19/11/2011

NetFreguesias... Ai querias? Pois querias!

O Jornal do Centro desta semana notícia o Net Freguesias fazendo título de que a "Internet chega a todas as freguesias". No final e lida a noticia tal significa que nas freguesias mais populosas vão ser instalados 4 computadores e nas menos numerosas 2 com velocidades de acesso que, segundo as queixas do Presidente da Junta já beneficiado com este equipamento, não chega a 4Mb, imaginem lá! Ora, atendendo ao investimento feito foi de foi de 141.990,46 euros, tal resulta que para cada local NetFreguesias em média foi gasto o valor de 4.176€, o que para 2 computadores (ou mesmo 4 se preferirem) com uma ligação PT a 4Mb convenhamos que é um valor significativo, face aos preços actualmente praticados no mercado ou então serão máquinas ao nível dos novos Mackintosh. Movido pela curiosidade, mesmo sabendo de antemão o que iria encontrar, sexta-feira passada pelas 18h fui visitar o novo NetFreguesias de Fragosela. À porta o aviso deixa desde logo antever que sejam jovens ou seniores com "vontade de aprender a abrir o mail" como refere na noticia o Vereador só o poderão fazer nas 2ªs feiras das 18h às 20h ou às 5ªs feiras das 17h às 20h.  
Ainda bati à porta na esperança de que naquela escuridão se fizesse luz e se abrisse a porta para através da rede me ligar ao Mundo mas nem vivalma! E, se isto não é má despesa pública... no mínimo é publicidade enganosa e uma descarada propaganda que ainda por cima custou a módica quantia de 18.008€. Toma lá e volta 2ª depois das 18h...

Ouviram bem ou precisam que repita?

O presidente da Associação Empresarial de Viseu (AIRV), João Cotta, lamentou hoje que a região tenha "problemas agravados" devido a "políticas erradas" para o desenvolvimento nacional. "Os nossos políticos, quando passam de Coimbra para baixo, esquecem-se das origens. Os nossos mercados estão no litoral, o interior desertifica-se, o Itinerário Principal (IP3) é a vergonha de qualquer político regional ou nacional", afirmou João Cotta, na sessão de abertura do IV Congresso Empresarial da Região de Viseu. Lembrando reclamações antigas de autarcas e empresários, o presidente da AIRV frisou que "Viseu necessita da ligação digna a Coimbra" e Portugal "da ligação férrea Aveiro-Salamanca que promova as exportações portuguesas".
in Visão

A Visabeira nos tempos que correm!

Os dois PREC's!


Desafio aos leitores

O presente despacho diz respeito à nomeação da nova equipa do:
a) da Direcção do Académico de Viseu
b) do Conselho de Administração do Grupo Visabeira
c) da Confraria da Ermida da Nª Sª das Neves em S. Melo da Estrada de Tavares de Viseu
d) Nada disso mas sim... (a preencher pelo leitor)

18/11/2011

A "orgia" agora é laranja!


E depois há o amiguinho, o amigão e ainda o amigalhaço!

Hélder Amaral, deputado do CDS eleito por Viseu reage assim a propósito das nomeações no Centro Hospitalar Tondela/Viseu:
- O principio das nomeações parece ser entre o fiel e o competente escolhe-se o fiel. Espero que impere o bom senso mas não estou disponível para dar a cara a pedir sacrifícios aos contribuintes e depois patrocinar o amiguismo da pior espécie que julgava ser uma prática do passado!
in Diário Regional
Ouça aqui as declarações à TSF!

Carlos Marta explica-se!

Carlos Marta vai explicar em Viseu, as linhas mestras do seu programa de candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. Vai ser esta sexta, 18 de Novembro, pelas 21h00, no Auditório da Associação de Futebol de Viseu. Uma sessão de esclarecimento aberta a todos quantos queiram conhecer em detalhe, e discutir com o candidato, o projecto “Pelo Futebol. Por Portugal”.

Vá, aproveitem enquanto é tempo!


Conversas sobre o OE


Amanhã à noite na FNAC


17/11/2011

Quem compra o boião que está a acabar?


O pote laranja é que está a dar!

Depois da mudança na Segurança Social chega agora, segundo consta, a vez do Hospital de S. Teotónio e na mesma semana em que a Revista Sábado publica o excelente resultado obtido pela anterior direcção hospitalar, o Governo substitui a administração colocando o repetente Ermida Rebelo como Presidente do CA que leva consigo uma equipa completa de "boys (and girl) laranja" toda ela escolhida com base na meritocracia, sem margem para dúvidas, onde se destaca o "especialista em gestão hospitalar" Rui Melo como administrador! Espera-se agora que, no mínimo mantenham o nível alcançado e que não permitam qualquer desqualificação no Hospital a bem dos utentes!

Golpe final!

E tal como era esperado foi um NoAr que lhe deu!

Unir esforços!

Dez municípios portugueses e espanhóis lançaram hoje, na Guarda, um projecto de uma rede de cidades, com o objectivo de promover a cooperação e aumentar a competitividade das duas regiões transfronteiriças.
O projeto denominado "Rede de Cidades Censyl" envolve as autarquias de Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu e Guarda (Portugal) e Ciudad Rodrigo, Salamanca, Valladolid, Burgos e Miranda del Ebro (Castilla y León, Espanha).

A chegar ao fundo!

O Fundo Solidário, criado pela Cáritas Diocesana de Viseu com o objectivo de dar resposta às pessoas mais carenciadas, está quase esgotado. Desde o início do ano foram gastos cerca de 15 mil euros em apoios para fazer face a pedidos de pagamento de facturas da água, de electricidade e de gás. Segundo o presidente da Cáritas de Viseu, José Borges, as solicitações têm vindo a aumentar, prevendo-se que a situação não melhore no próximo ano. Até ao final do passado mês de Outubro, foram atendidas cerca de 1.500 pessoas.

16/11/2011

20 anos de Infantuna!


Ainda vão a tempo! Corram!


Mais um Cromo!


Alerta aos Clubes

A Câmara Municipal de Viseu quer renovar o Registo Municipal de Clubes Desportivos do concelho com a actualização de dados, dando seguimento ao processo iniciado em 2010.

Fugindo à crise... lá fora!

Grupo Visabeira investe 1,46 milhões na requalificação de ecoturimo no Parque da Gorongosa!

14/11/2011

Facturas antigas de dificil cobrança!

Agora que o novo OE está em discussão e abandonada que parece ter sido a politica do PIDDAC, que poucos e discutíveis frutos deu na região, ficam além da problemática de saber qual será e como será o investimento local, as velhas questões de saber como irá Almeida Henriques descalçar "a bota da sua luta" pela construção do Arquivo Distrital de Viseu  e qual o valor das rendas que Fernando Ruas irá cobrar ao novo Governo!

Não brincam em serviço os moços!

O Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu esteve presente no FITUCB 2011 em Castelo Branco e traz para Viseu os prémios de Melhor Original, Melhor Instrumental, Melhor Solista e Melhor Tuna!

Ajudar quem mais precisa!




A caridade dá que fazer!

A campanha “Direito à alimentação”, patrocinada pelo Presidente da República e que tinha como objectivo dar as refeições que sobravam nos restaurantes às pessoas mais carenciadas tinha como pilares a adesão do sector e o envolvimento da Autarquia. Por cá, apesar da propaganda feita ou pela existência do projecto "uma migalha, um voto", nenhum restaurante se inscreveu na iniciativa.