23/07/2011

E dizem que eu é que sou mauzinho!?

Se eu mandasse toda a gente era autarca uma vez na vida. (...) a gestão de uma autarquia rejuvenesce. Aponto como exemplo Fernando Ruas, presidente não só da câmara de Viseu como também da associação de municípios e que aos 62 anos ainda não tem um único cabelo branco!
Ricardo Araújo Pereira in Revista Visão

Está oficialmente aberta a silly season local

Num momento de maior e justificada euforia pessoal e fazendo fé na sondagem dos amigos presidentes de junta de freguesia que lhe dão maioria absoluta José Costa deixou transparecer na praça pública a ambição de ocupar o cadeirão de Fernando Ruas. Ao assumir tal pretensão até pode ter pretendido, como assim o interpreto, com esta sua "afirmação de disponibilidade" colocar o assunto sempre muito estranhamente reservado destas escolhas partidárias para as autárquicas em discussão pública mas, ou muito me engano ou no final da silly season, restar-lhe-á se quiser manter a face avançar com a ideia de uma candidatura independente, que a oposição certamente não deixará de agradecer, ou parece-me que nem vai precisar de ir à praia para ficar bem queimado!

Colossal trabalho!

Um mês de actividade parlamentar e no balanço do árduo trabalho desenvolvido pelos nossos deputados eleitos por Viseu é possível através do site do Parlamento verificar que:
- O PS colocou ao Governo uma pergunta sobre a situação da GNR no Caramulo;
- O CDS apresentou um Projecto de Resolução em que recomenda ao Governo a promoção e consumo de produtos de origem portuguesa;
- O PSD, apesar de contar com o "Mourinho" na equipa, foi ao baú e recuperou o Projecto de Lei 18/XII sobre a Promoção e valorização dos Bordados de Tibaldinho da freguesia de Alcafache, propondo acrescentar assim mais um organismo subsídio dependente ao Estado, para dinamizar um artigo local que vale por si só e que tem sido motivo de várias acções de formação e promoção local. Curiosamente ou não, o "paraquedista" Arménio Santos apesar de ser deputado eleito pelo círculo de Viseu não subscreve este Projecto de Decreto Lei ou porque já se esqueceu onde fica Viseu ou antes prefere a broa de Vildemoinhos. Acrescentam ainda, a este esforçado trabalho de copy paste com ligeiras adaptações ao momento de crise que o País vive, uma pergunta ao Governo sobre a Denominação de Origem Távora-Varosa e Indicação Geográfica Terras de Cister, questão de significativa importância para o desenvolvimento económico da região e criação de grande volume de emprego! As portagens da A25, a AE Viseu x Coimbra e outros assuntos deveras importantes aguardam melhores oportunidades! As mesmas que, todos nós viseenses, aguardamos mas tardamos a ver serem defendidas por quem por nós é eleito! E fica feito o balanço!

Gosto de ti, Viseu!

Viseu é das mais belas cidades deste imenso Portugal, tenho o privilégio de ser do distrito. Cidade que se vem desenvolvendo já há alguns anos. Terra de Viriato, Grão Vasco, D. Duarte, Tomás Ribeiro, Infante D. Henrique entre outros. Gosto de ti, Viseu!


cidade querida,
cidade do interior,
muito estás desenvolvida,
tu és um primor.

cidade da beira,
terra de Viriato,
tu és do país uma bandeira!
tu és um lindo retrato!

(...)
da beira és senhora!
do centro és princesa!
também és doutora!
como tu, não há outra com certeza!

Para memória futura!

Caminhos de Santiago!

No caso de Viseu, o Caminho Português Interior de Santiago atravessa cerca de 40kms do território municipal (no sentido norte-sul, as Freguesias de Farminhão, S. Cipriano, S. Salvador, Coração de Jesus, Santa Maria, S. José, Abraveses, Campo, Lordosa e Calde) com especial incidência em zona rural, promovendo a recuperação e utilização de caminhos romanos, medievais e agrícolas, além de contribuir para a valorização e dinamização do património e cultura locais. (...) Os trabalhos de limpeza do Caminho já se iniciaram e, em breve, será iniciado o processo de marcação do Caminho e da reabilitação dos Albergues de Peregrinos. Assinalando-se no próximo dia 25 de Julho, segunda-feira, o dia de S. Tiago, o Município de Viseu evoca este dia com o lançamento de um pequeno filme relativo ao Caminho de Santiago, apresentando o trilho e algumas fotografias do percurso municipal, esperando em breve anunciar a data da inauguração do Caminho.

22/07/2011

Eu sei... mas não digo e nem isso é novidade!

A Casa da Sé, tanto quanto se me é dado a perceber, será um projecto familiar de capitais privados de Turismo Habitação que recuperou de forma cuidada e exemplar uma casa emblemática de Viseu classificada como edifício de interesse municipal com vista a funcionar como hotel de Charme.
Situada, pois, em pleno coração do Centro Histórico, além de ajudar a revitalizar este espaço, certamente que será um projecto gerador de emprego, de riqueza e de vida social, mas com tudo preparado para funcionar a 30 de Junho esbarra agora numa série de obstáculos burocráticos. Na sua página do Facebook oferecem um doce a quem descobrir de quem é a responsabilidade do projecto estar emperrado mas, sabendo de antemão de quem é a culpa, nem vale a pena adiantar nomes, porquanto não surpreendendo isso sequer o mais incauto dos viseenses, via-se a Casa da Sé obrigada a oferecer imensos doces... já chega o prejuízo do investimento sem poderem abrir portas ao público!

Sinal de boa vontade!

A Câmara Municipal de Viseu manifestou à D.R.E.C. disponibilidade para colaborar na implementação de 2 Unidades de Multideficiência.

Big Brother local

Pelos vistos há malucos fora do Hospital Psiquiátrico de Viseu!

O Humor e a Cidade

20/07/2011

Ontem foi dia de feira

Continua a onda... num dia coloca-se alcatrão, no outro remove-se! E em terça de feira semanal a coisa como se imagina ajuda bastante ao negócio!

Está isto funiculado, pá!

Museu Virtual de Grão Vasco

A exposição de Arte Digital resulta de um projecto de estágio de José Galvão, finalista do curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu; desenvolvido ao abrigo de um protocolo recentemente celebrado entre o Museu e esta instituição de ensino superior.
(...) Imagino quanto terá custado este projecto aos alunos se em tempos já houve quem tivesse gasto 578.723€ para o mesmo Museu virtual de Grão Vasco!

Agora é que vai ser uma farturinha!

É bom que Fernando Ruas aproveite a revisão do PDM não só para estradas e betão mas sim para expandir as áreas industriais... é que pelos vistos "vão vir charters" de empresas para Viseu!

Treinos de Captação no Académico

A Visabeira vai resistindo à crise!

A TVCABO, operador detido pela Visabeira e pela Angola Telecom, vai implementar a primeira célula da operação de Luanda totalmente em fibra óptica, com a Tecnologia FTTH - Fiber To The Home, num investimento superior a 3,2 milhões de euros.
in OJE

À 4ª é que é!

19/07/2011

Em tempo de vacas magras...

A exigência de devolução de 40 mil euros em fundos comunitários feita pelo Estado pode pôr em causa a continuidade da Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões (ADRL), uma das mais dinâmicas associações do distrito de Viseu, pode ler-se no Diário Viseu de ontem. Ao mesmo tempo a outra Associação, a Lusitânia ADR, que "executou" tantos milhões de euros de fundos comunitários prometeu apresentar as contas este mês... mas pelos vistos, é tão certo isso como a ADRL devolver o dinheiro ao Estado.

18/07/2011

Do Estado Social!

Seis trabalhadores do “enclave de emprego protegido” da Câmara de S. Pedro do Sul foram despedidos, ao fim de mais de uma década de serviço, depois do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) ter cortado o apoio financeiro.

Espremidinho, espremidinho...

O panorama da governação ainda não deve ser assim tão difícil como à primeira vista se possa julgar pelos sinais que nos chegam pois, apesar de tudo e certamente que, à luz da preocupação de ir mantendo um pé na porta da futura conquista do título de herdeiro natural de Fernando Ruas, o nosso conterrâneo Secretário de Estado ainda tem tempo para fazer "futurologia optimista" e de nos brindar com mais uns quantos "lugares comuns", que nada de concreto trazem para o distrito e de pouco servem para o drama económico nacional!

A obra do regime!

O brinquedo "grátis" anda azarado como tantas vezes o refere o AJ e para já volta a parar na próxima quarta! Aos custos de funcionamento do funicular somam-se regularmente os de manutenção mas as viagens continuam a ser gratuitas... até um dia!

Viseu da novela!

"(...) Estou muito satisfeita com esta opção de vida, porque se come bem na região e porque tenho uma vista fabulosa para as serras da Estrela e Caramulo. Os meus vizinhos são agricultores e o meu filho acompanha os amigos que vão pastar rebanhos de cabras. Em Viseu tenho qualidade de vida".

Uma década para rever o PDM e no fim sai isto!

O novo Plano Director Municipal (PDM) de Viseu, que prevê a construção de uma circular periférica a todo o concelho, deverá ser aprovado pelo executivo camarário no final deste mês.(...) Segundo Fernando Ruas, a proposta do novo PDM, que contou com 863 reclamações de particulares durante os cinco anos que já leva o processo de revisão, faz “uma reformulação das áreas de expansão urbana”. “Sempre disse que rever o PDM não era transferir tudo para zona de expansão urbana”, lembrou, sublinhando que o actual PDM já permite que a população cresça em 250.000 pessoas. “Não há falta de espaços urbanos. Eles não estão é distribuídos da forma mais eficaz e essa revisão é para dar resposta a isso”, esclareceu. Depois de aprovado na Câmara e na Assembleia Municipal, será feito à Comissão Mista de Acompanhamento o pedido de desafectação de áreas da Reserva Ecológica."
in Notícias de Viseu - 23. Nov. 2006

A Sé faz anos!

A diocese de Viseu vai assinalar no próximo dia 23 os 495 anos da sua catedral, numa cerimónia que se inicia na própria sé, às 10h00.
(...) Para além da efeméride, assinala-se também o aniversário da ordenação episcopal de D. Ilídio Leandro, acontecido a 23 de Julho de 2006.

Ecopista do Dão