03/12/2011

O amor está NoAr

Questionado pelo Jornal do Centro sobre o fecho da Rádio NoAr, Fernando Ruas disse estar "descansado porque o novo dono é uma rádio de bandeira e de prestígio"! Que bem que eu o entendo...

Aceitam-se propostas de legenda para a foto!


Há mais Viseu na net...

e desta feita no blog do Núcleo de Astronomia de Viseu! Aponte aqui o seu telescópio...

Apoiar quem merece!

02/12/2011

A luta continua!

Centenas de automobilistas participaram hoje, em Viseu, numa marcha lenta de protesto à introdução de portagens nas autoestradas A25, A24 e A23, medida que é considerada "um grande crime" cometido contra à economia da região.
in RTP

Quem nunca viu Viseu, não sabe o que perdeu!

01/12/2011

As bolachas são por conta da casa!

No dia 02 de Dezembro, pelas 18h na EMPÓRIO (R. Silva Gaio, nº29 - Viseu) os A JIGSAW, prestes a celebrar 12 anos de carreira, apresentam o novo álbum: Drunken Sailors & Happy Pirates.

30/11/2011

Viseu está mais pobre!

Ainda me custa a crer que a Rádio NOAR tenha chegado ao fim e só hoje ao fim da tarde arranjei coragem para confirmar que nos 106,4 Mhz soa agora o ruído nacional ao invés da informação de proximidade local a que estava habituado.
A todos os profissionais e funcionários da Rádio NoAr deixo um fraterno agradecimento pelo serviço prestado e votos de que rapidamente encontrem realização na área que abraçaram ao longo destes anos.
Adivinho que umas quantas personagens cá do burgo se sentirão aliviados e regozijarão com este facto mas mesmo esses perceberão um dia a sua falta até porque basta um pequeno exercício reflexivo sobre o papel das Rádios Locais e Regionais no desenvolvimento do País nas últimas 2 décadas, e com facilidade perceberão que se não fosse a Rádio Local, hoje, o País teria muito mais probabilidades de falar só o dialecto do eixo Terreiro do Paço - São Bento, seria doutorado em actualidade trágica e em fait-divers, especialista em “futebolês”, pouco ou nada saberia do que verdadeiramente interessa, pouco ou nada saberia do que se passa na sua terra, a não ser pelo jornal local. E não sabendo da sua terra, não saberia do seu País.
Viseu está por isso mais pobre!

Estava dificil o parto!

Acreditem ou não mas aos poucos e poucos os "candeeiros do Mestre Malho" estão a reaparecer nos locais de onde foram retirados! É de aplaudir...

"FINTAR" um verbo de se lhe tirar o chapéu

Mais info aqui!

Ah, nesse caso já cá não está quem falou!


Ainda voltando ao tema das cidades geminadas com Viseu só depois de ouvir as explicações do Sr Presidente da CMV nesta reportagem da Dão TV me apercebi do alcance da iniciativa até porque a Visabeira e o Instituto Piaget já têm interesses instalados naquela região de Moçambique. Ainda assim fica-me a dúvida se foi a cidade que abriu portas a estes investimentos lá fora ou se apanhou "boleia dos privados" a par da certeza que, só um tipo quadrado como eu não percebia logo, de que vamos passar a exportar... rotundas!

Vamos apoiar a Sónia!

Para quem já esteve em Timor sabe o quão importante é uma simples bolacha ou uma mera caneta e um caderno para fazer a alegria de uma criança timorense. A Sónia Monteiro, nossa conterrânea foi destacada para dar aulas na Escola Primária de Baucau e deixa aqui um pedido/apelo de generosidade e solidariedade para que quem possa enviar todo o tipo de material escolar para ajudar na tarefa do ensino da língua portuguesa aos seus alunos e a fazer com que o Natal lhes seja mais sorridente. Até 2 kg de material escolar o custo de envio anda apenas 2 euros e pode ser enviado para:
Sónia Marisa Monteiro - Escola de Referência de Baucau
Escola Portuguesa de Dili, Apartado nº 33 Correios de Dili
Timor Leste

Carimbar o passaporte é fácil!

Se a memória não me atraiçoa são já 14 os municípios com os quais Viseu assinou protocolos de geminação sendo o mais recente mas já anunciado em Maio de 2011 o agora firmado com a cidade de Matola. Na lista constam então Ciudad Rodrigo e Oviedo na vizinha Espanha, Arezzo em Itália, Marly-le-Roi em França, Lublin na Polónia, Anápolis e Rio de Janeiro no Brasil, Khaskovo na Bulgária, São Filipe em Cabo Verde, Santa Maria da Feira e Aveiro, Cantagalio em São Tomé e Príncipe, Abidjan em Côte d'Ivoire e agora Matola em Moçambique. Atendendo a que duas delas são cidades portuguesas e viverão o mesmo drama da crise a que Viseu não é alheia no panorama nacional todas as restantes são estrangeiras sendo que algumas até pertencem aos chamados países emergentes terão visto, por certo, nesta pareceria uma oportunidade de investimento na nossa região. Assim sendo, e dado que na opinião da Deputada do PSD na Assembleia Municipal de Viseu, Sofia Margarida Campos "o Município de Viseu tem esta visão estratégica da importância das geminações (...) que têm permitido um enriquecimento cultural e o incremento do turismo; a participação em feiras, em mostras e em exposições; trocas de experiências de âmbito cultural, desportivo, artístico e educacional, permitindo ainda a troca de informações e experiências no âmbito do planeamento municipal, na organização de serviços, contribuindo assim para a formação de quadros da administração local com vista ao desenvolvimento de projectos regionais" fica o desafio para que no próximo artigo de opinião no site do órgão oficial do Partido nos diga em concreto o que deste "turismo autárquico" já resultou para a cidade de Viseu.

Proposta de estátua!


29/11/2011

Quem fala assim não é gago!


Acabaram as agendas na Câmara?

Não há por aí ninguém que avise o Sr Presidente, Dr Fernando Ruas, que Outubro já foi e Novembro termina amanhã?

Campanha do Banco Alimentar de Viseu

Excelente trabalho da Catarina Sobral e da equipa de voluntários do BA Viseu que merece ser apoiado e referenciado positivamente!

Preparem a carteira!

A Presidência da República anunciou sexta-feira a promulgação do diploma que autoriza a cobrança de portagens nas SCUT. Cavaco Silva deu, assim, “luz verde” ao pagamento de tarifas, entre outras, nas autoestradas A25 e A24. A “bola” está agora do lado do Governo, que já pode fixar uma data para o início da cobrança.

Cuidado com os miscaros venenosos!

Todos os anos, por esta altura, as florestas da região de Viseu enchem-se de apanhadores de cogumelos, mas este ano a crise está a levar mais gente para as matas em busca da “carne dos pinhais”.

28/11/2011

Oh, Américo prepara-te para mais trabalho!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, anunciou que o município vai ter um orçamento municipal de base zero para “remover com mais facilidade as gorduras” das suas finanças, noticia a agência Lusa. Esta medida já sugerida pelo Primeiro Ministro e motivo de proposta do BE na AR sufragada pelo PSD é uma boa medida que terá talvez como principal desvantagem a dificuldade de implementação, mas as várias vantagens que arrasta acabam por compensar sendo que um desses benefícios é o de permitir que os colaboradores  nos diversos níveis hierárquicos possam participar no processo embora obrigue a uma monitorização constante para a sua eficácia!

E agora? Fazemos Contratos Individuais de Segurança?


O JN de Domingo trazia em capa esta noticia sobre a insegurança que se vive no Centro Histórico de Viseu, o mesmo que já foi aqui há uns anos "centro de negócios" e que aqui há bem pouco tempo com pompa e circunstância viu através do Contrato Local de Segurança reforçado o seu policiamento! Ainda se recordam do "policia de família"? Pois...