27/08/2011

Os motards foram à Feira!

A Feira agora é coisa fina!!

Durante o final da manhã e início de tarde de amanhã, a TVI vai até Viseu para acompanhar as Festas de São Mateus. Leonor Poeiras e Jorge Kapinha são os anfitriões da festa. (...) Nesta emissão, os telespectadores da TVI além de conhecerem a cultura e as tradições de Viseu, através de reportagens a cargo de Jorge Kapinha, poderão também ver as actuações de André Sardet, David Carreira, Gabriela Barros, José Castelo Branco, António (Casa do Segredos), Fingertips, Micaela e Romana.

Morcões e Javardolas XXXIII

Leitor atento e identificado fez-me chegar esta foto de hoje feita no ecoponto da Rua do Inatel. Note-se que a maior parte dos resíduos deixados junto ao ecoponto são faixas de publicidade que estiveram colocadas no Pavilhão do Inatel aquando do Torneio de Andebol da Feira de S. Mateus disputado no passado passado fim de semana, bem como sacos cheios de garrafas de água vazias. Não será tempo das entidades envolvidas na organização destes eventos terem outros cuidados e responsabilidades?

26/08/2011

Contas funiculadas!

Diz a nota de imprensa que à disposição do público em geral desde Junho de 2008, que o Comboio Turístico de Viseu, neste de Verão 2011, durante a primeira quinzena do mês de Agosto já transportou mais de 3.000 passageiros, o que de facto é de registar com particular agrado e ênfase pois trata-se de um simpático equipamento que proporciona a todos os visitantes uma panorâmica geral do nosso património histórico, cultural e natural e dá uma cor alegre e vida à cidade!
A mesma notícia refere que o Funicular de Viseu, transporte gratuito não poluente que liga a zona ribeirinha ao centro histórico, transportou, durante os mesmos dias, mais de 6.500 passageiros e, sobre esta obra do regime quero convidar-vos a fazerem comigo umas breves "contas de merceeiro" pois, desconhecendo os dados oficiais pode à partida ser tida como falaciosa.
Através da análise do horário do funicular, é fácil percepcionar que este equipamento realizará uma média de 32 viagens/dia sendo que aos fins-de-semana e feriados deixa de funcionar às 19h00 e durante a Feira de São Mateus em dias de feira aberta - funciona até às 12h00 – realiza 10 viagens e em dias feira fechada – funciona até às 19h00 – totalizará o máximo de 28 viagens. Ora, 6500 passageiros em 15 dias de utilização representam, se a calculadora não falha, uma média de 430 utilizadores/dia o que pelas 32 viagens diárias significa que num equipamento com capacidade para 100 passageiros há cerca de 15 que o utilizam em cada viagem.
A Autarquia gastou 67.500 euros na manutenção do equipamento em 2009 e 103.104 euros em 2010 (ajuste directo 1754 e 1755) o que aparentemente significa terem duplicado os custos de manutenção e que representam uma média mensal de 8.500 euros que terão que ser somados aos custos de operação e ainda aos custos dos 4 funcionários/dia e sem contar com os 27.000 euros dos marcadores solares e a enormidade de pequenas facturas provenientes das várias e constantes reparações a que o equipamento é sujeito e que o atento AJ vai dando nota. 
Os números referidos nas GOP 2010 falam por si... e sendo aquele equipamento gratuito fica a pergunta: quem irá pagar no futuro as facturas destes 15 utilizadores por viagem?

O homem atrás do bigode!

Aqui fica a prova provada de como o final de ciclo é sempre um processo penoso!

De Viseu para o País... consuma produtos nacionais!

24/08/2011

O guru da agrofloresta vai estar por cá!

Ernst Gotsch vai orientar dois workshops de agrofloresta que a Sítio, cooperativa dedicada ao desenvolvimento de economias locais, está a organizar em Mangualde, Viseu. Os workshops terão um carácter essencialmente prático e serão realizados na Quinta de Darei, que dispõe de 150ha de reserva ecológica junto ao rio Dão, assim como instalações de alojamento convertidas em turismo rural.
Para inscrições e mais informações consulte o site

Do futebol local

Depois do Lusitano que se apresentou com nova cara é chegada a vez do Académico dia 27 de Agosto pelas 18h no Fontelo.

Os números também contam... além do resto!

O facto de até esta data já se registarem mais 8200 entradas pagas na Feira que em 2010 é um dado positivo e mais um sinal que há muito por fazer ainda no evento...basta atentar na quantidade de lixo que ao final do dia se encontra um pouco por todo o espaço!

22/08/2011

A colocar na agenda desde já!

O TEDxViseu realizar-se-á no dia 26 de Novembro de 2011, na Pousada de Viseu, e será aberto ao público em geral. A organização informa na sua página do Facebook que "o tema proposto é City R-evolution, uma forma de projetarmos a nossa cidade, nas próximas décadas, através da observação de um conjunto de temas como a tecnologia, design, educação, cidadania, cultura, turismo, urbanismo, entretenimento, entre outros" prometendo em breve anunciaremos mais informações e novidades sobre o evento.

Até os cabeçudos vão à Feira

Afinal continua por aí...
e também foi à Feira passar a mensagem!

Resumo do XIII Torneio de Andebol

Muito graças ao interesse e empenho de Joaquim Escada, a época do Andebol tem tido ano após ano, o arranque marcado com o Tradicional Torneio de S. Mateus que vai na sua XIII edição. Este torneio, pelos vistos também não conseguiu fugir à crise e, foi apenas disputado por 4 equipas: Sporting, Benfica, CRB Valladolid (Espanha) e Lugi Handboll (Suécia) com nota negativa para a cobertura televisiva, desde os comentários efectuados pelos comentadores da RTP2 que denotam grande desconhecimento das regras à lamentável situação, que após a emissão da nota de imprensa da organização do torneio onde era divulgada a informação da transmissão do jogo da final tal não tenha acontecido, talvez por não ter equipas portuguesas na disputa do jogo, deixando prejudicados todos os sponsors do Torneio bem como a modalidade. 
O pouco público presente também não trouxe grande calor ao Inatel nem deixou imagem capaz de Viseu junto dos "nuestros hermanos" a referirem que o Torneio correu "ante unas 200 personas, con una decena de seguidores del Cuatro Rayas Valladolid que se sagrou campeão no Torneio seguido do Lugi HandBoll, do Benfica em 3º lugar e com o Sporting a encerrar a classificação!

A não perder na Feira!

A Feira de S. Mateus, em Viseu, apresenta aos visitantes deste ano uma novidade: o ‘teatro mais pequeno do mundo’. A rulote vai ficar estacionada durante as 40 noites da feira, que abre hoje, e quem por lá passar vai poder assistir a espectáculos de teatro, dança e música que duram cinco minutos.
in CM

21/08/2011

Faça férias cá dentro!

Paulo Portas depois de ter enviado o nosso conterrâneo Secretário de Estado a receber os emigrantes a Vilar Formoso desta feita obrigou-o a nova e extenuante viagem até Espite. Assim, vai ser difícil a José Cesário carimbar o passaporte com os paradisíacos locais, por esse mundo fora, onde se encontra a nossa Diáspora!