06/08/2011

À atenção dos Senhores Deputados por Viseu

A 26 de Janeiro deste ano, o DN trouxe a público a questão da Lusitânia - ADR e da forma como foram gastos 25 milhões de euros de dinheiros públicos ou comunitários colocados ao dispor daquela instituição. Na ocasião, caiu o Carmo e a Trindade e um "batalhão" de ofendidos no bom nome e honradez saiu a terreiro para reafirmar da legalidade e transparência de gestão daquela instituição. Dias depois em animada conferência de imprensa a 01 de Fevereiro prometiam divulgar todas as contas e relatórios de gestão. Este facto motivou na ocasião que o CDS e o PS tivessem questionado o Governo e a AR sobre estas matérias ao mesmo tempo que a Lusitânia se comprometia em Assembleia-Geral, a realizar no dia 15 de Março, a discutir o futuro deste organismo que tem estado debaixo de um clima de suspeição e ainda divulgar publicamente as contas e auditorias feitas nos últimos anos à Associação que, tem vindo a gerir projectos comunitários ligados à sociedade da informação. A comunicação social local pela letra do editor do Jornal do Centro tem semana após semana reclamado esta informação sem sucesso. Meio ano depois não há ainda qualquer resposta nem sinal de boa vontade da Associação em esclarecer estas dúvidas. Porquê?
Estando os cidadãos abaixo assinados preocupados com a gestão pouco transparente que caracteriza a Lusitânia, e que agora se prepara para ser extinta, vêm por este meio requerer aos Deputados eleitos pelo Círculo de Viseu que junto com as respostas obtidas junto das entidades convenientes, tornem público todas as cópias dos Relatórios e Contas que obtenham desta Associação.
Assine aqui a petição se concorda com a iniciativa! Divulgue, se faz favor!
ET: Com actualização aqui.

05/08/2011

Quem vai à guerra...

Fernando Ruas se estivesse mais concentrado em resolver os problemas da sua urbe, como por exemplo o da falta de água no novo quartel dos Bombeiros Voluntários ao invés de voltar a abrir o confronto com a vizinhança escusava de se ver convidado a aproveitar a sombra e a desfrutar da praia de Mangualde!

E não desarma, hem!!

Bem podem dar entrevistas a desmontar a ideia mas o certo é que o José Costa parece estar determinado!

Alguém tem que tomar conta da casa!

Sendo a biologia a área de formação do Dr Américo Nunes é de louvar a forma como revela ter a "casa" organizada e a transparência e qualidade da informação que nos disponibiliza... dá cartas a muitos economistas!

Para a azia o melhor é uma água das pedras!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, exigiu à autarquia de Mangualde o pagamento de uma dívida de quase 250 mil euros relativa ao abastecimento de água.

04/08/2011

Merece aplauso geral

O Governo acaba de premiar um jovem viseense! Trata-se de João Paulo Rebelo que, pela excelente gestão da Movijovem, acaba de ser incluído generosamente pelo Executivo num programa daquela instituição - O "Pira-te e escolhe o teu pouso!".

Se perguntarem muito... descobrem!

E o que andará a PJ a fazer a esta hora cá pelo burgo? Eu até vos podia dizer mas o segredo é alma do negócio!

Quase a abrir portas!

02/08/2011

Atenção Jovens Lusitanos!

O Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos está a realizar captações de novos jogadores para a sua equipa de juvenis que, esta época, participará no nacional do escalão, frente a equipas como o Futebol Clube do Porto, Boavista ou Leixões. As captações decorrerão nos treinos da equipa, que se realizam de segunda a sexta-feira, pelas 18h30, no Campo 1.º de Maio. Mais info via e-mail do clube ou conta no Twitter ou ainda na página oficial no Facebook.

Em dia de feira!

A menos de 15 dias para a abertura do Certame da Secular Feira de São Mateus, que tem uma história de 619 anos e que até 21 de Setembro apresentará uma panóplia de exposições, provas desportivas e espectáculos com um apelativo cartaz que este ano inclui nomes internacionais, divididos pelos 3 palcos do seu novo desenho organizacional e renovado programa, segundo creio totalmente pensado e executado por José Moreira, foi hoje finalmente apresentado. Fernando Ruas conquistado o bronzeado suficiente para públicamente vir dar mostra do seu esforçado empenho no novo conceito da Feira, não terá conseguido ir além da prata da casa para a inauguração do evento e dia 14 de Agosto pelas 21h30 por lá se passeará junto com o Ministro da Economia e o séquito local dos Secretários de Estado! É mais certa essa feira das vaidades que a realização da prometida Feira da Agricultura...

Com ideias assim...

Uma ideia destas que obriga a um intenso estudo que envolve desde a caracterização da envolvente, análise SWOT, marketing mix, etc. e que no final conta com um prémio de 500 euros dará para o jovem concorrente adquirir um Iphone mas não conhecerá qualquer outra aplicação prática pelo que tratando-se de dinheiros públicos a iniciativa só poderia ter partido de quem com isso pouco se rala e que apesar da crise ainda continuam a ver Viseu como a Flandres do comércio!

A Silly Season agora em versão rosa!

Consta que recente desempregado da politica local também já terá afirmado que está disponível pelo PS para ser nas próximas autárquicas o adversário de José Costa ao lugar de Fernando Ruas. Avisem João Azevedo se faz favor!

O Canto das Velhas Torres

O CANTO DAS VELHAS TORRES
Ouve-se longe de Viseu.
Ele nos recorda as dores
Que Cristo na cruz padeceu.
Escuta El-Rei D. Duarte
O CANTO DAS VELHAS TORRES.
É mais uma obra de arte
Que verás, quando lá fores.
Jardim florido de amores
Viseu, romana cidade.
O CANTO DAS VELHAS TORRES
É choro de saúdade.
Viseu, berço sagrado,
De poetas e pintores.
É tema sempre tratado
O CANTO DAS VELHAS TORRES.

Acácio Costa

01/08/2011

Aumentos cá e lá... até ver!

Os preços dos transportes públicos vão sofrer aumentos que muitos consideram brutais em resultado da má gestão e das obrigações assumidas no acordo com a Troika a que a Câmara Municipal de Viseu também não é alheia. A partir de hoje, lê-se no Diário de Viseu que os bilhetes nos autocarros públicos de Viseu sobem 2,5 por cento (...) aumento muito inferior ao verificado noutros locais do País que ronda os 15% acrescentando o jornal que os Viseenses "não gostam nada da brincadeira, argumentando que tudo está subir, menos os ordenados". A regra pelos vistos continua a não ter aplicação no funicular e nem o prejuízo de 1.000.000€ empatado no BPP parece assustar a Edilidade. Oxalá a próxima factura não venha com o diferencial dos aumentos somados a toda esta "gratuita" despesa a pesar nos bolsos dos Viseenses!

Retratos do mundo rural

O José Luís Araújo ao longo dos 7 anos que conta já na sua Gazeta Rural promove um espaço importante de divulgação e de informação sobre a agricultura e as diversas vertentes do mundo rural. Na última edição além de um artigo de fundo com a Ministra "sem gravata" dá-nos a conhecer os pormenores do "jantar mensal do G15", evento muito participado onde alguns se mostraram "deliciados" com o néctar de Baco e "Aromas do Dão"!

Já cheira a lavado, pelo menos!

Reza a lenda que esta feira tem uma herança bastante pesada, tendo sido criada em 1188 por D. Sancho I, tomando nesta altura o nome de Feira Franca. Entretanto o evento centenário mudou de nome e também de conteúdo. Já não se trata só de um aglomerado de expositores de diferentes actividades mas sim uma festa com concertos e até acrobacias aéreas. Na música está garantida a presença de Tony Carreira, do qual se dispensam as apresentações mas também de novos talentos da música ligeira nacional como Aurea que espalhou o tema "busy (for me)" pelas rádios. O destaque vai ainda para os James, grupo britânico dos anos 80 e 90 que celebrizou músicas como "sit down" e "she''s a star".

31/07/2011

Tem tudo a ver... e encadernados ficam uma categoria!

Lusitânia paciência!

O Jornal do Centro com nova postura editorial não tem perdido de vista os assuntos sobre os quais os leitores merecem ser informados, o que é de registar com apreço, mas pelos vistos ou muito me engano ou sobre certos temas vamos TODOS esperar sentados!

Indo eu... de BTT