10/10/2009

5 anos depois... recorda-se o Bispo!

D. António Ramos Monteiro nasceu em Serafão, concelho de Fafe, Arquidiocese de Braga, a 10 de Outubro de 1928. (...) É ordenado Bispo, em Viseu, a 11 de Outubro de 1987; conhecida a aceitação da resignação de D. José Pedro da Silva, D. António Monteiro torna-se Bispo titular e dá início formal ao seu ministério numa Concelebração Eucarística, na Sé Catedral, a 18 de Setembro de 1988. Faleceu em Viseu por volta das 22 horas do dia 3 de Abril de 2004 encontrando-se sepultado no Jazigo dos Bispos, no cemitério da cidade.

You Never Drink Alone

Arrancou esta semana em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade. A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo ACNUR, revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.
A nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboraçãoda Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTFPartners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo. (...) Ajude! Divulgue!

Tunas em Viseu

09/10/2009

À meia noite encerramos os comentários!

Sábado é dia de reflexão! Leia os programas, leia as noticias (mas cuidado que já dei conta que começa a haver lixo jornalistico, pelo burgo!), leia os manifestos dos candidatos, discuta com os amigos, os vizinhos e depois, não fique em casa. Vá lá pôr a cruzinha no local indicado pela sua consciência! É esse o nosso dever!

Ainda a tempo...

A noticia de que os candidatos da CDU distribuíram hoje à tarde "bilhetes" de comboio para uma viagem pelas ligações de Viseu às linhas da Beira Alta e do Norte, exigindo o regresso deste meio de transporte à cidade e o folheto do PSD que acabou de chegar via email (para quem nunca me deu resposta aos emails não deixa de ser curioso!)! Mas surpresa mesmo é terem atribuido o Nobel da Paz ao Presidente Obama, ele que foi capaz de matar uma mosca em directo!

Porque a opinião conta!

Trocas de Opinião é um mercado de previsões, baseado numa moeda fictícia, onde os participantes exprimem a sua opinião sobre acontecimentos sociais e políticos (...) O acesso ao site e a negociação no mercado está reservada a utilizadores registados. Mas o registo é totalmente gratuito! Experimente.

Dura praxis, sed praxis...

Li com atenção mas ficou-me a dúvida sacramental: Não terão mais matrículas os membros do Conselho de Viriato que cursos tem o ISPV?

Primorosa declaração de voto!

(...) E o que nos servem aqui na terrinha? Pelo que li e fui ouvindo, também não é nada de especial! O PSD serve-nos um embelezado prato, mas é repasto recesso – já tem 20 anos; o do PS é um prato requentado – que nos servem pela segunda vez; dos outros ainda se vai petiscando aqui e ali – é o que nos salva (ou melhor pode salvar!).
Face a isso, pergunta o leitor, afinal o que é que lhe agrada? Diga! Digo sim senhor.
Para a CMV vou votar no candidato do CDS – Francisco Mendes da Silva e para a Assembleia Municipal vou votar no BE – na lista encabeçada pelo Carlos Vieira. (...)

Compareça. Participe. Viseu agradece!

A 1ª reunião Distrital de Viseu realiza-se a 16 de Outubro, pelas 21h, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no Campus Politécnico.
Objectivo: esclarecer a estrutura do projecto, "eleger" ou "mandatar" os Coordenadores Concelhios e apresentar a equipa de suporte.
Luis Amaral
Coordenador Distrital de Viseu

Burro velho não aprende línguas!

O congresso foi no Pavilhão Multiusos mas aposto que nem assim a Expovis ganhará outro "espírito"!

Viseu em espanhol

Viseu es una ciudad ubicada en la región de Centro de Portugal que tiene una de las áreas metropolitanas más grandes de Portugal con más de 350.000 habitantes. En las últimas décadas, esta población ha logrado crecer en materia de economía y además se ha logrado posicionar como un buen destino turístico en esta área, que se encuentra a mitad de camino entre el Océano Atlántico y la frontera con España, y rodeada de montañas que dan hermosos paisajes.

Há mais Viseu na net

No talento e música de Carlos Peninha, guitarrista autodidacta, co-fundador do Quinteto de Jazz de Viseu, o primeiro grupo de Viseu a tocar música de influência jazz.

08/10/2009

Eu participo!

O futuro de Viseu decide-se nas próximas eleições autárquicas. Participe na definição desse futuro. Apresente aqui as suas propostas. Divulgue, participe neste fórum!

Que grande barraca!

Em Viseu, quem hoje passasse junto à Câmara era surpreendido com a presença de tendas de campismo, explicadas por jovens do Bloco de Esquerda com a ausência, no concelho, de um parque de campismo.

Segue animada a campanha!

Hoje temos espaço para as queixas de todos, PSD, PS e CDS...

Em Bruxelas está-se bem!

A "gamela" está pronta e o Xesário feliz da vida... 84,57 por cento é o valor da abstenção dos emigrantes!

Rita Namorado

A Rita é talentosa, viseense e giraça! Apresenta-se pela primeira vez ao público no Teatro Viriato num recital de piano dia 17 de Outubro pelas 21h30.

O valor zero não seria melhor?

Os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) aumentaram 11,3% no primeiro semestre, em comparação com igual período do ano passado. (...) A região de Viseu é a que contabiliza menor número de beneficiários, com apenas 16 600 dependentes do RSI.

E não é que tem mesmo boa voz?

Convencida de que é "a voz que faz falta" em Viseu, a CDU apostou numa cantora e professora do ensino especializado de música para concorrer à presidência da Câmara da capital do distrito!
in
DN

As notícias foram de fim-de-semana!

Porque há coisas que acontecem que não se percebem, porque há coisas que não devem acontecer questiona-se o que leva um grupo de Leiria a investir numa cidade onde ainda não deixou um tostão, a não ser umas galas pindéricas e uns prémios que ninguém percebe como são atribuídos, e a destruir o que levou quase 15 anos a por nos exemplos do que é o bom jornalismo, a decência e a integridade. Em 1995, talvez a 15 de Agosto, ressurgia a Rádio Noar. Desde então trilhou um caminho que a levou a ser uma referência no panorama nacional. Um exemplo do que é bom jornalismo sem cedências, favores ou fretes. Numa política a que já estávamos acostumados no Jornal do Centro, com a inevitável debandada de bons jornalistas alguns até premiados e que serviram de bandeira inicial da qualidade que se pretendia, foram despedindo recursos. Entretanto a Sojormédia comprou a Rádio No Ar e em Abril, numa acção do folclore mercantilista, prometeu novas instalações, a unificação de redacções e até um corpo redactorial, o que quer que isto seja, de 7 jornalistas. Hoje nada disto foi feito. Mais, com a política de despedimentos deslocalizada para a Rádio Noar foram despedidos mais dois colaboradores. Resultados? É impossível uma rádio produzir 5 jornais por dia com apenas 2 jornalistas. Fisicamente é impossível ir a todas e deixamos de ter informação ao fim-de-semana. Uma coisa jamais vista em 15 anos de emissões. Pior, desancaram o único elo de ligação na ainda província da Beira Alta e ao fim-de-semana nem Jornal regional existe. Este que foi um exemplo de verdadeiras sinergias. Porque isto não pode ser, porque estes capitalistas do dinheiro fácil e da pressão engatilhada não podem comprar para destruir recomendo, a quem se importa com isto e com a nossa qualidade de vida, que também passa pelo direito a sermos informados, boicotar tudo o que é destes senhores, Jornal do Centro à cabeça, automóveis, combustíveis, enfim tudo o que seja deles não comprar, não adquirir e ignorar. Por fim, para quem queira descarregar a sua bílis aqui ficam os endereços de quem pode decidir pela manutenção destes verdadeiro serviço público de informação e paradigma do serviço noticioso local.
António.barrocas@grupolena.pt
Francisco.santos@sojormedia.pt
Comprem mas não destruam o que levou anos a conseguir!
(por email, Augusto Lopes - Viseu)

07/10/2009

É a fé que nos salva... ou será o voto?

Em ano eleitoral os milagres acontecem! Não acredita? Confira aqui!

Todos juntos pela emissão NoAr

Porque Viseu, e toda a sua região, precisa de uma rádio a informar todos os dias, então vamos tentar que o Grupo Lena/Sojormedia, proprietário da Rádio NoAr, e também do Jornal “i”, entre outros, reconsidere a decisão que tomou em eliminar os noticiários da Rádio NoAr aos fins-de-semana e feriados e volte, com a maior brevidade, a fazer com que esta estação de rádio continue a marcar as notícias na região de Viseu. Porque as notícias não podem ir de fim-de-semana nem ter feriados, então assinem a petição.
Reencaminhem e divulguem esta informação para todos os vossos endereços! Todos juntos vamos conseguir voltar a ter notícias na Rádio NoAr aos fins-de-semana e feriados em www.radionoar.pt ou 106.4 FM.

Para memória futura...

Aqui fica mais uma crónica das autárquicas!

Depois da vindima vem a poda!

Eu convencido que o edil do PSD lhes "fazia a poda" à borla e afinal lança um concurso público?

O tamanho do projecto conta!

Quando o projecto é grande também o "homem" ganha em dimensão, sendo de louvar ainda o facto de a Autarquia ter percebido em tempo do interesse do investimento e o ter apoiado em favor de Viseu!

Tesourinhos deprimentes...

e colocar isto na net ainda fica pior!

Participe no projecto!

Já está disponível a plataforma autarquias.org. Através deste site os cidadãos podem alertar os municípios para as mais variadas situações, desde lixos na via pública, postes de iluminação que não funcionam, buracos na via pública, equipamento danificado, problemas nos abastecimentos, ou outros, que muitas das vezes as Câmaras Municipais não tem conhecimento. Os cidadãos podem acompanhar as respostas das autarquias aos alertas apresentados por outros cidadãos, como também participarem adicionando comentários.

06/10/2009

Pedras preciosas da região

Para ouvir e acalmar os ânimos... na voz inconfundível da "madrinha"!

Assim vai a campanha... ou talvez não!

Indiferente à onda de vitória que o PS Viseu quer afirmar no concelho, o edil do PSD parece não ter dúvidas sobre quem irá conduzir no mandato 2009-2013 os destinos de Viseu, estando mesmo a planear adquirir os modelos de novos veículos de transporte movidos a electricidade adequados ao executivo. A oposição contesta a ideia pelo facto de os veículos não disporem de autonomia suficiente para uma viagem a Lisboa!

Merecida homenagem!

Os nomes do poeta e jornalista Adelino Azevedo Pinto, mais conhecido como Rijo, e do antigo presidente da Assembleia Municipal de Viseu, António Coelho de Araújo, fazem, desde ontem, parte da toponímia da cidade viseense (...)
in DRegional

Feira à Moda Antiga

Centenas de pessoas passaram durante o dia de ontem pelo Mercado 2 de Maio para visitarem a Feira à Moda Antiga, um evento organizado pelo Centro Cultural Distrital de Viseu que conta com a participação de dezenas de associações da região e que tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes (...)
in DRegional

Está armado o 31

Há mais Viseu na net...

Em fotos ou em aguarelas, o talento do Jorge do Carmo merece aqui destaque!

Cereja há... e bolo?

O grande objectivo de Fernando Ruas para o mandato 2009-2013 segundo afirma neste seu programa será o de conseguir uma verdadeira Coesão Social. O objectivo é meritorio, sem dúvida e em tempos de crise como esta que vivemos (e continuaremos a viver!) reinventar a solidariedade e encontrar novos modelos de desenvolvimento torna-se premente. A situação actual tende a traduzir-se ainda num maior agravamento das desigualdades entre as regiões do mundo e no interior de cada país cavando um fosso cada vez maior entre ricos e pobres. É urgente a procura de outro modelo civilizacional, menos dependente do consumo e socialmente mais justo, mais amigo do ambiente, mais solidário e com novas alianças entre o poder político, a sociedade civil e o mercado. A coesão é importante e qualquer politica económica está a aprender com a crise que esse desafio só se vence com “pessoas, instituições e empresas”. É nisto que Fernando Ruas parece querer apostar mas curiosamente, não encontro no programa uma aposta clara em criação de emprego ou aposta sustentável em criação e fixação de empresas que sejam geradoras de mais e melhor trabalho. Ou terei lido mal?

Conhece os candidatos?

Numa inciativa louvável a VTV resolveu dar a conhecer aos viseenses os candidatos... ou quase todos, porque um deles já dispensa a propaganda!

05/10/2009

O apoio dos jovens da JS Viseu

Os jovens socialistas apresentaram já o Manifesto Autárquico da JS e Movimento "O Futuro é Jovem" e hoje pelas 15h realizam uma BlogConf no Irish Bar com a presença de Miguel Ginestal, candidato do PS à Câmara Municipal de Viseu.

Rica República esta!

Daqui a um ano estaremos a comemorar o Centenário da República e até lá, a julgar por este cenário, o País estoirará 10 milhões de euros!

Ah, querem luxo? Pois, então paguem!

Antes mesmo do arranque já a manutenção se paga! E agora em funcionamento, como será a conta anual?

Isso, dêem-lhe ideias!

Com tanta promessa que vai por aí fora com a campanha autárquica não me admirava nada que a próxima "cereja em cima do bolo" seja a substituição dos sinais luminosos por este tipo de semáforos!

No poupar é que está o ganho!

Viseu, segundo afirmações do vereador biólogo cá do burgo vai passar a ter xeros jardins com plantas que necessitam de menos água! Já agora, a julgar pela água que sistemáticamente se vê a perder pela cidade, um ajuste nos sistemas automáticos de rega dos jardins e das rotundas também não seria má ideia...

Percursos Pedestres

Com este percurso (Rota do Dão) são já 12 os percursos pedestres do Concelho.

Portugal Jazz em Viseu

Dia 7 de Outubro às 22h no Teatro Viriato

04/10/2009

De fazer inveja ao Ruas!

Muitas e mais vezes não fal mal nenhum...

E o ambiente e a cidade agradecem esta acção de limpeza!

As amazonas de Alcafache

Uma lista constituída só por mulheres concorre pela CDU à Junta de Freguesia de Alcafache, concelho de Mangualde, esquecendo a Lei da Paridade e tendo como principal preocupação trabalhar para dar mais oportunidades às gentes da sua terra.
Paula Lopes, a cabeça-de-lista, disse à Agência Lusa que "a ideia inicial não foi criar a lista só de mulheres" e que esta acabou por surgir naturalmente dos contactos realizados.
(Lusa)

Não acredito, mas que as há, há...

Não notou ainda uma certa "aura" nos céus de Viseu? Eu sou dos cépticos mas que há coisas estranhas há... senão, como se explicará este tweet que recebi: josejunqueiro Hey, I just added you to my Mafia family. You should accept my invitation! :) ?