12/03/2011

E quem é amigo quem é?

Caro leitor, se por acaso está a pensar em licenciar-se em Latim, por exemplo, é melhor ponderar primeiro as opções do mercado do trabalho... é que nem todos têm as mesmas oportunidades!

Viseu disse Presente!

Aspecto do Rossio na tarde do Protesto da Geração à Rasca.
 in Revista Visão

11/03/2011

Esta vida é uma canseira!

O nosso ilustre deputado da placa voltou a fazer nova intervenção na AR sobre a Casa do Douro. A última vez que o tinha feito sobre o mesmo assunto foi quase há um ano atrás... não se pode dizer que o senhor não seja diligente!

Repita lá se faz favor!

(...) O nosso caminho foi longo e difícil, como disse. 

A frase acima foi dita por quem e há quanto tempo? Precisa de uma dica?

Gestão na ESTGV

Conferência de Gestão organizada pelo Núcleo de Alunos de Gestão de Empresas que se irá realizar no próximo dia 16 de Março com inicio às 14h no Auditório da ESTGV.

Ideia "Jenial" em breve em Viseu

Meias tintas!

O meu saudoso avô, homem castigado pela vida e muito pragmático tinha uma expressão engraçada para identificar aqueles que consoante o vento assim abanam mas vou-me escusar de a usar pois, apesar de muito ajustada, seria pouco simpática. Veio-me isto à cabeça a propósito de mais uma crónica do nosso conterrâneo deputado onde nos dá a conhecer que a culpa das portagens nas SCUT´s é do PSD e, alegria das nossas alegrias, é contra as portagens mas estará "na linha do compromisso assumido por respeito para com a negociação inter-partidária que permitiu a aprovação do Orçamento de Estado para 2011"... nem cabo em mim de tanta satisfação!

09/03/2011

08/03/2011

Geração à Rasca

Na TV, nos jornais Viseu foi ontem tema de conversa. O PS Viseu já comentou o assunto e os jovens também!

07/03/2011

Cidades pela Retoma - II

O Movimento Milénio é uma iniciativa nacional promovida pelo Expresso e Millennium de procura de respostas para o futuro, revelação de caminhos e tendências com verdadeiro impacto na vida dos portugueses. Lança o desafio a todos os cidadãos na procura de soluções para as grandes questões que vão definir e caracterizar a vida das próximas gerações de portugueses em quatro grandes áreas: Democracia, Negócios, Cidades e Consumo. Com o objectivo de 'envolver os cidadãos na vida local' foi apresentado um projecto a concurso na área 'Democracia' subscrito pelo Movimento 'Cidades pela Retoma'. A proposta e o vídeo podem ser consultados aqui e o documento de suporte neste link.

Oh, Sebastião... assim não!

Leitor atento chama-me a atenção para um aspecto que, salvo melhor opinião, deve merecer alguma reflexão e até esperada critica. Numa altura de crise e de contenção orçamental em todo o sector do Estado o ISPV lança um concurso de ideias para apresentação de propostas de renovação dos logótipos institucionais do Instituto e suas unidades orgânicas, concurso esse com um prémio de 5.000 €. O importante aqui é notar que ao custo do prémio terá que ser somada toda a despesa subsequente com a mudança de imagem em toda a documentação, sites, etc... para além de que o fundamental é que aquela instituição do ensino superior se afirme mais pela qualidade do seu produto, o conhecimento e qualidade académica transmitido aos seus alunos, do que pelo marketing da imagem! Percebe-se agora porque parece não conseguir o ISPV afirmar-se no tecido social, económico e empresarial da região pois tendo até internamente esse "know-how" disponível nas suas valências, opta por gastar dinheiro público e procurá-las no mercado externo. Mudou assim tanto a visão e missão do ISPV que obriga a nova imagem ou pelo contrário está já tão degradada que para que isso não se note já precisa de novo "look"?

Quem muito fala pouco acerta!

O processo de revisão do PDM de Viseu começou há uma década (em 2001, imaginem lá!) e já durante o período eleitoral de 2005, Fernando Ruas, afirmava que a CMV iria concluir a proposta final de revisão do Plano Director Municipal (PDM), em finais de Julho ou o mais tardar nos primeiros dias de Agosto desse ano. Mais tarde em 2009 este assunto foi de novo tema de campanha e dado como em fase de acertos finais... estamos em 2011 e sem ruído aqui ao lado Tondela já fez aprovar por unanimidade a revisão do seu PDM!

Contra as portagens todos são poucos!

Segundo noticia Rádio NoAr a CMV decidiu subscrever por unanimidade a petição pública contra as portagens, facto que se saúda e a bola fica agora do lado de João Azevedo que aquando da sua tomada de posse como líder da distrital do PS assumiu ficar do lado dos que o elegeram nesta luta. A ver vamos... até lá, caro leitor e viseense, clique aqui e não deixe de assinar a petição!

06/03/2011

Vem aí a Semana Académica 2011

Quem sabe, sabe! Quem não sabe, aprenda!

Quem se der ao trabalho de analisar a actividade dos nossos ilustres conterrâneos deputados ou membros do governo não pode deixar de ficar surpreendido... Ora, atentemos a título de exemplo em 2 desses casos, um do PSD e outro do PS, figuras bem conhecidas no burgo e que dispensam apresentação. Almeida Henriques além do cargo de deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD ainda consegue ser Vice-Presidente da Delegação Parlamentar da OSCE, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal / Moçambique e membro dos Grupos Parlamentares de Amizade Portugal / Rússia e Portugal / Polónia, Presidente da Assembleia Municipal de Viseu cargos que soma a mais outros 16 em diversas Associações e Empresas além da participação em 6 sociedades e mais 3 comissões e 1 grupo de trabalho da AR. Provávelmente a estes cargos ainda somará o de agricultor na FarmVille mas a vida também não pode ser só trabalho, como é lógico!
Curioso não deixa de ser também o percurso de actividade de José Junqueiro. Ilustre Secretário de Estado, licenciado em Humanidades e com diversos trabalhos de especialização em Latim, descobriu ter especial aptidão para "a consultadoria e aconselhamento estratégico para os negócios e gestão", através de uma empresa familiar cuja sede social foi recentemente mudada de Viseu para Mangualde, o que não se estranha pois ao preço que vai ficar a A25 o melhor mesmo é viajar de comboio além de que, nos negócios hoje em dia ou se têm muito "latim" ou uma "boa agenda telefónica", predicados que no caso parecem conjugar-se bem! É por estas e por outras que me recordo do meu saudoso avô dizer: - Se não queres ser burro, estuda!

Geração à Rasca em Viseu... dia 12 no Rossio!