26/09/2009

Amanhã!

"Atrever-me-ei a tudo o que possa fazer um homem. Quem se atreve a mais é insensato."
William Shakespeare

A herança do Sebastião

(...) No extremo oposto, no ‘ranking’ das 10 licenciaturas públicas com mais desemprego, surgem os cursos de Educação Social, Marketing e Contabilidade e Administração, respectivamente nos institutos politécnicos de Bragança, Viseu e Porto. (...) Na lista dos cursos que garantem menos emprego surgem ainda Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Serviço Social no Politécnico de Castelo Branco e Viseu (...)

Em branco

Alguém me sabe dizer o que se passa ao certo por aqui?

Limpar Viseu

Por estas e por outras é que vale a pena aderir a este movimento.

Viseu 1 - Aveiro 0 (árbitro FPF)

Por causa da bola os de Aveiro andam indignados... e a razão é o esférico ter vindo parar a Viseu!

Um Dão renovado...

A UDACA surge aqui com novo site disponível em diversas linguagens, com um design atraente, funcional e virado para uma aposta clara em novos mercados!

25/09/2009

Votar é um dever...

Caríssimos, a partir da meia noite de hoje e até dia 27 ás 20h não publicarei qualquer comentário de carácter politico! Aproveitem, façam a vossa reflexão e não deixem de cumprir o vosso dever... e da maneira que vai o País votar é até uma obrigação, acho eu!

Os novos Magalhães!

O Governo já anunciou que "ou votas no PS ou acabam-se os mimos para as crianças", mas o nosso colunista já informou via Twitter que Viseu resolveu o problema e disponibiliza agora na Calçada de Viriato numa montra com vista para o "meio mecânico não poluente" os novos "Magalhães aiteque". Aproveite já!

A não perder

Este concerto é uma oportunidade única para ouvir Lula Pena e Norberto Lobo, juntos!
Este Sábádo pelas 21h30 no Teatro Viriato.

Ainda o programa do CDS Viseu

Helder Amaral apresentou aqui as suas propostas sobre Ambiente, Cultura, Património e Turismo, além das ideias sobre Assistência Social e Economia para o distrito.

Há mais Viseu na net...

... na forma de Convivios Fraternos!

A obra do regime!

O "meio mecânico não poluente" vai ser inaugurado hoje (com pompa e circunstância, acredita-se!). Depois da promessa de gratuitidade na sua utilização durante o primeiro ano de funcionamento não haverá, certamente, viseense que se preze que não vá, um dia que seja funicular os 400 mts de subida ou descida em 3 minutos!

Diagnóstico do problema!

A Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA) está a desenvolver esforços para que seja criada em Viseu uma piscina terapêutica destinada aos seus associados e a todas as pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Reis d'outrora... reizinhos de agora!

Estas «celebrações» que recentemente se levaram a cabo em Viseu foram, na sua essência, não muito diferentes das várias que, durante o Estado Novo, se repetiram colocando a Historiografia ao serviço da ideologia do regime. (...)

Para reflexão!

Hoje o DN na letra de Amadeu Araújo traz um apontamento bem conseguido sobre as promessas não cumpridas da equipa liderada pelo eucalipto socialista de Viseu além duma leitura do que tem sido o percurso do actual cabeça de lista da direita viseense!

24/09/2009

Virtudes públicas, vicios privados!

Mas esta malta não aprende que quem anda á chuva molha-se?

Soltem-nos! Há muito trabalho cá fora...

Helder Amaral lamenta e repugna publicamente o acto praticado hoje pelo sr. Presidente da República: a promulgação do Código de Execução de Penas.

Há muitos anos em Viseu já elas se faziam!

A que evento se refere esta foto? E consegue situar o ano?

Há cenas funiculadas...

Já era sabido (ou devia dizer esperado?) mas hoje o Diário Regional conta que o funicular fez mais uma vitima! Um turista, de 45 anos, (...) tão depressa não irá esquecer a sua estadia em terras de Viriato. Na segunda-feira passada, por volta das 17h00, o indivíduo deslocava-se pelo Campo de Viriato, onde uma familiar estava a desmontar o seu stand da Feira de S. Mateus. "Estava à procura de uma pessoa e de repente vi o funicular a aproximar-se. Na tentativa de sair da linha, meti o pé na calha onde corre o cabo de aço que puxa as duas carruagens e enfiei a perna até ao joelho", explicou a vítima ao nosso Jornal. O ferimento obrigou a que fosse chamado o INEM. (...)

A cidade de uma ponta à outra

A juntar à sua bibilioteca, este livro sobre Viseu Cidade de Júlio Rocha e Sousa (Eden Gráfico, ISBN 978 972 99542 2 1)

23/09/2009

A conta gotas...

Helder Amaral deu a conhecer as linhas do seu programa sobre Acessibilidades e Educação.

De ficar com os olhos em bico!

Eram estas algumas das propostas do "Projecto de Desenvolvimento da Região Viseu-Aveiro" da AICJ ICEP de 1997. Atentem bem como 12 anos depois elas continuam a ter necessidade de aplicação.


No plano constava a localização da Estação de Caminhos de Ferro de Viseu.


E, deixo-vos a questão: Quem nesse Estudo terá escrito isto?


Vizeu

Tão antigo e tão actual

CDS Viseu na recta final das legislativas

Aqui fica a agenda para os três ultimos dias de campanha de Helder Amaral:
Quarta-Feira 23
17h - Visita a Mortágua
Quinta-Feira 24
9h - Visita à feira de Lamego
14:30h - Visita a São João da Pesqueira
18h - Conferência de imprensa e balanço da campanha, na Cervejaria Quinta do Galo.
Sexta-Feira 25
9h - Visita à Feira de Tarouca
15h - Visita a Resende
20:30h - Encerramento da Campanha em Silgueiros

Noticias via email

Miguel Ginestal apresentou na passada segunda feira, a Lista Candidata à Câmara Municipal de Viseu e o Programa de Governo para as próximas eleições autárquicas. Fernando Ruas apresenta dia 25 de Setembro, pelas 18,30 horas, no Parque Aquilino Ribeiro apresenta a Lista de Candidatos à Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus. Francisco Mendes da Silva visita dia 28 de Setembro São Cipriano.

De promessas está Viseu cheio!

Se a AE Viseu-Coimbra fosse construída com base em promessas já tinha 4 faixas para cada lado!

No centro mas ao lado!

Difusa, extensa, histórica. (...) não existe uma percepção do Centro como uma região, mas a identificação com algumas cidades, como Coimbra, Leiria, Viseu e Figueira da Foz, e também a locais históricos, como a Batalha ou Aljubarrota. São estas, entre outras as razões que colocam a região centro em 6º lugar nas 13 avaliadas segundo este estudo.

22/09/2009

Atenção Viseu!

Viseenses, está na hora de aderirem ao movimento cívico independente que se propôe referenciar lixeiras depositadas indevidamente nas nossas florestas e removê-las em 20 de Março de 2010. O Nuno já criou o grupo Viseu para que se possam registar. Divulguem pelos v/ contactos, façam chegar a ideia aos politicos locais, aos OCS, aos amigos, à familia e vamos todos tornar Viseu um concelho mais limpo!

Bom dia, Viseu!

A cidade acordou cedo... dia de feira semanal!

Viseu Polis

Alfredo Marques, presidente da CCDR Centro, faz um balanço positivo do Programa Polis em Viseu, apesar do reajuste ao plano financeiro, em 2003, que levou a uma redução quer no investimento, quer nas intervenções inicialmente previstas. (...) "a cidade ganhou muito com o Polis", enumerando, de seguida, algumas das obras mais significativas como "a recuperação das margens do Rio Pavia, criando um espaço de lazer de grande qualidade, a reabilitação do espaço da Feira de S. Mateus e da feira semanal e a da Cava do Viriato, um ícone da cidade". A última intervenção do programa é o funicular, que, recorde-se, esteve para ser inaugurado já este mês. (...) A propósito do funicular, Alfredo Marques salienta que "obras similares também estavam previstas em Polis de outras cidades do país, mas a de Viseu foi a única que se concretizou".
in DRegional

Viva o Rei

O adro da Sé de Viseu encheu-se de visitantes que quiseram assistir ao cortejo "Viseu Afonsina", organizado pela Câmara Municipal no âmbito das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu. Mais de 300 figurantes trajaram a rigor e deram vida às personagens da época medieval, retratando as várias classes sociais da altura. A Sé e o Museu Grão Vasco serviram de cenário à teatralização do nascimento de D. Afonso Henriques, à sua coroação e às lutas entre cavaleiros. Ao som de bombos, pandeiretas, gaitas de foles e flautas, o cortejo saiu do centro histórico em direcção ao rossio onde, mais uma vez, se fizeram lutas e performances históricas perante a assistência e o rei, montado a cavalo. A acompanhar D. Afonso Henriques iam cavaleiros, elementos da nobreza, São Teotónio (padroeiro e confessor do rei), elementos do clero, malabaristas, bobos e o povo em grande euforia a gritar "Viva o rei!".
in DRegional

No Dia do Municipio

O Presidente da Câmara de Viseu pediu ontem aos viseenses que tenham "auto-estima" porque se trata de uma comunidade que "tem todas as condições para a ter". (...) "Temos muito orgulho no nosso concelho, assim outros tivessem feito o seu trabalho", sustentou o presidente social-democrata, indo de encontro às palavras que foram proferidas pelo presidente da Assembleia Municipal, nas quais Almeida Henriques criticou a "falta de investimento" a que o Poder Central votou o município de Viseu. "Cada um de nós responsáveis pelo desenvolvimento devemos exigir à Administração Central, qualquer que seja o partido que esteja no poder, que cumpra com o seu papel", apelou o presidente da Assembleia Municipal, frisando que em Viseu "há aqui um elemento que sistematicamente tem falhado" (...) frisando que no concelho "há muitas obras necessárias que ainda não foram feitas" que são da responsabilidade do Governo, como a auto-estrada Viseu/Coimbra e a ferrovia.
in DRegional

Vira o disco e toca o mesmo!

Um milhão de pessoas o que se traduz, em média, na visita diária de cerca de 25 mil pessoas são os números apresentados no balanço da Expovis! Um cartaz apetecível, ao qual se juntou o bom tempo, terá contribuído para que as expectativas da Expovis, entidade que promoveu o certame, tenham sido superadas. Durante os 40 dias que durou a Feira de S. Mateus, realça-se no balanço três dias (o que é uma boa média segundo a Expovis!) sendo que num deles se coloca o Presidente da República como responsável pelo elevado número de pessoas. Ficamos agora à espera do Relatório e Contas de Gestão da Expovis para verificarmos do número de bilhetes vendidos e da rentabilidade da Feira, uma vez que este é o discurso que todos os anos se repete, tal qual o "apetecível cartaz"!

21/09/2009

Viseu na corrida

Viseu é um dos 25 municipios que aderiram à rede piloto da mobilidade eléctrica Mobi-e que vão poder candidatar fundos comunitários à instalação das infra-estruturas e materiais para abastecimento das viaturas, anunciou hoje o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

Café à maneira!

Não sei porquê mas fiquei com a ideia que este Café Toural é servido sem acuçar!

Desculpem o incómodo mas...

Alguém me sabe dizer:
- A razão porque ontem á tarde não se pagava bilhete de entrada na Feira São Mateus?
- Se o funicular (prefiro a designação Elevador de Viriato) já foi inaugurado?
- A Feira São Mateus já acabou?

Parabéns, Viseu!

Postal de Viseu de Manuel Gomes

No Cavaquistão

Viseu, como seria de esperar, ontem vestiu-se de laranja e justificou a designação de outros tempos! Fernando Seara, Arnaut, Paulo Rangel entre outros, vieram dar uma ajuda na campanha cá pelo burgo.

Precisa-se cortesia na Política!

Felizmente que já falta pouco para acabar a campanha! Não se discutem ideias, programas, soluções de futuro mas apenas se provoca, insulta e insinua! A poética de Fernando Ruas na resposta a Manuel Alegre nem fica bem nem sequer dá jeito a ninguém, digo eu!

Diz o roto ao nu: porque não te vestes tu?

Pergunta: - MFLeite encontra-se hoje em Viseu. Que local a aconselharia a visitar?
Resposta - JJunqueiro: O Museu da Sé. Ficaria bem entre as relíquias!

As relíquias do PS Viseu

À Blogconf prometida com os 3 candidatos a deputados pelo PS à AR compareceram José Junqueiro e Elsa Pais que responderam ás perguntas dos internautas. Usando uma plataforma funcional mas pouco interactiva e algo restritiva pois só disponibilizava 100 caracteres a sessão apenas valeu pelo interesse que os jovens colocaram na organização da mesma. Do resto, como se pode ver aqui, Junqueiro foi evasivo nas respostas, deselegante com os adversários e já deve ter como objectivo ser o próximo Ministro da Educação!

E vão 3

O distrito de Viseu tem mais um bispo. Trata-se de D. Manuel Linda nascido a 15 de Abril de 1956, em Resende e foi recentemente nomeado por Bento XVI como Auxiliar da diocese de Braga.

Entrar com o pé errado!

É cedo para desenhar cenários mas o Ac. Viseu entrou mal em cena: O treinador herói da época passada não evitou o afastamento inesperado na Taça e a equipa com uma defesa demasiado permeável já soma duas derrotas no campeonato de futebol da II Divisão.

20/09/2009

Haja saúde... que a campanha não para!

Helder Amaral deu hoje a conhecer as ideias do CDS-PP para a Saúde e a sua agenda da campanha eleitoral os próximos dias.
Segunda-Feira 21
9h - Feira de Tondela
14:30h - Moimenta da Beira
15h - Visita a um Pomar em Prados - Moimenta da Beira
17h - Visita à Adega Cooperativa do Távora
21h - Jantar na Feira de São Mateus com a presença do mandatário politico da campanha Miguel Anacoreta Correia
Terça-Feira 22
9h - Visita à Feira semanal de Viseu
12:30h - Almoço em Nelas com a presença de Miguel Anacoreta Correia
14:30h - Arruada em Nelas

No Museu

A não perder a exposição «Arte, Poder e Religião nos tempos medievais. A Identidade de Portugal em Construção» no Museu de Grão Vasco até 14Nov.

Se dúvidas, havia...

O comissário-geral das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques considerou hoje que o Congresso de quatro dias com o nome do primeiro rei de Portugal serviu para "reforçar a tese do seu nascimento em Viseu". João Silva de Sousa explicou que, ao longo dos quatro dias de congresso, reuniu consenso, por parte da maioria dos conferencistas, o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, em Agosto de 1109. "Apenas um conferencista apontou o nascimento para Guimarães, sem, no entanto, ter indicado um só documento nesse sentido", alegou.

Variando o tema... por boas razões!

A equipa do Viseu Futsal ganhou o Torneio Saavedra Guedes, e trouxe para casa, para além do troféu de primeiro classificado, o de melhor marcador (Guri) e de guarda-redes menos batido (Diogo e Zé Tó). Bons indicadores para a participação na segunda divisão, que apenas tem inicio a 10 de Outubro.

BlogConf do PS Viseu

O Movimento Jovem do Distrito de Viseu, Avançar Viseu, realiza hoje pelas 16h00m uma BlogConf com os candidatos a deputados do Partido Socialista pelo Distrito de Viseu no Bar-Café Palha D'Aço. Boa ocasião para perguntar via Twitter a José Junqueiro o que deste seu trabalho na AR, resultou na prática para Viseu!

Há mais Viseu na net

Na música e no grupo de concertinas!