21/04/2011

Pois, é mais ou menos a mesma coisa!

Circula na rede uma petição para que a CMV analise de forma mais atenta o alargamento do horário da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva mas Fernando Ruas, medalhado de ouro da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, está mais preocupado com o horário... dos bares!

Iguais, iguais somos todos, mas...

A nossa ilustre conterrânea e ex-Secretária de Estado da Igualdade, responsável pela politica de "quem promove a igualdade está a promover o amor" pelos vistos não estoirou com os 89 milhões de euros disponíveis no seu OE e ainda teve tempo para vir sem batedores da PSP à sede de campanha distribuir mais uns quantos euros para uns quantos inócuos Planos Municipais para a Igualdade, à semelhança de outros Planos e Estudos ali realizados, o que significa que "quem promove o amor também patrocina a igualdade".

O andebol local no fundo da escada!

Leio aqui que o Andebol Clube de Lamego vai ficar impossibilitado de participar em todos os Campeonatos Nacionais e Distritais a partir do dia 15 de Abril, em virtude de não poder cumprir com o plano de pagamentos acordado com a Federação de Andebol de Portugal... será que dos 54.884,30€ que a AAV recebeu pelas "Actividades Culturais, Lúdicas e Desportivas no Centro Histórico" não sobrou nada para um Clube que tanto deu ao Andebol da região?

As cigarras e a formiga!

Aparentemente alheios ao ruído de fundo que já se faz sentir cá pelo burgo, Hélder Amaral e a sua equipa vão fazendo o trabalho de casa, tendo já entregue as listas de deputados do CDS no Tribunal de Viseu e prometendo que "não irão jogar nesse campeonato da critica fácil, da ofensa pessoal, da insignificância dos temas e da mediocridade dos assuntos." Enquanto uns choram outros vendem lenços...!

Positivo e negativo

Sabiam que a Ecopista de Viseu faz hoje 4 anos que foi inaugurada? Tem sido um espaço privilegiado de convívio, saúde e bem-estar dos viseenses, fomentando a prática de actividade física em família que se irá prolongar pela Ecopista do Dão, que irá ligar os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, num total de 49,5 km da antiga Linha do Vale do Dão, que entroncava na Linha da Beira Alta, em Santa Comba Dão, numa obra orçada em cerca de 5 milhões de euros e financiada pelo QREN, que após a sua conclusão poderá ser uma das grandes atracções turísticas da região, na vertente do turismo activo e ecológico. O mesmo não se pode dizer das obras sem fim à vista do Parque Aquilino Ribeiro... começaram mal, pior continuaram e não se sabe quando terminam!

Oh Manel, só tu para nos ires animando!

Por aqui repete-se uma vez mais a mensagem de sempre e começam cedo a pedir o voto!

Viseu no Século XXI

Um grupo de moradores das freguesias de Abraveses e Campo, concelho de Viseu, deu início a um abaixo-assinado para fazer chegar à autarquia e ao Ministério do Ambiente a sua indignação pelo mau cheiro provocado por aviários localizados na zona.

O amor está no ar!

Há uns dias atrás deixavam no ar a promessa de conduzir uma campanha pela positiva e sem ataques no campo pessoal. Aliás, outra coisa nem a gente esperava! O carinho que Almeida Henriques dedica a José Junqueiro e a simpatia com que José Junqueiro devolve o mimo a Almeida Henriques é deveras comovente e diz muito do que podemos esperar por estes lados da campanha!

20/04/2011

A alternativa às portagens na A25

Uns comem o bolo, os outros ficam com a fava!

Primeiro foi Aveiro em tempo de vacas magras a receber o novo Curso  de Medicina que desde logo estabeleceu protocolo com o Hospital S. Teotónio para local de estágio dos seus alunos. Agora chegou a vez da Universidade da Beira Interior assinar, no próximo dia 30 Abril, durante as comemorações do seu 25º aniversário, protocolo com o Hospital de São Teotónio para a frequência de unidades curriculares!
Por cá nem o meio académico nem as forças politicas locais parecem importar-se com este cenário... antes preferem gastar tempo em tricas bem ao nível do seu valor!

Olha, mais um cheque careca!

Afinal Fernando Ruas ainda se lembra do milhão de euros em falta do BPP e já sabe até que destino lhe dará!

Museu, museu só mesmo o de Viseu!

Pelos vistos parece que é desta que o Museu do Quartzo, vai abrir as portas ao público a partir de 18 de Setembro! Apresentado como espaço dedicado a este mineral, único no País e no mundo (o de Ponte da Barca fica em Saturno!!) e orçamentado em 2,9 milhões de euros, o Museu do Quartzo de Sta Luzia foi "concebido para, numa primeira fase, de âmbito local, servir as escolas da região e divulgar conhecimentos entre o cidadão comum, (...) numa segunda fase, de âmbito nacional, aspira-se a uma colaboração activa com as Universidades e as Empresas interessadas no quartzo como matéria-prima nas mais variadas tecnologias e na eventualidade de previsível sucesso deste embrião de saber, (...) poderá e deverá evoluir para um Centro de Investigação Científica e Tecnológica (...)
Face ao especial carinho e atenção que Fernando Ruas tem dedicado à geologia, ainda que nalguns casos em sentido meramente figurado, as expectativas dos Viseenses neste novo equipamento não podem deixar de ser elevadas!

19/04/2011

Força nisso, Guilherme!

O nosso declamador de poesia vai voltar a pisar o palco do Portugal tem Talento no dia 24 de Abril, e desta vez é a última oportunidade! Passa a palavra, e vamos todos votar nele!

Numa clara madrugada...

Dia 24 de Abril pelas 22horas no Café Brothers (Rua da Paz) Carlos Clara Gomes e Companhia DeMente promovem o espectáculo CANÇÕES DUMA CLARA MADRUGADA onde se pretende resgatar a memória de muitas canções - sem qualquer nostalgia mas com muito utopias.
Será bem vindo quem vier por bem. (Levar um cravo e uma vontade de futuro urgente)

Comparece porque a Língua é a nossa Pátria!

Ontem foi dia dos monumentos!

Outrora morada de monges, o Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde, encontra-se hoje longe dos seus tempos áureos e a necessitar urgentemente de obras de conservação.
in RTP

Começa a perceber-se a diferença!

O deputado Hélder Amaral já começou a mostrar serviço. Com uma agenda de campanha já definida, ontem já esteve em Lamego num contacto com o Bispo e com a Misericórdia local e hoje continua a sua actividade, de acordo com a informação difundida aos OCS, em Viseu numa reunião com o Bispo de Viseu. Para além disso, já hoje a RádioNoAr dá nota do alerta realizado por Hélder Amaral de que a Segurança Social de Viseu faz perseguição e diferenciação politica na atribuição dos subsídios e apoios consoante a cor partidária das direcções das Associações. Já na AR assim foi... sozinho fez mais trabalho que os demais deputados eleitos por Viseu juntos!

18/04/2011

Paraquedistas às direitas... e Viseenses de alma e coração!

... até dia 5 de Junho!

Parabéns, rapaziada!

A equipa de futebol de 11 do IPV, sagrou-se na passada 6a feira, dia 15 de Abril, campeã nacional universitária, ao bater na final a equipa da associação académica de coimbra. Mais uma vez a equipa de futebol do IPV, constituída exclusivamente por alunos da instituição, irá representar Portugal no campeonato europeu universitário, que este ano se realiza em Istambul, na Turquia.
Para mais pormenores sobre esta brilhante jornada ver o link.

O ruido local das redes sociais!

É sintomático... sempre que há eleições os "paladinos locais da cidadania" aumentam exponencialmente e diariamente nas redes sociais. Perfis anónimos, falsas identidades e utilizadores não identificados surgem para criar "ruído" na comunicação e que se somam aos políticos que fazem da rede mero local de comicio! A titulo de exemplo um desses utilizadores anda no Twitter a colocar questões a um suposto josejunqueio na esperança de provocar uma reacção do verdadeiro josejunqueiro! Bem pode esperar sentado... além de que convêm escrever sem erros pois caso contrário arrisca-se a levar resposta pouco esperada!

Viseu, cidade sonora!

Agora já pode ouvir aqui os sons do Centro Histórico de Viseu.

Já há duas sem três!

Bragança já tem um centro comercial a céu aberto, o primeiro projecto do género em Portugal. O projecto foi inaugurado na última sexta-feira, numa cerimónia que decorreu simultaneamente em Bragança e Chaves. Viseu é a terceira cidade aderente a este projecto.

Bons sinais... agora esperem pelo Verão!

Há 15 anos o Rio Pavia era um esgoto a céu aberto que atravessava a cidade de Viseu, hoje pescam-se trutas nas suas águas. Uma conquista da natureza que teve uma ajuda humana de seis milhões de euros.

Viseu no Século XXI

(...) É altura de encarar estes actos como actos criminosos, denunciá-los às autoridades e expor publicamente os seus mandantes que, neste caso, desconhecemos se foram as juntas de freguesia referidas ou a própria Câmara Municipal de Viseu. Independentemente do mandante deste acto de vandalismo, o mesmo deveria ser julgado e punido, da mesma forma que alguém que atente contra um monumento histórico. Uma árvore secular é também um monumento e quem a manda mutilar está a destruir um património que é de todos.

Cartão vermelho!

Tudo como dantes... e como era expectável, infelizmente! Assim se pode resumir o cenário à volta das listas do PS e PSD Viseu aprovadas este fim de semana nos Conselhos Nacionais. Do lado do PS, José Junqueiro é o confirmado cabeça de lista a que se segue Elza Pais e Acácio Pinto garantindo os lugares elegíveis. Miguel Ginestal, Fátima Ferreira, José Rui Cruz, Rafael Guimarães, Mónica Lima e Fernanda Sobral entre outros completam a lista. Do lado do PSD, Almeida Henriques é o cabeça de lista seguido por um "dinossauro paraquedista" Arménio Santos e pelos repetentes Teresa Santos, João Carlos Figueiredo nos lugares elegíveis a que se juntam Pedro Alves, Maria Ester Vargas, Joaquim Seixas, Paulo Jorge Pereira e Elsa Isabel Rodrigues preenchem a lista. Num e noutro caso, o nível apresentado revela que os aparelhos dos Partidos não compreendem a sociedade civil e os "tempos" que correm e que de um lado e do outro Viseu já sabe o que pode contar destes deputados... com uma mão cheia de propagandisticas crónicas!