25/11/2011

Sonhando a cidade!

Artigo de opinião publicado na edição 506 de 25Nov do Jornal do Centro.
Quando naquela invernal noite chuvosa e fria entrei no auditório nem queria acreditar no que os meus olhos viam e, por momentos, pensei até que me teria porventura enganado no local. A sociedade civil mais expressiva do burgo estava ali representada em peso, do líder autarca, aos deputados eleitos excepção feita ao “paraquedista alfacinha”, aos dirigentes políticos locais, aos empresários mais dinâmicos e empreendedores, aos comerciantes preocupados, aos presidentes das escolas do ensino superior junto com alguns alunos, aos dirigentes de várias instituições culturais, desportivas e recreativas, ao grande número de cidadãos anónimos mais entusiastas e, até mesmo a obscura figura do provedor, que já pouco mais balbucia além do seu nome, não quis deixar de estar presente. Alguns estavam ali certamente motivados pela mesma hipocrisia com que gerem o seu dia a dia mas, como se tratava de discutir os efeitos da crise e a importância na cidade para a construção do futuro, ninguém queria ficar de fora desta visão que, fora em tempos lema de campanha mas, que só agora, vinte anos depois, todos percebiam ser um novo momento de transição onde velhos modelos e novas ideias se confrontam no imaginário da sociedade.

24/11/2011

Momento Zen!

Paulo Futre, o grande e proeminente catedrático formado na melhor Universidade de Alcochete, vai estar na ESA do IPV para falar aos estudantes sobre gestão de equipas e motivação. Li e reli pois julguei que seria mais uma brincadeira publicitária desta “estrela” mediática mas afinal... é a sério! Desde logo o meu espanto por perceber que as autoridades académicas locais foram capazes de apadrinhar tal evento e depois em virtude de terem sido os estudantes os autores desta proeza intelectual não consigo evitar o desgosto pelo desnível da preparação dos nossos futuros “doutores e engenheiros”. Ainda assim, vou preferir acreditar que o proeminente orador vai ali para se divertir e os estudantes o convidaram para se rir. Espero que tenha sido essa a motivação até porque “rir é o melhor remédio”, contra o pessimismo e miserabilismo que grassa diariamente à nossa volta. Se não foi isso que os motivou... bom, então vou começar a rezar pelo futuro do IPV e das nossas gerações!

Por uma boa causa!

23/11/2011

Morrer na praia!

A Comissão Europeia leva a cabo a segunda edição do “Prémio Access City 2012”, o primeiro Prémio Europeu para Cidades Acessíveis que tem por objectivo divulgar e premiar as cidades que tomam medidas exemplares para melhorar a sua acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência em aspectos fundamentais da vida nas cidades. Com 114 candidaturas provenientes de 23 países da EU, o Júri enfrentou uma desafiante tarefa na identificação dos semi-finalistas. Uma das oito cidades europeias que passaram à eliminatória final será seleccionada como a Vencedora do prestigiado prémio Access City Award 2012. Portugal pode orgulhar-se de ter apresentado 2 candidaturas - Loulé e Viseu - que chegaram à pré-selecção das 31 Cidades. Viseu como cidade inclusiva ainda tem muito que melhorar nas acessibilidades para deficientes mas já é uma cidade a seguir como referência!

22/11/2011

Há mais Viseu na net...

O IPV na Web

Neste estudo, liderado a nível mundial pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, o site oficial do Instituto Politécnico de Viseu acaba de alcançar a 8ª posição, entre 50 instituições de ensino superior nacionais, ficando colocado em 1º lugar no que concerne aos institutos politécnicos portugueses.

Só faltava mais esta!


Os European Excelence Awards, que pretendem premiar os melhores projectos de comunicação a nível europeu, contam com várias empresas e agências nacionais na lista de finalistas. Os vencedores serão conhecidos a 8 de Dezembro, em Amesterdão. (...) Na secção Portugal, destinada a avaliar apenas trabalhos nacionais, surgem projectos da Inforpress, YoungNetwork e Lift. A YoungNetwork disputa a competição com Special One Unibet e Live Beach.

Passe a publicidade!

Uma banda de originais do "destrito" de Viseu que vai dar que falar...

21/11/2011

Aviso aos Sócios: próxima reunião no Bar das Couves!


Não estranhem serem 3 em 1... foi para poupar que o tempo é de crise!

Enquanto a máquina laranja se reuniu num estranho local para uma "Tertúlia" a fim de concluírem o óbvio, o PS Viseu estranha a decisão ministerial da substituição da Direcção do S. Teotónio e o CDS Viseu estranha o facto da autarquia viseense não integrar a lista dos Municípios aprovados pelo IFAP para o ano lectivo de 2011/2012, relativo à continuidade do Programa da Fruta Escolar.

Todo o sermão deve ter inspiração divina!

Numa cerimónia em que o principal convidado, o nosso conterrâneo SE Dr Almeida Henriques, compareceu tarde e a más horas obrigando a que o seu discurso fosse lido pelo locutor de serviço, o Presidente do Politécnico num longo e penoso discurso discorre sobre o papel do Politécnico no ensino e na região para a páginas tantas "anunciar a sua disponibilidade para abandonar o cargo" desde que o IPV se transforme em "Universidade de Ciências Aplicadas, acompanhando a nomenclatura europeia, caso persistam os dois subsistemas do ensino superior, ou passar a Universidade Pública, caso fique só um subsistema".

Ah, passa? E quando?

“O futuro do ensino público na região passa pelo Instituto Politécnico de Viseu”. A afirmação foi feita na passada sexta-feira pelo presidente daquela instituição, no âmbito das comemorações do aniversário do Politécnico.

Viseu de outrora!

Vídeo de LRVAZ

20/11/2011

Sejam bem vindos!

Viseu recebe de 01 a 04 de Dezembro o XXXVII Congresso da APAVT e pelo que consta graças ao trabalho discreto mas eficaz do Deputado Hélder Amaral que conseguiu convencer os organizadores a alterarem o local previsto a favor da nossa cidade. De acordo com as noticias um sem número de ministeriáveis e outros tantos colunáveis marcarão presença na cidade o que é de registar pela positiva. Anunciados estão já Miguel Relvas na abertura, Álvaro Santos Pereira a encerrar os trabalhos, Cecília Meireles, os deputados Luis Campos Ferreira (PSD) e Helder Amaral (CDS-PP), a deputada Hortense Martins (PS), o deputado e secretário-geral do PSD, José de Matos Rosa, o deputado João Ramos (PCP), o ex-ministro da Justiça, José Vera Jardim, o ex-Secretário de Estado do Turismo, Vítor Neto e claro está o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. Almeida Henriques se não se perder em outros almoços nem ficar empatado nas obras do IP3 como terá acontecido esta sexta-feira não deixará também de se mostrar por lá além certamente do "manifesto" candidato do PS à Câmara Municipal em 2013. E, se falhei algum nome não foi por má intenção, acreditem... a cidade acolhe bem e todos são bem vindos!

Oh, Costa pôe-te a pau que há mais na fila!