14/11/2009

Assinale a opção certa

A colocação de uma bandeira do Brasil, nas varandas e janelas de certos apartamentos da Quinta do Galo e Quinta do Grilo, servem para:
a) Sinalizar a Casa Luso-Brasileira em Viseu
b) Representam o investimento imobiliário de Scolari na região
c) Locais de venda pulseiras do Senhor do Bonfim da Bahia
d) Oh pá... sei mas não digo!

Viseenses ilustres

Maria Cecília Correia Borges Cabral Castilho (1919-1993) nasceu em Viseu e faleceu em Lisboa. Conhecida nos meios literários por Maria Cecília Correia, dedicou-se sobretudo à Literatura Infantil. Deixou um conjunto de livros inspirados no real, no quotidiano e cujas histórias têm como tema o mundo da criança: a beleza, o sonho e a magia.

Pergunta que se impôe!

Alguém sabe afinal como ficou organizado o executivo da Câmara Municipal de Viseu? Quem são os Vereadores e que pelouros detêm?

Orçamento para 2010

O orçamento da Câmara Municipal de Viseu para 2010 é de cerca de 96 milhões de euros, registando "um aumento prudente" de cinco por cento face a 2009, anunciou hoje o presidente da autarquia, Fernando Ruas (PSD).
Aprovado com sete votos a favor (PSD) e dois votos contra (PS), o orçamento da autarquia de Viseu para o próximo ano é de 96.522.424 euros (cerca de 76 milhões de euros para a Autarquia e 19 milhões para os Serviços Municipalizados). O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, informou que as áreas de actuação privilegiadas serão a Cultura e a Educação, para além da conclusão de algumas obras na malha viária. No campo cultural destacou "a grande obra que é o Centro de Artes", enquanto na área da Educação apontou "um reforço com as AEC's (actividades extra-curriculares)". Fernando Ruas contou que, pela primeira vez, o orçamento da Autarquia foi "aprovado sem discussão". "Ninguém gozou da palavra e limitámo-nos a aprovar, com os votos contra da oposição, que fez uma declaração de voto escrita", referiu. Para o autarca, o orçamento para 2010 registou "um aumento prudente" e tem "muito realismo", sustentando que "não tem quase nenhuma comparticipação do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)". Fernando Ruas informou ainda que, durante a manhã de hoje, foi aprovado o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), fixando-se em 0,6 por cento para prédios urbanos não avaliados nos termos do Código do IMI e 0,38 por cento para prédios avaliados nos termos do Código do IMI. "Tal como prometido, fizemos um abaixamento de uma décima ao que estava definido por lei", acrescentou. Quanto à Derrama, "decidimos reduzir em 10 por cento [o valor da taxa] para empresas cujo volume de negócios é inferior a 150 mil euros", mantendo em 1,5 por cento a taxa cobrada às empresas com volume de negócio superior a 150 mil euros.
CMM. Lusa/Fim

O Sul em Viseu

O Turismo do Algarve vai reforçar a promoção do destino no Norte e no Centro do país, num roadshow que levará as sensações do Algarve ao trade de Viseu dia 18 de Novembro (quarta-feira) no Montebelo Hotel & Spa, em Viseu.

12/11/2009

Apresentando a obra...

No teatro

E, não tem porquê?

O concelho de Viseu tem cerca de 260 casos sinalizados de violação dos direitos das crianças, cujos processos estão na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Viseu. (...) A presidente da CPCJ aproveitou a ocasião para criticar o facto de não haver um local em Viseu para onde possam levar as crianças quando estas são retiradas às famílias. "Quando temos urgência, temos dificuldade em arranjar um sítio para a criança. Viseu não tem um centro temporário para a criança ficar nos casos mais urgentes, falta uma resposta imediata", alertou.
in DRegional
A Laurinda Alves até já tinha escrito uma carta aberta ao Presidente da CM Viseu sobre este assunto onde fala do CAT Viseu e onde até pedia "que as crianças não tenham que estar sempre a ver a rua através da janela e para que possam viver com mais alegria e liberdade basta esvaziar a água dos tanques e enchê-los de areia ou de terra."

Os Melhores Vinhos do Dão

O Presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Valdemar de Freitas, exortou ontem os agentes económicos da região a iniciarem "uma nova era para os Vinhos do Dão, que têm tudo para se afirmarem no contexto nacional e internacional".
Conheça os premiados
aqui.

O Hino do Académico

A letra do Hino já tem forma e o resto também não deve ser dificil uma vez que "músicos" é coisa que não falta naquele Clube.

Musicando...

11/11/2009

Através das Beiras

ET: Convite recebido graças à gentileza da Isabel

IRS 2009

A caminho da próxima... leiam e estudem bem isto porque dá sempre jeito!

Vale a pena pensar nisto!

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, diz que os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) deviam ser obrigados à prestação de algum tipo de trabalho a favor da sociedade (...) já que, por um lado, faria com que as pessoas se sentissem merecedoras dessa ajuda e, por outro, com que a comunidade sentisse que a ajuda que dá é merecida. Advertindo para o 'facto inegável' de a pobreza continuar a aumentar em Portugal, e muito particularmente nas zonas do Interior, o bispo de Viseu alertou para a possibilidade de as propaladas políticas tendentes a pôr fim às assimetrias regionais não passem de meras intenções. (...) O desemprego, que não pára de crescer, leva os mais novos a emigrarem, à procura de melhores condições de vida, ficando por cá apenas os idosos. São cada vez mais as aldeias desertas, explicou o bispo de Viseu.

Assim dá gosto estudar em Viseu

Este local de estudo é, sem margem para dúvidas, um projecto que os jovens de Viseu apreciam e que se pode repetir com igual sucesso noutros locais da cidade e das aldeias!

10/11/2009

Viseu é nosso...

No mesmo dia em que o Presidente do ISP Viseu decretou a proibição das praxes no interior do Politécnico a caloirada encheu de cor a cidade! De lixo também mas felizmente o "carro vassoura" veio atrás deles!

Não há bela sem senão!

Diz o DN que "a dinamização do centro histórico era um dos objectivos do novo equipamento da cidade, em funcionamento há cerca de três semanas. Comerciantes e população reconhecem a mais-valia criada. (...) O funicular, que pretende ser "um ex-líbris da cidade, irá continuar a manter as viagens gratuitas nos próximos quatro anos se o objectivo de levar mais gente ao centro histórico se continuar a verificar", salienta o presidente da câmara de Viseu. (...) Ao mesmo tempo, continua o DN, "o centro histórico de Viseu começa a ser "repovoado" de famílias e serviços. Organismos municipais, algum comércio e moradores começam agora a deslocar-se para o casco velho que tem vindo a ser recuperado, "para inverter a desertificação" que ameaçava o desenvolvimento económico-social da zona da cidade, sendo o funicular um instrumento importante. (...)
São boas noticias e excelentes medidas que se aplaudem mas importa não esquecer que "
a principal influência para a localização de pessoas e famílias é o TRABALHO. As populações fixam-se onde existe oportunidade de participação profissional." Sem isto, não chegaremos nunca a colocar a cereja em cima do bolo!

Fernando Ruas joga em casa!

Ao que me dizem nos dias 4 e 5 de Dezembro, o Pavilhão Multiusos em Viseu, recebe os Autarcas Locais no XVIII Congresso da ANMP para eleição dos novos órgãos e para a discussão e aprovação das Linhas Gerais de Actuação para o novo mandato.

Rancho à "maneira" de Viseu

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, pretende que o "rancho à moda de Viseu" se torne num 'ex-libris' da restauração local. Aqui se acrescenta algum "picante" à receita!

Agenda do dia

Hoje no IPJ pelas 21h45 pode ficar a conhecer melhor as Operações SAAL de João Dias.

Agora é que está o caldo entornado!

D. Afonso Henriques não nasceu em Guimarães nem sequer em Viseu... o berço afinal, terá sido outro!

Adoçam-nos a boca e depois...

Viseu ganhava certamente com tal casamento!

Viseu recebe dentro de dias a Expocasamento e espera-se que o noivado entre a ANMP e a SEAL conheça momentos felizes... a bem do que é vital e estruturante para a região deseja-se a felicidade na relação! Caso contrário, o divórcio com Lisboa irá manter-se durante mais 4 anos!

09/11/2009

Será verdade?

Constou-me que não são só os cartões da Vodafone que faltam em Viseu... as sessões de cinema da meia noite na cidade também vão passar a faltar!

Honrando Hilário...

De Norte ao Sul do país, muitos são os fadistas que participam neste evento, enriquecendo-o de ano para ano com a presença de fantásticas vozes e carismáticas interpretações. Mas porque nem todos podem sair vencedores, o júri nomeou Mara Pedro, de Viseu, como a melhor voz da noite (...)

Aproveitem a viagem que é à borla

Juntar o estudo à prática...

Os alunos do curso de Contabilidade e Gestão (nocturno) e Gestão de Empresas (diurno) na disciplina MC3 Organização de eventos, da ESTV, conduzem no dia 12 de Novembro pelas 18 h na Escola Superior de Tecnologia um evento designado "os meus olhos tem quatro patas" que consta da divulgação da Escola de Cães Guia da Associação Beira Aguieira de Mortagua.
Mais info via email.

Quentes e boas

Coisas doces

A escultura do Marquês de Pombal em chocolate foi criada por uma equipa de doceiros da Confeitaria Amaral de Viseu que já arrecadou três recordes do livro do Guiness com o maior pão com chouriço do mundo (oito mil quilos), maior boroa de milho do mundo (4190 quilos) e o maior bolo de aniversário do mundo com 30 metros de comprimento e quatro mil quilos.
A mesma pastelaria tem agora um novo bolo em Viseu a que chamou os "Rotundinhas".

Agenda da semana

United Photo Press promove exposição sobre Prevenção e Segurança Rodoviária dia 12 de Novembro, pelas 18 horas, na FNAC.

08/11/2009

Palavras para quê?

Estacionamento do Palácio do Gelo, ontem!

Viseenses pelo mundo fora

Os genes de Viriato brilham nos States...

Podia-te chamar tudo menos mãe!

(...) Lisboa tem que se precaver contra estas investidas. Abaixo a insularidade do interior! Abaixo o interior pretensioso! Abaixo o museu Grão Vasco e o Fernando Ruas! Se o Viriato era de Viseu, eu quero ser espanhol! Tudo para Lisboa se querem ver coisas giras e boas e variadas.
José Borges

Expliquem lá isto...

... mas porque raio lançaram concurso para uma mascote? Não se já se sabe quem vai ocupar a cadeira?