30/04/2011

O que é demais, enjoa!

Como sabem, a assembleia municipal é o órgão deliberativo do poder local a quem compete a fiscalização da actividade da câmara municipal, a aprovação de posturas ou regulamentos, do plano e orçamento; conceder autorização para contratação de empréstimos; estabelecer e fixar taxas municipais; fixar dentro dos parâmetros legais o valor da contribuição autárquica; etc., o que melhor poderá ser consultado na Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com a redacção da Lei n.º 5-A/2002 de 11 de Janeiro.

Click, Click... Viseu!

Fórum Gestão Cultural das Cidades

Há fumo nos Bombeiros!! Haverá fogo?

O ambiente também não deve andar famoso ali para os lados da Praça D. João I e imagina-se o porquê. "A requerimento do Comandante do Corpo de Bombeiros Municipais de Viseu e posteriormente não autorizado pelo Vereador responsável da Protecção Civil foi decidido o não pagamento das horas extraordinárias de 2010"... Dia 13, se até lá nada mudar,  entram em greve!

29/04/2011

Viseu vista por um Alemão em Itália

(...) E nisto começa a dizer que na digressão que fez em Portugal (...) foi a uma cidade chamada Viseu. A primeira crítica foi que viu o país todo a arder cheio de fumo enquanto guiava e depois chegou a Viseu e os sistemas de rega estavam ligados para a relva das enormes rotundas.

Vira o disco e... paga o mesmo!

Em 2011 nota-se algum abrandamento... felizmente! Pode saber mais aqui pesquisando por Viseu
Mas a Quinta da Malafaia não podia falhar... a preços mais baratinhos, claro, porque o controlo agora é mais apertado e o dinheiro não abunda...
Em Agosto de 2010 a obra era urgente e daí o ajuste directo para um prazo de 180 dias... onde vai já ele! Alguém foi responsabilizado? Siga o foguetório...

28/04/2011

Resumo ao momento

Numa leitura na diagonal sobre as próximas legislativas, já se registam algumas movimentações! Nas redes sociais o PS Viseu muito graças a José Junqueiro vai dando nota permanente das actividades partidárias que desenvolve e já deu a conhecer a lista de candidatos junto com uma declaração sobre a campanha do PS no Distrito. Do lado do PSD também já é conhecida a lista de candidatos e a declaração inicial de Almeida Henriques. No CDS Hélder Amara tem dado nota diária da sua actividade e já deu também a conhecer a lista de candidatos e a posição do partido na campanha que em breve se irá iniciar.
Dos demais partidos se conhecerem links com estes elementos, agradece-se envio para que os viseenses em tempo se esclareçam... porque votar é um dever!

Poço de surpresas!

Depois da medalha de ouro da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres (França), que distingue figuras que se evidenciem nos campos das artes, ciências e letras sem que, confesso a minha ignorância, se conheça nestes campos a obra de Fernando Ruas, é vez agora de ser nomeado Membro Honorário da Fundação Internacional Raoul Wallenberg, ONG de cariz educacional, que tem como objectivos a recolha, documentação e promoção do legado de todos aqueles que ajudaram no salvamento de vítimas do Holocausto e, como a noticia não explicita a razão de ser de tamanha distinção, uma vez mais ficarei naquilo que me parece!

Não há almoços grátis!

E apesar da crise, regista-se com agrado que aqui ao lado os sinais são de criação de emprego e crescimento económico... mas a Citroen não dá ponto sem nó!

E ainda por cima tem voz de rádio e sem "xotaque"!

Depois de ouvir a apresentação que a Vereadora da Cultura da CMV faz do Museu Etnológico de Várzea de Calde confesso que fiquei com curiosidade em ir conhecer o local... e com a confirmação de que afinal um Vereador não sabe só contar estafadas anedotas em privado!

27/04/2011

Há por aí tanto cabeçudo... este é só mais um!

Hoje de manhã junto ao IPV

Sim, não, talvez... para já "nim" quase pela certa!

O jornalista António Figueiredo dá-nos conta na Rádio NoAr dos trabalhos que hoje correram na Assembleia Municipal. Em resumo, Fernando Ruas respondeu aos deputados repetindo o que já tem dito à comunicação social, o que atesta bem a norma daquele fórum... e isto, apesar de ter reafirmado a "opção pela Autarquia de Viseu, honrando o compromisso com os Viseenses", e ter aceite estar ao lado de Almeida Henriques como Mandatário de Honra pelo que seria interessante saber, nesse caso, qualquer que seja o resultado do PSD no próximo dia 5 de Junho, se vai respeitar o mandato até ao final? Na altura certa saberemos a resposta pela comunicação social... nós e a Assembleia Municipal!

Sentido de humor ou estratégia arriscada?

As Pessoas que me acompanham são Homens e Mulheres com provas dadas em diferentes áreas (...)

Viseu noutros tempos!

 "O pior, quase imperdoável é que, alguns dos mais responsáveis pelo bom nome da terra e da gente de Viseu, não só refugaram o projecto do lindo monumento em nome do puritanismo - à solta de dia e rapioqueiro de noite - mas nada têm feito, nada fazem para à sombra de Camilo e do Amor de Perdição atraír forasteiros, investigadores, intelectuais, curiosos a esta bela terra, bem digna de ser servida por viseenses de larga visão."

26/04/2011

A minha alma está parva!

E não é caso para menos... se este artigo não teve mãozinha alheia, e quero acreditar que não, temos jovem!

Se na Juventude já é assim...

João Paulo Rebelo, promovido a presidente da Movijovem em 2007, licenciado em Gestão, ilustre deputado municipal pelo PS Viseu faz hoje as delicias do Correio da Manhã graças à proeza de ter entregado 900 mil euros adiantados a empresas que não fizeram qualquer empreitada. A gestão do nomeado "boy" até pode ser virtual mas do que não restam dúvidas é que se trata de real dinheiro dos contribuintes... assim ainda acaba em Ministro das Finanças!

25/04/2011

Tu queres é aparecer!!

Hoje o DN revela que "leitões, cremes de beleza, processos no Tribunal de Trabalho e até venda de electricidade constam das contas das Obras Sociais da Câmara Municipal de Viseu, uma instituição particular de solidariedade social, que apresentam um défice superior a meio milhão de euros. Apesar das dúvidas as contas, que já foram remetidas ao Ministério Público por um dos associados, acabaram aprovadas depois de terem sido chumbadas, na mesma assembleia, pela maioria dos associados. A Câmara não tem poder sobre a instituição mas Fernando Ruas admite preocupação."
Para uma Autarquia que ainda recentemente anunciou ter poupado 8 milhões de euros em despesas correntes, um milhão perdido no BPP e 630 mil euros de prejuízo nas Obras Sociais são apenas uma mera preocupação para Fernando Ruas, tal como o desvio de milhares de euros e falsificação de documentos por um funcionário em Janeiro também mereceu a mesma preocupação... mas por pouco tempo! Fernando Ruas não é autarca para se preocupar com "peanuts" e importante mesmo é saber se consta dos cargos europeus ou do Governo que Passos Coelho já tem na cabeça...  o resto são trocados de final de mandato!

25 de Abril sempre!

Foi em Abril
Que a liberdade começou
E o povo gritou :
- Liberdade, Liberdade
A Liberdade já chegou!
(...)
A liberdade é importante
Se a soubermos usar.
Vê se todos os homens
Dela, deixam de abusar.

Bruno Filipe - 6º A

Antes acelerar que travar!

Em Mangualde, o futuro continua desconhecido para o turno da noite da fábrica da Peugeot-Citroën, que retomou a actividade há meio ano. Em Novembro, a administração garantia trabalho para pelo menos seis meses, que se cumprem neste mês de Abril. Para já "o turno não vai terminar", garante o director financeiro da PSA de Mangualde. Elísio Fernandes garante a "continuidade do turno da noite", mas não sabe por quanto tempo. (...) Apesar das cautelas, a PSA de Mangualde deve anunciar, ainda antes do final do mês, o arranque das obras da ampliação da fábrica de Mangualde, apurou o DN junto da autarquia.

24/04/2011

Vêm aí as Cavalhadas...

Não perca este comboio!

Saiba mais aqui.

O Folar da Páscoa na Alberto Sampaio!

Confesso que tal como muitos leitores pensei que, apesar de o cargo hoje em dia não se justificar, a nomeação de uma jovem mulher para o lugar de Governadora Civil, deixado vago pelo facto de Miguel Ginestal concorrer a deputado pelas listas do PS Viseu, poderia significar uma aposta em novos rostos e novas formas de estar na politica. Cedo me desenganei... hoje, dia 24, a Srª Governadora Civil assina um post no blog Novos Horizontes, onde assume claramente uma posição politica, criticando de forma clara o líder do PSD e mostrando assim estar formatada na mesma partidarite que de cargo em cargo a foi promovendo. Sem sentido do dever, sem noção da responsabilidade da função, sem revelar a necessária e obrigatória isenção que o cargo público exige a Drª Mónica Costa ainda não teve tempo para mandar imprimir os cartões de visita mas já deu sinais que é mais importante o cartão do Partido e que, pelo menos por mais dois meses, vai garantir que a porta da filial na Av Alberto Sampaio vai continuar a servir os interesses do aparelho... porque os cidadãos, esses, pelo que pagam em impostos bem dispensam os seus serviços!