28/11/2009

O blog feito pelos leitores

“Tento passar uma imagem urbana, cosmopolita e não provinciana do Museu”
António Filipe Pimentel in Jornal do Centro

Vale a pena ver um discurso moderno, inteligente que pode ser uma pedrada no charco no nosso provincianismo efectivo!
Oxalá ele não desanime...até porque nem é de Viseu!
Beirão

27/11/2009

Porque será?

A pergunta aparece recorrentemente no Twitter: - Quem é o verdadeiro proprietário da Quinta de Santo Estevão em Viseu?

Mais Viseu

O Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro aprovou hoje 23 projectos no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana. (...) Cinco dos projectos situam-se em Viseu, onde, entre outras operações, será financiada a criação de um espaço museológico no Seminário Maior de Viseu e a reabilitação do espaço museológico do tesouro do Museu da Catedral de Viseu.

Ler dá saúde e faz crescer...

26/11/2009

Mário Zambujal no Teatro

Adivinhe lá de quem se fala?

(...) Educação, cultura e lazer serão a "pedra de toque". Quer deixar no município uma marca forte de "trabalho em equipa". Sustenta que o futuro do concelho passa por uma aposta equilibrada nos serviços, turismo e indústria e defende a regionalização como meio privilegiado para combater o "centralismo do Governo". A Universidade Pública, a auto-estrada para Coimbra e a ferrovia voltam a ser três das suas bandeiras.
in JN

25/11/2009

Cumprir o dever conhecendo a lei!

A ideia deste Guia Fiscal não é a de aprender a fuga ao fisco... para isso chegam os de S. Bento e demais amigos, mas sim ajudá-lo a compreender melhor o IRS! Se todos cumprirmos com o que a Lei determina ajudaremos o País a melhorar!

Venham muitos e bons...

Os médicos vão receber mais 750 euros para ir para o Interior. Trata-se de uma bolsa de 70% do ordenado de um interno, durante os anos de formação da especialidade que se seguem à faculdade.
in
DN

Ajuda possível

Na noite de 23 para 24 de Novembro de 2009 desapareceu a viatura Nissan Patrol GR, cinza escuro, de matrícula 67-08-KD, do lugar de Várzea em São Pedro do Sul. Se tiverem alguma informação útil contactem a GNR em São Pedro do Sul ou os números: 966 862 087, 232 728 878, 232 799 108.
Obrigada,
Sílvia Monteiro

Pérolas da imprensa local

Gostam do novo site? Pois é... mas para já é só ficção pois é só o trabalho do Miguel, aluno de Design e Multimédia da UC! Por enquanto, vamos continuar com esta realidade...

Estão crescidinhos os rapazes...

Na próxima sexta feira o Real Tunel faz 18 anos.

Já escreveu ao Pai Natal?

E que tal contar a história do Natal na sua terra? Participe no concurso.

No Teatro

24/11/2009

Exposição no Fórum de Viseu

Uma vez mais a Eva e a Cristina brindam-nos com os seus presentes de carinho... Visite de 23 de Novembro a 6 de Dezembro, a Exposição na Casa das Artes do Fórum Viseu!

O blog feito pelos leitores

Sobre isto publico este brilhante comentário! Obrigado, "Sr Anónimo"!

"Vivemos numa época em que tudo, rigorosamente, tudo é possível e em que o sentimento da estranheza perante certos acontecimentos se vai esvaindo da nossa condição de simples humanos.
Quantos de nós mexe um dedo ou se e espanta sequer com os conflitos mundiais entre os povos, com crimes, casos de incesto, pedofilia, massacres, fome no mundo, as alterações climatéricas, ou mesmo com alguém que vive ao nosso lado e que pode precisar apenas dum simples sorriso nosso?
Comentamos com relativa indiferença esses factos que constituem pretexto para uma conversa vã, muitas vezes apimentada pela fogosidade de um voyeurismo pouco contido e nada em nós muda porque não afecta, directamente, as nossas vidas.
Esta falta de solidariedade generalizada, de indiferença pelo outro e ao mesmo tempo o frenesim do dia-a-dia em que nos movemos torna-nos cada vez piores na relação com os outros.
A falta de consequência dos nossos actos, o sentimento de impunidade e inoperância, o vale-tudo desde que não “sobre para mim”, vão-se instalando e o egoísmo corrói-nos a alma. A facilidade com que nos movemos num mundo global, o aparente bem-estar proporcionado pelo consumismo, pelos neons, pelo prazer fácil e gratuito, faz-nos esquecer, muitas vezes, o verdadeiro sentido de pertença, nem que seja de nós próprios.
Gostaria, no entanto, de não ter uma visão tão pessimista da humanidade por acreditar que a cada um de nós é-nos dada a possibilidade de ESCOLHER!
Será preciso é querer escolher!"

Não vai a bem, vai a mal...

A Câmara Municipal de Viseu moveu uma acção judicial contra o Estado por causa de uma escola prometida há quatro anos e que nunca chegou a ser construída, apesar de a autarquia ter gasto mais de dois milhões de euros na compra de um terreno.
in
TSF

Deja vu...

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, irritou-se ontem com os deputados do PS, CDS e BE. (...) "Nós aceitamos propostas, mas não aceitamos reprimendas deste género", referiu visivelmente irritado, acrescentando que ficou surpreendido com o "desplante" com que as pessoas subiram ao parlatório.
in DRegional

E para quando a Auto-Estrada?

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, ontem, segunda-feira, uma moção em que é pedida ao titular das Obras Públicas "uma intervenção urgente no IP3". (...) O documento que mereceu o apoio explícito de todos os partidos com assento no órgão deliberativo (PSD, PS, CDS-PP e BE).

Pensamentos sérios

"A condição humana tornou-se, hoje em dia, profundamente problemática. Vivemos num dos períodos mais selvagens da História", frisou.
George Steiner em Viseu

23/11/2009

Pensamentos soltos

O primogénito até pode ser o Príncipe da Beira, mas a Princesa da Beira é Viseu, sem dúvida!

Feira de Natal

Atenção, rapaziada!

A PSP de Viseu está a investigar diversos furtos e assaltos registados na zona de Jugueiros, mais concretamente na zona dos bares, próximo das instalações do Instituto Politécnico. As vítimas são alunos daquele estabelecimento de ensino superior. Por essa razão a Associação de Estudantes está a aconselhar os jovens a evitarem, pelo menos, as ruas menos iluminadas daquele bairro.
In DRegional