07/01/2012

Pode estar ou estará?


E viajará em económica?

O vereador socialista João Cruz renunciou ao seu mandato para ir desempenhar no Parlamento Europeu, em Bruxelas e em Estrasburgo, o cargo de Coordenador do trabalho do Secretariado da Delegação Portuguesa do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas & Democratas.
Para que os leitores percebam a importância do cargo deixo aqui o link do Grupo. Não se fiquem pelas páginas do topo... João Cruz será substituído na vereação pelo socialista Carlos do Vale Martins, professor Associado do Instituto Piaget e, desde 2006, desempenha as funções de Director do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu – Instituto Piaget.

Na próxima terça!


Baralhar e voltar a dar!

(...) Ao ser questionado sobre a eventual criação de uma nova instituição de ensino superior em Viseu, Fernando Sebastião considerou-a inoportuna por várias ordens de razão. Uma das duas principais, como se vem a dizer, por haver instituições de ensino a mais no país, o que, só por isso, já seria motivo bastante para se pensar maduramente no assunto, depois porque o IPV tem vindo a preparar-se para assumir tal postura com a criação de um quadro docente cada vez mais ambicioso, na linha do doutoramento, a qual, como se sabe, é muito exigente e morosa. Por conseguinte, não seria a criação de outra instituição que viria resolver qualquer problema na região. Antes, a dar-se o caso, contribuiria apenas para o agravar, a diversas dimensões. Daí admitir ser bastante mais lógica e racional, em todos os sentidos, a transformação do IPV em universidade pública, o que, aliás, a maioria defende, inclusive quando o caso passa pela Assembleia Municipal.
Parece claro que neste momento falar em universidade não só é irrealista como seria continuar a dar trunfos aos adversários da região.

Epitáfio?


05/01/2012

Antigamente o carteiro tocava 2 vezes...

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, anunciou esta quinta-feira que os CTT vão deixar de fazer distribuição no bairro social de Paradinha, por a PSP não continuar a disponibilizar agentes para acompanhar o carteiro.

Amizade de "Genro" sol de inverno...


Passatempo!

Leitor atento (e amigo) fez-me chegar esta foto tirada no renovado parque da cidade. Se alguém conseguir identificar o espécie animal avermelhado que povoa aquele espaço ganhará 2 viagens gratuitas no funicular de Viseu. Se estiverem com paciência para descobrirem os 17.000 m2 de relva anunciados pelo Presidente da Câmara e enviaram mapa de localização o prémio subirá para uma semana completa de viagens gratuitas no funicular!

Diferente... para pior!

O processo de candidatura às bolsas de estudo decorreu de forma diferente este ano lectivo, o que levou a que muitos estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) não tivessem apresentado a candidatura dentro do prazo.
Tiago Santos, presidente da Associação Académica de Viseu, disse ao Diário de Viseu que os alunos que entraram pela primeira vez no ensino superior “alegaram que não houve informação sobre a forma como se deviam candidatar”. O dirigente fala mesmo em “centenas de alunos” que ficaram sem quaisquer apoios e que, por isso, estarão a passar “dificuldades” e até tenham de “abandonar o ensino superior”.

Última hora! Exclusivo VSB

O "candidato a candidato" José Costa ameaça revelar todos os segredos da máquina laranja local caso a Concelhia não considere a sua disponibilidade!

Passem palavra!

Para conhecimento atempado do Sr Presidente do IPV de modo a que possa preparar o discurso em inglês sem recurso ao Google!

Este trimestre no Teatro Viriato!

Novos inquilinos e velhas promessas!

Em (...) Viseu, além do SEF, as instalações serão ocupadas também pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
(...)
"Em todas as instalações dos governos civis, o gabinete do governador e o salão nobre ficarão à guarda da Secretaria-Geral para actos de governo", esclareceu a fonte.
Lusa

Será desta que o PSD se "relembra de mais uma das “promessas não cumpridas”, nomeadamente, o Centro Nacional Alternativo de Socorros, que já foi apresentado no tempo em que Figueiredo Lopes fazia parte do governo e Durão Barroso se encontrava como primeiro-ministro?"

04/01/2012

Para agenda futura

Os "Metálicos" regressam a Mangualde e o Teatro Viriato apresentou a nova grelha de programação!

03/01/2012

Puxão de orelhas!

Instância ao Jornal da Beira e ao jornal Notícias de Viseu a assegurarem, doravante, um maior rigor no cumprimento dos princípios ético-legais exigíveis no tratamento noticioso dos factos, designadamente no que respeita à contextualização dos acontecimentos relatados e à diversificação das suas fontes de informação, respeitando o princípio do rigor informativo, em cumprimento do artigo 3º da Lei de Imprensa (...)

Há mais Viseu na net...

Desta feita no blog do que interessado pela cidade, seus fenómenos culturais, sociais e políticos espera contribuir com ideias, perguntas, informação e debate para uma cidade mais democrática e moderna tendo para isso criado a Tribuna de Viseu. Bem vindo pois à blogosfera local.

02/01/2012

Vai isto bonito, vai!

3 indivíduos encapuzados e armados assaltam Café Paris em Viseu (junto à Cava de Viriato).

São precisos dois para dançar o tango!

 

Espera sentado que já te atendem!

O Presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu lamenta a falta de apoio do Governo ao sector. Gualter Mirandez diz que ainda está à espera que o executivo de Pedro Passos Coelho tome medidas para ajudar o pequeno comércio. Já em 2010 estava à espera do pior e afirmava que "todos os dados que estão no terreno nos indicam que 2011 vai ser um ano muito complicado para todos nós" o que é diz bem de quem há pouco tempo desafiava os comerciantes a serem «pró-activos»!

Sócio sem pagar cotas!

A Câmara de Viseu vai deixar de pagar para pertencer ao conselho consultivo do Conselho Empresarial do Centro (CEC), passando a poupar cerca de 4.500 euros por ano, mas não abandonará este órgão, noticia a Lusa. Esta decisão foi discutida na última Assembleia Municipal de 2011, em cuja ordem de trabalhos constava a votação da proposta da câmara de desvinculação do CEC.
Seria curioso saber a opinião do Presidente da AM e ex-Presidente do CEC, Almeida Henriques que em Abril de 2010 ao finalizar o últimos dos seus três mandatos naquela organização dizia sair com a consciência de ter deixado "uma região Centro com coesão e solidariedade territorial, económica e socialmente criativa e inovadora, com cultura e identidade partilhadas" e era "também o melhor exemplo de uma instituição que trabalha em rede e que com isso conseguiu atingir uma série de metas". Está visto que sim...

Pedidos atrasados ao Menino

Versão integral aqui.