20/11/2009

D. Afonso Henriques é de todos

Mas boa parte da vida do 1º Rei de Portugal permanece um mistério. Não se sabe a data de nascimento e até o local suscita dúvida – durante muitos anos julgou-se Guimarães como berço do país e do rei. José Matosos, historiador e companheiro de estudos de Geraldo Coelho, lançou recentemente um livro onde defende a tese de que D. Afonso Henriques nasceu em Viseu, apontando a data de 5 de Agosto de 1109. O próprio Geraldo Coelho descobriu um documento que lhe aponta outro local: Coimbra, onde D. Teresa permaneceu em Julho de 1109, pouco menos de um mês antes do nascimento do filho. Geraldo Coelho defende que tal condição a impediria de viajar para Viseu. “Não posso aderir à tese de José Matoso, é preciso investigar mais”, defendeu. “A vida do nosso rei está envolvida numa nebulosa que a História procura evidenciar”, explicou, “mas não podemos deixar de ter presente a sua heroicidade, a sua portugalidade”, concluiu. (...) “D. Afonso Henriques é tão grande que chega para este Portugal que é de todos nós”, resumiu Luís Diamantino, no encerramento da sessão, referindo-se à polémica do local natal de D. Afonso Henriques.

19/11/2009

Agenda fim de semana

Prémio ou Castigo?

O Governo já confirmou os boatos que se ouviam pela cidade de que o nº 17 da Avenida do Caroço iria ter novo inquilino!

Um a zero ou um zero?

Nesse dia faço-lhe companhia...

A construção da ecopista que liga Viseu e Santa Comba Dão pode, agora, avançar depois de ter (...) recebido o visto do Tribunal de Contas, o que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Viseu, deixa o empreiteiro "mais descansado" e coloca tudo "mais legal". (...) A Câmara de Viseu já tem abertos 7,5 quilómetros de ecopista e, agora que a construção vai ser retomada, Fernando Ruas espera que esteja concluída em Junho para "cumprir a promessa de a inaugurar a pé até Santa Comba Dão", cerca de 50 quilómetros.
in DRegional

A caixa registadora da A25

(...) Os únicos radares fixos da auto-estrada 25 (A25), ao quilómetro 94, em Viseu, registaram 66 575 infracções nos três primeiros anos de vida dos aparelhos, a funcionar desde Outubro de 2006. Feitas as contas a partir das coimas mínimas aplicadas pela GNR, o Estado vai arrecadar 7,7 milhões de euros.
in
JN

Ui... até já estou assustado, só de saber!

18/11/2009

Aceitam-se encomendas!

Quase um mês depois da tomada de posse continuamos sem saber "quem faz o quê" na Câmara Municipal de Viseu! A dúvida persiste: será que as "eleitas" vão inundar a Praça com o doce perfume do poder?

Viseu é sempre bonita...

... em dois rabiscos talentosos do Eduardo Salavisa ou nas aguarelas do Julio Rodrigues!

Quem não chora, não mama!

Reeleito como líder da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, o autarca de Tondela, Carlos Marta, reclama verbas contratualizadas com os municípios da região.

Fernando Ruas vai de novo a votos!

O actual presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o social-democrata Fernando Ruas, recebeu o apoio que tinha pedido à líder do seu partido para continuar à frente das autarquias portuguesas nos próximos quatro anos. (...) A ANMP realiza a 4 e 5 de Dezembro, em Viseu, um congresso ordinário para eleição dos novos dirigentes tendo em conta as eleições autárquicas realizadas a 11 de Outubro.

17/11/2009

Viseu, penico do céu!

Amanhã no Teatro

O trabalho da direita

Hélder Amaral foi eleito Vice-presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, membro das Comissões de Economia e Negócios Estrangeiros e suplente para o Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa.

Viseu sempre a bombar!

16/11/2009

Limpeza total

O Real Tunel venceu o Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Castelo Branco! A Tuna trouxe para Viseu os prémios melhor tuna, melhor instrumental, melhor solista, melhor pandeireta e melhor tema original!

E Dão ou não dão?

Almeida Henriques, deputado do PSD Viseu foi eleito Vice Presidente da Comissão das Assuntos Económicos, Inovação e Energia e suplente da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública e da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. No âmbito internacional foi reeleito Vice Presidente da Delegação Parlamentar da OSCE- Organização de Segurança e Cooperação Europeia e nesta semana dá-nos conta da pergunta ao Governo sobre o eventual encerramento da 2ª. Repartição de Finanças de Viseu, da crónica semanal e ainda uma opinião sobre o Dão e o que não dão!

15/11/2009

Tem uma certa lógica!

Em Janeiro de 2004, o então ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, anunciou que Viseu iria acolher uma "cópia" do CNOS, a instalar nas novas instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Foi celebrado entre o Governo e a autarquia o protocolo de cedência de um terreno de quatro mil metros quadrados, situado no aeródromo municipal, nos arredores da cidade, para a construção do CDOS de Viseu. (...) Anos mais tarde, durante as comemorações do I Dia Distrital do Bombeiro, em Viseu, o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, anunciou que o concurso para a construção do CNOS alternativo seria lançado no próximo ano, estando já previstas verbas no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC 2009).
E, sendo assim a nova Unidade de Formação Distrital vai para...
Mangualde!

Coisas boas da nossa terra

Míscaros à moda da Beira Alta, açorda de míscaros, arroz de míscaros... nisto tudo só o Toy azeda a receita!

Vamos todos colaborar! Viseu merece!

O grupo vai crescendo em número, em iniciativas e em motivação! Sinal do interesse de todos em fazer das florestas de Viseu um espaço mais limpo... e do empenho da Isabel em que isso aconteça!

Viseu na rota

Viseu é um ponto central das duas principais rotas lusas - da Prata e Marítimo - dos 'caminhos' que levam ao túmulo do Apóstolo em Santiago de Compostela.