor

A Visabeira Global vai avançar com uma operação em Timor, em parceria com a Nokia Siemens Networks, num investimento 2,2 milhões de euros que inclui a construção de infra-estruturas de telecomunicações, disse hoje à Lusa o presidente do conselho de administração!

Isto chama-se "Uma Nova Geração de Politicas"

O candidato do CDS, Francisco Mendes da Silva apresentou as 12 ideias para a Feira de S. Mateus do Séc XXI. No entender do candidato, (...) "A Feira de São Mateus é, assim, a imagem da actual Câmara Municipal do PSD: um executivo sem ideias, sem nada para dizer sobre o futuro do Concelho e da região, complacente com uma cidade economicamente incipiente e culturalmente fechada ao exterior; um executivo agarrado a um projecto retrógrado, atávico e esgotado, segundo o qual o crescimento se faz apenas de obras esparsas e avulsas, tantas vezes inúteis e sumptuárias, sem se radicar em qualquer concepção integrada e contemporânea de desenvolvimento. É preciso retomar o alcance abrangente e intergeracional da Feira; diversificar a sua oferta e o seu cartaz cultural; adaptá-la aos diferentes níveis de exigência e sofisticação dos viseenses e demais potenciais visitantes. (...)
Documento na integra aqui!

Feira Semanal e Funicular na visão do PS

O candidato do PS à CM Viseu, Miguel Ginestal critica aqui as recentes decisões do executivo camarário sobre a Feira Semanal e, uma vez mais, o Funicular!
in JN

04/09/2009

Oh meus amigos, à pedrada não!

Recorrentemente e com o aproximar das eleições, tenho recebido na caixa de comentários, insultos e acusações ridiculas, confundido liberdade de expressão com direito ao disparate, procurando fomentar boatos e perseguir a honra e o bom nome (e até da família!) dos candidatos autarquicos!
Em particular e sendo o mais visado o Dr Fernando Ruas, quero aqui deixar bem claro que é pessoa que muito prezo como Homem, como Cidadão e que respeito como Politico, pese as criticas ou divergências que, nessa matéria possamos ter. O mesmo afirmo em relação ao Dr Miguel Ginestal e demais candidatos. Assim sendo, e porque, no meu modesto entender, o anonimato que a Internet propicia, não faz com que o autor de um blogue tenha que ser responsável pelos conteúdos que terceiros escrevem, passarei a eliminar os comentários que não respeitem as boas regras da convivência democrática e, isto não se chama censura, como sabem!
Já em relação aos impropérios, ameaças veladas e demais "pedradas" que sobre a minha pessoa tecem na caixa dos comentários, estejam à vontade! Se isso vos ajuda a libertar fúrias e stress... venham elas! O País parece viver desse sentimento de menoridade, inveja e miserabilismo e portanto, também eu saberei ser capaz de viver com isso! Não me peçam é que aceite viver num Portugal assim sem que me procure fazer ouvir... com mais ou menos ironia e humor mas, sempre democráticamente e no respeito de todos!

Em terras do Dão...

Viseu não é só terra de Reis! Há por cá uns Duques de grande categoria!

Pronto, já vi a Feira!

E, é por isto que os Governos Civis não acabam?

Legislativas 2009

Pode conhecer aqui o programa eleitoral do PSD e do PS para as legislativas! Aguarda-se os programas dos demais partidos... Se conhecerem os links, agradece-se a dica!

03/09/2009

Eu é que sei...

Apreciem bem esta pérola! É de ficar siderado com o conhecimento e ideias que o cabeça de lista apresenta do nosso Distrito!

O blog pelos leitores!

Um blog vale o que vale... mas sobretudo vale pela relação com os leitores. Assim aqui vai mais um desafio. O título deste post do Vitor traduz-se em português para:
opção a - Engarrafado à pressão
opção b - Emarrafado à maneira
opção c - Não bebo mas xei do que falo
opção d - (a indicar pelo leitor)

Mais uma sessão...

O candidato do PS à CM Viseu, Miguel Ginestal, vai estar amanhã pelas 10.30h no Café Serra da Nave para apresentar a sua posição sobre o novo espaço da Feira Semanal bem como sobre as obras do Funicular!

1 passo à frente e 2 à rectaguarda!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, anunciou hoje que a transferência da feira semanal da cidade para o Parque de Santiago fica sem efeito, continuando o certame a realizar-se no local habitual, que será beneficiado. Porque será?

Mais um palpite...

(...) É inquestionável que Viseu é nos tempos de hoje uma bela cidade e é berço de alguns valores humanos de referência histórica. Nas lides da Guerra do tempo dos romanos teve em Viriato um valoroso combatente. (...) O actual presidente da sua edilidade, Fernando Ruas, já também nos mostrou os seus dotes de coragem e valentia. Entrando também agora pelo campo da ironia e do bom humor e parafraseando uma vez mais Barroso da Fonte, também nos apetece perguntar: “Será que a “tese Viseu” modernamente suscitada por Almeida Fernandes e José Mattoso se baseou num mero palpite? Será que eles encontram algum paralelismo em termos de bravura entre o nosso primeiro rei e o autarca da capital da Beira Alta? Assim sendo, poderão esses mesmos historiadores ter até alguma dose de razão. Se D. Afonso I tinha o cognome de conquistador pelo facto de ter “corrido à espadeirada” todos os árabes para além dos limites do nosso Algarve, também Fernando Ruas já está na história pela suprema coragem de ter mandado os viseenses “correr à pedrada” os técnicos do ministério do Ambiente, quando estes se preparavam para lhe embargar umas obras de saneamento básico, alegadamente mal executadas! Um belo palpite para se reconstruir a História de Portugal!!!

Factos que fazem doer

Enquanto a classe política discute animadamente o TGV (...) olha-se para o País e descobre-se aquilo que não faz cócegas aos líderes partidários. É a pobreza que se contrapõe à riqueza urbana. (...) É a desertificação feita pelo vento forte do fecho das fábricas que sustentavam concelhos e onde só ficam os mais velhos, presos a um mundo que desaparece e não deixa mais ilusões. (...) É um País arruinado este que vive, como o "CM", há dias referia, (...) com 297 euros de pensão média em Viseu. (...)
Fernando Sobral

Ainda não começou e já estou a bater palmas!

No âmbito da pré-campanha relativa às próximas Eleições Autárquicas, a candidatura do CDS-PP fará, amanhã, dia 4 de Setembro, pelas 18h00, no "Irish Bar", sito no Largo Pinto Gata, uma apresentação subordinada ao tema "Uma Feira de São Mateus Para o Século XXI".
Posteriormente, os elementos das diversas listas da candidatura farão uma visita ao recinto da Feira, em acompanhamento do Sr. Presidente do CDS-PP, o Dr. Paulo Portas. A visita terá início às 21h30, na entrada do recinto localizada junto à Casa da Ribeira.

Ajudar quem precisa!

A empresa de habitação social - Habisolvis distribuiu, ontem, por 142 famílias de Viseu, a primeira tranche do apoio financeiro de 130 mil euros que ajudará a reabilitar as casas onde vivem.

Preso por ter cão e por não ter cão!

Uma das situações descritas ao Diário de Viseu envolve um indivíduo que, no passado dia 25 de Agosto, tentou entrar no certame para ir buscar um animal que tinha encomendado no dia anterior. Como nesse dia o acesso ao recinto era feito mediante pagamento (...) foi-lhe exigido que pagasse o bilhete para poder ir buscar o animal. No entanto, este considerou que não fazia qualquer sentido ter de pagar 2,50 euros para ir unicamente ao interior do recinto buscar um animal e disse, então, ao segurança que queria deslocar-se às instalações da Polícia Municipal de Viseu, com o objectivo de denunciar a situação, ao que lhe terá sido respondido que também teria de pagar bilhete. Indignado, o homem perguntou então onde poderia fazer uma reclamação por escrito, recebendo a informação, por parte do mesmo segurança, de que existia livro de reclamações na sede da Expovis, mas que teria de pagar entrada já que as instalações se situam no interior do recinto da Feira. (...)

02/09/2009

Haja quem faça a diferença!

Não há regra sem exepção, felizmente! O deputado do CDS por Viseu, Helder Amaral chegou ao twitter e acreditem ou não, dialogou com quem o questionou... Isto é politica, usando a rede, o que é diferente de usar a rede para politicar!

Feito à medida...

Amigos virtuais

Encontrado na caixa do correio


Desafio ao leitor

Mais do que garantir o cumprimento das normas legais, a transparência na administração pública devia constituir uma preocupação pois isso favorece o exercício da cidadania pela população. Neste período eleitoral em particular, seria interessante conhecer-se os Relatórios de Contas e Gestão das Empresas Municipais e outras Instituições do Concelho que usam dinheiros públicos.
Sabe o leitor quantas e quais são as empresas municipais de Viseu? E, quantos organismos locais dependem de dinheiros públicos? Que orçamento gerem? Quanto auferem os responsáveis?

01/09/2009

Nas noticias da região

Insatisfeitos andam os habitantes de S. Pedro de France e os da APRDão.

Ainda o IMI

Para a candidatura do PS, o oficio que a CMV dirigiu ao Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais pedindo prorrogação do prazo de Setembro para Novembro para o pagamento da 2ª prestação do IMI é o reconhecimento claro de que o IMI penaliza os Viseenses. João Cruz explica aqui o que chama de moratória da hipocrisia fiscal!

A Feira das más noticias!

A flor do momento!

Taça DHU Viseu 2009

Há mais Feiras além da outra...

Já foram à Feira de Artesanato Urbano na galeria "Casa das Artes"do Fórum de Viseu, que decorre até 12 de Setembro? Vão e perguntem pela Eva...!

31/08/2009

Com papas e bolos...

O uso das novas tecnologias por parte dos políticos locais em geral, é uma coisa assombrosa! Há dias um cidadão "através da conta de twitter" procurava sensibilizar quem de direito na busca de uma solução célere para a falta de água, que se fez sentir um dia inteiro no seu bairro, pelo facto de uma conduta de água ter sofrido uma ruptura! Claro está que, como seria de esperar, não obteve feedback nenhum do outro lado da internet! Quem usa as redes sociais do candidato não é, como seria de esperar o próprio candidato, mas sim certamente, um dos seus assessores de comunicação. Não acredita nisto? Então experimente visitar esta página do HI5 e repare como no mural dos recados, muitos dos comentários colocados são de personagens criadas para o efeito. O António Barata, a Catarina Duarte são exemplo virtual disso! Não existem na verdade!
Estas novas ferramentas que possibilitam e deviam estimular o debate com a sociedade, afinal parecem ser apenas formas de "politicar"! Citei um exemplo politico mas, podiamos estender a outras forças locais que, também não percebem que na net há uma "inteligência colectiva" que não se deixa enganar. Não sabem que o twitter não é um megafone de campanha. Não chega dizer-se próximo dos cidadão por estar no twitter é preciso efectivamente estar, ouvir e responder. Chegar ao twitter, recolher seguidores, começar a passar mensagens politicas de choca, não responder, não seguir, não interagir, tentar impor ideias, não observar a comunidade e responder de acordo, são tudo más politicas do uso da rede. "Podem enganar-se alguns durante algum tempo" mas mas não consegue enganar todos por todo o tempo!

Viseu Cidade de Viriato - 2ª parte

Na volta... tudo na mesma como a lesma!

O que é bom acaba rápido... e o que nasce torto, cedo ou tarde se endireita, ou não fosse isso a norma no burgo!