13/03/2010

De mal a pior!

Dois homens armados e encapuzados assaltaram hoje à tarde uma quinta em S. João da Lourosa, tendo roubado ouro e dinheiro, revelou fonte da GNR de Viseu.

Energia limpa em Viseu

Os distritos de Bragança, Viseu, Coimbra e Viana do Castelo lideram, destacados, a produção de energias renováveis em Portugal e foram responsáveis, em 2009, por quase metade da geração nacional de energia limpa. (...) Os empreendimentos na região de Viseu produziram 2,2 TWh, mais 27% que em 2008.
in JNegócios

Para a malta do pedal

Mais info aqui

Para não variar!

Ao que consta a "época dos incêndios" este ano começou mais cedo nos Bombeiros Voluntários de Viseu! Um vice presidente já apresentou demissão!

12/03/2010

Boa sorte no negócio!

Para quem ontem teve oportunidade como eu, de fazer parte da lista de convidados da inauguração do renovado espaço do Restaurante "Leal Conselheiro" na Quinta do Catavejo ao Mundão ficou com a sensação que o jovem Escada (e demais sócio) tem tudo para vingar no negócio da restauração. O espaço é aprazível, o bom gosto na música ao vivo foi sentido, a ementa e a carta de vinhos bem apresentada e com qualidade. A julgar pelos comentários dos 4 Presidentes de Câmara presentes (Fernando Ruas, João Azevedo,Carlos Marta, Leonideo Monteiro), Vereadores, Adjuntos, Presidentes de Juntas de Freguesia do PS ao PSD, além de jornalistas e muitos convidados, os clientes não lhes vão faltar!

Há mais Viseu na net

Num blog sobre o voleibol na cidade!

Livro do desassossego histórico

(...) O congresso de Viseu prestou-se ao ridículo e ridículos dele saíram quantos se deixaram enredar nas patranhas da maléfica «tese» de A. de Almeida Fernandes. Sabe-se quem e com que intenções esse congresso foi realizado. (...) Também não foi por causas intelectuais que um partido político localmente dominante tivesse dado tanto relevo a uma celebração oportunamente coincidente com as vésperas das eleições municipais». Este livro já denominado do «desassossego histórico», foi apresentado em 2ª edição, na FNAC, em Lisboa, em 25 de Fevereiro e desmascara a máfia, o mercantilismo e o aproveitamento político dos 900 anos de Afonso Henriques.
in Noticias do Douro

Há coisas fantásticas, não há?

Então, não querem lá ver que o mesmo sujeito que apresentou ao Governo a proposta de fecho das Finanças 2 está agora a ser investigado por relações suspeitas entre o fisco e as empresas do Grupo Visabeira!

11/03/2010

A escolha de campo está feita!

Cá pelo burgo, relativamente ao PSD já não há muitas dúvidas sobre qual é o candidato preferido. Pedro Passos Coelho, o escolhido por Viseu recrutou grande parte do seu principal staff de apoio no distrito e tem Fernando Ruas como mandatário nacional e Almeida Henriques como director de campanha e assegurados os apoios de 12 dos quinze presidentes de Câmara do PSD. Com tanta certeza antecipada a 26 Março se verá se Viseu fez a aposta certa...

Em terras do Cavaquistão...

O candidato à PR, Dr Fernando Nobre vai estar em Viseu, no próximo dia 21 pelas 15h no Solar dos Peixotos, para um encontro com os voluntários viseenses.

Homem e Atleta exemplar


Foi ao som do Hino Nacional que em Ferreira d-Aves, concelho de Sátão, foi descerrada a placa do novo pavilhão desportivo ao qual um "filho da terra" - o atleta paraolímpico campeão do mundo de Boccia - Fernando Ferreira, deu o nome.
O atleta que tantas medalhas tem trazido para Portugal mostrou-se emocionado com a homenagem referindo que tudo fará para este ano no Mundial de Boccia, que se realiza em Lisboa, conseguir mais troféus.

Para recordar... e matar saudades! Venha lá o sol, agora!

Andebol para todos em Viseu

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) pretende promover a modalidade como desporto integrador e acessível a pessoas portadoras de deficiência. (...) Ontem, a Escola EB 2,3 Infante D. Henrique, em Viseu, recebeu a terceira acção nacional, na qual participaram dezenas de professores e técnicos e onde lhes foi explicado que não é complicado adaptar o andebol às necessidades das pessoas portadoras de deficiência.(...) De acordo com o presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, trata-se de uma iniciativa que dá continuidade ao projecto Andebol 4 All, projecto de índole social que está a ser desenvolvido pela Federação de Andebol de Portugal.

Será que é desta?

A construção do matadouro de Viseu continua a ser o grande objectivo da Associação de Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA). O organismo foi a eleições e António Lopes, também presidente da Junta de Freguesia de Fragosela, foi reeleito para mais três anos de mandato(...) "Se esta infra-estrutura não for construída nos próximos três anos, perderemos a oportunidade", sustentou António Lopes, anunciando que esta será a preocupação que irá transmitir amanhã ao governador civil de Viseu num encontro que terá para discutir este assunto(...) O presidente da ACGBA está convencido de que será agora dado um novo impulso a esta "velha" reivindicação, esperançado que o novo Ministro da Agricultura, António Serrano, tenha uma "atitude" diferente do anterior. "Tem mostrado que está mais sensível ao sector e lida com maior abertura", disse António Lopes.

Agenda cultural da semana

Já disponível na Viseu.TV!

Bons sinais

O Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, anunciou hoje que a Citroen de Mangualde vai expandir-se até ao final do ano, o que permitirá a manutenção de todos os postos de trabalho.

09/03/2010

O barato sai caro!

Isto não são novidades... são as continuadas mazelas que já nasceram com o equipamento e, que ainda irão custar ao erário público muitos euros na sua exigente manutenção! Nada que pareça incomodar a Autarquia e, muito menos o xico espertismo de uns quantos, que dirão:
- Quero lá saber, o bilhete é à borla!

PLP Mangualde

O Projecto «Limpar Portugal» vai estar em Mangualde, com o apoio da Câmara Municipal. No dia 20 de Março, sábado, este projecto irá limpar alguns pontos de Mangualde com a ajuda de todos. Para já estão inscritos cerca de 136 voluntários, mas poderão ser muitos mais porque a participação é livre. Para esta iniciativa, a autarquia coloca à disposição quatro carrinhas para transporte de pessoas e resíduos, três máquinas retroescavadoras e sacos do lixo.

Sentença final

E, agora haja quem atire a primeira pedra!

Mangualde empresarial

Mangualde receberá amanhã, dia 10 de Março, Basílio Horta e um conjunto de representantes locais e nacionais do sector económico e empresarial para debater o contexto nacional, regional e local do sector.

Jornal da Academia

A AAIPV tem um jornal mensal, o qual sairá no primeiro dia de cada mês, distribuído em Viseu, Lamego e arredores, sendo totalmente gratuito. O jornal é nomeadamente dirigido a um público jovem e estudante, para idades compreendidas entre os 16 e 30 anos de idade.

Dia dos Viriatos

Foi assim o encontro de Tunos!

08/03/2010

No dia delas...

Todos os dias são dias da mulher mas, mesmo assim, fica aqui neste dia especial, o carinho e os parabéns a todas as mulheres viseenses.

O blackout é só local?

Saber ser, saber estar!

A Escola Secundária de Emídio Navarro, em Viseu, realiza de 22 a 26 de Março uma semana dedicada ao tema “Ser Cidadão do Mundo – Aprender a Ser com os Outros”. (...) Entre os oradores encontra-se D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, Jorge Santos e Isabel Oliveira, respectivamente presidente e gestora de voluntariado da Comunidade Vida e Paz, e Fr. Francisco Sales, presidente da Obra Católica Portuguesa de Migrações, instituição que, a par da diocese viseense, é uma das entidades que apoia esta iniciativa.

Aqui ao lado...

A Câmara Municipal de Mangualde coloca, a partir de hoje, ao serviço de todos os mangualdenses o GIP – Gabinete de Inserção Profissional que tem por objectivo apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O GIP funciona, no Serviço de Acção Social, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.

O charme do João!

(...) "Este dia é apenas simbólico, porque todos os dias são Dia da Mulher. O papel das Mulheres, como mães, esposas e profissionais, é essencial para o sucesso da nossa sociedade. Entregar uma rosa, como estou a fazer hoje, não chega, é apenas um gesto, porque todos os dias devemos ter presente a luta que as mulheres tiveram, e infelizmente ainda têm, pela igualdade e dignidade", afirma João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Promoção do Dão

Problemas novos em locais antigos ou velhos problemas em novos locais?

(...) O problema já é antigo mas está a atingir proporções desmedidas. A zona do centro histórico de Viseu tem sido invadida por dezenas de toxicodependentes que escolhem corredores de edifícios com serviços diversos para se drogar de dia e de noite.
in CM

O distrito em foco!