22/01/2011

Viseu está na moda e ainda bem!

A Comissão Organizadora do 24º Congresso do CDS-PP anunciou este sábado que a reunião magna dos centristas vai decorrer nos dias 19 e 20 de Março em Viseu.
in CM

21/01/2011

Quem nunca viu Viseu, não sabe o que perdeu!

Rotundas de Amor!

A nova novela da TVI vai ser rodada na Cidade de Viriato. Do elenco farão parte diversas figuras públicas da urbe viseense que já começaram a ensaiar o enredo. Não perca aqui o resumo das cenas dos próximos episódios!

Cidades pela Retoma

Este blog foi escolhido para fazer parte do Projecto Cidades pela Retoma (iniciativa cívica e um espaço de partilha e reflexão sobre o futuro das cidades). Participe e divulgue! Também no Facebook!

20/01/2011

No Cavaquistão... duas andorinhas não fazem a primavera!

Público e Privado!

De acordo com o despacho 11302/2009 de 23 de Abril a Lusitânia Agência de Desenvolvimento Regional foi declarada de utilidade pública contudo, o mesmo diploma obriga a que (...) a associação, em prazo não superior a seis meses sobre a declaração, promover a alteração da norma estatutária respeitante à composição da direcção, de modo a assegurar inequivocamente que a sua gestão é privada, comprovando essa alteração junto da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros. Quase um ano e muitos milhares de euros depois nem perdeu o Estatuto nem é Privada, que se saiba. Seria de bom tom mostrarem que são tão bons a gerir dinheiros públicos como a gerar lucros no sector privado! Quem se extasiou no Paraíso que venha agora mostrar que não teme o Inferno... ou para isso já não há voluntários?

Para bom entendedor...

O autarca de Viseu aludiu ao caso da licenciatura do primeiro-ministro para dizer que Cavaco Silva "não teve necessidade de fazer nenhuma cadeira ao domingo"...

A lotaria só sai a quem joga... e a quem perde!

Segundo a Visão na Avenida do "Caroço" o expediente de 18 funcionários mede-se por 6607 passaportes, 10 concentrações, manifestações ou desfiles e 13 concursos e sorteios... desconhecem-se os resultados dos sorteios mas não restam dúvidas que a alguns, poucos, lhe saiu a rifa e mais umas quantas viagens por esse mundo fora!

Os de lá e os de cá!

Não chega a tristeza de ver que este Governo deixou de apostar na Cultura como acontece com o corte de 23% ao orçamento da ACERT para ainda termos que lidar com o facto de serem outros deputados que não os de Viseu a questionar o Ministério sobre tal assunto... os de cá, ou pelo menos alguns, devem por certo estar entretidos a escrever as costumeiras e bafientas crónicas "coltorais" cheias de palavreado e vazias de conteúdo!

18/01/2011

Lusitânia pobreza!

Finalmente já alguém descobriu o dispendioso botão ON do servidor do Viseu Digital pelo que agora já podem actualizar o site da Lusitânia ADR e disponibilizar informação transparente como os relatórios de gestão e contas da Associação, actas da Direcção, etc... Do que se pode inferir pelo site, os projectos em execução têm mais de 5 anos na sua maioria e seria bom que o site explicitasse em concreto qual a aplicação prática de aplicações como o SIPF que terá custado 12 milhões de euros, que poupança resultou para o Estado com o PACE, o que resultou dos "projectos implementados" para além dos 3 jantares que constam do programa Perspectivas de Desenvolvimento, etc... Segundo o site a última Direcção data de 2006 quando no ponto 2.3 dos Estatutos Eleitorais da Associação que gere dinheiros públicos e comunitários, se define que "as eleições efectuar-se-ão a seguir à tomada de posse dos autarcas da área de abrangência da Lusitânia–ADR, subsequentemente a eleições autárquicas de âmbito nacional." Estarão à espera das próximas ou de novos fundos comunitários? E, já agora, tirem lá o postal de Natal porque o Natal já foi e para alguns nunca chega a ser...

Viseupédia

A Projecto Património, empresa viseense a operar nos segmentos cultural e turístico-cultural, vai proceder no Sábado dia 22 de Janeiro, pelas 15h (no espaço 29 – loja 0.02 Forum Viseu), ao lançamento do seu mais recente projecto, denominado Viseupédia. (...) Na apresentação do primeiro número da Viseupédia (dedicado à Cava de Viriato), estarão presentes os responsáveis pelo texto e pela imagem da ficha/cromo inaugural, respectivamente o arqueólogo Dr. Pedro Sobral de Carvalho e o artista plástico Luís Belo.

Força Viseu!

Foi na sexta-feira, dia 14, que o Clube PT Viseu iniciou a sua participação na Liga Voleibol Inatel (Zona Centro) com uma deslocação à Figueira da Foz, para defrontar o Ginásio Clube Figueirense e o resultado final foi de 1-3. Em consequência deste resultado, a turma de Viseu, lidera a classificação.

Na próxima sexta-feira, dia 21, pelas 22h, no pavilhão da Escola EB 2 3 do Mundão o Clube PT Viseu, vai receber o Clube Voleibol da Tocha.

Por cá e por lá...

17/01/2011

As PME no Centro

No panorama empresarial, no balanço de 2010, Viseu fica-se pelo 4º lugar... para quando um lugar no pódio?

É desta que engrena de vez?

O Académico marcou 12 golos em casa nos últimos dois jogos e ainda sonha com a subida.

Viseu, cidade amiga das crianças!

16/01/2011

Eu tenho dois amores...

Assunção Monteiro, que estava esta noite, no comício de Manuel Alegre, em Viseu trazia numa das mãos uma bandeira do CDS-PP e confessou à repórter da TSF, Joana de Sousa Dias, estar com o coração dividido.

Tristes realidades!

Seis mil e 800 euros é quanto o Fundo Social Diocesano de Viseu recolheu inicialmente para começar a ajudar as pessoas carenciadas.
Sob gestão da Cáritas, o dinheiro entra num pacote global destinado aos pedidos de ajuda que têm vindo a crescer todos os dias. Só no último ano, as solicitações subiram cerca de 45 por cento, muito por causa do desemprego e cortes salariais. “Além das pessoas que habitualmente nos solicitavam ajuda, aparecem agora casos mais complicados”, afirmou à Agência Ecclesia o presidente daquela instituição da igreja católica, José Borges.

Jovens, participem!

No sábado à tarde, dia 16 de Abril, não percas o jeniAL Open Day, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, na qual serão alocadas todas as talks e painéis de discussão. É uma oportunidade única de ver debatidos, nesta região, temáticas como Empreendedorismo, Criatividade e Ensino Superior.