05/03/2011

Há mais Viseu na net...

O Celso lá no seu cantito deixa-nos a sua opinião sobre o actual PS nacional... e ainda bem que não escreveu sobre o PS local pois em vez de uma crónica tínhamos uma novela para ler!

Viva o Carnaval!

Para este fim de semana, deixo-vos este apontamento sobre a actividade dos vereadores da oposição na CMV. Ora cliquem lá aqui... ficaram esclarecidos? Também eu!

04/03/2011

Frase da semana!

O resto da "crónica" fica aqui para leitura aconselhada!

PsicoSoma Viseu

A PsicoSoma vai organizar o VI Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial PsicoSoma, que terá lugar em Viseu, nos dias 13 e 14 de Maio.

Novela confirmada

Funicula, funicula que até chegares ao miolo tens muito que funicular!

O AJ atento faz o favor de tempos a tempos nos ir recordando o "berbicacho do funicular"... mas até que um dia alguém com coragem faça as contas custo x utilizador não nos doa o miolo!

Festival de Curtas de Viseu

Saiba mais aqui

Vem aí a Semana Académica!

Quantos lados tem um quadrado?

Na última Assembleia Municipal Fernando Ruas anunciou que (...) "quando analisado o programa cultural da Câmara chegou à conclusão que há uma parte do ano que não está coberta" (...) pelo que "no próximo ano, se Deus quiser, vai fazer a quadratura gastronómica, embora não saiba se este nome pegará mas serão 4 semanas com 4 restaurantes com 4 comidas típicas de Viseu, entre as quais, o rancho, as migas, os grelos aquelas coisas que se comem no Inverno (...)".
Como comentário importa que os senhores deputados da Assembleia Municipal recordem ao senhor Presidente os seguintes pontos:
1. Ainda que Deus queira convêm que o Orçamento o permita;
2. 4 semanas com 4 restaurantes com 4 pratos tipicos é apenas uma "triangulatura" a não ser que ao lado em falta lhe junte 4 vinhos do Dão;
3. Os grelos é uma coisa que se come que se come quase todo o ano e não só no Inverno.

03/03/2011

Oportunidade perdida!

De facto, foi uma pena não terem convidado o MAI a estar presente na cerimónia de inauguração da nova sede dos BVV... teria sido uma boa oportunidade para lhe perguntar pelo Comando Nacional alternativo de Operações de Socorro e centro de dados alternativo da rede do MAI!!

Actas e desatas!

E ao que parece vale a pena "bater no ceguinho"... as de 2010 já lá constam! Venham de lá agora as de 2011 mas se possível omitindo a parte dos "tesourinhos deprimentes" das inúteis discussões da virgula ou da falta dela se faz favor!

Desenhar Viseu

Vai decorrer no próximo sábado, dia 5 de Março, o 2º Encontro Desenhar Viseu!
Tragam os vossos diários gráficos, blocos de desenho, canetas, tintas, máquinas fotográficas.. enfim, fica ao critério de cada um. O ponto de encontro será às 15 horas, no Rossio em frente à Câmara Municipal.

Discutir o acessório e esquecer o essencial

A politica também é feita de "fait-divers" é certo, mas ela deve sobretudo ser séria. A troca de galhardetes entre o deputado socialista, Marco Rodrigues e o Presidente da AM, Almeida Henriques, a propósito de uma questão processual da forma como as recomendações à Câmara são realizadas são um bom exemplo de como não se deve estar em politica, na minha modesta opinião. O primeiro, por ter, por certo, outras formas menos espalhafatosas e mais eficazes de colocar a questão à Assembleia solicitando até a sua correcção se fosse caso disso. O segundo, por na arrogância do cargo não ser capaz de aceitar a critica, propor-se a analisar a questão e a corrigir se for caso para tal. Os regulamentos e o regimento são para cumprir é certo mas não tem a Assembleia Municipal questões mais importantes para discutir que o sexo dos anjos?

Flor de Viseu

A distribuidora Lusovini lançou hoje a marca Flor de Viseu, que pretende recuperar o valor dos grandes vinhos do Dão da década de 60, quer ao nível do perfil vínico, quer de imagem.

À rasca andamos todos... à exepção de alguns!

Estão "à rasca" e vão para a rua dizer "basta". Para o próximo dia 12 está marcado em Viseu, um protesto, na qual os jovens vão demonstrar o seu descontentamento. A partir das 15h00, esta "geração" reúne-se no Rossio contra a "apatia". Até lá, várias acções de rua vão decorrer, no sentido de apelar à participação dos jovens para a iniciativa.

02/03/2011

O presente dos idosos!

Quem será o pai da criança?

Já lá vão quase 7 anos em que repetidamente não assumi de forma clara a paternidade deste espaço onde, para além do gosto pessoal pelas novas tecnologias, entendi ser importante participar de forma "critica, exigente e independente sobre as terras e gentes da região". O estatuto profissional aconselhava algum "low-profile" pelo que o pseudónimo Bazookas foi a figura encontrada para poder participar no dia a dia da nossa mui nobre e antiquíssima cidade de Viseu. Claro que na "terrinha tudo se sabe" e os que o sabiam mantiveram-se leais mas à boca pequena, muitos outros ou desconfiavam ou até acreditavam conhecer "o pai da criança", havendo mesmo quem à boca cheia o referisse em plena Assembleia Municipal, como se de oposição se tratasse. Creio contudo e, salvo melhor opinião, que nunca fui a favor nem contra, critiquei e aplaudi o que entendi pior ou melhor nas opções e projectos da urbe a que escolhi gostar, Viseu! Recebi muitos estímulos é certo mas nem sempre a minha ironia foi entendida como tal, e fui prendado com muitos "mimos", ameaças pessoais ou judiciais e alguma incompreensão pois não se agrada a gregos e troianos, como é sabido... mas o que importa é a esperança de ter dado um contributo construtivo e criado um espaço de discussão e partilha na blogosfera à volta dos assuntos mais importantes ou polémicos da nossa cidade. A partir de hoje, a minha situação profissional permite-me ter cara e ao fazê-lo espero poder manter a mesma visão e independência, mas força-me a alterar a forma dos comentários passando a ser o mesmo espaço de discussão construtiva e critica onde cada opinião tem nome... convosco quero continuar a fazer do blog um local onde cada um expresse o que de melhor quer para a nossa cidade de Viriato na certeza de que, daqui para a frente, mude o que mudar, o "Viseu Senhora da Beira" não passará a ser o "blog do coronel" pois ele era vosso e vosso continuará a ser!

Efeitos da geminação Viseu x Rio ou falta de policiamento?

Fica a questão e entretanto numa favela perto de si acontece o impensável... ou será na cidade onde já deu gosto viver?

Fechem antes o concelho!

01/03/2011

Ontem já era tarde!

Os deputados da Assembleia Municipal de Viseu exigem que a auto-estrada de ligação de Viseu a Coimbra, através da A1, seja avaliada pelo Governo autonomamente, isto é, fora do 'pacote' da concessão das Auto-Estradas do Centro, por acreditarem que se trata de um projecto viável, apesar da crise financeira que afecta o país, e que, por essa razão, pode e deve avançar.

Cuspir no prato!

Os Bombeiros Voluntários muito pelo dinamismo do Dr Paulo Correia inauguraram no passado domingo a obra do novo Quartel numa ocasião em que para além de ser um momento de exaltação foi sobretudo um momento de "politiquice" barata. Fernando Ruas aproveitou para deixar o recado ao Governo que tendo já prometido criar em Viseu o Centro Alternativo de Emergência de Protecção Civil "ouviu das poucas e boas" mas, na minha modesta opinião, poderia ter sido escolhido outro fórum para deixar a farpa! O Governador Civil, surdo como convêm a tais recados fez a apologia do vazio e o silêncio teria sido a palavra adequada. A finalizar, para quem ouviu as criticas do Comandante dos Bombeiros na Rádio NoAr ficou ciente das razões porque Paulo Correia não se recandidata e com a certeza que os Bombeiros Voluntários de Viseu mais que de uma sede nova precisam de novas mentalidades e de novos operacionais! Caso contrário, bem podem aumentar o som da sirene até porque agora lá longe no novo Quartel ainda correm o risco de ninguém os ouvir!

28/02/2011

O Concelho e o País... taxa máxima!

Viseu está entre os municípios que não comunicaram pretender entregar IRS aos munícipes.
in SIC

Fechar o interior!

Até 654 escolas do 1.º ciclo com menos de 21 alunos, poderão fechar no final deste ano, na sequência da reorganização da rede pública feita pelo Ministério da Educação. O concelho de Viseu será o mais afectado. 20 escolas do primeiro ciclo já não deverão abrir portas em Setembro.
in DN

27/02/2011

Novo Quartel dos Bombeiros

O blog feito pelos leitores...

(...)
Acabei de chegar da BTL – Feira Internacional de Turismo, onde com desgosto nada vi sobre Viseu, apesar de no primeiro pavilhão se encontrar um bom stand sobre o turismo da região do Centro, muito bem situado e onde a Região da Serra da Estrela predominava!
Mais à frente, noutro pavilhão, curiosamente, lá estava Mangualde, em posição de nítido destaque, numa zona de passagem obrigatória, com uma representação moderna e bem profissional, no meu entender. De referir que davam publicidade ao tal complexo turístico com a nova praia artificial, onde um número do Diário de Viseu com essa noticia na capa era distribuído.

Sobre o tema desta praia artificial em Mangualde, polémico quanto baste, já se vê, alguma reflexão merece ser feita:

-Se a CMViseu não tivesse anunciado anteriormente, como grande iniciativa e ideia sua, a criação de uma praia artificial junto ao Pavia, nada a dizer.
-Mas uma vez que a iniciativa estava na mesa, ser agora ultrapassada por este investimento em Mangualde, de características mais ambiciosas, mais estruturante, ainda por cima aportando capitais privados e a realizar de imediato, com abertura em Junho de 2011, é uma situação no mínimo incómoda para a CMV como autora da ideia!
- E coloca Viseu numa situação de inferioridade, até pela comparação entre os projectos anunciados para estas duas realidades, se de facto
vieram a ser construídas!
- Limito-me a analisar a situação tal qual ela se apresenta ao grande publico, desconhecendo o que se passou nos bastidores! Mas ao cidadão comum o que é dado ver são as noticias apresentadas e mais tarde os resultados finais!
- Por mim até considero razoável haver um local de lazer na cidade de Viseu, com características de praia fluvial no verão e outras valências nas épocas restantes, desde que o projecto funcionasse como ordenamento da zona ribeirinha e, dada a conjuntura, fosse norteado por uma preocupação séria de um controle de custos e de um investimento camarário limitado.
-Mas uma vez que, segundo corre, a iniciativa privada responsável pelo projecto de Mangualde até terá contactado em primeiro lugar a CMV, propondo investir numa iniciativa semelhante à já anunciada pela autarquia, mas pelos vistos até mais abrangente, forçosamente que este assunto tinha de merecer a melhor atenção da autarquia, face ao investimento privado que era proposto, em detrimento do que a CMV teria de fazer e ainda por cima assumindo os riscos do negócio!
- Não o tendo feito, colocou-se a Autarquia, como disse, numa posição incómoda, podendo dar até a impressão de que a sua falta de interesse resultava de não ter gostado que aparecesse alguém, que "copiando a sua ideia", lhe pudessem roubar "os louros do feito" ou da sua inauguração!
- Se foi assim, puro provincianismo, já que este tipo de iniciativas existem em muitos locais, até por cá, quanto mais por esse mundo fora...
Com um abraço do Beirão (recebido por email)