03/10/2009

O BE vai ao Bairro Municipal

A Candidatura Autárquica Do Bloco de Esquerda vai estar presente este Sábado pelas 16h na Escola EB1 do Bairro Municipal nº 4 para assistir à exibição do documentário de Raquel Castro "O Bairro", seguida de uma sessão de esclarecimento com os moradores.
16h - Exibição do Documentário de Raquel Castro - "O Bairro"
17h - Sessão de Esclarecimento com os Moradores - "Bairro Municipal: Passado, Presente e Futuro"

Frases da campanha

'Prognósticos só no final do jogo [na contagem dos votos], Fernando Ruas, PSD
'Vou tirar a Câmara de Viseu das mãos de Fernando Ruas', Miguel Ginestal, PS

in CManhã

Outubro no CCV

El mês + corto em Viseu

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Piaget, em cooperação com o Fórum Viseu, traz a cidade, durante todo o mês de Outubro, a extensão do Festival EL MÊS + CORTO.
O programa inicia-se a 1 de Outubro na Casa das Artes do Fórum Viseu. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de Outubro serão realizadas projecções de curtas metragens seleccionadas no Fórum Viseu e no Campus Universitário do Instituto Piaget/Viseu. A entrada é livre a todos os interessados.
Para mais informações consulte a página
web do festival

Sempre a somar!

Os alunos da turma do 1º ano de Electrónica Automação e Computadores do ano de 2008/2009 da EPMS Viseu conquistaram o 1º prémio no âmbito do Projecto Medea da Sociedade Portuguesa de Física.

Roteiro do CDS-PP Viseu

Francisco Mendes da Silva apresentou o Roteiro para a Competividade. Focado no que entende ser essencial para o futuro da região defende uma "política integrada, empenhada, activa e descomplexada de atracção de investimento e de criação de condições para a instalação, criação e crescimento de empresas" e considera fundamental a "questão da competitividade económica do Concelho de Viseu.
A candidatura do CDS-PP às eleições autárquicas do Concelho de Viseu conta amanhã pelas 9h com Paulo Portas para uma visita ao mercado municipal e centro da cidade e segue pelas 14h30 para uma visita à Freguesia de Silgueiros.

Noticias destas venham muitas!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, considera que "peca por tardia" a publicação dos novos índices mínimos e máximos do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por parte da Administração central. (...) Para Viseu, o valor mínimo do IMI desce, com a publicação da portaria, de 0,5 para 0,4 e o máximo passa a ser de 1,5, quando anteriormente era superior a 2. (...) Criticou ainda o facto de a portaria não ter efeitos retroactivos a partir de 2007, considerando que "isso seria o mais justo para todos". O edil comparou os valores viseenses com os de outras capitais de distrito e chegou à conclusão que estão entre os mais baixos, referindo que o valor máximo do IMI em Viseu apenas é superior ao de Vila Real e igual aos de Beja e Bragança, dando ainda o exemplo de Lisboa e Porto, com um limite máximo de 3, de Coimbra (2,45), Aveiro (2,10), Castelo Branco (1,90) e Leiria (1,80).

02/10/2009

Bolo doce ou amargo?

De acordo com o FMI, em 2010 o desemprego em Portugal vai aumentar continuadamente e vamos para a última posição dos 33 em PIB por habitante, trocando o derradeiro posto com a Eslováquia! Viseu não irá escapar a esta dura realidade mas, ainda assim há quem entenda boa solução colocar a cereja em cima do bolo... resta saber se o bolo até lá não ganha bolor!

Espaço com imagem de marca!

O inconformismo perante o "deserto" da vida cultural do país fora da capital levou Paulo Ribeiro a apostar no Teatro Viriato, em Viseu. Após dez anos de programação regular, considera que esta casa tem uma ocupação "completamente cosmopolita".

Em formato "outsourcing"

Esta oferta de emprego será para a mesma rádio que os despediu por não necessitar dos seus serviços?

Crónica das autárquicas

01/10/2009

No bailarico...

Hoje, Dia Mundial do Idoso quem é que terá sido o bailarino de serviço no burgo?

O CCV é uma Sala Animada

Ficha de inscrição aqui!

No fim, nós contribuintes, é que vamos fazer contas!

Miguel Ginestal assume posição sobre a portaria das finanças que actualiza os coeficientes de localização do IMI e que a partir de hoje entram em vigor.

Em prosa e verso... assim vai a campanha do PSD

Mais um video da campanha... e o programa (curiosamente não encontrei a referência à praia fluvial urbana!)

O Francisco ainda mexe...

Amanhã, Sexta-Feira, pelas 14h30, no "Irish Bar" (sito no Largo Pintor Gata), a candidatura do CDS-PP às eleições autárquicas do Concelho de Viseu apresentará publicamente o seu "Roteiro para a Competitvidade". A agenda da campanha do Francisco Mendes da Silva para amanhã é ainda composta pelas seguintes acções:
9h30: Acção de rua no centro de Viseu;
16h00: Entrevista de Francisco Mendes da Silva, cabeça de lista à CMV, à ViseuTV;
17h00: Entrevista de Francisco Mendes da Silva ao Diário de Viseu;
18h00: Visita e jantar na Freguesia de Rio de Loba.

Ainda o D. Afonso Henriques...

(...) Foi então que Almeida Fernandes, contrariando, quanto tinha publicado à custa da Sociedade Martins Sarmento, virou o «bico ao prego», dando o dito por não dito. Como andava pegado, desde há 30 anos, com José Mattoso e odiava os «doutores» universitários, que «mamavam na História», ele que era apenas «Dr.» e «amava» a História, quis ficar nos anais da Historiografia Portuguesa, numa espécie de «fidelidade à minha pátria distrital: Viseu». (...) Pobre país com historiadores que mudam de opinião como quem muda de camisa. Os exemplos repetem-se e a crise grassa como a gripe suína. Noutros tempos, um Professor catedrático não abria a boca para entrar mosca e sair asneira. Falando ex-cátedra era uma sentença inatacável. Agora perdeu-se tudo: a competência técnica e científica, o respeito, a prudência e o bom senso. Ninguém, até hoje, encontrou provas. À falta delas é a Tradição que vale. Como português que foi à guerra e velho como estou, lutarei pela defesa daquilo que mais nobre temos: A Pátria e a Língua com que se aprendeu e se ensinou a amar Portugal.
Barroso da Fonte, Dr.

Quem nunca viu Viseu, não sabe o que perdeu!

Enquanto se decidem em quem devem ou não votar nas autárquicas cá do burgo, deliciem-se com estas fotos de Viseu de ontem e de Viseu de hoje!

Se é assim, toca a votar em Viseu!

Ao que parece a decisão sobre o local de nascimento de D. Afonso Henriques agora é para ser tomada pelos cidadãos!

Desafio aos candidatos

O Movimento pela revitalização do Centro Histórico desafia “...as candidaturas, ainda durante este período eleitoral, a fazerem um debate entre elas, que poderá ser mediado pelos ‘media’, no sentido de aprofundar a questão do centro histórico de Viseu”, referiu o porta-voz do movimento. Alexandre Azevedo Pinto argumenta que “há dois anos ninguém falava no centro histórico, mas hoje os cinco principais candidatos à Câmara de Viseu têm na agenda e até como prioridade a questão do centro histórico”. e propoê "um debate para abordar a questão da habitação, mobilidade e desertificação no centro histórico de Viseu e ainda a transferência da loja do cidadão para o ‘coração’ da cidade".
in DRegional

Da campanha

Hoje pelas 18h no Bar Palha D´Aço Fernando Ruas leva a cabo a tertúlia "A Juventude e o Empreendorismo".
Já Miguel Ginestal vai estar pelas 17.30h, na Sede de Campanha na Av. Alberto Sampaio para uma conferência de imprensa onde responderá aos assuntos da actualidade da campanha autárquica e dedicará o seu dia de campanha à Acção Social visitando várias instituições do Concelho de Viseu (Fundação Joaquim dos Santos, Acredita-ASSCRD Travassós de Baixo e ASCRD Silgueiros).

30/09/2009

Acabou a Feira... acabou o negócio!

Fernando Ruas recandidata-se em Viseu, mas não quer a líder do partido ao seu lado. O autarca laranja afirma ser “uma figura nacional” que não precisa da líder do PSD na campanha.

Chegou a moda à cidade!

Pura coincidência ou NoAr do burgo há sinais claros de asfixia democrática?

Começou o jogo de bilhar às duas tabelas!

Na sequência da participação do Mandatário do Partido Socialista para as Eleições Autárquicas do Município de Viseu à Comissão Nacional de Eleições (CNE), contra os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS) por violação do dever de neutralidade e imparcialidade, o Senhor Presidente da CNE comunicou, ter sido deliberado remeter o processo aos serviços do Ministério Público, por se verificarem indícios de violação do disposto no art.º41 da Lei Eleitoral para os órgãos das Autarquias Locais. (...) Fernando Ruas já respondeu ao PS Viseu (...) que "não é crime" a CNE enviar o processo para o MP e acusou o candidato socialista de "aproveitamento". "O candidato do PS foi tratado ao mesmo nível da candidatura do Movimento Mérito e Sociedade (MMS)", que apresentou uma queixa junto da CNE por destruição e danificação da propaganda eleitoral em Viseu, afirmou ainda Fernando Ruas.

A "piquena" do BE em Viseu

Na Sexta, 02 de Outubro, ANA DRAGO Deputada do BE na AR vai estar presente num debate sobre "A Educação e o Desenvolvimento Rural" na ESEV pelas 16h a que se segue o jantar comício no Inatel Kaffé.

29/09/2009

Para mim, pode ser só uma mini e tremoços?

A ideia da praia fluvial urbana já está a mexer com a campanha autárquica cá pelo burgo. A oposição já veio criticar o projecto e avança em alternativa com a criação da pista de neve artificial ligando o Monte de Santa Luzia ao campo da Feira de S. Mateus.

Ora, morde aqui a ver se eu deixo!

José Junqueiro anunciou ontem que espera que nos próximos 10 meses esteja relançado o concurso e feita a adjudicação e iniciada a sua construção da auto-estrada que ligará Viseu a Coimbra. (...) Além da ligação rodoviária, o deputado, acompanhado pelo número 2 da lista, Acácio Ponto, assumiu que o corredor ferroviário "Aveiro/Salamanca" será um processo que irá ser "acompanhado de perto", sendo esta a segunda prioridade para o distrito. (...) as políticas de competitividade e emprego, a conclusão da rede de centros escolares, a concretização da rede de cuidados continuados e a constituição de Unidades de Saúde Familiares são outras preocupações que terão os quatro deputados eleitos. "Estaremos também disponíveis (...) para fazer do ensino superior e da investigação em Viseu um pólo de mais-valia e de relançamento do próprio distrito", acrescentou.
in DRegional

Nascimento, estás a olhar para onde?

Viseu e a Alta Velocidade

(...) Ora, o interesse da alta velocidade é ligar entre si as megacidades. Beneficiando as cidades de média dimensão onde pára. (...) Ora o que é sensato, pensando em termos de ordenamento de território, é ligar o centro da Grande Madrid ao centro desta megacidade. Esse centro está algures entre Coimbra e Porto.(...) Estudar-se-á a viabilidade de que, com o objectivo temporal de 2015, o corredor Aveiro-Salamanca seja para tráfego misto, definindo-se, oportunamente, o ponto de união das duas redes nacionais, prestando-se especial atenção à interoperabilidade. (...) O compromisso de dar prioridade à ligação Lisboa-Badajoz-Madrid em vez de lutar pela ligação Aveiro-Salamanca-Madrid foi um erro. Foi uma cedência de Portugal. (...) Na ligação Aveiro-Salamanca-Madrid, o TGV iria beneficiar Aveiro, Porto, Coimbra, Viseu e Guarda. Iria beneficiar a Zona Centro de Portugal. Iria beneficiar Portugal. (...) Mas a ligação Lisboa-Badajoz-Madrid é a pior das soluções para Portugal, para a Região Centro e para a Galiza. (...) Este compromisso obriga o próximo governo a construir o traçado Lisboa-Badajoz-Madrid em vez do traçado Aveiro-Salamanca-Madrid. Esse, que mais interessaria ao País, fica para as calendas.
Celestino Quaresma, Eng in JNegócios

Olá fresquinho! Olha a bolachinha americana!

Segundo consta, Viseu irá acolher em 2010 o Campeonato Nacional de Motonáutica na Praia Fluvial urbana de D. Afonso Henriques! A praia a construir terá sido inspirada nos "miúdos" que todas as terças feiras saem da feira semanal direitos ao charco do Pavia. A ideia colhe muita aceitação nos viseenses havendo mesmo quem já pense em reservar férias ou adquirir jet skis! A Autarquia já terá até adquirido a areia e acredita mesmo que, com a água que a oposição mete, terá em breve a praia concluida!

28/09/2009

Que pontaria!

No dia de ontem o melhor que a SIC achou por Viseu foi pôr-nos a votar em contentores!

Sair da sombra

José Cesário já encontrou os culpados da derrota do PSD e um deles é especial (e não é como estão a pensar o Alberto João Jardim!)!

Coisas doces e boas no Teatro

A não perder noTeatro Viriato «Chocolate» - Maria João & Mário Laginha dia 02Out pelas 21h30.
Hoje ainda pelas 21h30 pode assistir à evocação dos 200 anos da morte de Haydn no Teatro numa promoção com a Antena 2. O concerto reúne um dos quartetos do Opus 9, com que Haydn começou a delinear a estrutura do quarteto clássico em 1770; um dos quartetos Opus 54/55, que chamaram a atenção dos parisienses em 1788; e um dos quartetos Opus 71/74, com que Haydn fez furor em Londres em 1793. A interpretação do programa está a cargo de Ensemble Contrapunctus, um grupo de músicos de elevada qualidade na execução do melhor e mais variado reportório da música de câmara.

Nova fase da campanha PS Viseu

Hoje às 21h no Hotel Principe Perfeito Miguel Ginestal apresenta a Comisão de Honra da sua candidatura!

Antecipando a vitória!

Depois dos resultados das legislativas seguem-se as Autárquicas e Fernando Ruas está confiante na vitória, tendo já mandado colocar junto à Câmara como se pode constatar pela foto, o guindaste que o elevará no dia 11 de Outubro à noite. Hoje, pelas 21h30m, no Hotel Montebelo, apresenta o seu Programa de Candidatura “ Viseu somos todos Nós” à Comissão de Honra.

Devagarinho e a custo mas...

O funicular já funicula! Veja as imagens aqui.

A rede do SMAS

A semana passada, os SMAS de Viseu demoraram três dias a reparar uma ruptura numa conduta de água entre Paradinha e São Salvador, que deixou grande parte da freguesia sem água desde terça-feira à tarde. (...) Só foi possível detectar a ruptura graças a uma sonda, (...) depararam-se com mais um imprevisto: uma ligação ilegal à rede de condutas que foi, imediatamente, desligada. Bruno Peixoto, (...) lembrou ainda a dificuldade que teve em conseguir um número de contacto dos Serviços Municipalizados: "Ao contrário da EDP, os SMAS não tem na factura o número de contacto do piquete. Ou se liga na hora do expediente, ou então já não temos para onde ligar", criticou Bruno, que só conseguiu o número num sítio da Internet, não do SMAS, "porque nem isso têm".
in DRegional

Análise taberneira!

Depois da divulgação dos resultados eleitorais, a conversa entre os dois na tasca cá do burgo (o café é bom lá, acreditem!) era mais ou menos assim:
-Pá, é tudo a mesma tralha, não me lixes! Olha, com isto ficámos a saber quem é o próximo Governador Civil e que há novos porta pastas e abanadores de cabeça para em 2013 ser ele de novo a candidatar-se à Câmara!
- Yah, e do outro lado com o paraquedista de fora também já se sabe quem se vai começar a pôr em posição... Ando tudo ao mesmo!
Eu sei que é feio ser cusca... mas não apanhei na totalidade o cenário que ali se congeminava e daí a partilha! Já agora o termo usado não era lixes!

Resultados no Concelho de Viseu

27/09/2009

Baralhar e voltar a dar...

Aconteceu no Cavaquistão o esperado! Viseu continua laranja retomou o lugar perdido em 2005. O PSD PSD conquistou 37,47% e 4 deputados mas perde 5334 votantes no distrito, enquanto o PS teve 34,71%, mas com os mesmos quatro deputados e menos 11714 votantes. O CDS-PP obteve um excelente resultado, com 13,41% e um deputado em resultado do aumento de 10368 votos no distrito. O BE ganha 6840 votos em relação a 2005 e com isso obteve 6,49% tendo a CDU ficado pelos 2,86%. O sentido de voto da Esquerda deslocalizou-se para o BE que quase duplicou o número de votantes e na Direita deslocou-se para o CDS.
Os deputados eleitos representantes de Viseu no Parlamento são pelo PSD José Luís Arnaut, António Almeida Henriques, Teresa Costa Santos e José Figueiredo Antunes, e José Junqueiro, Acácio Pinto, Elza Pais e José Cruz, por parte do PS, assim como Hélder Amaral, do CDS-PP. Agora, vamos esperar para ver o que ganhará nos próximos 4 anos o Distrito com esta "nova" equipa de representantes!