09/07/2011

Desafio aos leitores

Na passada quarta feira foi inaugurado o Data Center da REFER cá no burgo. Do programa constava um lauto almoço pelo que a CMV fez-se representar por:
a) O Presidente
b) O Vereador do Pelouro respectivo
c) Uma equipa correspondente a metade dos convidados
d) A Vereação em peso à excepção do único que tem que trabalhar

Num trimestre muito coisa acontece...

Para Fernando Ruas (PSD), presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a introdução de portagens nas SCUT é uma questão clara.
“As autoestradas são para ser pagas, mas com exceções. Se o concelho atravessado não tiver o índice de desenvolvimento médio do país deveria ficar isento. Isso é que seria correto e foi o que o anterior Governo disse que faria e depois não fez”, aponta o autarca de Viseu, eleito pelo PSD (...) que admitiu em declarações à Lusa que seja irreversível a decisão de avançar, no fim do Verão, com a introdução de portagens pelo governo PSD/CDS-PP.
(in Lusa 09Jun11)

Passe a publicidade!

Gostariam de percorrer os caminhos que levavam os peregrinos de Santar à Nª Srª da Lapa, durante os séculos XVI e XVII? Pois então saibam mais aqui!

08/07/2011

Há mais vida além da Quinta da Malafaia ou talvez não!?

Nas palavras dos comerciantes trazidos a público pelo Jornal do Centro desta semana o Mercado Municipal além da deterioração e péssimas condições de serviço em que se encontram tem o elevador de carga avariado há um ano, prova do abandono a que a Câmara Municipal vetou aquele equipamento. Instigado a pronunciar-se sobre esta situação, o Vereador responsável ainda foi capaz de devolver uns mimos aos queixosos em estilo de virgem ofendida, como se pode ler acima, pelo que ao fim deste tempo todo no Executivo dá a entender que ainda não percebeu a diferença entre uma anedota de gosto duvidoso e serviço público!

Uma boa causa! Colabore!

As famílias carenciadas com crianças em idade escolar vão ter uma ajuda no próximo ano lectivo: podem adquirir livros a custo zero no banco municipal de livros escolares. O objectivo é que as pessoas entreguem no banco os livros escolares que já não utilizam para que depois outras possam usufruir deles. O depósito vai ficar localizado no Centro do Monitorização e Interpretação Ambiental e estará pronto a funcionar no próximo ano lectivo.

Quem sabe, sabe!

Segundo os últimos dados do INE Viseu já apresenta o número médio de 1,5 edifícios por habitante e aparentemente pouco preocupado com o excelente diagnóstico feito pelo Azevedo Pinto no DN o Dr Fernando Ruas já encontrou a melhor solução para o alargamento da estrada de Repeses: a solução passa por construir moradias e zona de comércio!

O melhor do Dão!

Este ano, com o patrocínio da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, será retomado o Encontro de Produtores que terá lugar no Solar do Dão no próximo dia 9 de Julho, entre as 11h00 e as 16h00. Ali será feita uma apresentação da ultimas colheitas, referentes ao ano de 2010, antecipando os lançamentos comerciais.

Dar-lhes com o Malho!

Não há duas sem três e assim sendo é de esperar que a pergunta da Associação Olho Vivo sobre os candeeiros do Mestre Malho caia no esquecimento! Ali pelas 4 esquinas há quem aponte alguns destinos dados a este património mas a resposta deve andar mais pelos lados da Praça da República!

06/07/2011

Depois queixem-se!

O Governo pondera cortar entre mil a mil e quinhentas freguesias. Só Viseu tem 34... e por cá não se promove um debate sério sobre a matéria?

Cada um sabe onde lhe aperta o calo!

video
A sério que gostava de vos poder explicar a razão que terá levado o nosso conterrâneo a nomear para o seu gabinete a candidata derrotada do PS pelo círculo da emigração pois como diz o outro lá em São Paulo, "a gato pintado não se confia a guarda do assado" mas pelos vistos "tem gato na tuba"!

E na feira das terças já houve melhores dias!

A feira semanal de Viseu, em tempos uma das mais requisitadas da região e com maior afluência, parece estar a perder clientes e simples visitantes. A quebra nas vendas tem sido uma enorme dor de cabeça para os que montam as suas tendas (e a sorte) na feira (...)

Já mexe... será desta que teremos uma Feira à maneira?

05/07/2011

Um dia betão, no outro alcatrão!

Era assim ontem na Av da Europa... ora põem alcatrão, ora arrancam!

O viveiro de aves não é de agora!

A moda de outros tempos cá pelo burgo!

A moda em Vizeu é agora a navegação no rio Pavia. Este rio tem só um kilometro navegavel, mas o enthusiasmo é tal, que as familias mais abastadas têm mandado construir barcos para pasaciarem n'elles durante as tardes calmosas. Dizem as cartas de Vizeu que ja alli se veem cinco ou seis embarcações proprias para aquela navegação, rio acima, rio abaixo.

Desafíos do Dão!

A consultora Deloitte-Portugal desafiou hoje a Comissão Regional Vitivinícola do Dão (CVRD) a analisar a evolução para o conceito de Região Demarcada Sustentável do ponto de vista ambiental para reforçar a sua competitividade.

Adivinhe lá de quem é a promessa?!

(...) É por isso que, para além dos investimentos físicos que ainda deveremos preconizar, acessibilidades, designadamente a ligação por auto-estrada a Coimbra e comboio de alta velocidade, entre outras, deveremos cada vez mais apostar em factores imateriais de desenvolvimento. (...) É nesta linha que se reivindica a nova Universidade Pública de Viseu; é nesta perspectiva que se desenvolve o projecto Viseu Digital, que se procura promover o investimento, a aposta na inovação, na qualidade e no investimento, o desenvolvimento do tecido económico.

Viseu e Vila Real juntos

O Núcleo Regional de Vila Real e Viseu da associação ambientalista Quercus apelou ao novo Governo para que mande suspender as obras da barragem de Foz Tua. A organização considera este projecto “um atentado” contra o Douro Património da Humanidade.

O distrito é nosso compromisso! E deles também será?!

Muito se falou dos novos governantes saídos de Viseu e têm-se a expectativa que agora honrem os compromissos sendo que para isso contam por certo com a ajuda do conterrâneo mangualdense que já nomeou para chefe de gabinete um blogger do 31 da Armada. Assim ficará certamente mais fácil a magistratura de influência para garantir que a ligação por AE a Coimbra, ou o IC12 ou a Universidade Pública entre outras promessas sejam uma realidade tal como vão ser as portagens na A25 dentro em breve.

03/07/2011

Agora é desfrutar...

Um olhar sobre o mercado do Dão

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão promove na próxima terça-feira, 5 de Julho, pelas 17h, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, uma conferência intitulada “Wine Market Outlook: factores críticos de sucesso para o sector vitivinícola”.

Velhas profissões do comércio local

O comércio tradicional visto pelos alunos da ESEV... e pela imprensa regional.

Serviço público... e a Visabeira agradece!