13/01/2012

De se lhe "tirar o chapéu"...

video
O deputado do PS Viseu, José Junqueiro fez esta semana uma excelente intervenção na AR em defesa da região e das suas gentes. Vale a pena ouvir com o som bem alto!

Sexta Feira 13

Última Hora
Um mal nunca vem só e depois da praga de ratas durante a noite na Rua das Bocas são agora as ratazanas que atrapalham o dia dos moradores...

V de Viseu, V de Vogal...

Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, foi eleito para a direcção da Politécnica – Associação dos Politécnicos do Centro. Integram ainda aquela direcção o presidente do Instituto Politécnico de Tomar, como vice-presidente, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre como tesoureiro, e os presidentes dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Santarém e Viseu como vogais.

12/01/2012

Quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho é bom!

E a prova provada aqui fica!

No CCV


Fica o alerta!

A PSP identificou ontem funcionárias de uma empresa e apreendeu uma banca onde vendiam um boneco – o “Dr. Rafa”, da Associação Médicos do Mundo (AMM) – alegando que a receita era para a pediatria do Hospital S. Teotónio. O falso peditório foi criticado pelo Hospital e pela AMM: “É burla”, acusaram.

Diz o roto ao nú...

Depois do "amiguismo" das nomeações do HDV consta que o Vice Presidente da CM Nelas será o próximo na lista das nomeações para Presidente da CCDRC, o que não deixará de causar embaraço a Helder Amaral, muita tinta ainda vai fazer correr e agitar ainda mais o PS cuja falta de memória começa a ser perturbadora! A esse propósito, não censuro o facto de José Junqueiro em nome do PS vir pedir satisfações ao governo sobre as nomeações que faz mas, manda o decoro que quem as faz tenha alguma legitimidade, pessoal e política, para as fazer. Ora, se bem me lembro Junqueiro, há bem pouco tempo, não só levou consigo o séquito de Mangualde para Lisboa como fez parte de uma corte de governantes e aparentados que, enquanto poder outra coisa não fizeram do que aquilo que agora acusam os adversários políticos: distribuir lugares pelos amigos. Tem razão, mas não tem moral. Carácter e talento politico não têm que andar sempre de mãos dadas é certo mas talento não lhe falta pois só assim é possível transformar uma gota de água num imenso oceano de demagogia!

Viseu, cidade amiga das crianças!

11/01/2012

Em Viseu dá gosto viver!


Obra benzida!

A Igreja destinada a acolher as relíquias da Beata Rita Amada de Jesus, cuja construção se iniciou, junto ao Palácio do Gelo e ficou parada, por falta de financiamento, vai, finalmente avançar.
Esta é uma informação avançada por D. Ilídio Leandro, Bispo da Diocese, esclarecendo que tal só é possível, graças a um entendimento comum entre o Instituto Jesus, Maria e José, a Diocese, a Câmara Municipal e a Paróquia de Ranhados, à qual pertence a área onde se encontra implantado o imóvel inacabado.

Em choque tecnológico!

A Câmara Municipal disponibiliza aqui no site do SMAS indicadores de gestão que só a bem da transparência se podem interpretar. Clique aqui e confirme por si próprio, caro leitor!

Força, Trambelos!

O Lusitano não para e vai apresentar no próximo sábado a sua entrada em mais uma modalidade, o voleibol feminino. Saiba mais aqui.

Ano Internacional Viseense '12

14/01 | 15h | Museu Grão Vasco
Conferência: "Viseu e o seu Território entre os Séculos IV e XII. Estado do Conhecimento e Esboço de um Projecto de Investigação", pelos investigadores (do projecto "Viseu, do Império ao Reino") Dr.ª Catarina Tente e Dr. Manuel Real.
Com a entrada em 2012, regressa igualmente o Ano Internacional Viseense, este ano dedicado à figura de Rei Ramiro II e ao tema "Criatividade & Dinâmicas Turísticas".

Não é por nada mas...

O que será que me está aqui a falhar? Um polícia a guardar os apartados?

10/01/2012

Ah, compadre Zé, assim é que é!


video

O Prof José Ernesto levou a tradição a S. Bento, promovendo ao mesmo tempo a freguesia e a região e ainda foi capaz de colocar o Primeiro Ministro a trabalhar para ele, coisa que muito poucos se podem gabar de ter conseguido!

Geme, ó cipreste, porque caiu o cedro, porque os mais excelentes são destruídos (...) Zacarias, 11

O Cipreste, árvore simbólica religiosa representa a união entre o Céu e a Terra, estão associadas à ideia da imortalidade e ressurreição e é também conhecida por "árvore da vida" dada a sua longa vida e plena verdura. A autarquia viseense decidiu cortar os 34 cipreste que existiam na Avenida 10 de Junho, mais concretamente junto a um dos muros do cemitério Velho de Viseu, certamente ali plantados pela simbologia acima referida. Não conhecendo as razões da decisão de remover as árvores existentes  por “questões de segurança de pessoas e bens” deixo contudo aqui esta foto recolhida no local no momento do corte das mesmas... uma imagem vale mais que mil palavras!

Devagar, devagarinho...

"O lançamento do concurso para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Pavia em São Salvador, mais concretamente na Quinta da Longra, vai ser discutido e votado na reunião do executivo municipal de hoje."
Esta noticia do Diário Regional reportava a 8 de Junho de 2011. Meio ano depois sabe o que já mudou?

Responda quem souber... se quiser!

Quase um ano depois da polémica gerada há volta da Lusitânia, ADR alguém me sabe dizer o que entretanto mudou naquela instituição? Já fechou portas? Os seus activos já foram incorporados na CIMRDL? O que mudou?

Há mais Viseu na net...

09/01/2012

Guilherme Gomes, o dizedor fazedor!

Guilherme Gomes: nasceu em Viseu, a 1 de Maio de 1993. Filho de dois advogados, tem um irmão mais novo, e desde cedo começou a frequentar o Teatro. Passou pela Royal Academy of Dramatic Art, em Londres, e pelas mãos de um senhor chamado Graeme Pulleyn, no Teatro Viriato. Criou dois canais no Youtube onde declama poesia. Ficou conhecido em Portugal pela sua prestação no programa televisivo "Portugal tem Talento". Actualmente estuda Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema.

As águas termais de S. Pedro do Sul fazem milagres!

Ver aqui.

08/01/2012

Pura ficção... or maybe not!

Naquela primeira manhã de 2012, Fernando Streets acordou bem disposto mesmo sabendo que já só ia estar um ano e tal à frente dos destinos da colectividade local e nem o facto do site oficial ter surgido com as traduções todas “googladas” lhe tirava a bonomia e o sorriso matinal.
Deixava obra feita a tal ponto que até teimavam em o apelidar de Roundabouts, tinha as contas em dia com o Orçamento Zero aprovado e todos os membros do clã reunido em 20 e tal anos de trabalho estavam agora instalados nos principais centros de decisão, tudo precavido e precaucionado para "os dias de chuva" que haviam de chegar.
Nem mesmo os desentendimentos com o seu delfim William Adams o incomodavam e já nem sequer os mais directos opositores lhe tiravam o sono. O John Cross via premiada a sua inércia e em breve rumaria para o estrangeiro aproveitando de mão amiga e dos avisados conselhos da liderança superior da Nação e o outro, também ele Fernando mas de sobrenome Bladder, no máximo o que sabia fazer era abster-se, de modo que não seria por aqui que viria mal ao mundo.
Claro que ficaria atento aos seus críticos mais directos e a uma certa incómoda blogosfera mas para isso contava com a atenção constante das suas funcionárias Goretti Kings e Olivia Lion, além dos “services sur rendez-vous” dos gabinetes dos seus assessores directos para o inteirarem das novidades e um dia, tal como uma certa rádio, haveriam de ter a sua lição, além de que já eram poucos.