13/11/2010

Ui... vai chover não tarda!

"Não são os loucos de Lisboa que nos dizem onde vamos viver!"

Vai ruim o namoro!

A Câmara de Viseu anunciou hoje que vai cobrar ao Estado as rendas referentes ao aluguer do espaço onde está instalado o Arquivo Distrital, já que o compromisso de construção de um novo edifício foi rompido. O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, explicou que a autarquia mantinha com o Governo o compromisso de ceder gratuitamente um edifício para acolher o Arquivo Distrital, que é um serviço do Estado. Em contrapartida, «o Estado disse que faria muito rapidamente o Arquivo Distrital na Quinta da Cruz». A obra veio contemplada em PIDDAC mas retiraram-na. E continuam bem alojados, com a Câmara a pagar água e luz».

Isto já não vai lá com orações...

O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, critica a abertura das grandes superfícies comerciais ao domingo até à meia-noite.
“É incompreensível como até numa altura em que se convida à poupança, à necessidade de evitar um consumismo que vem até prejudicar o tempo que estamos a viver de crise, haja depois esta abertura. Entendo que esta legislação foi contra-natura e contra-corrente”, afirma o prelado.
in RR

11/11/2010

Em perfeita sintonia!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, admite a fusão de algumas autarquias de pequena dimensão ou de freguesias, com vista à redução da despesa, no entanto, acredita que acabar com os governos civis resultaria numa maior poupança para o Estado.
in Diário de Viseu

Poupar no foguetório!

A Câmara Municipal de Viseu já tinha revelado na edição de ontem do nosso Jornal que ia reduzir para um terço a iluminação natalícia devido aos cortes financeiros e à necessidade de poupança. Ontem, o presidente da autarquia, quando questionado pelo Diário de Viseu, admitiu que não haverá "Noite Encantada" (...) adiantou o edil, acrescentando que, mesmo que haja foguetes, o investimento será cortado para um terço, tal como acontece com a iluminação natalícia.
in Diário Viseu

Ver para crer!

Agenda Cultural

10/11/2010

Poupar no Natal porque o que está a dar é o carnaval!

Não perca as cenas da próxima novela... fique atento às noticias locais!

A mais nuns anos... a menos noutros!

(...) a proposta "vai de encontro às preocupações" que Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Associação Municipal de Municípios Portugueses tem manifestado", relativamente "à má situação financeira dos municípios, havendo mesmo entre 70 e 90 em que o caso é dramático". Assim, em princípio, "os espaços iluminados com motivos natalícios ficarão cingidos ao Rossio, Jardins das Mães, Largo de Santa Cristina e Avenida 25 de Abril". (...) Mais radical vai ser o município de Tondela, onde não haverá iluminação de Natal. A garantia foi-nos dada por Carlos Marta, presidente da Câmara local, que adiantou: "Até temos capacidade financeira para avançar, devido às verbas destinadas à Regeneração Urbana, mas decidimos não o fazer!" (...) A somar a isto tudo, recorda-se que João Azevedo, presidente da Câmara de Mangualde, que no discurso de primeiro ano de mandato anunciou algumas medidas de austeridade, uma das quais será aplicada na iluminação natalícia.
in Diário Viseu

Mostrem lá trabalho, se faz favor!

Depois da troca inusitada de galhardetes a propósito das portagens da A25 entre as principais forças politicas cá do burgo a fazer lembrar o ditado "Diz o roto ao nu: porque não te vestes tu?" é tempo de perguntar pelas promessas eleitorais a propósito da AE Viseu - Coimbra. Será que não seria mais importante preocuparem-se com questões desta natureza?

Novo rumo no Dão

08/11/2010

Festa da Sopa

As obras da Ecopista

Os caminhantes e ciclistas da região podem começar os treinos de preparação de modo a estarem em perfeitas condições físicas quando chegar a altura de percorrerem os quase 50 quilómetros da Ecopista do Dão. Segundo o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, tudo aponta para que sejam necessárias galochas e impermeáveis na inauguração de umas das obras mais aguardadas pela população - pelo menos por parte dos habitantes que gostam de exercício físico - já que o facto de o projecto estar na sua fase de conclusão faz prever que seja aberto ao público durante este Inverno (...) acrescentando que as obras de arte é que têm "atrasado" a conclusão do projecto.
in Diário Viseu

Pérolas locais

07/11/2010

Pedalar pelo Dão

Arlindo Cunha, antigo ministro da Agricultura de Cavaco Silva, tomou, anteontem, posse como novo presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD). Objectivo primeiro: pôr a quota actual do mercado do vinho ao nível da excelência que lhe é reconhecida. O novo líder da CVRD acha "intrigante e preocupante" a tendência de queda da quota de mercado do vinho do Dão, registada desde o início desta década - "cujos 5 a 6% situam a região atrás do omnipresente Alentejo, do singular Verde, do emblemático Douro e mesmo do recém-chegado Terras do Sado" -, ao mesmo tempo que a sua qualidade tem vindo, desde a década de 90, a ser mundialmente reconhecida. Perante esta realidade, e partindo do princípio de que é preciso "reagir com inconformismo e energia" para recolocar o Dão no "pelotão da frente", Arlindo Cunha promete, para os próximos três anos, trabalhar para inverter a situação actual a partir de quatro grandes objectivos: coesão institucional, promoção e marketing, reforço dos serviços a prestar aos agentes económicos do sector e reforço da componente de investigação.
in JN

Viseu com Saúde...

Viseu recebe no próximo dia 11 de Novembro, quinta-feira, na Praça do Rossio a unidade móvel de saúde e aconselhamento do roadshow da SPP, onde profissionais de saúde vão desenvolver um rastreio de doenças respiratórias, das quais se destaca a DPOC, uma das patologias com maior prevalência em Portugal.