21/01/2012

Actualidade nacional vista por cá!


Mudança à vista?

Grupo Barraqueiro em negociações para adquirir a empresa Marques, de Viseu, depois de em 2011 ter entrado no capital de várias empresas, adianta a publicação "Transportes em Revista".

A moda das lojas em segunda mão chegou à cidade!

Breves da semana

- O Fundo Social Diocesano já é curto para acorrer a tanta necessidade. O Bispo de Viseu pede maior atenção aos mais carenciados. in ViseuMais

- As obras de requalificação da zona envolvente das Termas de Alcafache estão à espera de visto. in DãoTV

- Dois anos após o final das obras do programa Polis a sociedade Viseu Polis ainda não foi extinta. in DãoTV

- CMV lança novo concurso para exploração do estacionamento na cidade. in DãoTV

- CM Mangualde cria a Casa das Associações de Mangualde como forma de apoiar o associativismo local. in ViseuMais

Caminho Viseu - Santiago

O projecto do Caminho Português Interior de Santiago (que liga Viseu a Chaves e, por sua vez, cruza a fronteira em direcção a Santiago de Compostela) vai avançando a bom ritmo e a inauguração oficial do Caminho Português Interior de Santiago está prevista para a próxima primavera.

Alteração ao trânsito!

Na sequência das obras de requalificação da Av Alberto Sampaio (também conhecida por Avenida do Caroço embora de forma desapropriada pelo menos desde que Miguel Ginestal saiu do ex-Governo Civil e se mudou para o Largo do Rato) a CMV vai a partir da próxima segunda feira alterar o sentido de trânsito na Rua Cândido dos Reis e Miguel Bombarda. Saiba mais aqui.

20/01/2012

Obrigado Viseu!

A um dia do final das votações da 1ª eliminatória o VSB tem assegurada a passagem à 2ª fase e tal só se deve à atenção que os OCS locais emprestaram ao assunto bem como à expressiva votação dos leitores do blog. Ao Jornal do Centro que traz o assunto em destaque nesta edição deixo o meu público agradecimento extensivo à jornalista Emília Amaral que teve a preocupação de recolher a minha opinião sobre o desafio. E, o mais difícil vem a seguir... conto convosco!

Para que conste!

O Jornal do Centro tem saído sem editorial mas a próxima edição para alegria de uns e desgosto de outros já contará com a atenta letra do Paulo Neto que reassume o cargo depois de curto interregno!

Da série: figuras do passado!

Numa época em que Guimarães se afirma como Capital Europeia da Cultura 2012 com destaque até no New York Times, por cá a ideia parece ser a de "reavivar a polémica acerca de D. Afonso Henriques" com destaque assegurado no Jornal Notícias de Viseu.

Considerem-se avisados!

Há um ano houve festa rija em Teivas! O aviso que por lá circulou não deixa margem para dúvidas! Este ano o mesmo "ilustre cidadão do Estado de Teivas mandou avisar que não vai fazer os habituais avisos aos infractores" mas pelo sim pelo não "ora então aqui vai: Sábado dia 21 de Janeiro do ano de Graça (uma prima minha que está na França) de 2012 actuará o agrupamento musical HI-FI Domingo dia 22 de Janeiro do ano de Graça (o tanas porque este ano nem o ar é de graça devido á crise) de 2012, actuará o agrupamento musical Banda TIME e não venham cá justificar a vossa ausência com a desculpa do frio e outras mariquices similares porque a festa realiza-se no pavilhão da ACRS de Teivas e a entrada, para além de obrigatória, é livre. Pensem lá bem na vossa vidinha e apareçam porque evitam dois prejuízos, a saber, perder uma festa espectacular e levar tantas no lombo como leva o burro (pertença) do Tónio Coirato quando não quer puxar á carroça cheia de estrume dos porcos. Até lá."

19/01/2012

Sinal +

Pese um ou outro aspecto já aqui citado no blog mas fui ver com os meus olhos o renovado Parque da Cidade e honra seja feita, está francamente bem! Uns dirão que ainda podia ficar melhor, que falta um ou outro equipamento mas no global há que reconhecer que o espaço se tornou aprazível e mais airoso. Faço votos que situações de vandalismo não se repitam para que todos os viseenses possam serenamente desfrutar deste recanto. Demorou mas o Executivo merece os parabéns!

Derrubem-nos! À pedrada se for preciso!

(...) Fernando Ruas, cada vez mais desinibido, admitiu que se a PT continuar a colocar postes de madeira para pendurar os fios, sobretudo nos espaços públicos, que sejam deitados a baixo. E dirigindo-se aos autarcas adiantou:
- Derrubem-nos!

De ontem para hoje!

A comissão política do PS de Viseu acusou o Governo de inércia nas políticas de Saúde, referindo-se aos 14 mil utentes do concelho que estão sem médico de família.
in JN

Custos da rotina!

A PSP de Viseu, que desde 2008 escoltava o carteiro no bairro de Paradinha, justificou esta quarta-feira (18) a interrupção do serviço devido aos custos da operação. (...) O comandante explicou ainda que a interrupção na escolta policial ao carteiro também se deveu a uma “rotina injustificada”.

Registo positivo!

A Revista Millenium do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) viu recentemente concretizado o seu propósito de ser indexada em bases de dados de revistas científicas internacionais no Diretório e no Catálogo LATINDEX - Sistema Regional de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

O mal é haver muitos sindicatos!

O comandante distrital da PSP de Viseu negou hoje existirem problemas de comunicação entre o comando e a esquadra de Lamego, bem como a falta de meios humanos denunciadas pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP).
in DN

18/01/2012

Já me benzi!

Valha-nos Deus? Oh, Joaquim Alexandre até estou capaz de dizer "oh com mil diabos"!

De novo em destaque!

O Viseu Mais e a DãoTV também entenderam dar destaque ao VSB que desde já agradeço. Só pelas expressões dos leitores e pela forma como a cidade tem recebido este desafio já valeu a pena seja qual for o resultado final. Fica ainda o desejo pessoal que tal sirva para encorajar outros leitores a criarem o seu próprio espaço de discussão sobre a cidade e as suas valorosas gentes! Entretanto, convido-vos a continuarem a votar aqui na categoria Locais/Regionais.

Por terras do Àlvaro

Na zona industrial de Viseu a maioria dos empresários reage sem surpresa às novas normas da concertação social. Algumas das medidas avançadas pelo Governo já estão em prática nas empresas há muito tempo.
in RR

Primeiro nós!

Ainda a propósito das nomeações e de algumas vozes críticas cá do burgo de curta memória, deixo aqui só um exemplo, entre outros que poderão ser encontrados, e que sem questionar da pessoa em causa, mas tão só da função, fica a pergunta:
- Quem nomeou e renomeou para a função de CODIS o Presidente da Concelhia de Vila Nova de Paiva com um vencimento próximo dos 3000 euros além das despesas de representação próprias do cargo e demais regalias?


Pelos vistos, de um lado e de outro "as pessoas estão primeiro" mas antes estão os amigos!

Arre, é cego ou faz-se?

Não há por aí ninguém que avise o nosso conterrâneo deputado José Junqueiro do que já toda a gente sabe? É que pior que a demagogia popular é a demagogia informada pois a primeira combate-se com paciência, nervos de aço e argumentação mas para a segunda, não há pedagogia que valha!

Verde na matéria!

Ao que me consta pelos lados do Fontelo ao Académico a vida corre de feição (e ainda bem) mas já nas vizinhanças umas certas "manchas florestais" estarão a ser alvo de investigação... será caruncho?

Calendário da 1ª fase - Liga Voleibol


Votem e bem, se faz favor!

Fica aqui a minha expressão pública de gratidão pela atenção dispensada pelo Diário de Viseu ao blog e à eleição em que participa! Foi uma grata surpresa e prova que o blog já é mais dos leitores que meu, o que não deixa de ser um estímulo a registar. Seja qual for o resultado final só por este facto já valeu o esforço! Bem hajam!

17/01/2012

Com queijo, pão e vinho... já se faz o caminho!


ViseuMat2012

Mais info aqui.

Coincidência ou talvez não...

As portagens da A25 voltam a trazer-nos macabras mensagens do passado que todos queríamos ver esquecidas!

Quem quiser enfiar o barrete...

João Cotta, Presidente da Controlvet, foi reconduzido para mais um mandato de três anos à frente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV). O empresário vai cumprir o terceiro mandato, que será também o último, por razões estatutárias e por “vontade própria” (...) afirmou João Cotta, que é também Vice-Presidente do CEC, e que quer "Viseu como motor próprio de captação de investimentos". Resta saber como irá concretizar esse desígnio tão importante pata o sector empresarial viseense sem aparentemente poder contar com a mesma visão por parte do executivo camarário ou não tivesse até recentemente tomado a estranha decisão de abandonar a CEC, certamente por razões bem diferentes que a esfarrapada desculpa da poupança de 4500 euros. Talvez por isso João Cotta deixe o recado que “as coisas têm de ter uma renovação, tem de haver gente nova e dinâmica, porque muito tempo no mesmo sítio leva à acomodação”.

Rir faz bem!


16/01/2012

Quem tem telhados de vidro...

Sobre isto e da falta de memória... aqui fica uma recordação de outros tempos a propósito das nomeações via Correio da Manhã.
"José Junqueiro, secretário de Estado da Administração Local, tem pelo menos um filho. Um rapaz decerto muito talentoso, especialmente em matéria de negócios externos e exportações. Nestes domínios não sai ao pai. Mas talvez tenham sido essas extraordinárias qualidades que levaram Basílio Horta, presidente da AICEP, a contratá-lo para a delegação em Angola do organismo português. Nada de novo nesta terra. Filho de peixe sabe sempre nadar. Essa é que é essa."

Blogs do Ano!

Já começou a votação dos Blogs do Ano no blog Aventar. O "VSB" está nomeado na categoria LOCAIS/REGIONAIS. Passem por lá e votem... Grato!

15/01/2012

O alerta do Luís!

O Luís Vale, ciente do seu papel de profissional ligado à comunicação social radiofónica mas sobretudo de cidadão atento e viseense preocupado com a cidade deixou no seu mural do FB um apelo aos responsáveis do Municipio para que olhem com outro cuidado para o parque da Radial da Santiago "antes tão badalado pela Autarquia Viseense (até se falava na possível instalação de uma praia fluvial) e agora (quase) abandonado pelo Município, no que diz respeito à iluminação e à manutenção do "ginásio ao ar livre" ali colocado".
Abaixo, ficam algumas fotos ilustrativas deste desalento do Luís que não posso deixar de comungar e de também condenar o vandalismo que se tem feito sentir naquele espaço. 

 candeeiros a acender e a desligar também cedo de mais.
Alguns (infelizmente já não é a 1ª nem a 2ª vez) foram vandalizados há mais de 2 meses e ainda não foram alvo de uma reparação, constituindo, nalguns casos - como também se pode verificar pelas fotos - uma ameaça à integridade física dos mais descuidados ou de alguma criança mais curiosa.
Um deles continua no chão, mas a acender na mesma, e outro, colocado num dos acessos a uma das escadas, não tem a protecção devida, sem lâmpada e com as ligações à vista.