20/03/2010

Fotos do PLP Viseu

3000 voluntários no terreno, 80% das lixeiras identificadas limpas no distrito... uma iniciativa louvável e gesto de cidadania a registar. Veja as fotos aqui!

Andam a prepará-las, cá pra mim!

Pelo que ouvi dizer, a malta do Real Tunel Académico ou já as cozinharam ou andam a cozinhá-las!

Balanço da manhã

Com o Presidente da Câmara e o Governador Civil no terreno a darem o exemplo o balanço do Grupo PLP Viseu às 13:00h, apesar da chuva, classifica-se como muito positivo e a Isabel Aparício que, desde a primeira hora, encabeçou o projecto bem merece este esforço de todos! No período da manhã foram depositadas 30 Ton de lixo no Ecoponto do Mundão em resultado do trabalho de limpeza das equipas nas florestas concelhias.
A nível distrital as coisas também correram até aquela hora com registo muito positivo, a saber:
• As equipas dos 21 concelhos inscritos estão no terreno;
• 80% dos voluntários inscritos já confirmaram a sua presença;
• Algumas centenas de voluntários no terreno (em diversos concelhos) que não estavam registados;
- Das 538 lixeiras registadas e identificadas no Distrito de Viseu, até às 13:00h, 83 lixeiras já tinham sido completamente limpas.
• 632 voluntários até ao momento (alguns grupos vão iniciar actividade no período da tarde)
• 20 Corpos de Bombeiros
• 124 homens
• 38 viaturas
• Exército (números por confirmar)
A coordenação do PLP Viseu a funcionar no Governo Civil pelas 20:00h fará o balanço final.

19/03/2010

(O)posição local

(...) Simões de Almeida, eleito em quarto lugar, preferiu não ocupar o cargo de vereador. Fernando Bexiga promete uma oposição "consciente e reflectida" à maioria PSD, garantindo que irá trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida dos viseenses, lembrando que foi para isso que foi eleito.
in Diário Viseu

A 19 de Março se comemora!

O dia do pai e dos Viriatos!

Devagar se vai ao longe!

OOps...

Inadvertidamente apaguei uma série de comentários a artigos do blog. Não se tratou de moderação, como confesso, tenho feito ultimamente pelo conteúdo meramente provocatório e despropositado de alguns desses comentários... foi mesmo ter clicado erradamente onde não devia! Aos leitores a quem isto tenha acontecido deixo aqui as minhas sinceras desculpas!

17/03/2010

Mas afinal, quem manda, hem?

Ora, isto é que é de homem!

Viseu, cidade amiga dos automóveis!

Aqui na nossa terrinha há quem insista em levar o automóvel para dentro do café, do serviço ou da loja comercial, como bem se vê todos os dias mesmo até em locais do centro histórico, onde a simples proibição de estacionar deveria ser suficiente para que tal não se verificasse. A Policia Municipal pouco parece fazer para inverter a situação mas, de botas rotas, coitados... pouco se lhes pode exigir!

Dão que pensar, pois!

O espaço que esta Associação anda a ganhar deverá estar a causar dor de cotovelo a umas figuras ali prós lados do Fontelo! E, se bebessem vinho em vez de água, mais se preocupariam sobre os porquês disto acontecer pois, no poder e nos negócios não há vazios, a não ser que o "tacho" esteja firme tal como o mercado!

Reintegrar novas atitudes e consciências!

Idália Moniz esteve cá pelo burgo reunida com o Edil local e "considerou que, (...) 'é fundamental que as pessoas mudem de mentalidade', dando como exemplo que muitas vezes 'não têm consciência de que estacionar em cima de um passeio é uma violação grosseira dos direitos das pessoas com deficiência'."

Posturas...

Os OCS locais podem aproveitar para ver aqui como se faz uma boa reportagem! A Joana, provávelmente nem é viseense e nem perdeu mais que uma manhã para constatar, de forma critica e sistematizada, aquilo que todos sabemos ser um problema na cidade... mas há quem veja com olhos de ver e há quem enterre a cabeça na areia!

16/03/2010

Aviso à navegação!

Pese o facto do pseudónimo do blog, sou daqueles que defendo a ideia que o autor do espaço é responsável pelos textos mas também pelos comentários feitos aos mesmos... é certo que, procuro nessa medida fazer alguma moderação dos comentários mas, face aos conteúdos neles vertido nem sempre se torna fácil a tarefa pelo que, me permito pedir aos leitores que sejam mais comedidos evitando a provocação simples e fácil e ao invés ajudem antes na discussão das ideias. A não ser assim, restam-me duas alternativas: anular a opção dos comentários ou fechar a tasca! Acredito que é possível ser-se irónico sem se ser brejeiro... ou estou enganado?

Museu do futuro distante!

Bastará uma simples busca na net para encontrar um sem número de referências ao Museu do Quartzo, a começar no blog do padrinho da ideia, na visita realizada ao Monte de Santa Luzia em finais de Janeiro 2007, onde o mesmo coordenador científico referiu que este estaria pronto a 01 de Junho ou se quiserem nas noticias locais onde o dia 18 de Setembro aparece como a data da abertura das portas do espaço museológico "único à escala mundial"... é certo que o ano não aparece referido e daí talvez a minha má interpretação da história que o AJ também aqui relembra!

Marionetas

Já se inscreveu?

O Prof Bruto da Costa estará na Assembleia Municipal - Solar dos Peixotos no dia 18 de Março de 2010 pelas 21h30 para falar sobre exclusão social. Saiba mais aqui!

15/03/2010

Tigrala em Viseu


A 19 de Março no Teatro Viriato dois guitarristas da nova geração nacional, Norberto Lobo e Guilherme Canhão, e o multi-instrumentista mexicano Ian Carlos Mendonza.

Quando não se sabe, pergunta-se!


Perguntam-me porquê é que a Câmara vai apoiar o João Pais no TT e deixa de fora o Brites, o Fabrício ou o José Cruz! Eu não sei... o leitor sabe?

Separar as águas!

O jovem Rafael Guimarães foi eleito presidente da federação distrital de Viseu da JS no sábado em Moimenta da Beira e tratando-se do ainda Presidente da Associação Académica de Viseu, espera-se agora que abandone a bem da separação de interesses este cargo académico! Se não for assim, começa cedo a acumular tachos!

Dar nome ao boneco!


Conhecida que é a Mascote do Governo Civil, pelo que se refere na noticia, falta agora escolher um nome. O leitor não quer dar uma ajuda?

Os artistas da bola

Os futebóis cá pelo burgo são verdadeiros "case studies"... em Penalva o "árbitro deu incompreensíveis 13 minutos de compensação e ainda lhe juntou mais 3, sendo já nesses últimos instantes que o Penalva empatou o encontro com uma grande penalidade, quando jogava já com mais três jogadores", diz o Diário de Viseu. Já pelo Fontelo aconteceu uma "vitória arrancada a ferros" de falso penalti depois de um outro que o árbitro, "escandalosamente", terá deixado passar e custou uma expulsão - foram "os remorsos do árbitro", segundo os comentários na Estação Diária. Ficam aqui os parabéns ao árbitro do Penalva pela imaginação fértil e ao AVFC pela vitória suada que, certamente os irá embalar para a liderança do campeonato e ganhar ânimo para recuperar a vida da abandonada Sede!

Viu este cinema?

O Cine Clube pretende reunir imagens dos espaços culturais, e dos próprios espectáculos, e constituir um arquivo aberto ao público, contribuindo para a preservação e enriquecimento da memória colectiva da cidade. Saiba mais aqui.

E a lei da rolha é de admirar?

(...) Não admira que domingo de manhã, o deputado por Viseu, Almeida Henriques desabafasse com o líder dos TSD (Trabalhadores Sociais-Democratas): "Foi um congresso à maneira antiga!".
in JN

14/03/2010

"I Gotta Feeling", como diz o outro!

Correndo já o risco de cometer um erro de avaliação porquanto não conheço o PLP na perspectiva da sua dinâmica e organização distrital mas, a julgar pelas entrevistas ao Jornal do Centro e à Gazeta Rural, onde o coordenador não tem uma palavra de apreço nem de ligação próxima às realidades concelhias, estou em crer que, existe mais de aproveitamento mediático do que de preocupação ambiental própriamente dita. No caso de Viseu, que tenho acompanhado mais de perto a ausência de referência ao interesse da Câmara Municipal de Viseu, entidade sem a qual muito dificilmente o PLP Viseu poderia levar a cabo esta meritória iniciativa, parece-me ser um omissão grave do dito coordenador. Se lhe juntarmos a isso a importância que o entrevistado atribui ao Governo Civil de Viseu, entidade meramente figurativa e que no PLP a única mais valia que poderá emprestar é a mão de obra voluntária dos seus membros, até porque na essência o PLP não aceita apoios financeiros, então já conseguiu o coordenador dificultar a vida à Isabel, ao Alberto e a muitos outros voluntários que, de forma altruísta e desinteressada, tem dado corpo e muito do seu precioso tempo a esta vontade de ver as florestas de Viseu mais limpas... E, se o leitor não acredita, espere então pela próxima conferência de imprensa!

Andebol para todos em Viseu!


Excelente projecto este a nascer em Viseu pela mão do Joaquim Escada para todo o País e para todos sem excepção...Não se percebe se o Joaquim Escada diz Andebol Farol ou Andebol For All mas no caso, parece-me que se aplicarão as duas expressões!

Oh, que bom!

Já nem durmo só de pensar que no próximo dia 20 vamos ter por cá Idolomania! Mas não se preocupe se não puder ir... de certeza que voltam mais tarde no programa da Feira de S. Mateus pois, a neta não se vai esquecer de lembrar o avô!

Até já admirava tanto sossego!

Os Bombeiros Voluntários de Viseu andam de novo em alvoroço.