25/06/2010

Crise? Espera aí que já te atendo!

A julgar pelo comentário de um leitor os detentores do poder autárquico local terão ido em excursão para Palma de Maiorca... mas ao que parece os do poder central também não se perderam!

À atenção dos Senhores Deputados de Viseu

Leitor atento lançou o desafio que reconheço de particular interesse para todos os viseenses. Trata-se de um conjunto de dez pertinentes questões que se espera tenham resposta por parte dos Senhores Deputados eleitos por Viseu e naturalmente discussão ajustada por parte dos viseenses. Então, aqui ficam as questões:

1º Após uma década de desenvolvimento económico tão reduzido, em termos estratégicos como pensa que a região se deve posicionar num prazo de 10 anos?

2ª O que deverá ser feito para desenvolver a economia e reduzir o desemprego de todo o distrito, tendo por base a sua visão?


3º O que acha do estado da “cultura” nesta capital de distrito? E o que fazer?


4º Qual é a sua posição relativamente à introdução de portagens nas SCUTS da região?


5º Que investimentos estruturais estão previstos para a região?


6º Tem na sua agenda o tema da ligação ferroviária (convencional?) de Viseu á linha da Beira Alta e linha do Norte?


7º Que estratégia apontaria para valorizar o Aeródromo Municipal de Viseu?


8º Como reduzir o peso local do estado na economia? Acabar o Governo Civil é uma dessas opções?


9º O que entende por "Universidade de Altos Estudos de Viseu"?


10º Apresente brevemente as suas propostas, apresentadas no parlamento, relativas á região.

24/06/2010

Ena... que baralhada!

Ainda sobre as portagens na A25 a posição do Dr Ruas é esperada... já a da nova líder do PS Viseu, é de risos! Ora ouçam!

23/06/2010

Morcões e Javardolas XI

Qualquer local é bom para estacionar... nem que seja no meio da via!

Está aí alguém ou já foram de férias?

Pergunta-me um leitor: - Não era por agora que a FAV devia ir a eleições?!
- Caro leitor, já experimentou ligar para a linha de apoio ao estudante?

Pavia, a cidade de azul te queria!

Que o Dr Ruas seja do Sporting ainda se aceita, mas em tempos de crise mandar pintar o Pavia de verde é de bradar aos céus!

E este não merece ser corrido à pedrada? (no sentido figurado, claro!)

A mediocridade foi sempre muito atrevida e só de pensar que Viseu o elegeu até me faz bolsar!

Boas práticas

O Município de Mangualde, com o objectivo de estar cada vez mais próximo dos munícipes, já está nas redes sociais: Twitter e Facebook.

22/06/2010

Verão de que ano?

(...) Para o Verão está também prometido o lançamento da construção de uma grande central de biomassa em Viseu, com uma potência de 10 MW, num investimento de 30 milhões de euros.
Marques Mendes

O distrito em foco!

A tia é que sabe!

"Defendo um belo edifício de arte contemporânea", afirmou Dalila Rodrigues numa conferência que decorreu ontem no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu. Dalila Rodrigues disse ainda que, se estivesse ao seu alcance "faria uma casa da dança em Viseu" (...) que iria aproveitar os recursos da companhia Paulo Ribeiro e o edifício de arte contemporânea conteria uma galeria de artes visuais. Estas são algumas ideias propostas pela antiga coordenadora do Museu de Arte Antiga em Lisboa, que afirmou que o Teatro Viriato e o Cineclube de Viseu não promovem a cultura de forma realmente visível para a região.
in Diário Viseu

21/06/2010

Até eu já sei a resposta! Fica o PEC e mais impostos, certo?

À volta dos Mercados

"Não quero perder a assinatura do arquitecto Siza Vieira no Mercado 2 de Maio", diz Fernando Ruas, a propósito do eventual regresso da venda de frutas e legumes ao recinto. (...) o autarca deixou bem claro que a haver mudança, "a decisão será sempre tomada de acordo com as obras que estão a decorrer no Mercado 21 de Agosto", e desde que "criadas as devidas condições". Quanto ao que falhou no Mercado 21 de Agosto, diz que "foram as acessibilidades", acrescentando que a infra-estrutura está invisível, quer para quem passa na Avenida António José de Almeida, na Rua 21 de Agosto e na Avenida Alberto Sampaio (...) que vai ver se consegue "convencer os projectistas a criar junto ao Mercado uma praceta pedonal", com um parque de estacionamento subterrâneo.
in Diário Viseu