29/05/2010

E o Rei também vira?

Oh lá... vamos ter por Viseu o XVI Congresso da Causa Real.

Expo-oportunidades


Comentário breve: A iniciativa é muito meritória e oxalá produza frutos mas, vale a pena atentar nas declarações do poder local e central. No primeiro caso ao que parece vamos ter mais dinheiro investido em 10 hectares para mais um pólo empresarial quando todos os viseenses conhecem a realidade do Parque de Coimbrões ou Mundão a título de exemplo, depois o "Ministro da Propaganda" afirma da importância da aposta do emprego numa semana em que o Governo aplica severos cortes nos apoios às PME, à qualificação e ao apoio social. Não é encantador este País?

27/05/2010

Morcões e Javardolas VI

Mais um dos tais... E, por sinal perto do local onde volta meia volta os problemas se repetem! O AJ bem os tenta chamar à razão com certeiras pedradas, mas adianta pouco... assim se vê a cidadania de uns e o sentido de serviço público de outros!

Caminhar faz bem

Viticultura e Enologia

Exposição PLP

O Grupo Concelhio de Viseu do Projecto LIMPAR PORTUGAL, leva a cabo uma Exposição - foto-reportagem, no LUGAR DO CAPITÃO. Esta exposição das imagens será conduzida de forma itinerante, envolvendo na medida do possível, ESCOLAS, ESEV, IPV, IPJ, Associações e todas as Juntas de Freguesia onde foram localizadas as lixeiras, assim como a Câmara Municipal de Viseu, que com a sua força, espírito de iniciativa e colaboração tornaram possível este evento.
Mais info aqui

Pontos de vista

De modo algum pretendo tirar mérito à iniciativa mas acho que este aparelho teria sido melhor entregue ao PS Viseu... podia ser que reanimasse a a oposição!

Ruas (mas não é esse que estão a pensar!)


O Bruno Lopes em Viseu apresenta o álbum Ruas.

Os maestros e o músico!

A alegada diferença de tratamento dada aos municípios do distrito liderados pelo PS, levou os deputados do PSD eleitos por Viseu a tecer duras críticas àquilo que designam de "efectiva instrumentalização das funções públicas". "Do governador civil aos responsáveis educativos, da Segurança Social ao RSI, passando por CNO's, há uma efectiva instrumentalização das funções públicas, colocadas ao serviço do PS, uma utilização abusiva do aparelho do Estado que é de todos nós", acusou Almeida Henriques, (...) estima que, nas diferentes funções, "o PS possa ter hoje mais de 500 pessoas nomeadas no distrito, articuladas entre si", (...) sendo o governador civil, Miguel Ginestal, e o secretário de Estado da Administração Pública, José Junqueiro, os "maestros" desta situação.
in Diário Viseu

Permito-me ainda acrescentar a esta lista de "boys" os nomeados pelo PSD como é o caso da CVRDão por exemplo, ou os milhares instalados em cargos das Câmaras laranja do distrito. E, se os números possam estar incertos, o que não resta duvida é quem paga tudo isto! Somos nós, os contribuintes!

26/05/2010

Expo - Oportunidade em Viseu

O responsável da organização da Expo-Oportunidades "não tem dúvidas que, igualmente no campo organizativo, se está perante uma mais-valia, através da presença de entidades e de empresas que, assim, apresentam um leque mais variado de ofertas de emprego e de formação profissional".(...) Antes de entrar no programa, propriamente dito, Carlos Martins revelou: "Teremos ainda uma vertente de solidariedade social, com um concerto que decorrerá no Adro da Sé de Viseu." A entrada estará sujeita à entrega de um bem alimentar, que irá para o Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu.
(...) Carlos Martins realçou ainda: "Não iremos diminuir a taxa de desemprego, esse é um facto, mas ajudaremos a contribuir para que as pessoas consigam arranjar outras formas para enfrentarem os desafios que se avizinham e tenham oportunidades para criarem o seu próprio emprego."

A Feira das Terças

Que a crise chegou ao país é um facto do conhecimento de todos. Uns dizem ser um problema exclusivamente nacional, outros falam numa questão mundial. Independentemente do ângulo de análise, é unânime que os comerciantes estão entre os que mais sentem o efeito da crise - e, sobretudo, os feirantes. Já lá vai o tempo em que ir à feira constituía um hábito para muita gente. Com a crise, disseram ontem ao Diário de Viseu alguns comerciantes da feira semanal, a situação alterou-se consideravelmente. (...)
"Hoje [ontem] foi só prejuízo, houve feirantes que não venderam nada", diz o feirante Acácio Domingues. Além da crise que se faz sentir, os comerciantes deparam-se com outros problemas, como as condições climatéricas. "Em dias de chuva é muito pior. Se estiver a chover, as pessoas não saem de casa e não compram", refere Jesus Teixeira, que deixa um desafio aos colegas de negócio: "Devíamos todos ir à Câmara para conseguir um acordo que permitisse pagarmos menos pelos espaços que usamos, pois com os combustíveis e tudo a subir, torna-se complicado pagar o espaço todas as terças-feiras."

Outros músicos na Santa Casa

ETAR em concurso



Hora Martini

24/05/2010

Viseu e o Ambiente

No âmbito da sua programação “Viseu naturalmente” e atendendo à proximidade do Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal de Viseu irá desenvolver entre os dias 24 e 28 de Maio no CMIA (Centro de Monitorização Ambiental) e no Museu de Calde, um conjunto de actividades pedagógicas e de sensibilização ambiental destinadas às crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1º. CEB do Município.

O ambiente em Vouzela

Em força este mês

Atenção, jovens!

O Road Learning vai estar em Viseu.

Acontece de tudo em Mangualde!

23/05/2010

E um ano depois...

Dúvida que me assiste!

Será que este ano já vamos ter bandeira azul na praia fluvial de Viseu?

O Distrito em foco